É um filme mais contemplativo pelas imagens simbólicas que representam o interno da protagonista, uma mulher com uma certa dose de melancolia e também apatia.
História mesmo o filme não tem, mas gostei das imagens na fazenda.
O filme é bacana, porém com alguns defeitos que tornam o processo todo muito moroso. O conflito só aparece com 40 minutos de filme. 40! São quarenta minutos de narração frenética (um recurso muito abusado no cinema brasileiro, ignorando o mantra "mostre, não conte") com bastante informação inútil. Mas logo que o conflito chega, tudo corre de forma interessante. No final acontecem algumas inconsistências de caráter de personagem, porém nada que mate a história e a verossimilhança.
Embora eu tenha entendido a proposta, não me convenceu da forma como foi contada. Poderia ter sido mais dinâmico.
O diretor adora usar o sexo como forma de transformação de caráter em seus personagens; ele adora também abusar de alegorias para retratar o mundo em que vivemos. A crítica do diretor, pelo que eu entendi, é focada nos sistemas de opressão e controle e como mesmo nos sentindo livres desse sistema, nós seguimos as regras previstas por ele.
Muito interessante. Gostei de como o diretor utiliza o surreal para fazer uma crítica pertinente. Na minha visão, mais do que uma crítica vazia à burguesia, Buñuel quis mostrar que em momentos extremos todos nós agimos na selvageria e nossas máscaras socias caem e são reveladas nossas personalidades guardadas. Ou seja, como o diretor disse numa entrevista, o filme teria o mesmo efeito se fosse com operários/camponeses; porém, com a alta sociedade, que se julga superior, acho que dá um efeito melhor.
Os simbolismos são vários e no momento não consegui captar todos. Um deles, no final, foi uma crítica ao governo Franco. As ovelhas representam a Igreja.
Senti falta só de um aprofundamento no que de fato os prendia na casa e também impedia as pessoas de chegarem perto do lugar. Mesmo que pendesse para um lado mais surreal, uma força obscura e tal, mas poderia ter mais desenvolvimento (li que o diretor queria ter mais orçamento e estender a história para mais extremos, como canibalismo).
Filme ok. Achei o ritmo lento demais, vazio nesse sentido: essa lentidão não acrescenta em nada à narrativa. O segundo ato do filme fez perder o vigor da história e deixa cansativo. Achei também que a solução do conflito caiu fácil demais nas mãos da protagonista.
é um filme ok como sempre na tentativa de chocar a população da época, é um filme um tanto vazio, com uma crítica pertinente porém desinteressante sobre os pobres.
História triste de um período nefasto. As atuações boas e tudo bastante dinâmico. Apenas me incomodou a narração documental, que quebra uma regra básica da narrativa cinematográfica que é "mostre, não conte". Os cinco minutos finais foram tão acelerados que parecia que já não havia mais interesse pela história por parte da produção.
A breve história de 4 almas angustiadas e que precisam conviver. As atuações são muito boas. Entretanto, o estilo é teatral demais, todo a movimentação, as ações, iluminação, tudo pensado para uma peça. Então você fica esperando alguma reviravolta, mais ação fora da casa, mas o foco, em 3h, é justamente o aprisionamento deles naquela casa.
Que fotografia linda e ótimos planos! O personagem é um covarde vazio que surfa na onda do momento. O filme é lotado de diálogos e com um ritmo muito bom.
Gostei. É um suspense que te deixa aflito mesmo. Gostei bastante da direção, que faz a câmera ser quase como um personagem à espreita o tempo todo.
Só não curti a motivação por trás dos crimes, achei bem fraquinho. Tem alguns furos no roteiro - não bem furos, mas pontos fracos - que se ajustados daria um filme 10 de 10.
Nossa, foi uma tortura terminar este filme. Tudo soa tão artificial. Primeiro que as dicções do Selton Mello e do diretor (que narra a história) são péssimas; tive que assistir com legenda, dado também à péssima captação de som.
As imagens são bonitas sim, mas planos extremamente pensados para serem diferentes, expressivos, subjetivos, ou seja, artificial.
O texto bastante prolixo, com a atuação do Selton exagerada e deveras teatral.
É um bom filme, com boas atuações; algumas se destacam demais, então acabam engolindo outros atores menos expressivos.
Mas uma coisa que me incomodou bastante foi a falta de profundidade, de mais dimensões aos personagens - algo recorrente no cinema brasileiro -, e, principalmente, muita incongruência no caráter. Como pode a Maria mudar radicalmente daquele jeito sem mostrar as nuances ao longo do filme?
É mais um filme em que a temática - sempre marxista - domina no lugar dos conflitos do personagem. O protagonista simplesmente sai de cena para o tema dominar. Como disse Hermes Leal, nosso cinema é viciado em temas, mas não em conflitos internos e externos dos personagens.
O Corpo Ardente
3.8 13É um filme mais contemplativo pelas imagens simbólicas que representam o interno da protagonista, uma mulher com uma certa dose de melancolia e também apatia.
História mesmo o filme não tem, mas gostei das imagens na fazenda.
A Bela da Tarde
4.1 340 Assista AgoraAchei o filme demasiado frívolo. Uma história insossa, com uma crítica também pretensiosa sobre a "burguesia apática".
O Homem Que Copiava
3.5 899 Assista AgoraO filme é bacana, porém com alguns defeitos que tornam o processo todo muito moroso. O conflito só aparece com 40 minutos de filme. 40! São quarenta minutos de narração frenética (um recurso muito abusado no cinema brasileiro, ignorando o mantra "mostre, não conte") com bastante informação inútil. Mas logo que o conflito chega, tudo corre de forma interessante. No final acontecem algumas inconsistências de caráter de personagem, porém nada que mate a história e a verossimilhança.
Gostei.
O Homem do Prego
4.1 47É um bom filme. A angústia de ainda estar vivo diante de tanta morte e horror que passou pela vida do protagonista.
Rio, Zona Norte
4.2 50Uma tragédia bem brasileira.
Muito bacana o filme e a terna atuação do Grande Otelo.
Dente Canino
3.8 1,2KEmbora eu tenha entendido a proposta, não me convenceu da forma como foi contada.
Poderia ter sido mais dinâmico.
O diretor adora usar o sexo como forma de transformação de caráter em seus personagens; ele adora também abusar de alegorias para retratar o mundo em que vivemos. A crítica do diretor, pelo que eu entendi, é focada nos sistemas de opressão e controle e como mesmo nos sentindo livres desse sistema, nós seguimos as regras previstas por ele.
A Falecida
4.1 105História bacana, com bastante ironia, mas de um modo geral é bem vazia.
Atuações boas e o ritmo também é bom.
O Anjo Exterminador
4.3 375 Assista AgoraMuito interessante. Gostei de como o diretor utiliza o surreal para fazer uma crítica pertinente. Na minha visão, mais do que uma crítica vazia à burguesia, Buñuel quis mostrar que em momentos extremos todos nós agimos na selvageria e nossas máscaras socias caem e são reveladas nossas personalidades guardadas. Ou seja, como o diretor disse numa entrevista, o filme teria o mesmo efeito se fosse com operários/camponeses; porém, com a alta sociedade, que se julga superior, acho que dá um efeito melhor.
Os simbolismos são vários e no momento não consegui captar todos. Um deles, no final, foi uma crítica ao governo Franco. As ovelhas representam a Igreja.
Senti falta só de um aprofundamento no que de fato os prendia na casa e também impedia as pessoas de chegarem perto do lugar. Mesmo que pendesse para um lado mais surreal, uma força obscura e tal, mas poderia ter mais desenvolvimento (li que o diretor queria ter mais orçamento e estender a história para mais extremos, como canibalismo).
Aquarius
4.2 1,9K Assista AgoraFilme ok. Achei o ritmo lento demais, vazio nesse sentido: essa lentidão não acrescenta em nada à narrativa. O segundo ato do filme fez perder o vigor da história e deixa cansativo. Achei também que a solução do conflito caiu fácil demais nas mãos da protagonista.
Viridiana
4.2 141é um filme ok
como sempre na tentativa de chocar a população da época, é um filme um tanto vazio, com uma crítica pertinente porém desinteressante sobre os pobres.
O Caso dos Irmãos Naves
4.2 87 Assista AgoraHistória triste de um período nefasto. As atuações boas e tudo bastante dinâmico.
Apenas me incomodou a narração documental, que quebra uma regra básica da narrativa cinematográfica que é "mostre, não conte". Os cinco minutos finais foram tão acelerados que parecia que já não havia mais interesse pela história por parte da produção.
Mesmo assim, é um bom filme.
Longa Jornada Noite Adentro
4.3 45A breve história de 4 almas angustiadas e que precisam conviver.
As atuações são muito boas. Entretanto, o estilo é teatral demais, todo a movimentação, as ações, iluminação, tudo pensado para uma peça. Então você fica esperando alguma reviravolta, mais ação fora da casa, mas o foco, em 3h, é justamente o aprisionamento deles naquela casa.
O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro
4.1 133 Assista AgoraPéssimo. Nada no filme funciona. Personagens vazios, sem carisma, sem história cativante. A cantoria durante o filme é bem desconcertante.
Glauber Rocha não é para mim.
O Homem Duplicado
3.7 1,8K Assista AgoraNão curti. Parece que não havia história suficiente para um longa; cabe perfeitamente num curta.
Se tivessem desenvolvido mais, seria um bom filme.
O Céu de Suely
3.9 464 Assista AgoraDetesto filme que só destaca a precariedade do país.
Por que nossos filmes são viciados nisso, bicho?
Fotografia ruim, composição sem graça, captação de som péssima, e, principalmente, que história mequetrefe.
O Conformista
4.1 83 Assista AgoraQue fotografia linda e ótimos planos!
O personagem é um covarde vazio que surfa na onda do momento.
O filme é lotado de diálogos e com um ritmo muito bom.
O Assalto ao Trem Pagador
4.1 91Gostei bastante do ritmo do filme e da história.
Não se prolonga demais num pedantismo recorrente no cinema brasileiro.
As atuações são boas também.
Só não curti os 15 minutos finais; achei que perdeu um pouco da força da narrativa.
Amor e Sedução
4.1 24Gostei bastante da fotografia e da ambientação.
A história também é interessante.
Nazarin
4.1 21 Assista AgoraNão gostei da história. As atuações são bem teatrais, algumas amadoras.
Bye Bye Brasil
3.9 145 Assista AgoraBem sem graça.
Os Suspeitos
4.1 2,7K Assista AgoraGostei. É um suspense que te deixa aflito mesmo. Gostei bastante da direção, que faz a câmera ser quase como um personagem à espreita o tempo todo.
Só não curti a motivação por trás dos crimes, achei bem fraquinho. Tem alguns furos no roteiro - não bem furos, mas pontos fracos - que se ajustados daria um filme 10 de 10.
Lavoura Arcaica
4.2 381 Assista AgoraNossa, foi uma tortura terminar este filme.
Tudo soa tão artificial. Primeiro que as dicções do Selton Mello e do diretor (que narra a história) são péssimas; tive que assistir com legenda, dado também à péssima captação de som.
As imagens são bonitas sim, mas planos extremamente pensados para serem diferentes, expressivos, subjetivos, ou seja, artificial.
O texto bastante prolixo, com a atuação do Selton exagerada e deveras teatral.
Ensaio de um Crime
4.0 33 Assista AgoraÉ engraçadinho. Um pescotapa atrapalhado. Entretanto, o protagonista não é carismático.
Eles Não Usam Black-Tie
4.3 286É um bom filme, com boas atuações; algumas se destacam demais, então acabam engolindo outros atores menos expressivos.
Mas uma coisa que me incomodou bastante foi a falta de profundidade, de mais dimensões aos personagens - algo recorrente no cinema brasileiro -, e, principalmente, muita incongruência no caráter. Como pode a Maria mudar radicalmente daquele jeito sem mostrar as nuances ao longo do filme?
É mais um filme em que a temática - sempre marxista - domina no lugar dos conflitos do personagem. O protagonista simplesmente sai de cena para o tema dominar.
Como disse Hermes Leal, nosso cinema é viciado em temas, mas não em conflitos internos e externos dos personagens.