Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Astrid Henning-Jensen

Astrid Henning-Jensen

Nomes Alternativos: Astrid Smahl

1Número de Fãs

Nascimento: 10 de Dezembro de 1914 (87 years)

Falecimento: 5 de Janeiro de 2002

Frederiksber, Copenhague - Dinamarca

Astrid Henning-Jensen foi uma diretora de cinema, atriz, editora e roteirista dinamarquesa.

Henning-Jensen nasceu no distrito de Frederiksberg, em Copenhague, em 1914, filho dos pais Ferdinand Smahl (1887-1950) e Ruth Hanner (1879-1974). Ela se formou na escola secundária (realskole) e começou a trabalhar como atriz de teatro. Ela atuou de 1935 a 1938 em teatros como Alléscenen e Riddersalen em Copenhagen. Em 10 de agosto de 1938, ela se casou com o diretor de cinema dinamarquês Bjarne Henning-Jensen.

Seu casamento com Bjarne Henning-Jensen foi de grande importância para sua carreira. Ela começou a trabalhar como sua assistente em 1941 na Nordisk Film. A dupla trabalhou junto em uma série de filmes como co-diretores e co-escritores, bem como ajudando uns aos outros em projetos individuais.

Henning-Jensen trabalhou como cineasta em várias funções; redação, edição e direção. Em sua carreira de mais de 50 anos, ela fez um grande número de curtas-metragens, filmes para a televisão dinamarquesa, documentários e também longas-metragens.

Em 1981, Henning-Jensen foi membro do júri no 31º Festival Internacional de Cinema de Berlim e, em 1996, ela foi premiada com o prêmio Berlinale Camera no 46º Festival Internacional de Cinema de Berlim

Paw, e especialmente seu retrato do racismo, é um exemplo de um dos aspectos mais importantes da carreira de Henning-Jensen: seus temas de humanitarismo, bem como questões sociais e justiça, nos quais ela deu lugar a crianças e mulheres. Este também é o caso em sua adaptação de 1978 do best-seller de Dea Trier Mørch, Vinterbørn. O filme segue uma série de mulheres passando por dificuldades com a gravidez e explora o vínculo que se forma entre elas em um hospital.

Outra parte importante dos filmes de Henning-Jensen é o realismo. Em sua carreira, ela fez uma quantidade substancial de documentários lidando com a vida de pessoas em diferentes ambientes, como as crianças do balé em Ballettens børn (1954), ou a recuperação de vítimas de tortura em Trods alt (1990). Mas o realismo também desempenha um papel em suas obras de ficção. While Still Young (1943) - a estreia no cinema do marido Bjarne Henning-Jensen, no qual Henning-Jensen foi co-roteirista e assistente - lida com a vida de jovens artistas na cena artística de Copenhague e era considerada neo-realista. Os filmes de Henning-Jensen também são notados por reter influências documentaristas de seus primeiros filmes, filmando no local, tendo um estilo de atuação natural e lidando com problemas realistas.

Este site usa cookies para oferecer a melhor experiência possível. Ao navegar em nosso site, você concorda com o uso de cookies.

Se você precisar de mais informações e / ou não quiser que os cookies sejam colocados ao usar o site, visite a página da Política de Privacidade.