(o ano sempre começa com o ganhador, menos em 98, pq a vitória de Shakespeare in Love eu nem considero)
os indicados por escrito (no ano de lançamento e não do oscar)
2019
-parasite
-the irishman
-marriage story
-joker
-once upon a time in hollywood
-1917
-jo jo rabbit
-little women
-ford v ferrari
2018
-green book
-black panther
-blackklasman
-bohamian rhapsody
-the favourite - yorgos lanthimos
-roma - alfonso cuarón
-a star is born
-vice
2017
-the shape of water
-call me by your name
-darkest hour
-dunkirk - nolan
-get out
-lady bird
-phantom thread - thomas anderson
-the post - Steven Spielberg
-three billbords outside ebbing, missouri
2016
-moonlight
-arrival
-fences
-hacksaw ridge
-hell or high water
-hidden figures
-la la land - damien chazelle
-lion
-manchester by the sea
2015
-spotlight
-the big short
-bridge of spies - Steven Spielberg
-brooklyn
-mad max: fury road - george miller
-the martian - ridley scott
-the revenant - alejandro gonzález
-room
2014
-birdman - alejandro gonzález
-american sniper - Clint Eastwood
-boyhood
-the grand budapest hotel - wes anderson
-the imitation game
-selma
-the theory of everything
-whiplash
2013
-12 years a slave
-american hustle
-captain phillips
-dallas buyers club
-gravity - alfonso cuarón
-her
-nebraska
-philomena
-the wolf of wall street - martin scorsese
2012
-argo ben affleck
-amour
-beasts of the southern wild
-django unchained - tarantino
-les miserables
-life of pi
-lincon - - Steven Spielberg
-silver linings playbook
-zero dark thirty
2011
-the artist
-the descendants
-extremely loud and increbibly close
-the help
-hugo - martin scorsese
-meia noite em paris - woody allen
-moneyball
-the tree of life
-war horse - Steven Spielberg
2010
-o discurso do rei
-127 hours
-black swan
-the fighter
-inception - chrisopher nolan
-the kids are all right
-the social network - david fincher
-toy story 3
-true grit - irmaos coen
-winter's bone
2009
-the hurt loccker
-avatar - james cameron
-the blind side
-district 9
-an education
-bastardos inglorios - tarantino
-precious
-a serious man - irmãos coen
-up
-up in the air
2008
-slumdog millionaire
-the curiose case of benjamin button - david fincher
-frost/nixon
-milk
-the reader
2007
-no country for old man - irmaos coen
-atonement
-juno
-michael clayton
-there will be blood - thomas anderson
2006
-the departed - martin scorsese
-babel - alejandro gonzález
-latters from lwo jima - Clint Eastwood
-little miss sunshine
-the queen
2005
-crash
-brokeback moutain
-capote
-good night, and good luck
-munich - Steven Spielberg
2004
-million dollar baby - Clint Eastwood
-o aviador
-finding neverland
-ray
-sideways
2003
-senhor dos aneis 3
-lost in translation
-master and commander : the far side of the world
-mystic river - Clint Eastwood
-seabiscuit
2002
-chicago
-gangues de nova york - martin scorsese
-the hours
-senhor dos aneis 2
-o pianista
2001
-a beautiful mind
-gosford park
-in the bedroom
-senhor dos aneis 1
-moulin rogue
2000
-gladiator - ridley scott
-chocolat
-crouching tiger, hidden dragon
-erin brockovich
-traffic
1999
-american beuty
-the cider house rules
-the green mile
-the insider
-the sixth sense
1998
-shakespeare in love
-elizabeth
-life is beautiful
-saving private ryan
-the thin line
1997
-titanic
-as good as it gets
-the full monty
-good will hunting
-LA confidential
1996
-the english patient
-fargo
-jerry maguire
-secrets and lies
-shine
1995
-breaveheart
-apollo 13
-babe
-the postman
-sense and sensibility
1994
-forrest gump
-four weddings and a funeral
-pulp fiction
-quiz show
-the shawshank redemption
1993
-schindler's list - Steven Spielberg
-the fugitive
-in the name of the father
-the piano
-the remains of the day
1992
-unforgiven - Clint Eastwood
-the crying game
-a few good men
-howards end
-scent of a woman
1991
-the silence of the lambs
-beauty and the beast
-bugsy
-JFK
-the prince of tides
1990
-dance with wolves
-awajenngs
-ghost
-the godfather 3
-goodfellas
1989
-Driving Miss Daisy
-Born on the Fourth of July
-Dead Poets Society
-Field of Dreams
-My Left Foot
1988
-Rain Man
-The Accidental Tourist
-Dangerous Liaisons
-Mississippi Burning
-Working Girl
1987
-The Last Emperor
-Broadcast News
-Fatal Attraction
-Hope and Glory
-Moonstruck
1986
-Platoon
-Children of a Lesser God
-Hannah and Her Sisters
-The Mission
-A Room with a View
1985
-Out of Africa
-The Color Purple
-Kiss of the Spider Woman
-Prizzi's Honor
-Witness
1984
-Amadeus
-A Passage to India
-Places in the Heart
-A Soldier's Story
-The Killing Fields
1983
-Terms of Endearment
-The Big Chill
-The Dresser
-The Right Stuff
-Tender Mercies
1982
-Gandhi
-E.T. the Extra-Terrestrial
-Missing
-Tootsie
-The Verdict
1981
-Chariots of Fire
-Atlantic City
-On Golden Pond
-Raiders of the Lost Ark
-Reds
1980
-Ordinary People
-Coal Miner's Daughter
-The Elephant Man
-Raging Bull
-Tess
1979
-Kramer vs. Kramer
-All That Jazz
-Apocalypse Now
-Breaking Away
-Norma Rae
1978
-The Deer Hunter
-Coming Home
-Heaven Can Wait
-Midnight Express
-An Unmarried Woman
1977
-Annie Hall
-The Goodbye Girl
-Julia
-Star Wars
-The Turning Point
1976
-Rocky
-All the President's Men
-Bound for Glory
-Network
-Taxi Driver
1975
-One Flew Over the Cuckoo's Nest
-Barry Lyndon
-Dog Day Afternoon
-Jaws
-Nashville
1974
-The Godfather Part II
-Chinatown
-The Conversation
-Lenny
-The Towering Inferno
1973
-The Sting
-American Graffiti
-Cries and Whispers
-The Exorcist
-A Touch of Class
1972
-The Godfather
-Cabaret
-Deliverance
-The Emigrants
-Sounder
1971
-The French Connection
-A Clockwork Orange
-Fiddler on the Roof
-The Last Picture Show
-Nicholas and Alexandra
1970
-Patton
-Airport
-Five Easy Pieces
-Love Story
-M*A*S*H