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George Cukor

Nomes Alternativos: George Dewey Cukor

151Número de Fãs

Nascimento: 7 de Julho de 1899 (83 years)

Falecimento: 24 de Janeiro de 1983

Los Angeles, California - Estados Unidos da América

George Cukor, foi um cineasta norte-americano.

Ele se gabava e com muita razão de ter dirigido algumas das maiores atrizes da época de Ouro de Hollywood, como Greta Garbo, Marilyn Monroe, Joan Crawford, Ingrid Bergman, Judy Garland, Norma Shearer, Joan Fontaine, Ruth Gordon, Audrey Hepburn, Claudette Colbert, Marie Dressler, Jean Harlow, Judy Holliday, Rosalind Russell, Deborah Kerr, Lana Turner, Thelma Ritter, Anouk Aimée, Anna Karina, Maggie Smith, Elizabeth Taylor, Cicely Tyson, Jane Fonda(...) e principalmente Katharine Hepburn, ele brincava ainda de ter dirigido as duas maiores atrizes italianas de todos os tempos em sua opinião Sophia Loren e Anna Magnani; alguns de seus melhores roteiros foram escritos por uma mulher, a atriz, roteirista e amiga íntima Ruth Gordon, se único pesar, foi não ter dirigido sua amiga íntima Marlene Dietrich.

Biografia

Filho de um advogado oriundo da Hungria, Cukor estreou no cinema como assistente técnico, em 1918. Mas foi em 1926, ao levar para o teatro o romance ''O Grande Gatsby'' de Scott Fitzgerald que ele conheceu o sucesso. Da Broadway migrou para Hollywood, em 1929.

Conhecido pela sensibilidade com que tratava temas relacionados com o universo feminino, era um artesão sutil da comédia e foi sempre um forte concorrente ao Oscar de Melhor Diretor, que levou em 1964 pela comédia musical ''Minha Bela Dama/My Fair Lady''.

Além de ''My Fair Lady'', ele conquistou público e crítica com filmes como ''Núpcias de Escândalo/The Philadelphia Story'' (1940), ''A Costela de Adão/Adam's Rib'' (1949), ''À Meia Luz/Gaslight'' (1949); ''Nasce uma Estrela/A Star is Born'' (1954) (com Judy Garland), ''A Dama das Camélias/Camille'' (1936), entre outros.
Foi indicado ao Oscar de direção por cinco vezes, ganhando apenas em 1964, pelo musical ''My Fair Lady''.

CURIOSIDADES LENDÁRIAS:

Ele dirigiu Bette Davis na Broadway em ''Antonia'', mais os dois não se entenderam, Bette, estava em começo de carreira Cukor, lembrou mais tarde: "Seu talento era aparente, mas ela resistia na direção. Ela tinha suas próprias idéias e, embora fizesse apenas pequenos papéis e papéis ingênuos, não hesitava em expressá-los." Nas décadas seguintes, Davis afirmou que ela foi demitida e, embora Cukor nunca tenha entendido por que ela dava tanta importância a um incidente que ele considerava tão pequeno, ele nunca mais trabalhou com ela.

Cukor rapidamente conquistou uma reputação de diretor capaz de obter ótimas atuações de atrizes e tornou-se conhecido como um "diretor feminino", título que o incomodava. Apesar dessa reputação, durante sua carreira, ele supervisionou mais performances homenageadas com o Oscar de Melhor Ator do que qualquer outro diretor: James Stewart em '' Núpcias de Escândalo/The Philadelphia Story'' (1940), Ronald Colman em ''Fatalidade/A Double Life'' (1947) e Rex Harrison em ''My Fair Lady'' (1964).

Uma das suas primeiras descobertas foi a atriz Katharine Hepburn, que estreou em ''Vítimas do Divórcio/A Bill of Divorcement'' (1932) e cuja aparência e personalidade deixaram os funcionários da RKO sem saber como usá-la. Cukor a dirigiu em vários filmes, tanto de sucesso, como ''As Quatro Irmãs/Little Women'' (1933) e desastrosos, como ''Vivendo em Dúvida/Sylvia Scarlett (1935). Cukor e Hepburn se tornaram amigos íntimos fora do set.
Cukor foi contratado para dirigir 'E o Vento Levou/Gone with the Wind'' pelo grande produtor David O. Selznick em 1936, antes mesmo da publicação do livro. Ele passou os próximos dois anos envolvido com a pré-produção, incluindo a supervisão de vários testes de tela de atrizes ansiosas para interpretar Scarlett O'Hara. Cukor escolheu Hepburn para o papel, mas Selznick, preocupado com sua reputação de "veneno de bilheteria", não a considerou sem um teste de tela, e a atriz se recusou a filmar um. Daquelas que fizeram, Cukor preferia Paulette Goddard, mas seu relacionamento supostamente ilícito com Charlie Chaplin (eles eram, na verdade, casados secretamente) preocupava Selznick.

Em outros projetos, ele filmou a cena da caverna para ''As Aventuras de Tom Sawyer'' (1938), e, após a demissão de seu diretor original Richard Thorpe, Cukor passou uma semana no set de ''O Mágico de Oz/The Wizard of Oz'' (1939). Embora não tenha feito nenhuma filmagem, ele fez mudanças cruciais no visual de Dorothy eliminando a peruca loira de Judy Garland e ajustando sua maquiagem e figurino, incentivando-a a agir de maneira mais natural. Além disso, Cukor suavizou a maquiagem do Espantalho e deu a Margaret Hamilton um penteado diferente para a Bruxa Má do Oeste, além de alterar sua maquiagem e outras características faciais. Cukor também sugeriu que o estúdio escalasse Jack Haley, emprestado pela 20th Century Fox, como o Homem de Lata.

Dirigiu também Greta Garbo, duas vezes, inclusive em ''Duas Vezes Meu/Two-Faced Woman'' (1941), em seu último filme, antes dela se retirar das telas definitivamente.

Vida Pessoal:

Era um segredo aberto em Hollywood que Cukor era gay, num momento em que a sociedade era contra, embora ele fosse discreto sobre sua orientação sexual e "nunca levou-a como um pin na lapela", como produtor e diretor Joseph L. Mankiewicz o fez.
Ele era um famoso bon vivant cuja luxuosa casa era o local das festas semanais de domingo à tarde com a presença de celebridades enrustidas e os jovens atraentes que eles conheciam em bares e academias e os levavam com eles para as festas.

Os amigos de Cukor eram de extrema importância para ele e ele mantinha sua casa repleta de fotos. Os participantes regulares de seus saraus incluíam Katharine Hepburn e Spencer Tracy, Joan Crawford e Douglas Fairbanks, Jr., Lauren Bacall e Humphrey Bogart, Claudette Colbert, Marlene Dietrich, Ruth Gordon e seu marido, Laurence Olivier e Vivien Leigh, os atores Richard Cromwell, Stanley Holloway, Judy Garland, Gene Tierney, Noël Coward, Cole Porter, o diretor James Whale, a figurinista Edith Head e Norma Shearer, especialmente após a morte de seu primeiro marido Irving Thalberg. Frequentemente, entreteve figuras literárias como Sinclair Lewis, Theodore Dreiser, Hugh Walpole, Aldous Huxley e Ferenc Molnár.
Frances Goldwyn , segunda esposa do magnata do estúdio Sam Goldwyn, por muito tempo considerou Cukor o amor de sua vida, mas seu relacionamento permaneceu platônico. De acordo com o biógrafo A. Scott Berg, Frances até providenciou para que o enterro de Cukor fosse adjacente a seu próprio terreno no cemitério Forest Lawn Memorial Park.

Cukor, morreu de ataque cardíaco em 24 de janeiro de 1983 e foi enterrado no Grave D, Little Garden of Constancy, Garden of Memory (particular), Forest Lawn Memorial Park (Glendale), Califórnia, seu derradeiro filme foi ''Ricas e Famosas/Rich and Famous'' (1981), revelando Meg Ryan, como atriz.

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