quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Sempre ao Seu Lado


SEMPRE AO SEU LADO




Estrelado por Richard Gere (Uma Linda Mulher), Joan Allen (A Conspiração), Jason Alexander (série Seinfeld), Erick Avari (Stargate) e Cary-Hiroyuki Tagawa (Mortal Kombat)
Dirigido por Lasse Hallstrom
Ano: 2009


Baseado em uma história real que se tornou uma lenda no Japão, a história do cachorro akita Hachiko lembrado por sua fidelidade a seu dono, o professor Ueno. A história original passa-se em Tóquio em 1925 onde o professor Ueno encontra um cachorro e lhe dá o nome de Hachiko, todos os dias o cão acompanha seu dono até a estação de trem e no fim do dia ele vai esperar o seu retorno do trabalho. Depois de um ano e quatro meses dessa rotina o professor Ueno morreu de um AVC durante uma de suas aulas porém Hachiko continuou indo a estação todos os dias para esperar a chegada de seu dono mesmo depois de ser levado para longe pra morar com outras pessoas ele fugia e retornava a estação,





As pessoas que passavam pela estação perceberam que o cachorro retornava todos os dias e ficava esperando alguém que nunca aparecia, muitos dos transeuntes conheciam Hachiko e o professor Ueno e sua história foi se tornando conhecida até que um dos alunos de Ueno começou a publicar artigos contando a história de lealdade do cão até que em 1932 sua história foi contada em um dos maiores jornais do pais e ele se tornou uma celebridade.




Mesmo famoso, Hachiko seguiu a rotina de espera por nove anos e dez meses até sua morte em 1935. A morte de Hachiko estampou as primeiras páginas dos principais jornais do país, muitas pessoas choraram sua morte e foi declarado um dia de luto em Tóquio. Hachiko ganhou uma estátua de bronze na entrada da Estação de Shibuya. Essa história virou filme no Japão, Hachiko Monogatari de 1987 que foi refilmada em Hollywood nessa versão incrível.




O filme começa com o garoto Ronnie contando a história de seu herói, um cachorro chamado Hachiko que foi o melhor amigo de seu avô. O professor Parker Wilson encontra um filhote de akita perdido na estação de trens da cidade, Parker tenta deixar o cão na central com o bilheteiro Carl que fala pro professor levá-lo pra casa até que alguém venha procurá-lo.




Parker mora com a esposa Cate em uma casa grande do subúrbio e ela não fica nada feliz com a presença do cachorro que vai dormir no galpão. No dia seguinte eles fazem vários cartazes para procurar o dono do animal mas Parker já se apegou ao bichinho, ele espalha os cartazes e ainda leva o cachorro até seu trabalho, ele é professor de música.




Seu colega, o professor Ken lhe explica sobre a raça akita e traduz a inscrição em japonês que está na coleira do bichinho, Hachiko ou oito, ele é o oitavo animal de sua ninhada então é um cão muito especial. Hachiko é muito bagunceiro mas o professor está cada vez mais apegado e tenta treiná-lo porém ele é muito teimoso.




Ninguém aparece para reclamar o cachorro então Catre resolve ficar com ele que já se tornou o melhor amigo de seu marido. Alguns meses depois Hachiko já está grande e foge para seguir Parker até a estação de trem de onde ele embarca pra trabalhar. Parker o leva de volta pra casa mas na volta do serviço ele tem uma surpresa, Hachiko está lá esperando por ele.




Acaba se tornando uma rotina, todos os dias Hachiko acompanha Parker até a estação de manhã e no fim do dia ele aparece para encontrá-lo o que torna os dois conhecidos no local onde trabalham o bilheteiro Carl, o vendedor de cachorro quente Shabir e a dona da livraria Mary Anne, todos amigos do professor e também de Hachiko.




O cão se torna parte da família, participando até do casamento da filha de Parker e Cate, Andy com o jovem Michael. Os dois também se envolvem em um divertido confronto com um gambá antes de Parker descobrir que irá ser avô.




Durante uma de suas aulas Parker sofre um AVC e morre, nesse dia Hachiko fica na estação esperando por sua chegada o que não vai mais acontecer. Após o funeral de Parker as coisas vão mudar, Cate vende a casa e elá dá Hachiko para sua filha Andy que agora já tem um filho pequeno, Ronnie.




Hachiko consegue escapar da casa e vai correndo direto pra estação, ele ainda tem esperança que o seu dono chegue no próximo trem. Andy o leva de volta pra casa mas ele fica triste em ficar fechado então ela resolve libertá-lo e Hachiko volta para a estação para esperar por Parker. Os passageiros da estação e os funcionários cuidam do cachorro e o alimentam e a história dele começa a ficar conhecida.




Um jornalista chamado Ted Burns vai até a estação para escrever a íncrivel história de lealdade desse cão. A história é publicada e Hachiko fica famoso passando a receber doações, ele recebe a visita do professor Ken e também de Cate que fica impressionada pelo fato de ele ainda estar esperando pela chegada do professor após tantos anos.




Um dos filmes mais emocionantes já feitos, o tipo de história que é impossível não chorar. A primeira hora do filme é muito divertida, a relação entre Parker e Hachiko é construída de forma natural mostrando como um cão se torna o melhor amigo de uma pessoa rapidamente, já a meia hora final é triste demais, a morte de Parker transforma a história tornando-se impossível não se comover, especialmente as pessoas que gostam de cachorros. Um filme para ver e rever várias e várias vezes.




Leia também filmes sobre cachorros:

Cão Vermelho

Robo-Dog

Cães Assassinos




Um comentário:

  1. Assisti na sessão da tarde, e já tenho o dvd.Só em lê a postagem, já estou emocionado.Nota dez para esse filme.

    ResponderExcluir