Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Sean Penn

Sean Penn

Nomes Alternativos: Sean Justin Penn

6126Número de Fãs

Nascimento: 17 de Agosto de 1960 (63 years)

Santa Mônica, Califórnia - Estados Unidos da América

Sean Penn, é um ator, produtor, diretor de cinema e roteirista norte-americano, duas vezes vencedor do Oscar de Melhor Ator, pelos filmes ''Sobre Meninos e Lobos/Mystic River'' (2009), e por ''Milk - a Voz da Igualdade/Milk'' (2008).

Ele também já foi premiado com os mais importantes prêmios do cinema mundial como BAFTA; Berlin International Film Festival, com o filme ''Os Últimos Passos de um Homem/Dead Man Walking'' (1995); no Cannes Film Festival, por ''Loucos de Amor/She's So Lovely'' (1997);o Golden Globes, USA, por ''Mystic River'' (2003); o National Board of Review, USA, pelos filmes ''21 Gramas/21 Grams'' (2003), e ''Sobre Meninos e Lobos''; o New York Film Critics Circle Awards, por ''Milk - a Voz da Igualdade/Milk'' (2008); PGA Awards; San Sebastián International Film Festival; o Screen Actors Guild Awards, por ''Milk'' (2008); no Festival de Veneza, por ''21 Gramas'', ''11 de Setembro/11'09''01 - September 11'' (2002), ''À Beira do Caos/Hurlyburly'' (1998); num total de mais de 70 prêmios. Ele também já foi indicado ao Oscar de Melhor Ator pelos filmes ''Os Últimos Passos de um Homem/Dead Man Walking'' (1995); ''Poucas e Boas/Sweet and Lowdown'' (1999); ''Uma Lição de Amor/I Am Sam'' (2001).

BIOGRAFIA

É filho do diretor de cinema Leo Penn e da atriz Eileen Ryan e irmão do músico Michael Penn e do falecido ator Chris Penn.

Depois foi um dos mais notórios opositores da invasão do Iraque em 2003, chegando inclusive a visitar o país algumas semanas antes de se iniciar a operação militar.
Foi casado com a atriz Robin Wright com quem tem uma filha chamada Dylan Frances (nascida a 13 de abril de 1991) e um filho chamado Hopper Jack (nascido a 6 de agosto de 1993).

Ganhou o Oscar de Melhor Ator em 2004 por sua atuação no filme ''Sobre Meninos e Lobos'' e em 2009 por seu trabalho em ''Milk - a Voz da Igualdade''.

Dirigiu o elogiado e indicado ao Oscar, filme ''Na Natureza Selvage/Into the Wild'', adaptação de um livro homônimo de Jon Krakauer, sua estreia na direção foi no também elogiado ''Unidos Pelo Sangue/The Indian Runner'' (1991), estrelado por Viggo Mortensen, em ambos ele também foi o roteirista, e no segundo também o produtor, ele chamou o amigo Eddie Vedder, da famosa banda Pearl Jam, muito elogiada, Eddie até ganhou Golden Globes, USA, pela Trilha Sonora.

Penn começou sua carreira de ator na televisão, com uma breve aparição ''Os Pioneiros/Little House on the Prairie'' (1974), aos 14 anos e dirigido por seu pai Leo Penn, e na série ''Barnaby Jones, O Detetive/Barnaby Jones'' (1979), aos 19 anos, duas séries de enorme sucesso na época. Após sua estreia no cinema no drama ''Toque de Recolher/Taps'' (1981), onde também ainda em começo de carreira estavam Tom Cruise e Timothy Hutton; e em uma ampla gama de papéis no cinema na década de 1980, incluindo ''Picardias Estudantis/Fast Times at Ridgemont High (1982), como ator principal, e ''Juventude em FúriBad Boys (1983), um papel denso, o papel rendeu a Penn críticas favoráveis e deu início a sua carreira como um ator sério. Penn atraiu atenção crítica por seus papéis nos dramas criminais ''Caminhos Violentos/At Close Range'' (1986), ''Um Tiro de Misericordia/State of Grace'' (1990) e principalmente no excelente ''O Pagamento Final/Carlito's Way'' (1993), de Brian De Palma, onde dividiu o tempo de tela com o veterano Al Pacino.

Depois disso Sean, começou selecionar os seus papéis em filmes como ''Os Últimos Passos de um Homem/Dead Man Walking'' (1995), de Tim Robbins, que lhe valeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator; o thriller ''Reviravolta/U Turn'' (1997), de Oliver Stone; ''Vidas em Jogo/The Game'' (1997), de David Fincher; ''À Beira do Caos/Hurlyburly'' (1998), que lhe valeu a Coppa Volpi de Melhor Ator no Festival de Veneza; ''Além da Linha Vermelha/The Thin Red Line'' (1998), do veterano Terrence Malick; ''Antes do Anoitecer/Before Night Falls'' (2000), de Julian Schnabel, com Javier Bardem e Johnny Depp; ''Uma Lição de Amor/I Am Sam'' (2001), que lhe valeu outra indicação ao Oscar de Melhor Ator; ''21 Gramas/21 Grams'' (2003), dirigido pelo amigo Alejandro G. Iñárritu; ''Milk: A Voz da Igualdade'' (2008), de Gus Van Sant, que lhe valeu seu segundo Oscar de Melhor Ator; ''A Árvore da Vida/The Tree of Life'' (2011), de Terrence Malick; ''Flag Day'' (2021), em que ele atua e dirige...

Em março de 2018, a Atria Books publicou o romance ''Bob Honey Who Just Do Stuff'', de Penn. Após o lançamento do livro, Penn saiu em uma turnê de imprensa altamente divulgada.

Visões Políticas e Ativismo

Penn tem sido franco no apoio a inúmeras causas políticas e sociais. De 13 a 16 de dezembro de 2002, ele visitou o Iraque para protestar contra os aparentes planos da administração Bush de um ataque militar ao Iraque. Em 18 de outubro de 2002, Penn publicou um anúncio de US $ 56.000 no Washington Post pedindo ao então presidente George W. Bush que encerrasse um ciclo de violência. Foi escrito como uma carta aberta e se referia ao ataque planejado ao Iraque e à Guerra ao Terror. Em 10 de junho de 2005, Penn fez uma visita ao Irã. Atuando como jornalista em uma missão para o San Francisco Chronicle, ele compareceu a uma oração de sexta - feira na Universidade de Teerã. Em 7 de janeiro de 2006, Penn foi um convidado especial do Progressive Democrats of America, onde se juntou ao autor e crítico de mídia Norman Solomon e à ativista Cindy Sheehan. O "Fórum Fora do Iraque", que aconteceu em Sacramento, Califórnia, foi organizado para promover o movimento anti-guerra que clama pelo fim da guerra no Iraque.

Em 18 de dezembro de 2006, Penn recebeu o prêmio da Primeira Emenda de Christopher Reeve da Creative Coalition por seu compromisso com a liberdade de expressão.

Em 22 de fevereiro de 2009, Penn que é heterossexual, recebeu o Oscar de Melhor Ator pelo filme Milk. Em seu discurso de aceitação, ele disse: "Acho que é um bom momento para aqueles que votaram pela proibição do casamento gay se sentarem e refletirem e anteciparem sua grande vergonha e a vergonha nos olhos de seus netos se continuarem com essa forma de apoio . Precisamos ter direitos iguais para todos!
Após o terremoto no Haiti em 2010 , Penn fundou a J / P Haitian Relief Organization, que operava um acampamento com 55.000 pessoas. Em 2012, na 12ª Cúpula Mundial de Laureados com o Nobel da Paz, Penn recebeu o Prêmio da Cúpula da Paz.

Penn ganhou atenção significativa na mídia do Paquistão quando visitou Karachi e Badin em 2012. Em 23 de março de 2012, ele visitou os vilarejos atingidos pelas enchentes de Karim Bux Jamali, Dargah Shah Gurio e Peero Lashari no distrito de Badin . Ele foi acompanhado pelo Cônsul Geral dos Estados Unidos William J. Martin e distribuiu cobertores, colchas, itens de cozinha e outros bens entre os sobreviventes da enchente.

Acredita-se que Penn tenha desempenhado um papel importante na libertação do empresário americano Jacob Ostreicher de uma prisão boliviana em 2013, e foi creditado por Ostreicher por tê-lo cuidado pessoalmente.

VIDA PESSOAL

Penn estava noivo da atriz Elizabeth McGovern, sua co-estrela em ''Racing with the Moon'' (1984).

Ele conheceu a cantora e compositora Madonna em fevereiro de 1985, e eles se casaram em agosto em seu aniversário de 27 anos; Penn fez 25 anos no dia seguinte. Os dois estrelaram o criticado e ridicularizado ''Shanghai Surprise' (1986), considerado o único filme ruim de Penn, que ele só fez por causa da cantora, dirigido por Jim Goddard, e Madonna dedicou seu terceiro álbum de estúdio ''True Blue'' (1986) a Penn, referindo-se a ele no encarte como "o cara mais legal do mundo e do universo". O casamento foi marcado por violentas explosões contra a imprensa, incluindo um incidente quando Penn foi preso por agredir um fotógrafo em um set de filmagem; Penn foi condenado a 60 dias de prisão em meados de 1987, dos quais cumpriu 33 dias. Madonna pediu o divórcio em dezembro de 1987, mas posteriormente retirou os papéis, apenas para apresentá-los novamente em janeiro de 1989. Madonna entrou com uma queixa de agressão dizendo que foi espancada em em Malibu, Califórnia, por seu ex-marido, mas em janeiro de 1989, a Associated Press informou que ela tinha "retirado as acusações de agressão". Penn foi acusado de ter agredido Madonna em várias ocasiões, mas em 2015; Madonna afirmou que as acusações eram "completamente ultrajantes, maliciosas, imprudentes e falsas". Décadas depois declarou que Sean Penn, foi seu grande amor.

No final de seu primeiro casamento, Penn foi morar com a atriz Robin Wright, e aí nasceu seu primeiro filho, uma menina chamada Dylan Frances, que nasceu em 13 de abril de 1991. Seu segundo filho, Hopper Jack, nasceu em 6 de agosto, 1993.

Penn e Wright se separaram em 1995, período em que ele desenvolveu um relacionamento com Jewel, depois que ele a viu se apresentando no ''Late Night com Conan O'Brien''.

Penn e Wright se reconciliaram, casaram-se em 27 de abril de 1996 e moraram em Ross, Califórnia. O casal entrou com pedido de divórcio em dezembro de 2007, mas se reconciliou vários meses depois, solicitando a demissão judicial de seu caso de divórcio. Mas voltaram de novo, em 12 de agosto de 2009, Wright pediu o divórcio novamente. O divórcio do casal foi finalizado em 22 de julho de 2010, o casal chegou a um acordo privado sobre pensão alimentícia para filhos e esposas, divisão de bens e custódia de Hopper, que tinha quase 17 anos na época.

De 2013 a 2015, Penn teve um relacionamento com a atriz sul-africana Charlize Theron.

Ele começou um relacionamento com a atriz australiana Leila George em 2016. Eles se casaram em 30 de julho de 2020.

Cônjuge: Leila George D'Onofrio (desde 2020), Robin Wright (de 1996 a 2010), Madonna (de 1985 a 1989)
Filhos: Dylan Penn, Hopper Jack Penn

Este site usa cookies para oferecer a melhor experiência possível. Ao navegar em nosso site, você concorda com o uso de cookies.

Se você precisar de mais informações e / ou não quiser que os cookies sejam colocados ao usar o site, visite a página da Política de Privacidade.