"É bom ver você empolgado com uma coisa. Mesmo que seja com minha namorada. "
Rivais (Challengers. EUA, 2024)
Direção : Luca Guadagnino Com: Josh O'Connor, Mike Faist, Zendaya.
Amo o cinema de Luca Guadagnino. Seu jeito de filmar chega a ser mais encantador do que a história em si.
O deslumbrante "Me Chame Pelo Seu Nome", o arrebatador "Suspíria " e o perturbador "Até os Ossos " são exemplos desse cinema que é no mínimo intrigante.
Nesse seu novo trabalho tem duas coisas que logo no trailer já desanimei : tênis e Zendaya. Tanto o esporte quanto a atriz são entediantes pra mim.
Mas como se trata de um diretor inteligentíssimo fui me aventurar na história dos tenistas que deixam de ser próximos por conta de uma mulher que entra no jogo da vida deles.
Adorei!!!
Tenso do primeiro ao último (e que último!!!)minuto o longa é mais uma obra particular do diretor italiano.
O filme vai falar sobre relações humanas. Coisas que deixamos no caminho e que nos faz falta durante a jornada. Sobre tristezas e desprazeres.
Mas fala também sobre encontrar o motivo de tudo. A força que nunca seca.
Deu pra encarar uma Zendaya menos chata. E as cenas dos jogos estão magníficas nas lentes do diretor.
"Dormiria por toda uma vida para sonhar que era parte de uma companhia teatral. "
Shakespeare Apaixonado (Shakespeare In Love. EUA, 1998)
Direção: John Madden. Com: Joseph Fiennes, Gwyneth Paltrow, Colin Firth, Ben Affleck, Imelda Staunton, Judi Dench, Geoffrey Rush.
Vi esse longa só na sua época de estreia e lembro de ter pegado ranço dele.
Mas explico o motivo: Gwyneth Paltrow levou o Oscar de melhor atriz naquele ano, e ela concorria com Fernanda Montenegro fazendo "Central do Brasil " e com Cate Blanchet fazendo "Elisabeth ".
Eram duas performances gigantes e defendidas por atrizes magníficas. Ganhou a boa mocinha do filme mais "Sessão da Tarde " do ano.
Pois bem, revi agora, e achei simpático.
Está tudo bonitinho, no seu lugar, com um final emocionante e um figurino deslumbrante. Mas continua sendo uma ótima sessão da tarde.
"Não acredito! Estamos sendo chantageados por um garoto de 11 anos."
Acertando As Contas Com Papai (Getting Even With Dad. EUA, 1994)
Direção: Howard Deutch. Com: Macaulay Culkin, Ted Danson, Kathleen Wilhoite.
Pegando carona no enorme sucesso de "Esqueceram de Mim" e "Esqueceram de Mim 2:Perdido em Nova York ", as produções enfiavam Macaulay Culkin numa comédia e virava sucesso.
Aqui o roteiro quase plageia os sucessos anteriores de Culkin. Ele faz um garoto que é meio que abandonado pelo pai, e acaba se virando sozinho pra se dar bem e fugir de bandidos!!!
O cenário é a bela São Francisco, numa boa fotografia, que deixa o filme agradável de ver. Mas no geral é uma grande bobagem despretensiosa.
Lupicínio Rodrigues: Confissões de um Sofredor (Brasil, 2022)
Direção: Alfredo Manevy.
Longa de estreia do diretor Alfredo Manevy, o filme conta a vida e obra do compositor brasileiro Lupicínio Rodrigues.
É muito importante novos filmes resgatarem a história de grandes artistas brasileiros como Lupicínio.
O filme usa uma abordagem clássica dos documentários sobre música, mas tem um trunfo na manga que deixa o trabalho bem interessante: para narrar a história, usa a voz do próprio Lupicínio.
Entrevistas que o músico deu entre 1968 e 1974, inclusive um depoimento gravado para o Museu da Imagem e do Som servem de fio condutor para conhecermos a história de sua vida e obra.
"Ao tocar uma alma humana, seja outra alma humana. "
Meu Amigo Lorenzo (Brasil, 2024)
Direção: André Luiz Oliveira.
O diretor André Luiz Oliveira está na estrada já faz tempo, entre seus filmes o destaque vem de 1994 com "Louco Por Cinema" que se tornou o primeiro filme do Distrito Federal a vencer o Festival de Brasília.
De lá pra cá o diretor e também roteirista não se destacou na nossa cinematografia e não será com esse documentário que isso mudará.
"Meu Amigo Lorenzo " tem uma ideia incrível: acompanhar por 15 anos a vida de Lorenzo, um rapaz autista.
Através de gravações em vídeo de toda a trajetória do garoto, Oliveira monta seu filme, o que lembra muito "Boyhood " de Richard Linklater.
Mas aqui é vida real e poderia ter sido muito mais interessante.
Acontece que não se se por falta de material (ou de criatividade) o longa derrapa feio.
O cotidiano de Lorenzo que a princípio nos magnetiza pra saber de sua história, vai cena a cena perdendo a força.
A construção do roteiro é rasa, e a edição confusa.
Serve como uma observação da vida do rapaz, mas como cinema deixa muito a desejar.
Direção: Alex Garland. Com: Kristen Dunst, Wagner Moura, Cailee Spaeny, Edmund Donovan.
"Guerra Civil " é uma montanha russa. Assim que a projeção começa você entra no carro dessa montanha e só vai conseguir desgrudar da cadeira quando os créditos subirem.
Assim foi como assisti a sessão. Com o corpo tenso, sem conseguir relaxar e quando vinha um respiro, mais uma descida daquelas que reviram o estômago.
O diretor Alex Garland surgiu pra mim em 2014, com o excelente "Ex-Machina" , e pra quem gosta de série, o diretor fez uma bem boa: "Devs", disponível no Star+.
Mas creio que seu melhor trabalho até agora é com esse espetaculoso longa que tá fazendo uma ótima carreira nos cinemas. "Guerra Civil " é desses longas pra ver na telona.
A trama acompanha uma equipe de jornalistas pelos Estados Unidos de um futuro próximo (bem próximo eu diria). O país está em guerra civil e a equipe está a caminho de Washington D.C. para entrevistar o atual presidente.
É mais que um filme-pipoca. É um sinal de alerta!!! Inclusive pra nós brasileiros que quase sofremos um golpe de estado comandado pelo ex-presidente/demônio coisa ruim.
Como diria aquela canção: "...é preciso estar atento e forte..." Muito atento por sinal.
"Guerra Civil " dá uma boa chacoalhada!
E tem Kristen Dunst numa performance linda e Wagner Moura mandando muito bem!!!
"Aqui em cima eu posso ser sóbria, meu filho está protegido. "
Luzifer (Áustria, 2021)
Direção: Peter Brunner. Com: Franz Rogowski, Susanne Jensen.
Johannes é um homem com o coração de uma criança. Ele e sua mãe vivem isolados numa cabana, nos alpes.
Sua vida diária se resume oraçõe, rituais com suas mães e cuidar dos animais que os rodeiam.
Mas de repente, a modernidade se intromete em seu mundo de natureza e adoração divina. Um projeto turístico ameaça envenenar seu paraíso e despertar o diabo.
Longa interessantíssimo que é baseado numa impressionante história real.
Além de belíssima fotografia o filme traz um elenco em estado de graça, encabeçado pelo ótimo Franz Rogowski!!
Direção: Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett. Com: Alisha Weir, Melissa Barrera, Giancarlo Esposito.
Já tenho mais um para a coleção de piores do ano. "Abigail " é mais uma bobagem bem embalada, assim como o recente "Imaginário: Brinquedo Diabólico ".
Ambos são muito bem produzidos mas esquecíveis.
"Abigail " é graficamente impecável. Suas imagens são meticulosamente bem cuidadas. Um show gore. Mas aí mora o problema. É um cinema com cara de gore, mas não tem a alma dos filmes do gênero.
Mostra a ferida, mas não enfia o dedo nela, então não sentimos nada, ficamos ali observando a "beleza " das cenas.
Sem profundidade alguma o longa é disperso após seus primeiros bons 30 minutos. O resto é um amontoado de encheção de linguiça.
Direção: José Eduardo Belmonte. Com: Grazi Massafera, Reynaldo Gianecchini.
José Eduardo Belmonte está construindo uma cinematografia bem confusa e até vazia. Começou bem com "A Concepção " em 2006, na sequência fez o bom "Se Nada Mais Der Certo", é depois disso começou a despencar para trabalhos genéricos como "Billi Pig" , "Carcereiros" e o insuportável "Auto da Boa Mentira ".
"Uma Família Feliz " até que é bem conduzido e cria momentos de real tensão dentro da sala de cinema. Mas tem dois enormes problemas: seus protagonistas.
Escalar para papéis principais dois atores rasos e técnicos resulta num trabalho caricato e nos afasta da história, ficamos ali olhando o esforço de Grazi Massafera em tentar arrancar uma lágrima dos olhos ou Reynaldo Gianecchini fazendo a mesma coisa que faz desde que surgiu: nada.
Péssimos atores estragando um filme que até poderia ter sido um thriller bem interessante.
"Dá-me tua mão desconhecida que a vida tá me doendo demais. "
A Paixão Segundo G.H. (Brasil, 2024)
Direção: Luiz Fernando Carvalho. Com: Maria Fernanda Cândido, Samira Nancassa.
Tem uma obra de arte sendo exibida nos cinemas e o nome dela é "A Paixão Segundo G.H".
Antes de mais nada: se você tiver a oportunidade de ir ao cinema nas próximas semanas, não deixe de ver essa beleza criada por Luiz Fernando Carvalho.
O diretor é um desbunde quando se trata de imagens. "Lavoura Arcaica" nunca saiu das minhas retinas, e mesmo as obras que Carvalho faz para a TV são primorosas, vide "Hoje é Dia de Maria " ou mais recentemente "IndependênciaS".
Aqui o diretor e a atriz Maria Fernanda Cândido levam para tela a obra-prima de Clarice Lispector sobre uma moradora de Copacabana que demite sua empregada e decide imediatamente fazer uma limpeza no quarto de serviço, presumindo que o encontrará sujo e cheio de tralhas.
Lá ela mata uma barata e acaba mergulhando em uma reflexão existencial, contemplando a perda de sua identidade.
O livro é fenomenal e agora ganha uma adaptação cinematográfica à sua altura.
Direção: Carla Simón. Com: Anna Otin, Jordi Pujol Dorcet, Albert Bosch, Ainet Jounou.
Em 2017 a diretora Carla Simón fez uma estreia linda com o longa "Verão 1993". Era um drama sobre a infância de uma menina que tem de aprender a se encaixar ao novo mundo. De sua nova família adotiva.
A atmosfera desse filme ficou guardada em mim. O calor do verão, a descoberta das dores da infância num lindo e ensolarado lugar.
O sol volta a reinar no novo longa da diretora. Em "Alcarràs " uma família de agricultores está ameaça de passar seu último verão como donos das terras onde colhem pêssegos.
Adoro esse disfarce que Simón usa para falar de feridas que a vida faz. Esse seu filme também tem uma atmosfera acolhedora de cheiro doce, mas que vai tecendo uma história repleta de doloridas decepções, de sonhos em ruínas mas sempre com um fio de esperança.
Vale conhecer o trabalho de Carla Simón.
Alcarràs está no Mubi. E Verão 1993 está disponível na plataforma Filmicca.
"Pessoal sentado olhando pra lua e fazendo música. "
Nada Será Como Antes - A Música do Clube da Esquina (Brasil, 2024)
Direção: Ana Rieper.
O disco "Clube da Esquina" de 1972 é uma das maravilhas da nossa música. E falar sobre ele em qualquer circunstância já é algo muito mais que interessante.
Então é programa obrigatório o longa de Ana Rieper que documenta esse momento da música brasileira, a criação e gravação do icônico álbum.
Através de imagens de arquivo e entrevistas com muitos dos músicos envolvidos no projeto o filme vai mostrar como surgiu esse encontro de gente tão talentosa que teve como resultado esse belíssimo disco.
O filme é simples e poderia se aprofundar melhor no assunto, mas é válida a sessão nem que seja pra matar a curiosidade dos bastidores e se emocionar em ouvir as músicas e seus criadores falando sobre elas.
"Eu já fui uma brasa garoto. Mas quem sabe se alguém assoprar eu posso acender de novo. "
Saudosa Maloca (Brasil, 2024)
Direção: Pedro Serrano. Com: Paulo Miklos, Gero Camilo, Gustavo Machado, Leilah Moreno.
Adoro a proposta dessa biografia do músico e boêmio Adoniran Barbosa. O longa se inspira em sua vida e obra para retratar também uma época.
A maioria das biografias adaptadas para o cinema são didáticas demais e não capturam a essência do biografado.
"Saudosa Maloca " aposta na poesia e no fim das contas, mesmo com altos e baixos, resulta num filme belo sobre esse artista que em vida foi tão pouco valorizado.
É um filme de simples soluções mas com muita verdade e paixão, assim como é a música que deu título ao longa.
Ghostbusters : Mais Além (Ghostbusters: Afterlife. EUA, 2021)
Direção: Jason Reitman. Com: Carrie Coon, Finn Wolfhard, Paul Rudd, Annie Potts, Bill Murray, Dan Aykroyd, Ernie Hudson.
Em primeiro lugar já é válido ver esse longa pela homenagem ao ator Harold Ramis que morreu em 2014, o único Caça-Fantasma do quarteto que não está mais por aqui, pelo menos não em carne e osso.
Essa aventura é muito divertida e emocionante, e segue a cartilha dos longas originais adicionando uma pitada de "Strager Things" para fisgar o público jovem.
Com ótimos efeitos, humor na medida e ótimos atores, o longa rapidamente se torna um ótimo entretenimento.
Antes de mais nada preciso dizer aqui que minha infância foi atormentada por um filme de horror que me tirava o sono toda vez que era exibido na TV: "A Profecia" que Richard Donner dirigiu em 1976.
O longa ainda hoje é um dos meus favoritos do gênero e ainda me assusta.
Temos agora aqui uma tentativa de retomar a cinessérie que teve 3 continuações e uma refilmagem. Nenhum deles supera o original.
Nesse novo filme vamos conhecer a história da mãe de Damien que no primeiro longa é adotado pelo embaixador dos Estados Unidos e sua esposa. Esse novo longa nos conduz exatamente até o início do filme de 1976.
Para mim, fã do original foi uma sessão um tanto nostálgica e curiosa. Mas o filme carece de um bom roteiro e uma direção mais elaborada. Porque mesmo com algumas boas cenas e um final animador o longa se perde na maioria do tempo.
Vale ver nem que seja para ver a nossa grandiosa Sônia Braga num papel marcante.
"Se quiser controlar um povo, diga que um messias virá, e então eles esperarão por séculos."
Duna: Parte 2 (Dune: Part Two. EUA, 2024)
Direção: Denis Villeneuve. Com: Timothée Chalamet, Zendaya, Christopher Walken, Florence Pugh, Javier Barden, Rebecca Ferguson, Austin Butler.
O diretor franco-canadense Denis Villeneuve me conquistou logo no primeiro filme que vi dele numa Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em 2000.
Era "Redemoinho", um filme que gostaria muito de rever. Depois veio o impressionante "Incêndios" e o diretor segue fazendo uma obra única com preciosidades como "Os Suspeitos" e "A Chegada".
Agora chega seu mais novo trabalho, a sequência do belo "Duna", de 2021. O longa é uma segunda adaptação para o cinema da obra literária de Frank Herbert, a primeira adaptação foi de ninguém menos que David Lynch.
O longa de Lynch é de 1984 e foi um fracasso na carreira do diretor, eu particularmente gosto muito do filme, acho até hoje um longa à frente de seu tempo.
Villeneuve faz um cinema de impressionante visual em seu Duna, e realmente é um impacto vê-lo na telona dos cinemas.
Mas preciso confessar uma coisa: na metade de "Duna : Parte 2" eu já estava cansado dos artifícios usados para nos segurar por quase 3 horas de projeção.
Tudo aquilo que era inovador, poético e arrebatador na primeira parte, se repete aqui na segunda e cansa.
Sei que serei apedrejado por dizer isso, mas acho que Villeneuve deveria ter feito um único (e belíssimo) filme sobre a obra de Herbert, e ele o fez: "Duna: Parte 1". Aqui, apesar de ser um bom filme, é mais do mesmo.
Direção: Will Gluck. Com: Glen Powell, Sydney Sweeney, Rachel Griffiths.
Comédia romântica insossa que fez sucesso nas telonas aqui no Brasil ficando alguns meses em cartaz.
O longa é inspirado no texto teatral "Muito Barulho Por Nada" de Shakespeare.
Mas não espere a profundidade do texto do autor inglês. O longa é apenas um passatempo sem graça.
Parte do desinteresse do filme vem de seu protagonista, Glen Powell. Um bonitão que é uma parede na arte da interpretação (pelo menos aqui o moço é um desastre).
Se o protagonista não conquista fica difícil gostar do roteiro que subestima a inteligência do povo e só arranca um sorriso amarelo em raros momentos.
"Quanto mais conheço os humanos, mas amo os cachorros."
DogMan (EUA, 2023)
Direção: Luc Besson. Com: Caleb Landry Jones, Jojo T. Gibbs.
Eu acho Luc Besson um homem de cinema interessantíssimo!
Produtor, roteirista e diretor, Besson fez obras lindas como "O Profissional ", "O Quinto Elemento" e "Nikita".
Entre clipes da cantora Madonna e filmes o diretor sempre faz obras únicas, com originalidade.
Assim é "DogMan", seu mais novo trabalho que após passar nos cinemas chega ao streaming do Prime Video.
Conta a história de um garoto que foi excluído da família apenas por ser uma pessoa sensível, ele foi jogado no canil ainda criança e ali viveu, comeu e cresceu junto com cachorros treinados para rinhas.
É um filme sobre o ser humano e suas atrocidades. Mas existe uma poesia que permeia "DogMan", uma camada doce no meio de tanta amargura da história.
Luc Besson acerta em mais esse drama que tem como destaque a interpretação de Caleb Landry Jones, ator que eu admiro muito! Se ainda não o viu em "Tom na Fazenda ", veja!
Direção: James Nunn. Com: Catherine Hannay, Holly Earl, Jack Trueman.
É infinita a lista de filmes que Spielberg inspirou desde seu icônico "Tubarão".
"Tubarão:Mar de Sangue " é mais um deles e até que não faz feio não.
Um bando de jovens irresponsáveis roubam dois jet-skis e vão curtir o mar numa manhã pós bebedeira. Apenas uma das moças é contra a brincadeira mas mesmo assim embarca com os amigos.
Um acidente acontece e eles vão ficar presos no meio do oceano servindo de alimento para um tubarão nervoso que está por lá.
A primeira metade do filme é muito bem feita e tanto o roteiro quanto a direção nos segura na ponta da cadeira criando uma tensão enorme.
Depois o filme enfraquece um pouco, pois o roteiro parece não ter pra onde ir.
Mesmo assim é entretenimento dos bons para ser acompanhado por um balde de pipoca.
Direção: Paulo Fontenelle. Com:Alexandre Lino, Alana Cabral, Cacau Protásio.
Uma direção preguiçosa e uma edição no piloto automático destroem essa comédia brasileira que poderia ter sido um divertido entretenimento mas se tornou um filme medíocre.
O roteiro também não ajuda e perde a chance de fazer uma crítica social optando apenas por criar piadas que só funcionam de vez em quando por conta dos ótimos atores.
Rivais
4.0 68"É bom ver você empolgado com uma coisa. Mesmo que seja com minha namorada. "
Rivais (Challengers. EUA, 2024)
Direção : Luca Guadagnino
Com: Josh O'Connor, Mike Faist, Zendaya.
Amo o cinema de Luca Guadagnino. Seu jeito de filmar chega a ser mais encantador do que a história em si.
O deslumbrante "Me Chame Pelo Seu Nome", o arrebatador "Suspíria " e o perturbador "Até os Ossos " são exemplos desse cinema que é no mínimo intrigante.
Nesse seu novo trabalho tem duas coisas que logo no trailer já desanimei : tênis e Zendaya. Tanto o esporte quanto a atriz são entediantes pra mim.
Mas como se trata de um diretor inteligentíssimo fui me aventurar na história dos tenistas que deixam de ser próximos por conta de uma mulher que entra no jogo da vida deles.
Adorei!!!
Tenso do primeiro ao último (e que último!!!)minuto o longa é mais uma obra particular do diretor italiano.
O filme vai falar sobre relações humanas. Coisas que deixamos no caminho e que nos faz falta durante a jornada. Sobre tristezas e desprazeres.
Mas fala também sobre encontrar o motivo de tudo. A força que nunca seca.
Deu pra encarar uma Zendaya menos chata. E as cenas dos jogos estão magníficas nas lentes do diretor.
Filmaço.
#joshoconnor #mikefaist #zendaya #lucagadagnino
Shakespeare Apaixonado
3.5 650 Assista Agora"Dormiria por toda uma vida para sonhar que era parte de uma companhia teatral. "
Shakespeare Apaixonado (Shakespeare In Love. EUA, 1998)
Direção: John Madden.
Com: Joseph Fiennes, Gwyneth Paltrow, Colin Firth, Ben Affleck, Imelda Staunton, Judi Dench, Geoffrey Rush.
Vi esse longa só na sua época de estreia e lembro de ter pegado ranço dele.
Mas explico o motivo: Gwyneth Paltrow levou o Oscar de melhor atriz naquele ano, e ela concorria com Fernanda Montenegro fazendo "Central do Brasil " e com Cate Blanchet fazendo "Elisabeth ".
Eram duas performances gigantes e defendidas por atrizes magníficas. Ganhou a boa mocinha do filme mais "Sessão da Tarde " do ano.
Pois bem, revi agora, e achei simpático.
Está tudo bonitinho, no seu lugar, com um final emocionante e um figurino deslumbrante. Mas continua sendo uma ótima sessão da tarde.
#shakespeareapaixonado
Acertando as Contas com Papai
2.6 93 Assista Agora"Não acredito! Estamos sendo chantageados por um garoto de 11 anos."
Acertando As Contas Com Papai (Getting Even With Dad. EUA, 1994)
Direção: Howard Deutch.
Com: Macaulay Culkin, Ted Danson, Kathleen Wilhoite.
Pegando carona no enorme sucesso de "Esqueceram de Mim" e "Esqueceram de Mim 2:Perdido em Nova York ", as produções enfiavam Macaulay Culkin numa comédia e virava sucesso.
Aqui o roteiro quase plageia os sucessos anteriores de Culkin. Ele faz um garoto que é meio que abandonado pelo pai, e acaba se virando sozinho pra se dar bem e fugir de bandidos!!!
O cenário é a bela São Francisco, numa boa fotografia, que deixa o filme agradável de ver. Mas no geral é uma grande bobagem despretensiosa.
#macaulayculkin
Lupicínio Rodrigues: Confissões de um Sofredor
4.1 2"Um gaúcho apaixonado precisa desabafar. "
Lupicínio Rodrigues: Confissões de um Sofredor (Brasil, 2022)
Direção: Alfredo Manevy.
Longa de estreia do diretor Alfredo Manevy, o filme conta a vida e obra do compositor brasileiro Lupicínio Rodrigues.
É muito importante novos filmes resgatarem a história de grandes artistas brasileiros como Lupicínio.
O filme usa uma abordagem clássica dos documentários sobre música, mas tem um trunfo na manga que deixa o trabalho bem interessante: para narrar a história, usa a voz do próprio Lupicínio.
Entrevistas que o músico deu entre 1968 e 1974, inclusive um depoimento gravado para o Museu da Imagem e do Som servem de fio condutor para conhecermos a história de sua vida e obra.
Vale ver!!
Nos cinemas!
#lupicíniorodrigues
#cinemabrasileiro
Meu Amigo Lorenzo
2.8 2"Ao tocar uma alma humana, seja outra alma humana. "
Meu Amigo Lorenzo (Brasil, 2024)
Direção: André Luiz Oliveira.
O diretor André Luiz Oliveira está na estrada já faz tempo, entre seus filmes o destaque vem de 1994 com "Louco Por Cinema" que se tornou o primeiro filme do Distrito Federal a vencer o Festival de Brasília.
De lá pra cá o diretor e também roteirista não se destacou na nossa cinematografia e não será com esse documentário que isso mudará.
"Meu Amigo Lorenzo " tem uma ideia incrível: acompanhar por 15 anos a vida de Lorenzo, um rapaz autista.
Através de gravações em vídeo de toda a trajetória do garoto, Oliveira monta seu filme, o que lembra muito "Boyhood " de Richard Linklater.
Mas aqui é vida real e poderia ter sido muito mais interessante.
Acontece que não se se por falta de material (ou de criatividade) o longa derrapa feio.
O cotidiano de Lorenzo que a princípio nos magnetiza pra saber de sua história, vai cena a cena perdendo a força.
A construção do roteiro é rasa, e a edição confusa.
Serve como uma observação da vida do rapaz, mas como cinema deixa muito a desejar.
#cinemabrasileiro
#documentário
#autismo
Guerra Civil
3.8 185"Não é uma história se nunca for publicada. "
Guerra Civil (Civil War. EUA, 2024)
Direção: Alex Garland.
Com: Kristen Dunst, Wagner Moura, Cailee Spaeny, Edmund Donovan.
"Guerra Civil " é uma montanha russa. Assim que a projeção começa você entra no carro dessa montanha e só vai conseguir desgrudar da cadeira quando os créditos subirem.
Assim foi como assisti a sessão. Com o corpo tenso, sem conseguir relaxar e quando vinha um respiro, mais uma descida daquelas que reviram o estômago.
O diretor Alex Garland surgiu pra mim em 2014, com o excelente "Ex-Machina" , e pra quem gosta de série, o diretor fez uma bem boa: "Devs", disponível no Star+.
Mas creio que seu melhor trabalho até agora é com esse espetaculoso longa que tá fazendo uma ótima carreira nos cinemas. "Guerra Civil " é desses longas pra ver na telona.
A trama acompanha uma equipe de jornalistas pelos Estados Unidos de um futuro próximo (bem próximo eu diria). O país está em guerra civil e a equipe está a caminho de Washington D.C. para entrevistar o atual presidente.
É mais que um filme-pipoca. É um sinal de alerta!!! Inclusive pra nós brasileiros que quase sofremos um golpe de estado comandado pelo ex-presidente/demônio coisa ruim.
Como diria aquela canção: "...é preciso estar atento e forte..." Muito atento por sinal.
"Guerra Civil " dá uma boa chacoalhada!
E tem Kristen Dunst numa performance linda e Wagner Moura mandando muito bem!!!
#guerracivil
Luzifer
3.2 20"Aqui em cima eu posso ser sóbria, meu filho está protegido. "
Luzifer (Áustria, 2021)
Direção: Peter Brunner.
Com: Franz Rogowski, Susanne Jensen.
Johannes é um homem com o coração de uma criança. Ele e sua mãe vivem isolados numa cabana, nos alpes.
Sua vida diária se resume oraçõe, rituais com suas mães e cuidar dos animais que os rodeiam.
Mas de repente, a modernidade se intromete em seu mundo de natureza e adoração divina. Um projeto turístico ameaça envenenar seu paraíso e despertar o diabo.
Longa interessantíssimo que é baseado numa impressionante história real.
Além de belíssima fotografia o filme traz um elenco em estado de graça, encabeçado pelo ótimo Franz Rogowski!!
No Mubi.
Abigail
3.3 52"Tem corpos! Corpos na piscina!"
Abigail (EUA, 2024)
Direção: Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett.
Com: Alisha Weir, Melissa Barrera, Giancarlo Esposito.
Já tenho mais um para a coleção de piores do ano. "Abigail " é mais uma bobagem bem embalada, assim como o recente "Imaginário: Brinquedo Diabólico ".
Ambos são muito bem produzidos mas esquecíveis.
"Abigail " é graficamente impecável. Suas imagens são meticulosamente bem cuidadas. Um show gore. Mas aí mora o problema. É um cinema com cara de gore, mas não tem a alma dos filmes do gênero.
Mostra a ferida, mas não enfia o dedo nela, então não sentimos nada, ficamos ali observando a "beleza " das cenas.
Sem profundidade alguma o longa é disperso após seus primeiros bons 30 minutos. O resto é um amontoado de encheção de linguiça.
#terror
#abigail
Uma Família Feliz
3.5 20"Você vai acreditar neles?"
Uma Família Feliz (Brasil, 2024)
Direção: José Eduardo Belmonte.
Com: Grazi Massafera, Reynaldo Gianecchini.
José Eduardo Belmonte está construindo uma cinematografia bem confusa e até vazia.
Começou bem com "A Concepção " em 2006, na sequência fez o bom "Se Nada Mais Der Certo", é depois disso começou a despencar para trabalhos genéricos como "Billi Pig" , "Carcereiros" e o insuportável "Auto da Boa Mentira ".
"Uma Família Feliz " até que é bem conduzido e cria momentos de real tensão dentro da sala de cinema. Mas tem dois enormes problemas: seus protagonistas.
Escalar para papéis principais dois atores rasos e técnicos resulta num trabalho caricato e nos afasta da história, ficamos ali olhando o esforço de Grazi Massafera em tentar arrancar uma lágrima dos olhos ou Reynaldo Gianecchini fazendo a mesma coisa que faz desde que surgiu: nada.
Péssimos atores estragando um filme que até poderia ter sido um thriller bem interessante.
#cinemabrasileiro
A Paixão Segundo G.H.
3.0 31"Dá-me tua mão desconhecida que a vida tá me doendo demais. "
A Paixão Segundo G.H. (Brasil, 2024)
Direção: Luiz Fernando Carvalho.
Com: Maria Fernanda Cândido, Samira Nancassa.
Tem uma obra de arte sendo exibida nos cinemas e o nome dela é "A Paixão Segundo G.H".
Antes de mais nada: se você tiver a oportunidade de ir ao cinema nas próximas semanas, não deixe de ver essa beleza criada por Luiz Fernando Carvalho.
O diretor é um desbunde quando se trata de imagens. "Lavoura Arcaica" nunca saiu das minhas retinas, e mesmo as obras que Carvalho faz para a TV são primorosas, vide "Hoje é Dia de Maria " ou mais recentemente "IndependênciaS".
Aqui o diretor e a atriz Maria Fernanda Cândido levam para tela a obra-prima de Clarice Lispector sobre uma moradora de Copacabana que demite sua empregada e decide imediatamente fazer uma limpeza no quarto de serviço, presumindo que o encontrará sujo e cheio de tralhas.
Lá ela mata uma barata e acaba mergulhando em uma reflexão existencial, contemplando a perda de sua identidade.
O livro é fenomenal e agora ganha uma adaptação cinematográfica à sua altura.
É filme pra contemplar a arte.
É lindo.
Nos cinemas!
#apaixãosegundogh
#claricelispector
#luizfernandocarvalho
#mariafernandacândido
#cinemabrasileiro
Alcarràs
3.6 26 Assista Agora"O governo quer tudo para as grandes empresas. "
Alcarràs (Espanha, 2022)
Direção: Carla Simón.
Com: Anna Otin, Jordi Pujol Dorcet, Albert Bosch, Ainet Jounou.
Em 2017 a diretora Carla Simón fez uma estreia linda com o longa "Verão 1993". Era um drama sobre a infância de uma menina que tem de aprender a se encaixar ao novo mundo. De sua nova família adotiva.
A atmosfera desse filme ficou guardada em mim. O calor do verão, a descoberta das dores da infância num lindo e ensolarado lugar.
O sol volta a reinar no novo longa da diretora. Em "Alcarràs " uma família de agricultores está ameaça de passar seu último verão como donos das terras onde colhem pêssegos.
Adoro esse disfarce que Simón usa para falar de feridas que a vida faz. Esse seu filme também tem uma atmosfera acolhedora de cheiro doce, mas que vai tecendo uma história repleta de doloridas decepções, de sonhos em ruínas mas sempre com um fio de esperança.
Vale conhecer o trabalho de Carla Simón.
Alcarràs está no Mubi.
E Verão 1993 está disponível na plataforma Filmicca.
A Cozinha
2.0 5"Lembrando de tudo o que a gente viveu, acho que vai ser bom a gente se encontrar de novo. Vai ser bonito. "
A Cozinha (Brasil,2022)
Direção: Johnny Massaro.
Com: Felipe Haiut, Julia Stockler, Saulo Arcoverde, Catharina Caiado.
O primeiro longa dirigido por Johnny Massaro, "A Cozinha" , é inspirado numa peça do mesmo autor do roteiro do filme, Felipe Haiut.
A premissa é bem interessante e pode ter funcionado muito bem no palco (não vi o espetáculo), mas como filme não decolou.
Um casal está em crise e recebe a visita de um outro casal, que logo vai descobrir que também está a beira do abismo na relação.
Os homens desse quarteto são amigos de infância que não se veem desde a adolescência. Eles guardam um segredo que fará tudo explodir.
Aqui no longa, tanto o roteiro quanto a direção são primárias e deixam o longa enfraquecer rapidamente.
Massaro é um ótimo ator e poderia ter tirado dos atores em cena performances mais profundas e menos estereotipadas.
Os papéis femininos são irritantes o tempo todo, e não vemos as nuances de suas personagens.
Faltou maturidade aqui. Uma pena.
#cinemabrasileiro
Nada Será como Antes - A Música do Clube da …
3.4 6"Pessoal sentado olhando pra lua e fazendo música. "
Nada Será Como Antes - A Música do Clube da Esquina (Brasil, 2024)
Direção: Ana Rieper.
O disco "Clube da Esquina" de 1972 é uma das maravilhas da nossa música. E falar sobre ele em qualquer circunstância já é algo muito mais que interessante.
Então é programa obrigatório o longa de Ana Rieper que documenta esse momento da música brasileira, a criação e gravação do icônico álbum.
Através de imagens de arquivo e entrevistas com muitos dos músicos envolvidos no projeto o filme vai mostrar como surgiu esse encontro de gente tão talentosa que teve como resultado esse belíssimo disco.
O filme é simples e poderia se aprofundar melhor no assunto, mas é válida a sessão nem que seja pra matar a curiosidade dos bastidores e se emocionar em ouvir as músicas e seus criadores falando sobre elas.
#clubedaesquina
Saudosa Maloca
3.6 13"Eu já fui uma brasa garoto. Mas quem sabe se alguém assoprar eu posso acender de novo. "
Saudosa Maloca (Brasil, 2024)
Direção: Pedro Serrano.
Com: Paulo Miklos, Gero Camilo, Gustavo Machado, Leilah Moreno.
Adoro a proposta dessa biografia do músico e boêmio Adoniran Barbosa. O longa se inspira em sua vida e obra para retratar também uma época.
A maioria das biografias adaptadas para o cinema são didáticas demais e não capturam a essência do biografado.
"Saudosa Maloca " aposta na poesia e no fim das contas, mesmo com altos e baixos, resulta num filme belo sobre esse artista que em vida foi tão pouco valorizado.
É um filme de simples soluções mas com muita verdade e paixão, assim como é a música que deu título ao longa.
#saudosamaloca
#adoniranbarbosa
Ghostbusters: Mais Além
3.5 403 Assista AgoraGhostbusters : Mais Além (Ghostbusters: Afterlife. EUA, 2021)
Direção: Jason Reitman.
Com: Carrie Coon, Finn Wolfhard, Paul Rudd, Annie Potts, Bill Murray, Dan Aykroyd, Ernie Hudson.
Em primeiro lugar já é válido ver esse longa pela homenagem ao ator Harold Ramis que morreu em 2014, o único Caça-Fantasma do quarteto que não está mais por aqui, pelo menos não em carne e osso.
Essa aventura é muito divertida e emocionante, e segue a cartilha dos longas originais adicionando uma pitada de "Strager Things" para fisgar o público jovem.
Com ótimos efeitos, humor na medida e ótimos atores, o longa rapidamente se torna um ótimo entretenimento.
Disponível no Prime Video
#ghostbusters
A Primeira Profecia
3.6 83"Nós não estamos falando de uma criança humana. "
A Primeira Profecia (The First Omen. EUA, 2024)
Direção: Arkasha Stevenson
Com: Nell Tiger Free, Bill Night, Sônia Braga.
Antes de mais nada preciso dizer aqui que minha infância foi atormentada por um filme de horror que me tirava o sono toda vez que era exibido na TV: "A Profecia" que Richard Donner dirigiu em 1976.
O longa ainda hoje é um dos meus favoritos do gênero e ainda me assusta.
Temos agora aqui uma tentativa de retomar a cinessérie que teve 3 continuações e uma refilmagem. Nenhum deles supera o original.
Nesse novo filme vamos conhecer a história da mãe de Damien que no primeiro longa é adotado pelo embaixador dos Estados Unidos e sua esposa. Esse novo longa nos conduz exatamente até o início do filme de 1976.
Para mim, fã do original foi uma sessão um tanto nostálgica e curiosa. Mas o filme carece de um bom roteiro e uma direção mais elaborada. Porque mesmo com algumas boas cenas e um final animador o longa se perde na maioria do tempo.
Vale ver nem que seja para ver a nossa grandiosa Sônia Braga num papel marcante.
#aprimeiraprofecia
#soniabraga
Duna: Parte 2
4.4 592"Se quiser controlar um povo, diga que um messias virá, e então eles esperarão por séculos."
Duna: Parte 2 (Dune: Part Two. EUA, 2024)
Direção: Denis Villeneuve.
Com: Timothée Chalamet, Zendaya, Christopher Walken, Florence Pugh, Javier Barden, Rebecca Ferguson, Austin Butler.
O diretor franco-canadense Denis Villeneuve me conquistou logo no primeiro filme que vi dele numa Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em 2000.
Era "Redemoinho", um filme que gostaria muito de rever. Depois veio o impressionante "Incêndios" e o diretor segue fazendo uma obra única com preciosidades como "Os Suspeitos" e "A Chegada".
Agora chega seu mais novo trabalho, a sequência do belo "Duna", de 2021. O longa é uma segunda adaptação para o cinema da obra literária de Frank Herbert, a primeira adaptação foi de ninguém menos que David Lynch.
O longa de Lynch é de 1984 e foi um fracasso na carreira do diretor, eu particularmente gosto muito do filme, acho até hoje um longa à frente de seu tempo.
Villeneuve faz um cinema de impressionante visual em seu Duna, e realmente é um impacto vê-lo na telona dos cinemas.
Mas preciso confessar uma coisa: na metade de "Duna : Parte 2" eu já estava cansado dos artifícios usados para nos segurar por quase 3 horas de projeção.
Tudo aquilo que era inovador, poético e arrebatador na primeira parte, se repete aqui na segunda e cansa.
Sei que serei apedrejado por dizer isso, mas acho que Villeneuve deveria ter feito um único (e belíssimo) filme sobre a obra de Herbert, e ele o fez: "Duna: Parte 1". Aqui, apesar de ser um bom filme, é mais do mesmo.
#duna2
O Auto da Boa Mentira
2.6 21 Assista Agora"Ô meu filho, logo você?Você que não acredita nem em homeopatia!"
O Auto da Boa Mentira (Brasil, 2021)
Direção: José Eduardo Belmonte.
Com: Leandro Hassum, Renato Goés, Cássia Kiss, Jesuíta Barbosa, Johnny Massaro.
José Eduardo Belmonte tinha nas mãos duas coisas essenciais para um filme dar certo: uma ótima ideia e ótimos atores.
A ideia se transformou num roteiro mal escrito e o elenco foi dirigido tão preguiçosamente que chega a dar pena.
São 5 histórias inspiradas nos contos de Ariano Suassuna (como errar com Suassuna????), histórias que falam sobre a mentira.
Mas nada segura o interesse da gente pois o fio da meada se perde logo na primeira história e o longa só enfraquece daí por diante.
Um desperdício!
Disponível no Star+
#cinemabrasileiro
Todos Menos Você
3.1 344 Assista Agora"Assuma o seu papel no disfarce. "
Todos Menos Você (Anyone But You. EUA, 2023)
Direção: Will Gluck.
Com: Glen Powell, Sydney Sweeney, Rachel Griffiths.
Comédia romântica insossa que fez sucesso nas telonas aqui no Brasil ficando alguns meses em cartaz.
O longa é inspirado no texto teatral "Muito Barulho Por Nada" de Shakespeare.
Mas não espere a profundidade do texto do autor inglês. O longa é apenas um passatempo sem graça.
Parte do desinteresse do filme vem de seu protagonista, Glen Powell. Um bonitão que é uma parede na arte da interpretação (pelo menos aqui o moço é um desastre).
Se o protagonista não conquista fica difícil gostar do roteiro que subestima a inteligência do povo e só arranca um sorriso amarelo em raros momentos.
O filminho tá disponível no MAX.
DogMan
3.6 58 Assista Agora"Quanto mais conheço os humanos, mas amo os cachorros."
DogMan (EUA, 2023)
Direção: Luc Besson.
Com: Caleb Landry Jones, Jojo T. Gibbs.
Eu acho Luc Besson um homem de cinema interessantíssimo!
Produtor, roteirista e diretor, Besson fez obras lindas como "O Profissional ", "O Quinto Elemento" e "Nikita".
Entre clipes da cantora Madonna e filmes o diretor sempre faz obras únicas, com originalidade.
Assim é "DogMan", seu mais novo trabalho que após passar nos cinemas chega ao streaming do Prime Video.
Conta a história de um garoto que foi excluído da família apenas por ser uma pessoa sensível, ele foi jogado no canil ainda criança e ali viveu, comeu e cresceu junto com cachorros treinados para rinhas.
É um filme sobre o ser humano e suas atrocidades. Mas existe uma poesia que permeia "DogMan", uma camada doce no meio de tanta amargura da história.
Luc Besson acerta em mais esse drama que tem como destaque a interpretação de Caleb Landry Jones, ator que eu admiro muito! Se ainda não o viu em "Tom na Fazenda ", veja!
#caleblandryjones
#lucbesson
#dogman
Tubarão: Mar de Sangue
1.9 74 Assista Agora"Se virem qualquer coisa na água, gritem!"
Tubarão: Mar de Sangue (Shark Bait. EUA, 2022)
Direção: James Nunn.
Com: Catherine Hannay, Holly Earl, Jack Trueman.
É infinita a lista de filmes que Spielberg inspirou desde seu icônico "Tubarão".
"Tubarão:Mar de Sangue " é mais um deles e até que não faz feio não.
Um bando de jovens irresponsáveis roubam dois jet-skis e vão curtir o mar numa manhã pós bebedeira. Apenas uma das moças é contra a brincadeira mas mesmo assim embarca com os amigos.
Um acidente acontece e eles vão ficar presos no meio do oceano servindo de alimento para um tubarão nervoso que está por lá.
A primeira metade do filme é muito bem feita e tanto o roteiro quanto a direção nos segura na ponta da cadeira criando uma tensão enorme.
Depois o filme enfraquece um pouco, pois o roteiro parece não ter pra onde ir.
Mesmo assim é entretenimento dos bons para ser acompanhado por um balde de pipoca.
Disponível na Netflix.
O Porteiro
2.5 27 Assista Agora"Agora é oficial, eu vou matar o Waldisney!"
O Porteiro (Brasil, 2023)
Direção: Paulo Fontenelle.
Com:Alexandre Lino, Alana Cabral, Cacau Protásio.
Uma direção preguiçosa e uma edição no piloto automático destroem essa comédia brasileira que poderia ter sido um divertido entretenimento mas se tornou um filme medíocre.
O roteiro também não ajuda e perde a chance de fazer uma crítica social optando apenas por criar piadas que só funcionam de vez em quando por conta dos ótimos atores.
Uma pena.
Guardiões da Galáxia: Vol. 3
4.2 799 Assista Agora"Você não queria tornar as coisas perfeitas, só odiava como as coisas eram. "
Guardiões da Galáxia Vol.3 (Guardians of the Galaxy: Vol.3. EUA, 2023)
Direção: James Gunn.
Mesmo o longa sendo um bom filme, é mais do mesmo e por vezes me entedia.
Vale pelo ativismo em defesa dos animais e por expor na tela a crueldade dos testes e experiências feitas em animais.
Mas será que isso chegou na massa que consome esse tipo de cinema se empanturrando de animais mortos no prato? Acho difícil.
Os Caça-Fantasmas
3.7 733 Assista Agora"Alguma coisa terrível está para entrar em nosso mundo."
Os Caça-Fantasmas (Ghostbusters. EUA, 1984)
Direção: Ivan Reitman.
Com: Bill Murray, Dan Aykroyd, Ernie Hudson, Harold Ramis, Sigourney Weaver, Rick Moranis.
Sempre nostálgico rever essa bobagem dos anos 80 que entrete e diverte.
Com esse elencão encabeçado pelo impagável Bill Murray o filme sempre vale a pena.
Disponível no MAX.