O cinema Sueco é fora de série, sou muito fã de “Morangos Silvestres” do Bergman. Hoje acabei de rever outro filme dele: “O Sétimo Selo”. Tinha visto quando criança e foi uma experiência muito louca. Só lembrava da cena do xadrez e do Cavaleiro da morte e não consegui entender muita coisa. Neste filme o diretor disseca os dogmas católicos, a insanidade da sociedade, e a dúvida existencial do ser humano. É um filme por vezes sem graça e por outras parece um “teatro filmado”. Ingmar Bergman é um diretor complicado de compreender, mas o fato de existir um Deus, a transição da vida e a continuidade dela após a morte é bem mais difícil, de forma que muitas coisas ainda ficaram implícitas pra mim.
Muito além do seu tempo(e deste também), este filme de Ingmar Bergman inicia com imagens surrealistas muito transgressoras para 1966. Pesado, denso e carregado de significados, Persona é um brilhante exercício de psicanálise, culpa e submissão. Absurdamente bem interpretado por Bibi Andersson e Liv Ullmann, o longa tem grande parte de sua força nos olhos das personagens. É uma obra genial, profunda e intelectualmente desafiadora.
LARANJA MECÂNICA é um clássico absoluto de Stanley Kubrick, talvez o melhor diretor da história. Mudou totalmente minha concepção de cinema e não canso de assistir. É uma obra tão complexa e cheia de significados que um comentário, por mais extenso que seja, jamais irá abordar todos os seus aspectos. O filme mostra que mesmo que um ser humano seja terrível, sempre haverá outro tão ruim quanto ele! Tudo depende do lado da mesa em que estiver sentado (Alex foi um sádico, e todas as pessoas do filme foram tão sádicas quanto ele - até mesmo sua mãe!). O que leva a crer que o ser humano ainda é muito primitivo, egoísta e sadomasoquista. Não acho que o filme tenha heróis, mas demonstra a capacidade vingativa e o sabor do poder que há nas pessoas.
Na época em que foram lançados era a melhor coisa do universo. Mas hoje, são sofríveis. O 1 é lastimável. O 2 ainda tem coisas boas, mas chega num ponto que vira um besteirol. Além do mais o clima "infantil " que o diretor Tim Burton cria nos filmes não caiu bem. O filme é mal envelhecido, visto hoje em dia, é tido como algo "superado", que não tem mais consistência, os efeitos são totalmente surreais. Percebe-se as maquetes, o lixo de produção. Apesar de tudo o filme marcou minha infância. Na época funcionou, mas agora vejo como foi mal feito. Também nossos critérios de avaliação hoje são mais elevados. E temos os filmes do Nolan pra comparar...
O foco do filme ficou mais na Apple do que na história do seu criador. Achei ele bem superficial e algumas cenas ficaram vazias. Não gostei da atuação do Ashton Kutcher e o filme pouco acrescenta naquilo que todos conhecem sobre Steve Jobs e a cultura das startups dos anos 70/80. Um filme bem mais completo nesse sentido é Piratas do Vale do Silício que mostra a história da Microsoft, Apple e outras empresas da época...
Achei legal. Mas em relação a HQ não tem o mesmo impacto, apesar de ter sido adaptada exatamente com as mesmas cenas e diálogos. A arte do quadrinho é mais pesada. A da animação é bonitinha. O mesmo acontece em "Batman: Ano Um". Ambas são do Frank Miller.
Tarantino continua fazendo filmes à moda antiga, mantendo a essência do cinema, escalando atores que parecem ter nascido para viver aqueles personagens e criando diálogos sensacionais. Lamento ele e Leonardo DiCaprio não serem nem indicados para o Oscar.
Nada se compara às letras das canções dos Beatles, uma das melhores bandas que já surgiram. A história é bem legal e esse filme é um dos poucos musicais que me agradam.
É muito diferente do que parece. Não se trata de comédia ou drama adolescente. Mostra um universo bem distante daquelas comédias besteirol que só mostram um bando de jovens descerebrados. É pesado, forte e com valores sociais questionados. Todos os personagens tem uma dor interior forte. Questões como fidelidade, lealdade, preconceito e culpa são dissecadas quando a fase adolescente dos personagens é abordada.O nível é outro. Gostei muito!
Clássico! Ridley Scott dirige com perfeição esta obra que trata da consciência e da busca pela imortalidade. Destaque para a cena que Deckard fala das memórias da Rachel e vemos um androide chorando.
Li o conto e vi o filme. O primeiro é bastante técnico, e explica com detalhes todos os aspectos da história, que é bem interessante, e isso teve que ser bem resumido no filme, mas o autor não é grande coisa na construção de personagens, nem em escrever cenas tensas que captem nossa imaginação. Já a produção cinematográfica pode se erguer nesses pontos fracos da história que é curta, então foi um caso raro em que puderam colocar até mais coisas, resultando em uma obra mais emocionante e visceral do que na história escrita. Se tivesse que resumir em uma palavra seria: GENIAL!
Pra mim o grande trunfo desses filmes da Marvel Studios foi colocar um nerd e não um diretor hollywoodano para conceber o personagem. As críticas por parte dos "especialistas" estão mais ligadas à cronologia, porque ele pega algumas ideias dos quadrinhos e mistura, cria outras propostas. E, no caso do vilão Mandarim, nas revistas ele é fodão. No filme, foi mostrado como uma farsa. Mas é que quadrinho é quadrinho, filme é filme...A Marvel teve um bom planejamento e como estúdio só pensa em filmes de HQ. Diferente da Warner/DC que direciona dinheiro e produção para vários outros filmes.
É o tipo do filme inteligente e que trata o espectador como inteligente. O Nolan tem uma característica eu percebo como cineasta. Ele faz filmes que são perfeitos tecnicamente. Mas tem um certo distanciamento emocional. Nunca me emocionei em nenhum filme dele. Mas os acho muito bem acabados. Dos roteiros à trilha sonora. Tudo muito bem orquestrado.
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O Sétimo Selo
4.4 1,0KO cinema Sueco é fora de série, sou muito fã de “Morangos Silvestres” do Bergman. Hoje acabei de rever outro filme dele: “O Sétimo Selo”. Tinha visto quando criança e foi uma experiência muito louca. Só lembrava da cena do xadrez e do Cavaleiro da morte e não consegui entender muita coisa.
Neste filme o diretor disseca os dogmas católicos, a insanidade da sociedade, e a dúvida existencial do ser humano. É um filme por vezes sem graça e por outras parece um “teatro filmado”.
Ingmar Bergman é um diretor complicado de compreender, mas o fato de existir um Deus, a transição da vida e a continuidade dela após a morte é bem mais difícil, de forma que muitas coisas ainda ficaram implícitas pra mim.
Quando Duas Mulheres Pecam
4.4 1,1K Assista AgoraMuito além do seu tempo(e deste também), este filme de Ingmar Bergman inicia com imagens surrealistas muito transgressoras para 1966. Pesado, denso e carregado de significados, Persona é um brilhante exercício de psicanálise, culpa e submissão. Absurdamente bem interpretado por Bibi Andersson e Liv Ullmann, o longa tem grande parte de sua força nos olhos das personagens. É uma obra genial, profunda e intelectualmente desafiadora.
Gravidade
3.9 5,1K Assista AgoraO melhor de 2013.
Laranja Mecânica
4.3 3,8K Assista AgoraLARANJA MECÂNICA é um clássico absoluto de Stanley Kubrick, talvez o melhor diretor da história. Mudou totalmente minha concepção de cinema e não canso de assistir. É uma obra tão complexa e cheia de significados que um comentário, por mais extenso que seja, jamais irá abordar todos os seus aspectos. O filme mostra que mesmo que um ser humano seja terrível, sempre haverá outro tão ruim quanto ele! Tudo depende do lado da mesa em que estiver sentado (Alex foi um sádico, e todas as pessoas do filme foram tão sádicas quanto ele - até mesmo sua mãe!). O que leva a crer que o ser humano ainda é muito primitivo, egoísta e sadomasoquista. Não acho que o filme tenha heróis, mas demonstra a capacidade vingativa e o sabor do poder que há nas pessoas.
Batman
3.5 831 Assista AgoraNa época em que foram lançados era a melhor coisa do universo. Mas hoje, são sofríveis. O 1 é lastimável. O 2 ainda tem coisas boas, mas chega num ponto que vira um besteirol. Além do mais o clima "infantil " que o diretor Tim Burton cria nos filmes não caiu bem. O filme é mal envelhecido, visto hoje em dia, é tido como algo "superado", que não tem mais consistência, os efeitos são totalmente surreais. Percebe-se as maquetes, o lixo de produção. Apesar de tudo o filme marcou minha infância. Na época funcionou, mas agora vejo como foi mal feito. Também nossos critérios de avaliação hoje são mais elevados. E temos os filmes do Nolan pra comparar...
Jobs
3.1 750 Assista AgoraO foco do filme ficou mais na Apple do que na história do seu criador. Achei ele bem superficial e algumas cenas ficaram vazias. Não gostei da atuação do Ashton Kutcher e o filme pouco acrescenta naquilo que todos conhecem sobre Steve Jobs e a cultura das startups dos anos 70/80. Um filme bem mais completo nesse sentido é Piratas do Vale do Silício que mostra a história da Microsoft, Apple e outras empresas da época...
Batman: Ano Um
4.0 214 Assista Agorabastante fiel a graphic novel
Batman: O Cavaleiro das Trevas - Parte 1
4.2 356 Assista AgoraAchei legal. Mas em relação a HQ não tem o mesmo impacto, apesar de ter sido adaptada exatamente com as mesmas cenas e diálogos. A arte do quadrinho é mais pesada. A da animação é bonitinha. O mesmo acontece em "Batman: Ano Um". Ambas são do Frank Miller.
Django Livre
4.4 5,8K Assista AgoraTarantino continua fazendo filmes à moda antiga, mantendo a essência do cinema, escalando atores que parecem ter nascido para viver aqueles personagens e criando diálogos sensacionais. Lamento ele e Leonardo DiCaprio não serem nem indicados para o Oscar.
Across the Universe
4.1 2,2K Assista AgoraNada se compara às letras das canções dos Beatles, uma das melhores bandas que já surgiram. A história é bem legal e esse filme é um dos poucos musicais que me agradam.
As Vantagens de Ser Invisível
4.2 6,9K Assista AgoraÉ muito diferente do que parece. Não se trata de comédia ou drama adolescente. Mostra um universo bem distante daquelas comédias besteirol que só mostram um bando de jovens descerebrados. É pesado, forte e com valores sociais questionados. Todos os personagens tem uma dor interior forte. Questões como fidelidade, lealdade, preconceito e culpa são dissecadas quando a fase adolescente dos personagens é abordada.O nível é outro. Gostei muito!
Blade Runner: O Caçador de Andróides
4.1 1,6K Assista AgoraClássico! Ridley Scott dirige com perfeição esta obra que trata da consciência e da busca pela imortalidade. Destaque para a cena que Deckard fala das memórias da Rachel e vemos um androide chorando.
Um Sonho de Liberdade
4.6 2,4K Assista AgoraLi o conto e vi o filme. O primeiro é bastante técnico, e explica com detalhes todos os aspectos da história, que é bem interessante, e isso teve que ser bem resumido no filme, mas o autor não é grande coisa na construção de personagens, nem em escrever cenas tensas que captem nossa imaginação. Já a produção cinematográfica pode se erguer nesses pontos fracos da história que é curta, então foi um caso raro em que puderam colocar até mais coisas, resultando em uma obra mais emocionante e visceral do que na história escrita. Se tivesse que resumir em uma palavra seria: GENIAL!
Homem de Ferro 3
3.5 3,4K Assista AgoraPra mim o grande trunfo desses filmes da Marvel Studios foi colocar um nerd e não um diretor hollywoodano para conceber o personagem. As críticas por parte dos "especialistas" estão mais ligadas à cronologia, porque ele pega algumas ideias dos quadrinhos e mistura, cria outras propostas. E, no caso do vilão Mandarim, nas revistas ele é fodão. No filme, foi mostrado como uma farsa. Mas é que quadrinho é quadrinho, filme é filme...A Marvel teve um bom planejamento e como estúdio só pensa em filmes de HQ. Diferente da Warner/DC que direciona dinheiro e produção para vários outros filmes.
A Origem
4.4 5,9K Assista AgoraÉ o tipo do filme inteligente e que trata o espectador como inteligente. O Nolan tem uma característica eu percebo como cineasta. Ele faz filmes que são perfeitos tecnicamente. Mas tem um certo distanciamento emocional.
Nunca me emocionei em nenhum filme dele. Mas os acho muito bem acabados. Dos roteiros à trilha sonora. Tudo muito bem orquestrado.