O ano virou, então resolvemos fazer um TOP 10 com os melhores filmes de 2015. Teve muito filme bom ao longo do ano, por isso, contamos com a ajuda dos nossos seguidores no Twitter (@filmow) nas enquetes, rankings e opiniões.
10 - Whiplash - Em Busca da Perfeição, de Damien Chazelle
Incrivelmente escrito e dirigido por Damien Chazelle, de apenas 29 anos. “Whiplash” acompanha intensamente o jovem baterista Andrew Neyman (Miles Teller) e sua busca para se tornar um grande artista de seu tempo.
9 - Perdido em Marte, de Ridley Scott
Durante uma missão a Marte, o astronauta Mark Watney (Matt Damon) é dado como morto após uma feroz tempestade e é deixado para trás por sua tripulação. Mas Watney sobrevive e encontra-se sem recursos e sozinho no planeta hostil. Apenas com suprimentos escassos, Watney deve contar com a sua criatividade, engenho e espírito para subsistir e encontrar uma maneira de sinalizar à Terra que está vivo.
8 - 007 Contra Spectre, de Sam Mendes
Uma mensagem enigmática do passado leva James Bond (Daniel Craig) à uma missão secreta para a Cidade do México e, eventualmente, para Roma, onde ele conhece Lucia Sciarra (Monica Belluci), a bela e proibida viúva de um infame criminoso. Bond infiltra uma reunião secreta e descobre a existência da sinistra organização conhecida como SPECTRE.
7 - Divertida Mente, de Pete Docter
Crescer pode ser uma jornada turbulenta, e com Riley não é diferente. Ela é retirada de sua vida no meio-oeste americano quando seu pai arruma um novo emprego em São Francisco. Como todos nós, Riley é guiada pelas emoções – Alegria, Medo, Raiva, Nojinho e Tristeza. As emoções vivem no centro de controle dentro da mente de Riley, onde a ajudam com conselhos em sua vida cotidiana.
Conforme Riley e suas emoções se esforçam para se adaptar à nova vida em São Francisco, começa uma agitação no centro de controle. Embora Alegria, a principal e mais importante emoção de Riley, tente se manter positiva, as emoções entram em conflito sobre qual a melhor maneira de viver em uma nova cidade, casa e escola.
6 - Kingsman: Serviço Secreto, de Matthew Vaughn
Eggsy (Taron Egerton) é um jovem com problemas de disciplina que parece perto de se tornar um criminoso. Determinado dia, ele entra em contato com Harry (Colin Firth), que lhe apresenta à agência de espionagem Kingsman. O jovem se une a um time de recrutas em busca de uma vaga na agência. Ao mesmo tempo, Harry tenta impedir a ascensão do vilão Valentine (Samuel L. Jackson). Adaptação da série de quadrinhos criada por Mark Millar e Dave Gibbons.
5 - Beasts of No Nation, de Cary Joji Fukunaga
O primeiro filme feito para a internet (mas lançado em salas de cinema para concorrer a prêmios), escolheu um tema tão importante quanto a nova era que pode representar. Quando a guerra civil de uma nação africana destrói sua família, o pequeno Agu (Abraham Attah) acaba se juntando a mercenários e se transformando em soldado-criança.
4 - Que Horas Ela Volta, de Anna Muylaert
A pernambucana Val (Regina Casé) se mudou para São Paulo a fim de dar melhores condições de vida para sua filha Jéssica. Com muito receio, ela deixou a menina no interior de Pernambuco para ser babá de Fabinho, morando integralmente na casa de seus patrões. Treze anos depois, quando o menino vai prestar vestibular, Jéssica lhe telefona, pedindo ajuda para ir à São Paulo, no intuito de prestar a mesma prova. Os chefes de Val recebem a menina de braços abertos, só que quando ela deixa de seguir certo protocolo, circulando livremente, como não deveria, a situação se complica.
3 - Ex Machina: Instinto Artificial, de Alex Garland
Caleb (Domhnall Gleeson), um jovem programador de computadores, ganha um concurso na empresa onde trabalha para passar uma semana na casa de Nathan Bateman (Oscar Isaac), o brilhante e recluso presidente da companhia. Após sua chegada, Caleb percebe que foi o escolhido para participar de um teste com a última criação de Nathan: Ava (Alicia Vikander), uma robô com inteligência artificial. Mas essa criatura se apresenta sofisticada e sedutora de uma forma que ninguém poderia prever, complicando a situação ao ponto que Caleb não sabe mais em quem confiar.
2 - Star Wars: O Despertar da Força, de J. J. Abrams
Um dos filmes mais esperados do ano, se não, o mais! O sétimo filme eleva a franquia com ritmo enérgico e personagens carismáticos, que são introduzidos de forma orgânica ao lado dos grandes mitos.
1 - Mad Max: Estrada da Fúria, de George Miller
George Miller fez mais do que uma continuação à altura, fez o melhor filme da franquia. Assombrado por seu turbulento passado, Mad Max acredita que a melhor maneira de sobreviver é vagar sozinho. No entanto, ele é levado por um grupo em fuga através de Wasteland em um War Rig (carro de guerra) dirigido por uma Imperatriz de elite chamada Furiosa. Eles estão fugindo de uma cidadela tiranizada por Immortan Joe, que teve algo insubstituível roubado. Enfurecido, o senhor da guerra convoca todas as suas gangues e persegue os rebeldes impiedosamente na estrada de guerra que se segue.
Menção honrosa:
Missão: Impossível - Nação Secreta
Nocaute
Eu, Você e a Garota Que Vai Morrer
Vingadores: Era de Ultron
A Travessia
E aí, qual foi o seu filme favorito de 2015?
Para participar das votações do TOP 10 Filmow, siga a gente no twitter (@filmow).