Já se tornou até repetitivo destacar o quanto a Marilyn Monroe brilha. Mas é porque é isso mesmo, ela é uma força da natureza, ela acontece. E mesmo quando ela interpreta uma suposta loira burra, ela desmonta esse estereótipo com seu carisma e dá qualidade a todas as falas, deixando-as engraçadas não pelo preconceito de que loiras não são inteligentes, mas pela singeleza e graça que ela impõe à personagem. Se alguém merece ser chamada de estrela, no melhor sentido, essa pessoa é Marilyn Monroe.
Na primeira vez que assisti a este filme fiquei muito decepcionado porque ele não entregou nada do que eu estava esperando. Agora, revendo, curti muito mais sua trama e achei que as coisas se encaixaram razoavelmente bem.
Sempre achei que este era um terrorzão, mas descobri que o lance dele é mais a comédia, ainda que a trama seja bem sinistra. E, sim, ele diverte satisfatoriamente e tem personagens interessantes. Destaque para as boas participações do James Earl Jones e da Megan Gallagher (que gosto muito por conta da série Millennium). Tem ainda a participação do Stan Lee, que aparece aqui por ter feito amizade com o diretor quando tentavam produzir um filme do Dr. Estranho.
Gosto deste filme, mesmo com seu desenvolvimento destrambelhado e alguns diálogos que provocam riso involuntário. É que acho que ele conseguiu criar uma ambientação sufocante e copiou bem elementos de Alien, The Thing e Blade Runner. Deste último pegou o ator Joe Turkel e emprestou à inteligência artificial um visual de Rachael, inclusive com os lábios destacados pelo batom vermelho cintilante.
Baz Luhrmann sabe como fazer um espetáculo. Aqui é possível ver o imenso brilho do Elvis, mesmo que emoldurado na narrativa do tal Coronel. Aliás, Tom Hanks entrega um dos vilões mais odiosos que já vi, simplesmente senti repugnância todas as vezes que o desgraçado aparecia com sua voz irritante, não me admiro se vier indicação ao Oscar.
Vinte e três anos depois, a parceria Guy Rirchie e Jason Statham continua funcionando. Este é um filme de ação de alto nível. A trama é muito boa e a montagem não linear a torna ainda mais empolgante.
Gostei de toda a atmosfera e da maneira como o mistério foi criado. Entretanto, quando veio a conclusão fiquei confuso, não entendi como as coisas se encaixam.
Zoeira total e, por isso, uma boa diversão. Gosto desse tipo de história de herói em que a piração geral é a regra, pouco importando se vai fazer sentido dentro da mitologia estabelecida.
É um romance trágico, mas também é uma aventura em que o improvável herói nos ganha desde sua primeira aparição. O texto é ótimo e nunca soa verborrágico, porque tudo é bem encaixado e os diálogos são sempre funcionais.
Altas expectativas ao assistir pela primeira vez este que é considerado por muitos como o melhor western já feito. Infelizmente não senti nenhuma empatia pelo protagonista, e isso me fez gostar menos do que esperava. Então, na minha lista este filme fica atrás de “Os Imperdoáveis”, Meu Ódio Será Tua Herança”, “Três Homens em Conflito”, “Era Uma Vez no Oeste”, “Matar ou Morrer”, “Winchester '73” e alguns outros. Se bem que penso que posso gostar mais deste filme quando ver novamente, até porque confesso que me arrepiei quando vi a clássica cena final. Quanto à recorrente discussão sobre a questão do racismo, acho que tem que ser feita a diferenciação: alguns personagens são racistas, mas não o filme. Na verdade, faço ressalva a uma cena, em o racismo é do filme e provavelmente seja reflexo da obra de origem: a cena das mulheres resgatadas. Nessa cena o filme retrata as mulheres como pessoas que perderam a humanidade e são loucas e ridículas, e aí ele adere sim ao racismo do personagem.
A melhor sacada deste filme é tratar com leveza e o humor o seu tema. Afinal, despedir empregados por causa de um beijo pode ser algo cômico, e certamente é cômica a situação de a Justiça discutir o tema até a terceira instância, ocupando-se disso por mais de quatro anos. Então, é acertadíssimo quando o filme faz inserções fantasiosas e ridiculariza o contexto geral, porque é mesmo uma situação absurda.
Bom suspense, cheio de tensão e com um psicopata dos mais loucos. Pena que o roteiro tenha uns artifícios desnecessários, destacando-se aquela incabível cena de sexo em um momento tão importante. E aí o artifício foi claro: destacar a conexão dos personagens para tornar mais intenso o sentimento da protagonista quanto ao que acontece em seguida. Simplesmente não precisava.
Aqui é o tipo de filme que a gente vê os esforços sinceros dos envolvidos, inclusive com vários dos atores figurando como produtores associados, isso em uma época em que o cinema brasileiro agonizava. Entretanto, não posso dizer que o resultado artístico seja tão bom. Apesar das boas atuações, o baixo valor de produção é sentido, inclusive com a perceptível necessidade de se ater demais à fonte teatral. Mesmo com uma curta minutagem, os créditos iniciais, que não adentram no enredo, duram cerca de quatro minutos; a viatura na rua, com um enquadramento interessante por detrás do giroflex, consome outros tantos minutos; e ainda temos a repetição de alguns trechos dos monólogos. Queria mesmo ter gostado deste filme, até pelo grande valor histórico da peça, mas não deu.
Bom suspense. Tem uma trama sinistra e, apesar de algumas conveniências, desenvolve-se de maneira envolvente, inclusive por conta dos bons personagens.
Apesar de achar que esta é uma refilmagem desnecessária, acho que tem seu valor, ela consegue criar uma boa atmosfera que ganha força pela ótima atuação dos moleques.
Só não gostei mais por causa da amenizada que tem no final, culminando na morte acidental da mãe. Aliás, se era para amenizar, até preferiria que a mãe tivesse se salvado.
É bom por que o Tarantino falou bem? Não, não é assim que funciona. É possível que o Tarantino tenha gostado da direção estilosa, com direito a uma ótima cena com dolly zoom, mas achei a trama pouco envolvente. Na verdade, tem momentos em que parece que o filme não vai para lugar nenhum, e não vai mesmo. Quando chega a conclusão o ritmo melhora muito, mas não compensa todo aquele arrastado de antes. E nem tenho problema com filmes de ritmo cadenciado, meu problema é quando tenho a sensação que a trama não evolui, como é o caso deste.
Uma história de amor bastante trágica. O filme tem o apuro visual típico do Zhang Yimou, que aproveita como sempre a presença cativante da Gongi Li com sua beleza melancólica.
Entretenimento de alta qualidade. Em nenhum momento senti que o filme quisesse ser algo além de entretenimento roliudiano, por isso acho bobagem entrar em discussões sobre fidelidade à História ou, particularmente, ao fato que o inspirou.
E pensar que, trinta anos depois, ainda estamos implorando por tolerância em questões de sexualidade e ideologia política. Por isso este filme ainda é bastante relevante. A concorrência do Oscar 1995 na categoria Fillme de Lingua Estrangeira foi fortíssima, tanto que este é o mais fraco dentre os concorrentes que vi (não assisti ao Farinelli).
Os Homens Preferem as Loiras
3.9 364 Assista AgoraJá se tornou até repetitivo destacar o quanto a Marilyn Monroe brilha. Mas é porque é isso mesmo, ela é uma força da natureza, ela acontece. E mesmo quando ela interpreta uma suposta loira burra, ela desmonta esse estereótipo com seu carisma e dá qualidade a todas as falas, deixando-as engraçadas não pelo preconceito de que loiras não são inteligentes, mas pela singeleza e graça que ela impõe à personagem. Se alguém merece ser chamada de estrela, no melhor sentido, essa pessoa é Marilyn Monroe.
DC Liga dos Superpets
3.5 115 Assista AgoraÉ muito divertido, mas não consigo evitar a sensação de que é tudo reciclado: piadas, roteiro, personagens etc.
Quando Descem as Sombras
3.8 22Na primeira vez que assisti a este filme fiquei muito decepcionado porque ele não entregou nada do que eu estava esperando. Agora, revendo, curti muito mais sua trama e achei que as coisas se encaixaram razoavelmente bem.
A Ambulância
2.9 50Sempre achei que este era um terrorzão, mas descobri que o lance dele é mais a comédia, ainda que a trama seja bem sinistra. E, sim, ele diverte satisfatoriamente e tem personagens interessantes. Destaque para as boas participações do James Earl Jones e da Megan Gallagher (que gosto muito por conta da série Millennium). Tem ainda a participação do Stan Lee, que aparece aqui por ter feito amizade com o diretor quando tentavam produzir um filme do Dr. Estranho.
O Lado Sombrio da Lua
2.7 29Gosto deste filme, mesmo com seu desenvolvimento destrambelhado e alguns diálogos que provocam riso involuntário. É que acho que ele conseguiu criar uma ambientação sufocante e copiou bem elementos de Alien, The Thing e Blade Runner. Deste último pegou o ator Joe Turkel e emprestou à inteligência artificial um visual de Rachael, inclusive com os lábios destacados pelo batom vermelho cintilante.
Elvis
3.8 759Baz Luhrmann sabe como fazer um espetáculo. Aqui é possível ver o imenso brilho do Elvis, mesmo que emoldurado na narrativa do tal Coronel. Aliás, Tom Hanks entrega um dos vilões mais odiosos que já vi, simplesmente senti repugnância todas as vezes que o desgraçado aparecia com sua voz irritante, não me admiro se vier indicação ao Oscar.
Infiltrado
3.6 319 Assista AgoraVinte e três anos depois, a parceria Guy Rirchie e Jason Statham continua funcionando. Este é um filme de ação de alto nível. A trama é muito boa e a montagem não linear a torna ainda mais empolgante.
O Perfume da Senhora de Negro
3.6 37Gostei de toda a atmosfera e da maneira como o mistério foi criado. Entretanto, quando veio a conclusão fiquei confuso, não entendi como as coisas se encaixam.
Thor: Amor e Trovão
2.9 973 Assista AgoraZoeira total e, por isso, uma boa diversão. Gosto desse tipo de história de herói em que a piração geral é a regra, pouco importando se vai fazer sentido dentro da mitologia estabelecida.
Cyrano
3.8 39É um romance trágico, mas também é uma aventura em que o improvável herói nos ganha desde sua primeira aparição. O texto é ótimo e nunca soa verborrágico, porque tudo é bem encaixado e os diálogos são sempre funcionais.
Rastros de Ódio
4.1 266 Assista AgoraAltas expectativas ao assistir pela primeira vez este que é considerado por muitos como o melhor western já feito. Infelizmente não senti nenhuma empatia pelo protagonista, e isso me fez gostar menos do que esperava. Então, na minha lista este filme fica atrás de “Os Imperdoáveis”, Meu Ódio Será Tua Herança”, “Três Homens em Conflito”, “Era Uma Vez no Oeste”, “Matar ou Morrer”, “Winchester '73” e alguns outros. Se bem que penso que posso gostar mais deste filme quando ver novamente, até porque confesso que me arrepiei quando vi a clássica cena final. Quanto à recorrente discussão sobre a questão do racismo, acho que tem que ser feita a diferenciação: alguns personagens são racistas, mas não o filme. Na verdade, faço ressalva a uma cena, em o racismo é do filme e provavelmente seja reflexo da obra de origem: a cena das mulheres resgatadas. Nessa cena o filme retrata as mulheres como pessoas que perderam a humanidade e são loucas e ridículas, e aí ele adere sim ao racismo do personagem.
Beijo 2348/72
2.7 13A melhor sacada deste filme é tratar com leveza e o humor o seu tema. Afinal, despedir empregados por causa de um beijo pode ser algo cômico, e certamente é cômica a situação de a Justiça discutir o tema até a terceira instância, ocupando-se disso por mais de quatro anos. Então, é acertadíssimo quando o filme faz inserções fantasiosas e ridiculariza o contexto geral, porque é mesmo uma situação absurda.
Jogo Perverso
3.0 67 Assista AgoraBom suspense, cheio de tensão e com um psicopata dos mais loucos. Pena que o roteiro tenha uns artifícios desnecessários, destacando-se aquela incabível cena de sexo em um momento tão importante. E aí o artifício foi claro: destacar a conexão dos personagens para tornar mais intenso o sentimento da protagonista quanto ao que acontece em seguida. Simplesmente não precisava.
A Árvore da Maldição
2.9 158No geral até gostei deste filme, o problema são as maluquices do roteiro e sua constante falta de lógica em coisas básicas.
Barrela: Escola de Crimes
3.2 10Aqui é o tipo de filme que a gente vê os esforços sinceros dos envolvidos, inclusive com vários dos atores figurando como produtores associados, isso em uma época em que o cinema brasileiro agonizava. Entretanto, não posso dizer que o resultado artístico seja tão bom. Apesar das boas atuações, o baixo valor de produção é sentido, inclusive com a perceptível necessidade de se ater demais à fonte teatral. Mesmo com uma curta minutagem, os créditos iniciais, que não adentram no enredo, duram cerca de quatro minutos; a viatura na rua, com um enquadramento interessante por detrás do giroflex, consome outros tantos minutos; e ainda temos a repetição de alguns trechos dos monólogos. Queria mesmo ter gostado deste filme, até pelo grande valor histórico da peça, mas não deu.
Sepultado Vivo
3.5 372Bom suspense. Tem uma trama sinistra e, apesar de algumas conveniências, desenvolve-se de maneira envolvente, inclusive por conta dos bons personagens.
O final é um pouco estranho por causa do comportamento do xerife: vá embora e, beleza, não tô nem se você acabou de enterrar alguém.
Boa Noite, Mamãe!
3.1 234 Assista AgoraApesar de achar que esta é uma refilmagem desnecessária, acho que tem seu valor, ela consegue criar uma boa atmosfera que ganha força pela ótima atuação dos moleques.
Só não gostei mais por causa da amenizada que tem no final, culminando na morte acidental da mãe. Aliás, se era para amenizar, até preferiria que a mãe tivesse se salvado.
RoboCop 2
3.0 270 Assista AgoraTudo neste filme é tão absurdo que se torna divertido.
Mais Próximo do Terror
3.2 56É bom por que o Tarantino falou bem? Não, não é assim que funciona. É possível que o Tarantino tenha gostado da direção estilosa, com direito a uma ótima cena com dolly zoom, mas achei a trama pouco envolvente. Na verdade, tem momentos em que parece que o filme não vai para lugar nenhum, e não vai mesmo. Quando chega a conclusão o ritmo melhora muito, mas não compensa todo aquele arrastado de antes. E nem tenho problema com filmes de ritmo cadenciado, meu problema é quando tenho a sensação que a trama não evolui, como é o caso deste.
Um Corpo que Cai
4.2 1,3K Assista AgoraFica melhor a cada vez que revejo, e tem um final que é bastante corajoso para a época e para um filme do mainstream roliudiano.
Amor e Sedução
4.1 24Uma história de amor bastante trágica. O filme tem o apuro visual típico do Zhang Yimou, que aproveita como sempre a presença cativante da Gongi Li com sua beleza melancólica.
A Mulher Rei
4.1 486 Assista AgoraEntretenimento de alta qualidade. Em nenhum momento senti que o filme quisesse ser algo além de entretenimento roliudiano, por isso acho bobagem entrar em discussões sobre fidelidade à História ou, particularmente, ao fato que o inspirou.
Tico e Teco: Defensores da Lei
3.7 258 Assista AgoraTudo certinho nesta mistura de animação com live action. É divertido e tem uma boa história, além de ainda trazer um monte de referências legais.
Morango e Chocolate
4.0 70E pensar que, trinta anos depois, ainda estamos implorando por tolerância em questões de sexualidade e ideologia política. Por isso este filme ainda é bastante relevante. A concorrência do Oscar 1995 na categoria Fillme de Lingua Estrangeira foi fortíssima, tanto que este é o mais fraco dentre os concorrentes que vi (não assisti ao Farinelli).