Na história do cinema mundial, a década de 20 foi de extrema importância para o desenvolvimento de uma linguagem cinematográfica. Foi nesse período que surgiram as primeiras vanguardas artísticas, com todo o experimentalismo que viria a moldam o que conhecemos como "cinema" hoje em dia.
Segue, rapidamente, algumas frases que nos ajudam a entender a essência do Expressionismo Alemão, retiradas do artigo escrito por Laura Loguercio Cánepa para o capítulo sobre esse movimento de vanguarda do livro "História do Cinema Mundial", organizado por Fernando Mascarello.
"como define o historiador Roger Cardial, o signo expressionista (...) 'convida o espectador a experimentar um contato direto com o sentimento gerador da obra' " (p.56).
"(...) confiança irrestrita na expressão direta dos sentimentos que se originam na própria vida do criador, sem a mediação e a interferência provável da racionalidade" (p.58) - [Trecho transcrito pela autora do livro de Roger Cardial, 'O Expressionismo' (1988)].
"Ao evitar formas realistas, reforçando curvas abruptas e pouca profundidade, esse cenário provocava sentimentos de inquietação e desconforto (...). A Isso se somavam a interpretação dos atores - repleta de exageros e movimentos de grande impacto visual, reforçada pela maquiagem pesada e igualmente deformadora - e uma narrativa que envolvia personagens lidando com sentimentos destrutivos e de revolta contra a autoridade. Tratava-se, afinal, de uma obra que realizava a proposta expressionista de traduzir visualmente conflitos emocionais" (p.67)" [trecho falando sobre 'O Gabinete do Doutor Caligari'].
"(...) experiências que visavam captar estados de alma com base em aspectos visuais também se traduziram em tentativas de reproduzir imagens do inconsciente dos personagens" (p.72).
"(...) uma das principais características de muitos filmes pós-Caligari foi justamente a presença desses personagens destituídos de bondade e isolados em egotrips de poder, (...) 'tiranos' " (p.74).
Segue, portanto, a lista com todos os filmes citados pelo livro - sendo eles expressionistas ou que, mesmo pós-impressionistas, mantenham algumas das características do movimento.