Que prazer assistir uma animação sem nenhuma expectativa e levar uma dose de satisfação na veia! Uma sci-fi de respeito, com uma história simples, mas com muitas camadas.
Já tinha visto outros docs sobre o Jim Henson, mas sempre focavam em alguma das suas obras. Esse aqui é bem completo. Quando era criança eu adorava Vila Sésamo (a versão brasileira) e Muppet Show. Mas só fui descobrir quem era o Jim Henson na adolescência, quando assisti Cristal Encantado no cinema (tinha 3 pessoas na sala!). Vi duas sessões seguidas e fiquei fascinado. Esse era gênio mesmo!
Resgata o original de 1954: o monstro simboliza o horror da guerra nuclear e a incapacidade dos japoneses em enfrentar tal inimigo. Ao longo do tempo, Godzilla virou uma franquia de sucesso, focada somente no gênero Kaiju. Em Goodzila Minus One temos um ótimo Kaiju, mas o que importa mesmo é a história. Ela toca na ferida do orgulho do povo japonês, que perdeu a guerra, mas que reconhece hoje que era uma batalha calcada no puro imperialismo (não era o bom combate). A jornada do protagonista reflete essa angústia, que fecha com chave de ouro na última fala do filme:
Pessoalmente eu não curto muito esse subgênero do terror (slasher) justamente por causa das suas obviedades. Mas desse aqui eu goste: o roteiro é criativo e brinca muito bem com esses clichês.
O cinema romeno sempre solta umas pérolas. Tem tanta acidez nesse filme, muitas delas específicas para o público romeno, que sofreu bastante na ditadura comunista. Só achei o terço final muito estendido na filmagem do depoimento, cansativo de assistir.
Tenho a impressão que o subgênero Pós-Terror já está meio saturado. Ele se caracteriza por fazer crítica social explícita (no caso, a crítica ao machismo e à misoginia) em filme de terror. Não é ruim, mas já não surpreende como antes.
Tirando o final sem tempero, o filme é perfeito. Roteiro criativo para falar de coisas tão comuns atualmente: o desejo pela fama, a futilidade das celebridades instantâneas e o poder devastador dos cancelamentos.
Um filme de tribunal diferente, onde o espectador é confrontado com dúvidas e preconceitos, com poucas informações sobre o que está acontecendo. O elenco é muito bom, com destaque para a Sandra Huller, uma baita atriz (a cena da DR é um espetáculo de interpretação).
Se você assistiu A Profecia, você já sabe o final do filme. Mas eu esperava um desenrolar mais criativo, ficou tudo muito previsível. Eu esperava mais da A24. Bem mais.
Charlotte Rampling é daquelas atrizes que transmite uma carga emocional absurda através do olhar e de pequenas expressões faciais, sem uso da fala, tal como a Kate Winslet. Um filme pouco sutil, que te atinge em cheio se você está com brigas na família.
Depois de muita espera, finalmente pude me deliciar com essa pérola no cinema. Sessão da tarde, dia da semana, sem gente chata do lado. Presentão de férias! Obrigado Studio Ghibli!
Mias um filme meia boca da Marvel, com atuações e diálogos sofríveis. Humor bobinho. Aquela cena musical, que vergonha alheia, meu Deus.... Os efeitos especiais pelo menos estão ok. E só.
Um filme que lembra um docudrama, mas com uma narrativa inovadora. Interpretar literalmente as falas de um interrogatório (quase em tempo real) e deixar isso envolvente para o espectador não é fácil. O elenco e a direção (que soube trabalhar muito bem os closes e a movimentação dos personagens) fizeram a diferença.
Inicia como um horror trash japonês normal, mas com o tempo ele vai te segurando com uma história bem doida. Toda hora você fica com aquela cara "Wtf?". Do meio pra frente já dá para sacar a proposta do filme, suas mensagens feministas. Infelizmente o final, apesar de original, foi bem mal feito. Ou seja, na minha opinião, creio que em síntese:
A mensagem feminista é óbvia, onde onde personagens masculinos só aparecem praticamente no final (o mundo dos homens japoneses), viciados em games e que objetificam sexualmente as mulheres. Para estas, rola a pressão por desempenho deste a escola, terminando geralmente em casamento (o noivo é um porco!), uma pressão social inclusive feita por outras mulheres (as professoras, as minas de preto). Para sair desse jogo, só tomando uma solução radical e inesperada (o final, com o suicídio das protagonistas).
Mars Express
3.8 9 Assista AgoraQue prazer assistir uma animação sem nenhuma expectativa e levar uma dose de satisfação na veia! Uma sci-fi de respeito, com uma história simples, mas com muitas camadas.
Jim Henson, o Homem-Ideia
4.0 2 Assista AgoraJá tinha visto outros docs sobre o Jim Henson, mas sempre focavam em alguma das suas obras. Esse aqui é bem completo. Quando era criança eu adorava Vila Sésamo (a versão brasileira) e Muppet Show. Mas só fui descobrir quem era o Jim Henson na adolescência, quando assisti Cristal Encantado no cinema (tinha 3 pessoas na sala!). Vi duas sessões seguidas e fiquei fascinado. Esse era gênio mesmo!
Godzilla: Minus One
4.1 358Resgata o original de 1954: o monstro simboliza o horror da guerra nuclear e a incapacidade dos japoneses em enfrentar tal inimigo. Ao longo do tempo, Godzilla virou uma franquia de sucesso, focada somente no gênero Kaiju. Em Goodzila Minus One temos um ótimo Kaiju, mas o que importa mesmo é a história. Ela toca na ferida do orgulho do povo japonês, que perdeu a guerra, mas que reconhece hoje que era uma batalha calcada no puro imperialismo (não era o bom combate). A jornada do protagonista reflete essa angústia, que fecha com chave de ouro na última fala do filme:
"- Agora, a sua guerra finalmente acabou?"
South Park: O Fim da Obesidade
3.6 11As homenagens à Mad Max 2 e Madrugada dos Mortos ficaram ótimas!
Por Trás da Máscara: O Surgimento de Leslie Vernon
3.0 122Pessoalmente eu não curto muito esse subgênero do terror (slasher) justamente por causa das suas obviedades. Mas desse aqui eu goste: o roteiro é criativo e brinca muito bem com esses clichês.
Não Espere Muito do Fim do Mundo
3.7 15 Assista AgoraO cinema romeno sempre solta umas pérolas. Tem tanta acidez nesse filme, muitas delas específicas para o público romeno, que sofreu bastante na ditadura comunista. Só achei o terço final muito estendido na filmagem do depoimento, cansativo de assistir.
Men: Faces do Medo
3.2 412 Assista AgoraTenho a impressão que o subgênero Pós-Terror já está meio saturado. Ele se caracteriza por fazer crítica social explícita (no caso, a crítica ao machismo e à misoginia) em filme de terror. Não é ruim, mas já não surpreende como antes.
O Homem dos Sonhos
3.5 154Tirando o final sem tempero, o filme é perfeito. Roteiro criativo para falar de coisas tão comuns atualmente: o desejo pela fama, a futilidade das celebridades instantâneas e o poder devastador dos cancelamentos.
Infinitum: Subject Unknown
1.8 5Argumento bom, mas mal desenvolvido. Anda, anda e não sai do lugar.
Matador de Aluguel
3.1 277 Assista AgoraQueria saber quem teve a ideia de colocar o Mc Gregor nesse filme. Canastrice e vergonha alheia imperam ...
Anatomia de uma Queda
4.0 819 Assista AgoraUm filme de tribunal diferente, onde o espectador é confrontado com dúvidas e preconceitos, com poucas informações sobre o que está acontecendo. O elenco é muito bom, com destaque para a Sandra Huller, uma baita atriz (a cena da DR é um espetáculo de interpretação).
A Primeira Profecia
3.5 153Se você assistiu A Profecia, você já sabe o final do filme. Mas eu esperava um desenrolar mais criativo, ficou tudo muito previsível. Eu esperava mais da A24. Bem mais.
A Matriarca
3.2 4Charlotte Rampling é daquelas atrizes que transmite uma carga emocional absurda através do olhar e de pequenas expressões faciais, sem uso da fala, tal como a Kate Winslet. Um filme pouco sutil, que te atinge em cheio se você está com brigas na família.
Godzilla e Kong: O Novo Império
3.1 195 Assista AgoraO núcleo dramático formando pelos humanos é chatérrimo. Pisa neles Godzilla!!
Pobres Criaturas
4.1 1,2K Assista AgoraTudo de bom nesse filme, bizarrice super caprichada. Me lembrou os bons tempos do Tim Burton.
O Menino e a Garça
4.0 218Depois de muita espera, finalmente pude me deliciar com essa pérola no cinema. Sessão da tarde, dia da semana, sem gente chata do lado. Presentão de férias! Obrigado Studio Ghibli!
Duna: Parte 2
4.3 663Acho que a minha pipoca estava com especiaria... Que filmaço!
Ficção Americana
3.8 383 Assista AgoraRoteiro crítico, bons diálogos e desempenho aceitável do elenco. Um pouco caricato em algumas partes, mas faz parte da sátira.
Amante, Stalker e Mortal
3.5 66 Assista AgoraDoc muito bem feito, história dá banho em muito filme de ficção.
Extermínio
3.2 14Parece que agora vai rolar. Vi uma entrevista do Cillian Murphy, que se coloca como produtor executivo e, talvez, como ator dessa sequência.
O Protetor: Capítulo Final
3.5 221Clichê total, um faroeste moderno. Mas entrega o que promete.
As Marvels
2.7 411 Assista AgoraMias um filme meia boca da Marvel, com atuações e diálogos sofríveis. Humor bobinho. Aquela cena musical, que vergonha alheia, meu Deus.... Os efeitos especiais pelo menos estão ok. E só.
Reality
3.3 36 Assista AgoraUm filme que lembra um docudrama, mas com uma narrativa inovadora. Interpretar literalmente as falas de um interrogatório (quase em tempo real) e deixar isso envolvente para o espectador não é fácil. O elenco e a direção (que soube trabalhar muito bem os closes e a movimentação dos personagens) fizeram a diferença.
The Chasing World
3.4 83Inicia como um horror trash japonês normal, mas com o tempo ele vai te segurando com uma história bem doida. Toda hora você fica com aquela cara "Wtf?". Do meio pra frente já dá para sacar a proposta do filme, suas mensagens feministas. Infelizmente o final, apesar de original, foi bem mal feito. Ou seja, na minha opinião, creio que em síntese:
A mensagem feminista é óbvia, onde onde personagens masculinos só aparecem praticamente no final (o mundo dos homens japoneses), viciados em games e que objetificam sexualmente as mulheres. Para estas, rola a pressão por desempenho deste a escola, terminando geralmente em casamento (o noivo é um porco!), uma pressão social inclusive feita por outras mulheres (as professoras, as minas de preto). Para sair desse jogo, só tomando uma solução radical e inesperada (o final, com o suicídio das protagonistas).