Eu nunca quis tanto que absolutamente todas as personagens se pegassem entre si; Aubrey Plaza decidiu que quer ganhar um Oscar, gigante demais a atuação dela.
O problema de ver o doc sobre o Coutinho é que dá vontade de duas coisas: - fumar - fazer jornalismo
(e ambas fazem mal à saúde)
Coutinho disse que a vida só fazia um pouco de sentido quando estava fazendo um filme. Ao mesmo tempo, também disse que ia todo ano ao médico ver o pulmão de tabagista, porque queria muito viver. Não via saída na vida, mas queria muito viver, e por isso fazia cinema.
Disse que a rotina não tem nada de extraordinária, mas quando capturada pela câmera, algo de mágico acontece. O momento em frente à câmera é decisivo, é quando o personagem rouba a imagem para si. Por isso só existe a ficção, o documentário é uma ficção.
Em algum momento vou rever e expandir isso aqui, mas eu quero registrar que não concordo com as comparações com Black Mirror, e sobretudo, não concordo que o filme "romantiza" a profissão de Cam Girl.
Dito isso, o problema central aqui não é a tecnologia, não é o senso de paranoia, terror psicológico mas uma parada mais simples:
Dinheiro e precariedade, no limite, viver como um millenial. Eu sinceramente estou meio com preguiça de expandir isso agora, até pra não falar bobagem de peito aberto, mas me pareceu muito claro como o filme esbarra nisso, de formas completamente não-moralistas, o tempo todo. Enquanto Camgirl, o trabalho de Lola não era só entreter e cativar seu público, mas performar uma eficiência e uma imprevisibilidade nunca cessantes em prol de subir no ranking, em prol de poder ganhar uma grana que pudesse dar (pelo menos a ilusão de) estabilidade, e tudo isso rui com a simples falta de acesso ao seu perfil de trabalho. Eu sinceramente não entendo que haja uma crise de personalidade sendo metaforizada, o que ocorre é uma crise material, uma interrupção brusca da performance e em algum nível um desprendimento do tecido da realidade, que é uma angústia completamente millenial, especialmente se pensarmos na escalada entre profissão > identidade pessoal > identidade online que, está sob eterna gestão e mescla dentro da nossa geração. Ficar trancado para fora da própria conta, nesse sentido, é ficar trancado efetivamente para fora de sua própria vida.
Enfim, tem muito mais coisa pra comentar, o clima de competição, cada indivíduo ser uma empresa com concorrentes, construção de fakes para monetização, etc etc etc. Cam é um filme extremamente fresco, bonito e acima de tudo divertido.
Podia ter mais 1 hora, só para conter a pressa obstinada da primeira metade. Aliás, é bom. E é um filme completamente neurótico com a Arma de Chekhov, porém se saiu até que bem nisso.
Queria ver a Sofia Coppola fazer um filme de terror, poucos cineastas trabalham tanto a ideia de assombração, fantasmas do passado quanto ela. É bem legal. Passei uns 2/3 do filme sorrindo.
Aí, e a Rashida Jones está um absurdo de linda nesse. Dá até vontade de ficar olhando pra sempre para as expressões dela.
Filmaço! É quase como um Unfriended Pandemia; achei de verdade que não tinha como funcionar um filme tão "atual" mas incorpora bem demais as possibilidades de assombração no uso do Zoom e afins e saca a agonia de estar em casa numa situação mediada pela morte. Fiquei com um medinho real em umas partes, fazia tempo que não sentia isso com filme de terror. Achei o filme muito fluído também, tudo bem redondinho e o final treta.
'Save Yourselves!' é um mumblecore com aliens, bem gostosinho de assistir pois os dois atores estão ótimos e a química deles é boa, fora que o design dos aliens é legal demais. Ver a Sunita, deu saudades dela em Mr. Robot.
Tem uma energia muito forte de 'Hey, Arnold!' misturado com 'Do The Right Thing' (só que com vampiros) uma delícia de assistir. Dando o papo sobre gentrificação + supremacia branca e como essas coisas literalmente sugam a vida de populações marginalizadas.
Wow! Fazia tempo que eu estava ensaiando para assistir à esse filme, fascinada com tudo, desde a narrativa totalmente fluida ao elenco simplesmente incrível. True Romance é especialmente interessante não só pelo roteiro de Tarantino e a direção segura de Scott, mas, também, a quantidade de atores já consagrados àquela época e também outros que viriam a se consagrar. Mesmo originado de um roteiro amador de Tarantino, e graças ao seu talento em escrever diálogos inesquecíveis, inteligentes e ao timing de Scott para filmes de ação. Não atoa é considerado um dos filmes mais icônicos dos anos 90.
Por fim, gostaria de ressaltar que me lembrou um dos meus filmes favoritos de Lynch. Coração Selvagem, também dos anos 90 e com algumas semelhanças na trama.
Entrou para a minha lista de filmes sobre assombração favoritos, com menos de 30 min passados; profundamente triste e com um entendimento muito grande sobre luto e implicações subjetivas de "ser assombrado".
Achei legal. Bem divertido ver o Chance atuando e, principalmente contracenando com a gigante Zazie Beetz. A premissa é interessante, e até me lembrou um pouco The Dead Don't Die (?)
Uma das melhores coisas do filme, é sem dúvidas a trilha feita por Ludwig Göransson.
Obra de arte, obra-prima espetacular! Pedro Costa é gigante, Vitalina Varela (2019) é um monumento. Chega a ser sensorial quando o céu finalmente fica claro.
Black Bear
3.4 44Eu nunca quis tanto que absolutamente todas as personagens se pegassem entre si; Aubrey Plaza decidiu que quer ganhar um Oscar, gigante demais a atuação dela.
Banquete Coutinho
3.6 12O problema de ver o doc sobre o Coutinho é que dá vontade de duas coisas:
- fumar
- fazer jornalismo
(e ambas fazem mal à saúde)
Coutinho disse que a vida só fazia um pouco de sentido quando estava fazendo um filme. Ao mesmo tempo, também disse que ia todo ano ao médico ver o pulmão de tabagista, porque queria muito viver. Não via saída na vida, mas queria muito viver, e por isso fazia cinema.
Disse que a rotina não tem nada de extraordinária, mas quando capturada pela câmera, algo de mágico acontece. O momento em frente à câmera é decisivo, é quando o personagem rouba a imagem para si. Por isso só existe a ficção, o documentário é uma ficção.
Druk: Mais Uma Rodada
3.9 798 Assista AgoraExcelente! Mads Mikkelsen gigante.
Furyo - Em Nome da Honra
3.7 66 Assista Agora'Merry Christmas, Mr. Lawrence' é um filme incrível do começo ao fim! Elenco gigante: David Bowie, Takeshi Kitano, Ryuichi Sakamoto e Tom Conti.
Dogs Don’t Wear Pants
3.7 90 Assista AgoraFinalmente conferi a este filme! Obrigado, MUBI.
O luto do personagem é, de fato, muito palpável ao longo do filme. Um estudo idiossincrático de solidão e perda.
Começando o ano com o pé direito. 1° filme do ano, e assisti com minha mamãe 👀👺.
Cegos, Surdos e Loucos
3.7 268 Assista AgoraDois gigantes, simplesmente.
Cam
3.1 549 Assista AgoraEm algum momento vou rever e expandir isso aqui, mas eu quero registrar que não concordo com as comparações com Black Mirror, e sobretudo, não concordo que o filme "romantiza" a profissão de Cam Girl.
Dito isso, o problema central aqui não é a tecnologia, não é o senso de paranoia, terror psicológico mas uma parada mais simples:
Dinheiro e precariedade, no limite, viver como um millenial. Eu sinceramente estou meio com preguiça de expandir isso agora, até pra não falar bobagem de peito aberto, mas me pareceu muito claro como o filme esbarra nisso, de formas completamente não-moralistas, o tempo todo. Enquanto Camgirl, o trabalho de Lola não era só entreter e cativar seu público, mas performar uma eficiência e uma imprevisibilidade nunca cessantes em prol de subir no ranking, em prol de poder ganhar uma grana que pudesse dar (pelo menos a ilusão de) estabilidade, e tudo isso rui com a simples falta de acesso ao seu perfil de trabalho. Eu sinceramente não entendo que haja uma crise de personalidade sendo metaforizada, o que ocorre é uma crise material, uma interrupção brusca da performance e em algum nível um desprendimento do tecido da realidade, que é uma angústia completamente millenial, especialmente se pensarmos na escalada entre profissão > identidade pessoal > identidade online que, está sob eterna gestão e mescla dentro da nossa geração. Ficar trancado para fora da própria conta, nesse sentido, é ficar trancado efetivamente para fora de sua própria vida.
Enfim, tem muito mais coisa pra comentar, o clima de competição, cada indivíduo ser uma empresa com concorrentes, construção de fakes para monetização, etc etc etc. Cam é um filme extremamente fresco, bonito e acima de tudo divertido.
Tenet
3.4 1,3K Assista AgoraPodia ter mais 1 hora, só para conter a pressa obstinada da primeira metade. Aliás, é bom. E é um filme completamente neurótico com a Arma de Chekhov, porém se saiu até que bem nisso.
Amor com Data Marcada
3.2 448 Assista AgoraMuito melhor do que promete ser, direção de atores simplesmente incrível. Tanto os protagonistas, quanto os coadjuvantes, sério! Fenético porém fofo.
On the Rocks
3.3 120Queria ver a Sofia Coppola fazer um filme de terror, poucos cineastas trabalham tanto a ideia de assombração, fantasmas do passado quanto ela. É bem legal. Passei uns 2/3 do filme sorrindo.
Aí, e a Rashida Jones está um absurdo de linda nesse. Dá até vontade de ficar olhando pra sempre para as expressões dela.
Cuidado Com Quem Chama
3.4 630Filmaço! É quase como um Unfriended Pandemia; achei de verdade que não tinha como funcionar um filme tão "atual" mas incorpora bem demais as possibilidades de assombração no uso do Zoom e afins e saca a agonia de estar em casa numa situação mediada pela morte. Fiquei com um medinho real em umas partes, fazia tempo que não sentia isso com filme de terror. Achei o filme muito fluído também, tudo bem redondinho e o final treta.
Salve-se Quem Puder!
2.7 26 Assista Agora'Save Yourselves!' é um mumblecore com aliens, bem gostosinho de assistir pois os dois atores estão ótimos e a química deles é boa, fora que o design dos aliens é legal demais. Ver a Sunita, deu saudades dela em Mr. Robot.
Fogo Contra Fogo
4.0 662 Assista AgoraClássico absoluto!
Vampiros x the Bronx
2.9 99Tem uma energia muito forte de 'Hey, Arnold!' misturado com 'Do The Right Thing' (só que com vampiros) uma delícia de assistir. Dando o papo sobre gentrificação + supremacia branca e como essas coisas literalmente sugam a vida de populações marginalizadas.
Ótima produção, e trilha sonora!
Amor à Queima-Roupa
3.9 361 Assista AgoraWow! Fazia tempo que eu estava ensaiando para assistir à esse filme, fascinada com tudo, desde a narrativa totalmente fluida ao elenco simplesmente incrível. True Romance é especialmente interessante não só pelo roteiro de Tarantino e a direção segura de Scott, mas, também, a quantidade de atores já consagrados àquela época e também outros que viriam a se consagrar. Mesmo originado de um roteiro amador de Tarantino, e graças ao seu talento em escrever diálogos inesquecíveis, inteligentes e ao timing de Scott para filmes de ação. Não atoa é considerado um dos filmes mais icônicos dos anos 90.
Por fim, gostaria de ressaltar que me lembrou um dos meus filmes favoritos de Lynch. Coração Selvagem, também dos anos 90 e com algumas semelhanças na trama.
Meu Jantar com André
4.1 77Assisti 'My Dinner with Andre' despretensiosamente, e agora estou sem saber o que fazer comigo mesma. Filme poderosíssimo!
Phenomena
3.7 246Aquela exagerada no surrealismo, com um horror grotesco.
Ruth em Questão
3.7 17Laura Dern baforando mais que a vida, na maior atuação dela.
Viva: A Vida é Uma Festa
4.5 2,5K Assista AgoraLindo, lindo y lindo! COMO esse filme não está em TODAS as plataformas de streaming? 🥺
Lake Mungo
3.2 290Entrou para a minha lista de filmes sobre assombração favoritos, com menos de 30 min passados; profundamente triste e com um entendimento muito grande sobre luto e implicações subjetivas de "ser assombrado".
Fora de Rumo
3.5 408Suspense dos bons! Quando lembro, assisto. Me fez relembrar de quando passava nas madrugadas da Globo.
Jogada de Risco
3.6 102 Assista AgoraQue coisa linda é poder assistir qualquer filme do Paul Thomas Anderson.
Slice
1.9 18Produção interessante da A24.
Achei legal. Bem divertido ver o Chance atuando e, principalmente contracenando com a gigante Zazie Beetz. A premissa é interessante, e até me lembrou um pouco The Dead Don't Die (?)
Uma das melhores coisas do filme, é sem dúvidas a trilha feita por Ludwig Göransson.
Vitalina Varela
3.8 24 Assista AgoraObra de arte, obra-prima espetacular! Pedro Costa é gigante, Vitalina Varela (2019) é um monumento. Chega a ser sensorial quando o céu finalmente fica claro.