No TOP 10 Filmow da semana, aqueles filmes que quando acabam te deixam com a sensação de ter levado um soco no estômago.
Sugestões são sempre bem-vindas ;)
10 - Eu, Christiane F. - 13 Anos, Drogada e Prostituída; Uli Edel
Na cidade de Berlin nos anos 70, Christiane (Natja Brunckhorst), uma linda adolescente, mora com sua mãe e sua irmã menor em um típico apartamento da cidade. Ela é fascinada para conhecer a "Sound", uma nova e moderna discoteca. Apesar de menor de idade ela pede a sua amiga para leva-la lá ela conhece Detlev (Thomas Haustein), assim ela se aproxima do terrível mundo das drogas. Primeiro é o álcool, depois a maconha, assim passo a passo ela começa a mergulhar cada vez mais profundamente no submundo do vício e da prostituição colocando-se à beira da morte. Um filme de cenas fortes e muito reais que nos transmite os horrores do mundo do vício entre os jovens.
9 - Central do Brasil; Walter Salles
Dora (Fernanda Montenegro) escreve cartas para analfabetos na estação Central do Brasil. Uma das clientes de Dora é Ana, que vem escrever uma carta com o seu filho, Josué, um garoto de nove anos, que sonha encontrar o pai que nunca conheceu. Na saída da estação, Ana é atropelada e Josué fica abandonado. Mesmo a contragosto, Dora acaba acolhendo o menino e envolvendo-se com ele. Termina por levar Josué para o interior do Nordeste, à procura do pai. À medida em que vão entrando país adentro, esses dois personagens, tão diferentes, vão se aproximando. Começa então uma viagem fascinante ao coração do Brasil, à procura do pai desaparecido, e uma viagem profundamente emotiva ao coração de cada um dos personagens do filme.
8 - Adeus, Meninos; Louis Malle
França, inverno de 1944. Julien Quentin (Gaspard Manesse) é um garoto de 12 anos que frequenta o colégio Sr. Jean-de-la-Croix, que enfrenta grandes dificuldades devido a 2ª Guerra Mundial. Lá ele se torna o melhor amigo de Jean Bonnett (Raphaël Fetjo), um introvertido colega de classe.
7 - Vergonha; Ingmar Bergman
Jan (Max von Sydow) e Eva Rosenberg (Liv Ullmann) são dois músicos que vão viver em uma ilha para fugir da guerra civil que assola seu país. A vida corre sem problemas, mas logo soldados também chegam à localidade. O filme focaliza os sentimentos conflitantes dos personagens à medida que a guerra e a vida prosseguem.
6 - Os Esquecidos; Luis Buñuel
Nos subúrbios da Cidade do México um grupo de jovens delinquentes passa os dias cometendo pequenos roubos. Um fugitivo de um reformatório, Jaibo (Roberto Cobo), por ser mais velho e experiente se torna o líder natural deles. Um dia, na companhia de Pedro (Alfonso Mejía), Jaibo se descontrola e espanca Julian (Javier Amézcua) até a morte, pois supostamente este o teria delatado. Pedro, que tem uma grande necessidade de carinho materno mas é ignorado por sua mãe (Estela Inda), carrega um sentimento de culpa por se considerar cúmplice de Jaibo, que se comporta como se nada tivesse acontecido. Jaibo ainda tenta seduzir a mãe de Pedro, que não lhe dá nenhuma abertura, fazendo com que o confronto entre Jaibo e Pedro seja algo inevitável.
5 - A Estrada da Vida; Federico Fellini
Gelsomina (Giulietta Masina) é vendida por sua mãe para Zampanò (Anthony Quinn (I)). Ambos não têm nada em comum: o jeito ingênuo e humilde da jovem é o oposto da rudeza de Zampanò, um artista mambembe. A chegada de um equilibrista que admira especialmente Gelsomina trará acontecimentos inesperados.
4 - Cerejeiras em Flor; Doris Dörrie
Trudi (Hannelore Elsner) vive um dilema, já que é a única pessoa a saber que seu marido Rudi (Elmar Wepper) tem uma doença em estágio terminal e precisa decidir se vai contar a ele ou não. O médico sugere que eles façam algo juntos, como realizar um velho sonho.
3 - Lágrimas de Palhaço; Victor Sjöström
O filme conta a história de um gênio científico que é humilhado pela esposa. Para expressar sua dor, ele se torna um palhaço de circo. Lá, aparentemente, ele encontra uma chance de renovação. Mas será que ele conseguirá encontrar a felicidade?
2 - Um Homem que Dorme; Bernard Queysanne
Queysanne filma um personagem deslocado da ordem social, seu isolamento e perambulação por Paris. Pouco a pouco ele entra num estado de letargia, de neutralidade, onde não há necessidade de escolhas, onde inexistem a dor e o prazer. Ausente de si mesmo, preso, porém, de inexplicáveis fantasmas que deformam a realidade, ele se vê na iminência de perder-se por completo. Baseado no livro homônimo de Georges Perec.
1 - Vá e Veja; Elem Klimov
Impressionante e rigoroso filme russo. Um dos mais importantes dos últimos tempos. Vá e Veja é uma experiência de dor e perda. Considerado selvagem e lírico, o filme narra a trajetória de Florya (Aleksei Kravchenko), um jovem separado de seus comandantes durante a Segunda Guerra Mundial.
*O ranking está por ordem de nota dos usuários
Confira a lista do usuário Neto sobre Soco no Estômago clique aqui para ver.