Império dos Sonhos: A história da trilogia Star Wars (2004)

Título original: Empire of Dreams: The Story of the ‘Star Wars’ Trilogy

País: Estados Unidos

Duração: 2 h e 31 min

Gêneros: Documentário, história, ficção científica

Diretores: Edith Becker, Kevin Burns

IMDB: https://www.imdb.com/title/tt0416716/


Cinema retratando cinema é algo que considero espetacular. Há aquelas obras que retratam, através da função metalinguística, filmes ficcionais, como por exemplo “Uma noite americana” de François Truffaut, e aquelas que versam sobre filmes já produzidos – principalmente aqueles que alcançaram fama e, portanto, merecem um documentário específico sobre sua produção, pela visibilidade que obtiveram. Conhecer como as coisas são feitas atrás das câmeras é algo fascinante, entretanto, o documentário em tela vai mais além do que simplesmente mostrar um making of da primeira trilogia de Star Wars. “Império dos Sonhos: A história da trilogia Star Wars” é um mergulho num grande oceano de variáveis que compõe todo o processo de produção de filmes com a magnitude de Star Wars; desde a fase embrionária, passando antes pela vida pregressa de George Lucas – o idealizador da saga – até a pós-produção, incluindo até a venda de merchandising relacionada aos filmes da trilogia, ou seja, trata-se de um documentário completo e abrangente que recomendo não só para os fãs de Star Wars, mas para qualquer pessoa curiosa, que esteja interessada em descobrir algumas das facetas dessa fabulosa indústria chamada cinema.

Além da implementação técnica do projeto Star Wars propriamente dito, chama a atenção a parte burocrática – e até política – do processo de busca de apoio, diga-se, um grande estúdio para financiar uma ideia como essa numa época na qual o gênero ficção científica não gozava de tanto prestígio assim, pela baixa arrecadação obtida em filmes da mesma natureza. Como é muito comum na América capitalista, o dinheiro sempre fala mais alto e acarreta ingerências das mais diversas formas, afetando até a liberdade criativa do diretor. Interessante foi a forma encontrada por George Lucas para driblar esses problemas a partir do segundo filme da trilogia. Destaco a importância suprema de Allan Ledd Jr. – filho do ator Allan Ledd. Sem ele, Star Wars não existiria! O certo é que, o parto de Star Wars foi a fórceps e sob desconfiança extrema. Graças à persistência, coragem, imaginação e genialidade de George Lucas, nascia o mundo de Star Wars, que hoje é um microcosmo já maduro, com mais de 40 anos de existência, que mudou a forma do cinema de entretenimento nos Estados Unidos e permanece encantando pessoas das mais diversas gerações.

Merece destaque também a quantidade de vídeos que a equipe de produção fazia com os bastidores das gravações – e até com os testes de câmera dos atores que postulavam a uma vaga no filme. Alguém sabia que Kurt Russel fez um teste? Alguém sabia que Harisson Ford estava lá só para ajudar os candidatos e acabou escolhido? Muitas dessas gravações históricas estão contidas no documentário – o que o enriquece bastante. Através desses vídeos e de entrevistas – em vários momentos da linha do tempo -, com várias pessoas da equipe técnica e artística, incluindo a saudosa Carrie Fischer, intérprete da Princesa Leia, que ainda não havia falecido na época da produção do documentário em tela, cria-se um ambiente nostálgico no qual são revelados tantos segredos quanto a infinidade que marca a principal locação de Star Wars: o espaço sideral. O foco maior – cerca de 2/3 dos tempo do filme -, como não poderia deixar de ser, recai sobre o primeiro filme da trilogia: “Star Wars IV: Uma nova esperança” (1977), pois esse filme foi o mais difícil de produzir, o desbravador, o abridor de cabeças, o destruidor de qualquer tipo de suspeição que porventura existisse acerca daquele projeto ousado e daquele diretor jovem e visionário. Destaco prontamente os minutos da narrativa atribuídos ao desenvolvimento da trilha sonora pelo excelência do mago John Williams e os efeitos especiais, os quais, talvez, consumiram o maior esforço criativo de toda a saga, dadas as dificuldades para a implementação.

Império dos sonhos” apresenta, uma a uma, em detalhes, as peças de um complexo quebra cabeças chamado Star Wars e, lentamente, promove um encaixe nem sempre perfeito entre elas, mas amplamente harmônico, para que, ao fim – de vários anos -, essa fantasia insana imaginada por George Lucas fosse imortalizada na galeria de grandes obras da sétima arte.

O documentário completo com legendas em português segue abaixo. Não deixem de assistir, pois é interessantíssimo.

– “Realmente, eu não conhecia Star Wars! Agora eu conheço.”

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.