Balanço Geral

2007

Balanço Geral

Dirigido por:
Média geral 1.2
baseado em 13 votos
Sua avaliação:
salvando

Balanço Geral é um programa jornalístico e formato de jornalismo local brasileiro da RecordTV e suas emissoras, cada uma com um estilo diferente de apresentação e foco jornalístico que varia entre jornalismo policial e comunitário, além de pautas e quadros de forte apelo popular. Originou-se em 1985 na TV Itapoan de Salvador, Bahia, a partir de um programa radiofônico de mesmo nome oriundo da Rádio Sociedade da Bahia, apresentado por Raimundo Varela.

A partir de 2005, ganhou âmbito nacional após estrear versões locais em outras emissoras próprias da então Rede Record, e em 2007, estreou a versão nacional apresentada por Geraldo Luís. Posteriormente, com o advento do formato nas demais praças, esta versão tornou-se local para o estado de São Paulo, e a rede passou a ter novamente uma versão nacional em 2015, apresentada por Luiz Bacci, intitulada de Balanço Geral Manhã.

O programa surgiu em Salvador, inicialmente na Rádio Sociedade da Bahia em 1979, sendo apresentado inicialmente pelo radialista e repórter Guilherme Santos. Após o sucesso da versão radiofônica em toda a Bahia, criou-se a sua versão para a televisão em 1985, por Alfredo Raimundo Filho, Carlos Borges e Pedro Irujo. Neste primeiro momento, tornou-se âncora do programa o radialista e ex-prefeito de Salvador, Fernando José, e como repórter de rua, além de produtor, Guilherme Santos, que devido ao grande sucesso na atração tornou-se o terceiro vereador mais votado de Salvador em 1988.

Em Salvador, pela TV Record Bahia (atual RecordTV Itapoan), é apresentado em quatro versões. A primeira versão é o Balanço Geral BA Manhã, apresentado por Raimundo Varela, resumindo as principais notícias do dia anterior e mantendo um conteúdo mais leve, devido ao horário, porém a grande característica e principal fonte de valorização do programa são os comentários, com características radialistas, do apresentador do programa. A segunda versão é o Balanço Geral BA, apresentado por Zé Eduardo (ex-Se Liga Bocão), e que resume as notícias mais fortes do dia anterior, apresenta as principais notícias do dia e repercute temas de impacto social e político. A terceira versão é o Balanço Geral Especial, exibido aos sábados e apresentado por Analice Salles, onde, além de matérias policiais, faz uma grande repercussão das principais notícias da semana. Já a quarta versão é o Balanço Geral nos Bairros, um grande evento mensal do qual são unidos todos os apresentadores e principais repórteres do programa em um bairro popular de Salvador ou de algum município da Região Metropolitana, numa estrutura de palco com apresentação de bandas e a junção de diversos órgãos e entidades do governo que prestam serviços a população em relação a documentação, jurídico, assistência social e saúde.

Em São Paulo, é exibido desde 3 de dezembro de 2007[1] e atualmente está em duas edições: às 6 horas da manhã, apresentado pelo Jornalista Luiz Bacci, e ao meio-dia, ancorado por Reinaldo Gottino.

No Rio de Janeiro, é transmitido desde 2004. Teve Wagner Montes como apresentador durante dez anos. Atualmente tem uma edição ao meio-dia com Tino Júnior.

Desde 2005 o programa é exibido na RecordTV Minas. Atualmente é apresentado por Mauro Tramonte, com o nome de Balanço Geral MG. Em outubro de 2012 foi criado o também Balanço Geral MG Manhã com a apresentação de Marcos Maracanã. Atualmente, o mesmo é apresentado por Garcia Júnior.[2]

Em 15 de janeiro de 2007 o programa estreou sua versão local em Brasília, onde inicialmente foi apresentado por Henrique Chaves. No mesmo ano, passou a ter sua versão local também na RecordTV RS, primeiramente com Luiz Carlos Reche, e atualmente apresentado por Alexandre Mota.

Desde 2008, a TV Paranaíba de Uberlândia passou a exibir o Balanço Geral local. Inicialmente o programa era apresentado por Guy Boaventura. Já em 2009 o repórter da casa, Rafael Ferreira, substituiu Guy Boaventura por três meses (o primeiro apresentador saiu da emissora), até a vinda de Marcos Maracanã, o qual assumiu o posto de apresentador por quase dois anos. Em 2011 foi a vez de Raphael dos Anjos assumir o comando do programa, e permanece como apresentador até os dias atuais. O programa é exibido para cerca de 100 municípios.

Ainda em 2008, o programa passou a ser exibido para a Baixada Santista e Vale do Paraíba pela RecordTV Litoral/Vale. Teve como primeiro apresentador o radialista Douglas Gonçalves. Atualmente, é apresentado por William Leite (em Santos) do meio-dia às 13 horas e por Sérgio Cursino (em São José dos Campos) das 13 horas às 14 horas. No mesmo ano, especificamente em 02 de Junho de 2008, entrou no ar o Balanço Geral MA, na TV Cidade, afiliada a RecordTV no estado do Maranhão, apresentado por Sérgio Murilo. Este deixou, em 2014, a emissora para apresentar o Voz Das Ruas, na TV Guará. Dois anos após, 02 de maio de 2016, voltou a apresentação do programa. Nesse dia, o cenário e o pacote gráfico foram atualizados. Sérgio continua na apresentação até hoje,

Ainda naquele mesmo ano, o Balanço Geral começou a ser exibido também pela RIC TV no Paraná. Em Curitiba, foi apresentado primeiramente por Oséias Miranda e, atualmente, é apresentado por Gilberto Ribeiro. Nesta cidade, enfrenta forte concorrência desde a sua estreia com o programa Tribuna da Massa da afiliada do SBT, a Rede Massa.

Em 2009 estreou a versão capixaba do Balanço Geral e já no primeiro mês de exibição conquistou a liderança de audiência em todo estado do Espírito Santo, com a apresentação de Amaro Neto. Em 2011 Amaro Neto com o Balanço Geral ES se tornou a maior audiência jornalistica policial local do Brasil sendo que em 1 de junho de 2011 exatos dois anos após estreia conquistou a média histórica de 19 pontos no IBOPE com picos de 24 pontos no horário do almoço.

Em Belém, o programa possui uma versão adaptada para a linha policial-investigativa, o Balanço Geral - Casos de Polícia, apresentado primeiramente por Raphael Polito, e atualmente por Marcus Pimenta. A versão comum do jornalístico, o Balanço Geral PA é líder de audiência na capital paraense. O programa, que estreou sob o comando de Valdo Souza, atualmente é apresentado por René Marcelo. Em Santa Catarina, o programa Balanço Geral, após um hiato de alguns anos (durante a troca de filiação da Record no estado - da antiga Record SC para a RIC TV, retorna ao ar em Florianópolis, com a apresentação de Roberto Salum, no dia 30 de setembro de 2013. Atualmente é apresentado por Henrique Zanotto.

Em 2013, estreia a edição matinal do Balanço Geral no Rio com apresentação de Luiz Bacci. No mês de outubro, Bacci é substituído por Wagner Montes. Já em fevereiro de 2014, Rogério Forcolen substitui Wagner.

Em 28 de abril de 2014, estreia a edição Manhã do Balanço Geral em Brasília apresentado por Bruno José.

Em agosto de 2014, Rogério Forcolen deixa a Record-RJ e é substituído no Balanço Geral Manhã por Lívia Mendonça.

No dia 1° de Novembro de 2014, a Record Rio lança a edição especial de sábado do Balanço Geral, com a apresentação de Ernani Alves.

Em 03 de novembro de 2014, o jornalista Amaro Neto reassumiu o Balanço Geral na TV Vitória em Vitória/ES após passagem pela Band Minas entre 2012 e 2014, e posteriormente disputou a eleição para Deputado Estadual no Espírito Santo sendo eleito nas urnas. O antigo apresentador Fernando Fully passou a apresentar o Alerta Espírito Santo, outro telejornal policial da emissora que serve de "esquenta" para o Balanço Geral exibido logo em seguida.

Em 04 de outubro, surgiram boatos em sites de notícias especializadas em televisão afirmando que o apresentador Wagner Montes estaria deixando o Balanço Geral RJ e a Record Rio devido a divergências políticas. O apresentador se recusou a apoiar o candidato ao Governo do Estado do Rio de Janeiro Marcelo Crivella (que é bispo da Igreja Universal do Reino de Deus), pois o partido que o apresentador se filiou é da chapa do candidato Luiz Fernando Pezão. A situação se agravou mais ainda com a derrota de Marcelo Crivella nas urnas, com isso a relação entre o Wagner Montes e a Record Rio teria piorado cada vez mais. Com essa situação, surgiu um novo boato que o SBT estaria negociando com o Wagner como troco a Record por ter tirado apresentador César Filho da emissora. No entanto, Wagner Montes, SBT e Record Rio negaram as informações.

Em Sergipe era anteriormente apresentado por Cláudio Luís, que fez parte da equipe da Record Bahia durante muitos anos antes de se mudar para a equipe da TV Atalaia de Sergipe. Após várias declarações polemicas [3]o apresentador foi afastado e posteriormente desligado da emissora. O Programa foi passado por Evenilson Santana, que era repórter de rede e apadrinhado pelo apresentador do Cidade Alerta, Marcelo Rezende. Já em Alagoas, depois de estrear sob o comando de Rafael Alves, o programa passou para as mãos de Jefferson Morais, que retornou à TV Pajuçara depois de alguns anos fora do ar, seguindo sua carreira política. O programa é exibido das 7h50 às 8h20, ao vivo, de segunda a sext. Antes apresentador, Rafael Alves voltou para a reportagem e atua nos diversos programas jornalísticos da emissora local. Na faixa vespertina, porém, o formato policialesco/popular fica por conta do programa Fique Alerta, apresentado por Gernand Lopes.

Em 03 de Março de 2015, o apresentador Joslei Cardinot deixa a TV Clube Pernambuco após divergências com a emissora. Com a saída do apresentador, que voltou para a TV Jornal, afiliada do SBT, os programas S.O.S Cardinot e Cardinot Aqui na Clube tem suas nomenclaturas alteradas para S.O.S Pernambuco e Aqui na Clube. A marca Balanço Geral passa a ser utilizada pela emissora pernambucana a partir de 23 de março de 2015, quando estreia a versão pernambucana do jornalístico no horário de 12h as 13h40 com apresentação de Hugo Esteves.

No dia 18 de março, Wagner Montes anuncia a saída definitiva do Balanço Geral no Rio de Janeiro para apresentar a versão carioca do Cidade Alerta. Por isso, Gustavo Marques, antigo apresentador do jornal noturno, assume o vespertino.

Na Paraíba, Fabiano Gomes comanda o Correio Manhã, às 6 horas da manhã, e Samuka Duarte apresenta o Correio Verdade, ao meio-dia, na TV Correio. Os telejornais seguem o padrão editorial do Balanço Geral, mas levam nomes diferentes dos telejornais de outras emissoras. Casos como este ocorrem em outras emissoras como a RIC TV de Santa Catarina com o Jornal do Meio-Dia, TV Cidade de Fortaleza com o Cidade 190 e TV A Crítica de Manaus com o Alô Amazonas.

No dia 28 de março de 2015, a Record Rio deixa de exibir o Balanço Geral Especial. Em abril do mesmo ano, Luiz Bacci retorna a emissora e volta a apresentar o programa, mas dessa vez no Balanço Geral SP Manhã, no lugar de Fabíola Gadelha, que retorna a Manaus para concorrer a vereadora, em 2016.

Em 11 de maio de 2015, a versão do Balanço Geral Manhã apresentado em São Paulo por Luiz Bacci passou a ser dividido em duas partes: uma local para SP das 06h00 às 06h30 e outra em rede nacional, exceto para os estados do Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Paraíba, Maranhão e Pernambuco das 06h30 às 07h28.

Em 15 de fevereiro de 2016 Priscila Andrade assume o Balanço Geral Sergipe na TV Atalaia, o antigo apresentador, Evenilson Santana volta a ser repórter e no mês seguinte é desligado da emissora. Meses depois, em 30 de junho a emissora sergipana reduz o tempo do programa, entrando no ar às 7h28 logo após exibir a versão nacional com o Luiz Bacci. Em 25 de agosto a RecordTV Brasília anuncia a contratação do jornalista Marcos Paulo, o "Marcão do Povo", para apresentar o Balanço Geral DF, substituindo Henrique Chaves. Sua estreia na atração ocorreu em 26 de setembro. Porém, Marcos foi demitido no dia 18 de janeiro de 2017 da emissora ao praticar injúria racial contra a cantora Ludmilla ao vivo durante o quadro "A Hora da Venenosa" (quadro que trata sobre as fofocas de artistas) na edição de 9 de janeiro. No seu lugar, foi colocado o jornalista Dionísio Freitas.

Em 22 de agosto estréia a edição da tarde do Balanço Geral Sergipe, com a volta de Tiago Hélcias a televisão sergipana, o apresentador que teve uma passagem muito longa pela TV Sergipe (afiliada da globo no estado) estava afastado da comunicação e morando na Bahia. O Programa conta também com o ex coronel da polícia militar de Sergipe, Maurício Iunes para os comentários de segurança pública. Assim a TV Atalaia passa a ter duas edições diárias do programa e neste mesmo dia, passou a exibir o Balanço Geral Manhã com Luiz Bacci desde às 6h00, antes mesmo da entrada da rede.

A partir do dia 03 de janeiro de 2017 o Balanço Geral BA Manhã entra no ar às 6h15 com o Raimundo Varela.

Estreia Mundial:
2007
Outras datas
Denunciar algo errado
Trailers
  • Nenhum trailer cadastrado.
Fotos
  • Nenhuma foto cadastrada.

Comentar:

Este site usa cookies para oferecer a melhor experiência possível. Ao navegar em nosso site, você concorda com o uso de cookies.

Se você precisar de mais informações e / ou não quiser que os cookies sejam colocados ao usar o site, visite a página da Política de Privacidade.