sábado, 12 de agosto de 2017

Biografia - Gillian Anderson


GILLIAN ANDERSON

Biografia da atriz de Arquivo X




Nascida em 9 de agosto de 1968 em Chicago, Illinois nos Eua em 1968, a atriz tem 49 anos. Filha de Homer Edward Anderson, dono de uma empresa de pós produção de filmes e de Rosemary Alice, uma analista de informática, Gillian é a mais velha de três filhos, seu irmão do meio Aaron morreu em 2001 de neurofibromatose aos 30 anos, já sua irmã caçula Zoe é uma ceramista. Logo após o nascimento de Gillian, sua família mudou-se para Porto Rico e depois para a Inglaterra onde seu pai trabalhou na London Film School.






Gilllian cresceu no Crouch End no norte de Londres onde ela estudou no Coleridge Primary School. Aos onde anos sua família se mudou para Grand Rapids, Michigan nos EUA onde ela estudou na Fountain Elementary e no City High Middle School, sua família manteve um apartamento em Londres onde ela passava os verões.




No começo da adolescência Gillian viveu uma fase rebelde, ela se envolveu com um homem mais velho, começou a usar drogas, tingiu o cabelo, colocou um piercing e se vestia de preto como uma legítima punk. Ela foi presa na noite de formatura por invadir e depredar sua escola mas conseguiu sair apenas pagando uma multa. Seus pais a fizeram entrar para a terapia o que ajudou Gillian a passar por essa fase.




Gillian se interessou pelo teatro durante a adolescência, ela entrou para a Universidade De Paul em Chicago onde se formou em artes cênicas em 1990. Para pagar seus estudos Gillian trabalhou na cervejaria Goose Island Brewery, depois que ela ficou famosa a cervejaria a homenageou nomeando uma de suas cervejas artesanais com o nome Gillian.




Após se formar, Gilllian se mudou para Novar York em 1990. Ela trabalhava como garçonete e atuava em peças de teatro, a primeira foi Absent Friends com Brenda Blethyn pelo qual ela venceu o Theatre World Award de Atriz Iniciante, em seguida atuou em The Philanthropist. Em 1992 ela se mudou para Los Angeles onde conseguiu seu primeiro papel no drama Desturídos pelo Ódio. Em 1993 ela apareceu pela primeira vez na tv em um episódio da série Class of 96.




Após quase um ano sem trabalho, Gillian aceitou fazer uma audição para uma série de tv apesar de querer atuar no cinema, ela foi escolhida para protagonizar a série Arquivo X ao lado de David Duchovny. Gillian interpreta a cética agente do FBI Dana Scully que ao lado do parceiro Fox Mulder investiga mistérios paranormais, invasões alienígenas e conspirações governamentais.




Arquivo X foi um sucesso absoluto criando um novo padrão de qualidade na tv e transformando Gillian em uma estrela. Foram nove temporadas consecutivas, dois filmes e uma nova temporada lançada em 2016 além de uma 11° temporada já confirmada. 




Após o sucesso da série Gillian teve a chance de atuar em diversas produções para o cinema mas nunca conseguiu o mesmo sucesso ou visibilidade da série. Com o fim de Arquivo X em 2002 ela retornou para Londres onde voltou a atuar no teatro nas peças What The Night is For, The Swing Sweetest no Baseball e A Doll's House entre outras.




Gillian voltou para a tv em 2005, ela atuou na mini-série britânica Bleak House, adaptação do romance de Charles Dickens que apresenta um retrato da sociedade inglesa no século 19 desde os altos círculos da nobreza até as crianças abandonadas nas ruas. A atriz interpretou Lady Dedlock nos 15 episódios da produção.




Em 2010 Gillian esteve na mini-série em quatro capítulos Any Human Heart baseada no livro de William Boyd onde atuou com Jim Broadbent. Em 2013 ela voltou a estrelar um seriado, o policial The Fall ao lado de Jamie Dornan sobre um assassino em série em Belfast na Irlanda. Gillian interpreta a detetive londrina Stella Gibson que comanda as investigações. A série da BBC Two teve três temporadas sendo encerrada em 2016.




Entre 2013 e 2015 a atriz interpretou a Dra. Bedelia Du Maurier na série Hannibal, seu retorno a tv americana. Em 2014 ela atuou na série Crisis onde interpretou Meg Fitch. Em julho de 2014 Gillian atuou na peça Um Bonde Chamado Desejo onde interpreta Blanche Du Bois, uma atuação muito elogiada na peça encenada em Londres. Ela retornou ao papel em 2016 em uma turnê em Nova York.




Em 2017 a atriz retorna a tv americana na série American Gods onde interpreta a deusa Media, personagem que sempre aparece travestido como ícones da cultura pop como Marilyn Monroe, Lucille Ball, David Bowie e Judy Garland, o programa é baseado em um livro de Neil Gaiman. 




A filmografia de Gillian Anderson:

1992 - Destruídos Pelo Ódio (com Raimond J. Barry e Tess Harper)




1997 - Chicago Cab (com John Cusack e Paul Dillon)
1998 - Arquivo X- O Filme (com David Duchovny e Martin Landau)




1998 - Sempre Amigos (com Sharon Stone e Kieran Culkin)
1998 - Corações Apaixonados (com Sean Connery e Angelina Jolie)




2000 - A Essência da Paixão (com Eric Stoltz e Dan Aykroyd)




2005 - Tristram Shandy: A Cock and Bull Story (com Steve Coogan e Ian Hart)
2005 - The Mighty Celt (com Robert Carlyle)
2006 - O Último Rei da Escócia (com Forest Whitaker e James McAvoy)




2007 - Olho Por Olho (com Danny Dyer)
2008 - Arquivo X- Eu Quero Acreditar (com David Duchovny e Amanda Peet)




2008 - Um Louco Apaixonado (com Simon Pegg e Kirsten Dunst)
2010 - Trair é Uma Arte (com Amanda Seyfried e Heather Graham)
2011 - Grandes Esperanças (com Mark Addy e Ray Winstone)




2011 - Moby Dick (com William Hurt e Ethan Hawke)
2011 - O Retorno de Johnny English (com Rowan Atkinson e Rosamund Pike)




2012 - Minha Irmã (com Léa Seydoux)
2012 - Agente C- Dupla Identidade (com Clive Owen)
2012 - I'll Follow You Down (com Haley Joel Osment e Rufus Sewell)
2013 - O Último Amor de Mr. Morgan (com Michael Caine e Cleménce Poésy)




2014 - Sob o Domínio dos Robôs (com Ben Kingsley)




2016 - Sold (com David Arquette)
2017 - Andorra (com Clive Owen e Vanessa Redgrave)
2017 - Viceroy's House (com Michael Gambon)
2018 - The Spy Who Dumped Me (com Justin Theroux e Mila Kunis)
2018 - Crocked House (com Glenn Close e Christina Hendricks)




Gillian lançou-se como escritora em 2014 onde publicou o livro A Vision of Fire co-escrito por Jeff Rovin, uma trama de ficção cientifica com proporções épicas. O livro teve uma continuação em 2015, A Dream of Ice e fechou a trilogia em 2016 com The Sound of Seas. Gillian também escreveu o guia de auto ajuda WE: A Manifesto For Women Everywhere ao lado da jornalista Jennifer Nadel ançado em 2017.




Gillian trabalha ativamente em apoio a organizações de caridade, causas humanitárias e causas globais. Entre seus projetos estão causas sociais na África, o The Trevor Project que previne o suicídio entre jovens, os direitos das mulheres, crianças, indígenas e dos animais e a prevenção a neurofibromatose, doença que causou a morte de seu irmão Aaron.




A atriz venceu o Globo de Ouro e o Emmy de Melhor Atriz em 1997 por Arquivo X, também ganhou o prêmio do Sindicato dos Atores em 1996 e 1997 pela série. Ela também venceu o British Independent em 2000 por A Essência da Paixão e o Glamour Award de Melhor Atriz de Teatro em 2015 por Um Bonde Chamado Desejo.




Gillian foi casada duas vezes, com o diretor de arte de Arquivo X Clyde Klotz de 1994 a 1997, eles tiveram uma filha Piper Maru nascida em 25 de setembro de 1994. Entre 2004 e 2006 ela foi casada com o documentarista Julian Ozanne. Ela namorou Mark Griffiths com que tem dois filhos, Oscar nascido em 1 de novembro de 2006 e Felix nascido em 15 de outubro de 2008. Ela mora com os três filhos em Londres.




Nenhum comentário:

Postar um comentário