Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Marina Tsurtsumia

Marina Tsurtsumia

Nomes Alternativos: Marina Tsurtsumiya | Марина Цурцумия

0Número de Fãs

Nascimento: 3 de Fevereiro de 1964 (60 years)

Marina Tsurtsumiya é uma diretora e ativista baseada em Moscou, mais conhecida por seu filme de 1993, Only Death Comes for Sure.

Tsurtsumiya foi exposta à indústria cinematográfica em tenra idade por seus pais. Sua mãe, estudando na VGIK para se tornar uma crítica de cinema, levava Tsurtsumiya para as aulas com ela. Seu pai, Roman Tsurtsumiya, era operador de câmera que trabalhava com Sergei Gerasimov e como diretor de fotografia de Sergei Bondarchuk. Mais tarde, ele se tornou também diretor. O pai de Tsurtsumiya a inspirou a assumir o ofício: "Ele me levou a fotografar com ele às vezes quando eu ainda era muito jovem, com 7 ou 8 anos. Foi quando decidi que meu futuro estaria no cinema".

Em seu último ano do ensino médio, Tsurtsumiya se inscreveu na escola de cinema VGIK e foi rejeitada. Ela usou as conexões do pai para trabalhar como editora no Gorky Studio até que ela pudesse se inscrever novamente. Depois de um ano, ela foi aceita e estudou com o diretor de ficção científica A.M. Zguridi. Aos 19 anos, ela era a aluna mais jovem da turma. Depois de se formar em 1987, Tsurtsumiya voltou a trabalhar no estúdio Gorky por um tempo antes de se dedicar ao cinema independente. .

A origem étnica de Tsurtsumiya é uma mistura da herança bielorrussa, polonesa e georgiana. Ela diz que sua linhagem mista afeta os tipos de histórias que ela escolhe contar através de seu cinema. Em uma entrevista, ela observou: "Eu realmente não sou capaz de dizer que nacionalidade eu sou" e que isso a fez querer "fazer filmes que unam pessoas".

Marina Tsurtsumiya se interessou por publicidade política, dirigindo vídeos para o ramo russo do Greenpeace, e em 1986 dirigiu comerciais para a campanha presidencial de Boris Yeltsin. Ela também trabalhou por dois anos como diretora artística da agência de publicidade Art Kraft. Trabalhou para várias organizações de caridade e também curou exposições de arte, incluindo a primeira a mostrar pessoas com deficiências de desenvolvimento no Centro de Arte Contemporânea da Rússia, Winzavod. Ela agora é dona do Tsurtsum Cafe em Moscou, localizado no Winzavod Center.

Tsurtsumiya fez vários documentários que exploraram vários tópicos relacionados à história da capital da Rússia, incluindo Moscou Militar e Mais Forte que a Morte é Amor, um filme sobre o primeiro hospício de Moscou. Ela também colaborou com o diretor Lev Kulidzhanov em uma série de filmes históricos sobre o século 21, intitulada Recollection of Something.

Tsurtsumiya lutou com a mudança na indústria cinematográfica durante o período da perestroika. O modelo de produção cinematográfica apoiados pelo governo mudou, de acordo com a ideologia do estado, para um setor que promoveu filmes com lucro. Tsurtsumiya lamentou em uma entrevista de 1992: “Agora temos novas possibilidades, mas também uma nova complicação - a noção de que o lucro pode ser obtido com a arte. Estamos em grande risco de comercialização."

Em uma entrevista de 2009, a distribuidora de arte russa Raisa Fomina comentou a saída de Marina Tsurtsumiya do cinema e do ramo de restaurantes. Ele disse, usando Tsurtsumiya como exemplo: "Vendo que o público é inerte, que o trabalho deles não é interessante para ninguém, que é inútil esperar pelo apoio do estado, algumas pessoas talentosas deixam a profissão e começam a fazer outra coisa.".

O primeiro longa-metragem de Tsurtsumiya, Only Death Comes for Sure, foi concluído em 1993. O filme dramático é baseado na história de Gabriel Garcia Marquez, “Ninguém Escreve Para o Coronel”, mas o cenário mudou da Colômbia para a Geórgia, devastada pela guerra. Apesar de tocar em vários festivais internacionais de cinema, Only Death Comes for Sure não recebeu um acordo de distribuição na Rússia.

O crítico vencedor do Prêmio Nacional de Cinema, Rashmi Doraiswamy, elogiou o filme de Tsurtsumiya, "A desolação de uma cidade arrasada por conflitos, do casal de idosos que espera décadas por seus papéis de pensão serem limpos à medida que a história muda rapidamente, e os jovens que vivem dentro e fora da situação política em que estão... todos são capturados com sensibilidade no visual, na trilha sonora e no ritmo da diretora ".

Este site usa cookies para oferecer a melhor experiência possível. Ao navegar em nosso site, você concorda com o uso de cookies.

Se você precisar de mais informações e / ou não quiser que os cookies sejam colocados ao usar o site, visite a página da Política de Privacidade.