Uma profunda sensação de vazio, de isolamento... No TOP 10 Filmow, selecionamos dez filmes que retratam muito bem estes sentimentos.
Confira e deixe nos comentários as suas sugestões:
10 - No Quarto da Vanda, de Pedro Costa
Vanda Duarte é uma jovem tóxico-dependente. Isolada do mundo exterior, fechada em seu quarto pobre, vive com mágoa e desencanto, sentimentos que partilha com alguns familiares e amigos. Paralelamente, o bairro das Fontainhas, no norte de Lisboa, onde ela mora, começa a ser destruído pelos buldozeres.
9 - Os Encontros de Anna, de Chantal Akerman
Anna (Aurore Clément) é uma jovem cineasta que está viajando pela Bélgica, Alemanha e França para exibir seu novo filme. Em cada etapa desse trajeto ela encontra figuras que têm em comum apenas a solidão: um diretor escolar; uma antiga amiga; um desconhecido no trem; sua mãe e seu amante parisiense.
8 - Condenação, de Béla Tarr
A vida de quatro melancólicos personagens é acompanhada pela filmagem. Uma loira e misteriosa cantora de cabaré (Vali Kerekes) é a paixão de Karrer (Miklós Székely B.), e este tenta aproximar-se da atraente mulher por meio de seu marido. No entanto, ela o usa, e o desespero de Karrer é representado metaforicamente pelo clima gélido, os bares obscuros e os cães anônimos.
7 - Paris, Texas, de Wim Wenders
Um homem é encontrado exausto e sem memória, em um deserto ao sul dos EUA. Aos poucos ele vai se recordando de sua vida, sendo acolhido pelo irmão Walt, que é casado com Anne. Com eles vive também Alex, filho do homem sem memória, que aos poucos volta a se identificar com o pai.
6 - São Paulo Sociedade Anônima, de Luís Sérgio Person
Em São Paulo, entre 1957 e 1961, é mostrada a trajetória de Carlos (Walmor Chagas), que pertence à classe média. Guiando-se pelas chances imediatas que lhe são dadas pela sociedade, ele ingressa numa grande empresa. Depois aceita um cargo numa fábrica de auto-peças, da qual torna-se gerente. A certa altura se vê na pele de um chefe de família, que trabalha muito, ganha bem, mas vive insatisfeito. Sem projeto de vida ou perspectivas de se opor à condição que rejeita, só lhe resta fugir.
5 - As Harmonias de Werckmeister, de Ágnes Hranitzky e Béla Tarr
János Valuska, um simples carteiro apaixonado por astronomia, vê sua cidade sofrer uma revolta depois da chegada de um circo e suas atrações: uma baleia gigante e um príncipe medonho com seus seguidores, pessoas simples das cidades vizinhas que ficaram seduzidas pelo seu discurso niilista contra a burguesia local.
4 - Humberto D., de Vittorio De Sica
Na Itália do início dos anos 1950, enquanto a economia do país renasce, os idosos sofrem com as miseráveis pensões dadas pelo governo. Em Roma, Umberto Domenico Ferrari (Carlo Battisti), um funcionário público aposentado, é despejado por não conseguir pagar o aluguel de seu quarto. Na companhia de seu único amigo, o cachorrinho Flik, Umberto vaga pelas ruas, buscando apenas um objetivo: viver com dignidade.
3 - O Homem Elefante, de David Lynch
A história de John Merrick, um desafortunado cidadão da Inglaterra vitoriana que era portador do caso mais grave de neurofibromatose múltipla registrado, tendo 90% do seu corpo deformado. Esta situação tendia fazer com que ele passasse toda a sua existência se exibindo em circos de variedades como um monstro. Inicialmente era considerado um débil mental pela sua dificuldade de falar, até que um médico, Frederick Treves (Anthony Hopkins), o descobriu e o levou para um hospital. Lá Merrick se liberou emocionalmente e intelectualmente, além de se mostrar uma pessoa sensível ao extremo, que conseguiu recuperar sua dignidade.
2 - Stalker, de Andrei Tarkóvski
Após a suposta queda de meteoritos numa região do planeta, essa região adquire propriedades estranhas e é chamada de Zona. Dentro da Zona, diz a lenda ter o Quarto, que seria um lugar onde todos os seus desejos são realizados. Temendo que a população invada a Zona à procura do Quarto, o exército a isola, mas eles próprios não têm coragem de entrar nela. Apenas alguns poucos, chamados Stalkers, têm habilidade suficiente para entrar e sobreviver lá dentro. Um dia, um escritor famoso e um físico contratam um Stalker (Aleksandr Kaydanovskiy) para os guiarem ao Quarto, sem exatamente saber o que procuram.
1 - Persona, de Ingmar Bergman
Alma (Bibi Andersson), uma enfermeira, deve cuidar de Elisabeth Vogler (Liv Ullmann), uma atriz que está com a saúde muito boa mas se recusa a falar de qualquer jeito. Com a convivência, Alma fala a Elisabeth o tempo todo, inclusive sobre alguns de seus segredos, nunca recebendo resposta. Logo, Alma percebe que sua personalidade está sendo submergida na pessoa de Elisabeth.
*O ranking está por ordem de nota dos usuários
Confira a lista da usuário Adriano sobre Vazio Existencial, clique aqui para ver.