História enxuta, capítulos curtos e edição ágil. Coisas que faltam hoje em dia. É um folhetim de primeira. A cada capítulo ficava um gancho para o próximo. Poderia ter menos capítulos, por isso não dei cinco estrelas.
Em alguns momentos, os personagens fazem referência a situações que não foram exibidas. Isso se explica pelos cortes secos em algumas cenas ou pela ausência de outras cenas.
Uma cena crucial para a novela foi cortada e só sabemos que aconteceu porque um fragmento é exibido nas cenas do próximo capítulo e o que aconteceu nela é comentado. Mas o diálogo está perdido.
Bom pra quem é da época relembrar e pra quem não é ter um retrato da classe média da zona sul carioca.
Vendo com os olhos de hoje, não é bom a ponto de merecer o Oscar, mesmo sendo um tema atemporal. Tentando ver com o olhar da época, devia ser um assunto em voga que falava muito aos corações e mentes do momento.
Produções baseadas em shows como esta, apesar do subtítulo "um filme", deveriam estar numa seção separada dos demais filmes. As avaliações são enviesadas pelos fãs que dão a nota máxima pelo artista e não pela produção em si. O resultado são notas incoerentes, como ter a mesma nota que o clássico O Poderoso Chefão.
História ágil e atuações brilhantes. Merece todo o reconhecimento como melhor novela da Janete Clair, que conseguiu dosar as tramas românticas. Só não dei 5 estrelas porque o final foi objetivo até demais, merecia dedicar mais atenção ao desfecho de outros personagens.
A proposta da série é muito boa e é cumprida enquanto ela foca no Jogo do Bicho, mas descarrila no final quando usa o vínculo entre os contraventores e a milícia para inserir um crime que não foi ordenado por bicheiros.
A história do Jogo do Bicho sob diversas visões desvela as relações promíscuas entre contravenção, crime, segurança, política e judiciário, conseguindo com sucesso gerar a indignação em quem assiste. O trabalho de pesquisa é muito bom e merece elogios.
Algumas das análises ou opiniões certamente vão incomodar quem tem o pensamento mais conservador. Porém, como se trata de um fenômeno social, não existe uma única resposta ou conclusão que seja certa ou fechada em si. É um mérito provocar a inquietação e gerar a dúvida ou a reflexão sobre o jogo e a própria cidade do Rio.
Uma derrapagem é a linguagem demasiado acadêmica em alguns momentos da série, em particular no segundo episódio. Ela faz mais sentido em um artigo escrito do que numa série para a televisão. Acredito que a atenção do espectador possa se dispersar nesses trechos.
O quarto episódio cumpre sua proposta enquanto mostra a relação entre as transformações recentes na contravenção e sua relação com a milícia e seu papel nesse contexto. Como a milícia se tornou um ator relevante nesse meio, é importante mostrar como o Jogo do Bicho foi importante para ela se desenvolver, assim como ela é uma peça importante na engrenagem da contravenção.
O episódio terminaria bem se terminasse nesse ponto, mas a opção por avançar sobre um crime, cujos suspeitos são milicianos, e sua relação com políticos é um equívoco. Se existe alguma dúvida sobre a intenção de forçar essa relação ela é confirmada na dedicatória ao final do episódio.
A falha se agrava porque ignorou a relação do Jogo do Bicho com a máfia israelense, que se desenvolve no mesmo período que a relação com a milícia, em detrimento de explorar o referido crime durante metade do episódio.
Ao mesmo tempo em que as relações com a política são aprofundadas nesse trecho, elas são apresentadas superficialmente no terceiro episódio. Optou-se por não apresentar os políticos nem agentes de segurança e do judiciário comprovadamente envolvidos com o Jogo do Bicho, tema da série.
Outra ausência notável é a relação da imprensa e da mídia com a contravenção, aprofundada a partir da inauguração do Sambódromo e da fundação da Liga Independente das Escolas de Samba, num claro conflito de interesse do grupo detentor da plataforma que viabilizou e disponibiliza o documentário.
A série é uma boa pedida para todos que se interessam sobre o Jogo do Bicho, o Rio de Janeiro ou o tema da criminalidade no país assistirem e tirarem suas próprias conclusões.
Bom pela história pouco conhecida. Al Pacino se destaca mais uma vez e Meadow Williams cumpre seu papel. Talvez se fosse mais focado no julgamento em si do que ir e voltar no tempo fosse mais dinâmico. O filme não é memorável, mas vale a pena assistir.
Desde que o Viva deixou de ser fiel à proposta inicial de exibir produções originais da Globo com pelo menos 20 anos a programação dela piorou. E, infelizmente, nessa ficamos sem assistir Locomotivas.
A Ivani Ribeiro não brilhou tanto nesta novela como em A Gata Comeu, Mulheres de Areia ou A Viagem. Talvez só consiga ser melhor que O Sexo dos Anjos. A primeira fase da novela, até por volta do capítulo 40, foi muito arrastada e serviu para apresentar os personagens. A partir daí, a trama começa a ser mais movimentada, mas não o suficiente para prender a atenção. Quem viu na época sempre elogia o Nonô Correia, mas, para mim, ele como protagonista não funcionou muito bem. O Ary Fontoura defendeu bem o personagem, mas acredito que a história seria melhor se o Tio Romão fosse protagonista e não um coadjuvante com a função de escada para os demais personagens e histórias. A atuação do Fernando Torres interpretando o personagem roubou a cena durante a história.
O nome do filme em Português passou pelo gerador de títulos Tabajara e não tem nada a ver com o original em Francês. Entre "O Amigo: Francisco de Assis e seus irmãos" para "O Sonho de Francisco" existe quase nenhum nexo. Como comentado pela Virgínia, trata-se de um filme com Francisco de Assis e não sobre ele.
A história se desenrola em alguns atos sob a perspectiva de Elias de Cortona, um integrante da ordem criada por Francisco. "O Sonho de Francisco" se refere às negociações para a aprovação final da Regra da ordem e também tem a ver com a visão que ele e os integrantes da ordem tinham do mundo.
É um filme bonito pelas mensagens que traz, embora não seja um filme religioso, e pelas imagens, mas é prejudicado o ritmo lento da história dividida em atos.
Edição: de acordo com a Wikipédia em Italiano, a Conferência Episcopal Italiana (equivalente na Itália à CNBB), divulgou nota apontando uma "liberdade" poética sobre fatos representados no filme, particularmente
Uma grata surpresa zapear os canais e assistir sem pretensão esse filme no Canal Brasil. Vários atores consagrados, uma história bem contada graças à direção e edição ágeis, sem barrigas e sem se alongar desnecessariamente. Recomendo!
Passou no Cine Clube da Bandeirantes num final da noite de domingo muitos anos atrás. Na primeira cena me disseram que o filme seria ruim, não quis acreditar e me ferrei. Seria melhor ter ido dormir mais cedo.
Locomotivas
3.9 7História enxuta, capítulos curtos e edição ágil. Coisas que faltam hoje em dia. É um folhetim de primeira. A cada capítulo ficava um gancho para o próximo. Poderia ter menos capítulos, por isso não dei cinco estrelas.
Em alguns momentos, os personagens fazem referência a situações que não foram exibidas. Isso se explica pelos cortes secos em algumas cenas ou pela ausência de outras cenas.
Uma cena crucial para a novela foi cortada e só sabemos que aconteceu porque um fragmento é exibido nas cenas do próximo capítulo e o que aconteceu nela é comentado. Mas o diálogo está perdido.
Bom pra quem é da época relembrar e pra quem não é ter um retrato da classe média da zona sul carioca.
Baretta (1ª Temporada)
3.6 6Em exibição na Rede Brasil.
O Quinto dos Infernos
3.8 54Uma série educativa, informativa, familiar.
Andando nas Nuvens
2.9 14 Assista AgoraNem sei se é boa ou ruim, mas tem um ponto positivo: cenas externas. Hoje em dia tudo é cidade cenográfica.
A Força do Destino
3.6 95 Assista AgoraDisponível no Pluto TV. É bom, algumas coisas fizeram falta e umas eu não entendi. Poderia ser um pouco mais dinâmico.
A Rota do Brilho
2.3 17Cinema brasileiro rebuscado.
Johnny Mnemonic, o Cyborg do Futuro
2.8 119Só me lembro de ter assistido no cinema e acho divertido.
Elas por Elas
3.7 13Mesmo com 40 anos nas costas, consegue entreter e fazer rir. Perto dela, o remake deveria ser retirado do ar com um pedido de desculpas.
Elas por Elas
3.6 8A versão original é muito melhor. Lázaro Ramos no papel de Mário Fofoca é uma sacanagem com o Luiz Gustavo.
Kramer vs. Kramer
4.1 546 Assista AgoraVendo com os olhos de hoje, não é bom a ponto de merecer o Oscar, mesmo sendo um tema atemporal. Tentando ver com o olhar da época, devia ser um assunto em voga que falava muito aos corações e mentes do momento.
Shakespeare Apaixonado
3.5 650 Assista AgoraO Destino de Miguel
Renaissance: A Film by Beyoncé
4.7 68Produções baseadas em shows como esta, apesar do subtítulo "um filme", deveriam estar numa seção separada dos demais filmes. As avaliações são enviesadas pelos fãs que dão a nota máxima pelo artista e não pela produção em si. O resultado são notas incoerentes, como ter a mesma nota que o clássico O Poderoso Chefão.
Escolinha do Professor Pauzudo (1ª Temporada)
3.1 2Humor refinado, burlesco, erudito.
Pecado Capital
4.0 8 Assista AgoraHistória ágil e atuações brilhantes. Merece todo o reconhecimento como melhor novela da Janete Clair, que conseguiu dosar as tramas românticas. Só não dei 5 estrelas porque o final foi objetivo até demais, merecia dedicar mais atenção ao desfecho de outros personagens.
Tim Maia: Vale o Que Vier
3.2 35O Roberto Carlos foi um baita filho de uma pulga com o Tim Maia.
Mamonas Assassinas: O Filme
2.4 221 Assista AgoraCaça níqueis descarado. O programa Por Toda Minha Vida sobre o Mamonas Assassinas é muito melhor, mesmo sendo só um formato de documentário para a TV.
Lei da Selva: A história do jogo do bicho
4.2 9A proposta da série é muito boa e é cumprida enquanto ela foca no Jogo do Bicho, mas descarrila no final quando usa o vínculo entre os contraventores e a milícia para inserir um crime que não foi ordenado por bicheiros.
A história do Jogo do Bicho sob diversas visões desvela as relações promíscuas entre contravenção, crime, segurança, política e judiciário, conseguindo com sucesso gerar a indignação em quem assiste. O trabalho de pesquisa é muito bom e merece elogios.
Algumas das análises ou opiniões certamente vão incomodar quem tem o pensamento mais conservador. Porém, como se trata de um fenômeno social, não existe uma única resposta ou conclusão que seja certa ou fechada em si. É um mérito provocar a inquietação e gerar a dúvida ou a reflexão sobre o jogo e a própria cidade do Rio.
Uma derrapagem é a linguagem demasiado acadêmica em alguns momentos da série, em particular no segundo episódio. Ela faz mais sentido em um artigo escrito do que numa série para a televisão. Acredito que a atenção do espectador possa se dispersar nesses trechos.
O quarto episódio cumpre sua proposta enquanto mostra a relação entre as transformações recentes na contravenção e sua relação com a milícia e seu papel nesse contexto. Como a milícia se tornou um ator relevante nesse meio, é importante mostrar como o Jogo do Bicho foi importante para ela se desenvolver, assim como ela é uma peça importante na engrenagem da contravenção.
O episódio terminaria bem se terminasse nesse ponto, mas a opção por avançar sobre um crime, cujos suspeitos são milicianos, e sua relação com políticos é um equívoco. Se existe alguma dúvida sobre a intenção de forçar essa relação ela é confirmada na dedicatória ao final do episódio.
A falha se agrava porque ignorou a relação do Jogo do Bicho com a máfia israelense, que se desenvolve no mesmo período que a relação com a milícia, em detrimento de explorar o referido crime durante metade do episódio.
Ao mesmo tempo em que as relações com a política são aprofundadas nesse trecho, elas são apresentadas superficialmente no terceiro episódio. Optou-se por não apresentar os políticos nem agentes de segurança e do judiciário comprovadamente envolvidos com o Jogo do Bicho, tema da série.
Outra ausência notável é a relação da imprensa e da mídia com a contravenção, aprofundada a partir da inauguração do Sambódromo e da fundação da Liga Independente das Escolas de Samba, num claro conflito de interesse do grupo detentor da plataforma que viabilizou e disponibiliza o documentário.
A série é uma boa pedida para todos que se interessam sobre o Jogo do Bicho, o Rio de Janeiro ou o tema da criminalidade no país assistirem e tirarem suas próprias conclusões.
Traidora Americana: O Julgamento de Axis Sally
3.1 6 Assista AgoraBom pela história pouco conhecida. Al Pacino se destaca mais uma vez e Meadow Williams cumpre seu papel. Talvez se fosse mais focado no julgamento em si do que ir e voltar no tempo fosse mais dinâmico. O filme não é memorável, mas vale a pena assistir.
Locomotivas
3.9 7Desde que o Viva deixou de ser fiel à proposta inicial de exibir produções originais da Globo com pelo menos 20 anos a programação dela piorou. E, infelizmente, nessa ficamos sem assistir Locomotivas.
Amor com Amor Se Paga
3.7 9A Ivani Ribeiro não brilhou tanto nesta novela como em A Gata Comeu, Mulheres de Areia ou A Viagem. Talvez só consiga ser melhor que O Sexo dos Anjos. A primeira fase da novela, até por volta do capítulo 40, foi muito arrastada e serviu para apresentar os personagens. A partir daí, a trama começa a ser mais movimentada, mas não o suficiente para prender a atenção.
Quem viu na época sempre elogia o Nonô Correia, mas, para mim, ele como protagonista não funcionou muito bem. O Ary Fontoura defendeu bem o personagem, mas acredito que a história seria melhor se o Tio Romão fosse protagonista e não um coadjuvante com a função de escada para os demais personagens e histórias. A atuação do Fernando Torres interpretando o personagem roubou a cena durante a história.
O Sonho de Francisco
3.0 4 Assista AgoraO nome do filme em Português passou pelo gerador de títulos Tabajara e não tem nada a ver com o original em Francês. Entre "O Amigo: Francisco de Assis e seus irmãos" para "O Sonho de Francisco" existe quase nenhum nexo. Como comentado pela Virgínia, trata-se de um filme com Francisco de Assis e não sobre ele.
A história se desenrola em alguns atos sob a perspectiva de Elias de Cortona, um integrante da ordem criada por Francisco. "O Sonho de Francisco" se refere às negociações para a aprovação final da Regra da ordem e também tem a ver com a visão que ele e os integrantes da ordem tinham do mundo.
É um filme bonito pelas mensagens que traz, embora não seja um filme religioso, e pelas imagens, mas é prejudicado o ritmo lento da história dividida em atos.
Edição: de acordo com a Wikipédia em Italiano, a Conferência Episcopal Italiana (equivalente na Itália à CNBB), divulgou nota apontando uma "liberdade" poética sobre fatos representados no filme, particularmente
a tentativa de suicídio de Elias no ato sobre a modificação da Regra, que, segundo a nota, é "todo inventado"
Máscara da Traição
3.6 18Uma grata surpresa zapear os canais e assistir sem pretensão esse filme no Canal Brasil. Vários atores consagrados, uma história bem contada graças à direção e edição ágeis, sem barrigas e sem se alongar desnecessariamente. Recomendo!
Aeroporto
3.4 48 Assista AgoraEm exibição no canal por assinatura Urban Movies em 30/10/2022.
Fanfan
2.9 2Passou no Cine Clube da Bandeirantes num final da noite de domingo muitos anos atrás. Na primeira cena me disseram que o filme seria ruim, não quis acreditar e me ferrei. Seria melhor ter ido dormir mais cedo.