terça-feira, 7 de março de 2017

Festim Diabólico


FESTIM DIABÓLICO




Estrelado por James Stewart (Janela Indiscreta) e Farley Granger (Pacto Sinistro)
Dirigido por Alfred Hitchcock
Ano: 1948


Um clássico de Alfred Hitchcock, um filme experimental que o mestre rodou em um único cenário e praticamente sem cortes, o filme apresenta dez segmentos que foram filmados de maneira ininterrupta, os movimentos de câmeras foram cuidadosamente planejados dessa forma o filme praticamente não precisou de edição. Festim Diabólico não foi um grande sucesso em seu lançamento mas com o passar dos anos acabou se tornando um dos grandes clássicos de Hitchcock sendo considerado um filme a frente de seu tempo.






O filme já começa com um assassinato, os amigos Brandon Shaw e Philip Morgan matam o colega David Kentley enforcado e colocam o seu corpo dentro de um baú no escritório. Brandon considera esse o crime perfeito cometido por duas mentes superiores o que lhe dá o direito de se livrar de pessoas que estão abaixo, ele está orgulhoso enquanto Philip fica amedrontado.




Para demostrar sua inteligência superior, Brandon preparou uma pequena festa para os amigos, seu objetivo é provar que ele cometeu o crime perfeito e que ninguém pode pegá-lo. Eles mudam os comes e bebes para cima do baú, o perigo de ser pego o deixa excitado enquanto Philip fica cada vez mais apavorado.




A empregada deles, sra Wilson chega para ajudá-los na preparação e ela acha o comportamento deles esquisito. O primeiro convidado a chegar é Keneth, ex colega de faculdade dos dois e a seguir chega Janet, ela é ex namorada de Keneth e o largou para ficar com David, mais um dos motivos para Brandon achar que ele merecia morrer.




A seguir chegam o sr. Kentley e sua cunhada, a sra Atwater, Brandon fez questão de convidar o pai do jovem que ele assassinou. O ultimo a chegar é Rupert Cadell, ele foi professor dos rapazes na faculdade e é considerado uma mente brilhante, o único a quem o insano Brandon admira.




A reunião é animada com conversas intelectuais e todos se servindo da comida que está em cima do baú com o cadáver, o clima de tensão é sufocante. Brandon coloca em discussão o assunto de uma raça superior que pode se livrar dos seres inferiores inclusive com assassinatos, ele tirou essa ideia de uma aula de Rupert e acha que seu mestre irá compreendê-lo.




O comportamento de Philip e Brandon é cada vez mais estranho o que leva Rupert a desconfiar que tem algo errado. Brandon, em mais um toque de sadismo, embrulha alguns livros para o sr Kentley na corda que matou seu filho o que faz Philip quase ter um ataque.




Todos estranham o atraso de David para a festa, eles ligam para sua casa e para todos os lugares que ele frequenta mas não encontram nenhum sinal do jovem. Em outro momento surpreendente a sra. Wilson quase abre o baú para guardar os livros, Brandon consegue impedi-la no último instante.




Os convidados vão embora, todos seguem para a casa do sr. Kentley para esperar a chegada de David mas Rupert encontra um chapéu com as inicias do desaparecido e agora ele tem certeza que tem algo errado nessa história.




Brandon e Philip voltam a ficar sozinhos, parece que tudo deu certo e a única preocupação deles agora é se livrar do corpo mas as coisas não serão tão simples. Rupert volta para o apartamento com uma desculpa esfarrapada quando na verdade ele está desconfiado do comportamento dos dois e agora que os três estão a sós teremos um confronto intelectual, será que Rupert conseguirá descobrir a verdade?




Um excelente filme com uma ideia genial e uma realização acima da média, Hitchcock como sempre consegue surpreender o público com seu humor peculiar e histórias elaboradas. A tensão provocada pelo corpo no baú que pode ser descoberto a qualquer momento é quase insuportável, sem dúvida uma ideia fantástica. As atuações do elenco também merecem destaque, todos estão muito bem e em perfeita sintonia, um detalhe interessante é que o protagonista James Stewart é o ultimo a aparecer, leva mais de 20 minutos para ele entrar em cena. Não deixe de ver esse clássico.




Leia também filmes de James Stewart:

Raça Brava

Terra Bruta




Nenhum comentário:

Postar um comentário