A obra de Schwizgebel é formada por uma narrativa cíclica, partindo da fragmentação, do deslocamento e da condensação para criar suas pinturas vertiginosas e oníricas, logo, também versando com o cubismo e o surrealismo. No mundo de Schwizgebel, a grande surpresa é ver no que um objeto comum, como um graveto varrido pelas ondas de um mar revolto, consegue se metamorfosear. No curta-metragem "Hors-Jeu" (1977), por exemplo, dois times disputam uma partida de futebol, times cujos jogadores são formados por pinceladas rápidas e sem contornos, quase abstratas, e que ao longo do filme se transformarão em jogadores de basquete e de hockey. A metamorfose é sempre sutil e enigmática, criando uma ilusão mágica, meticulosamente trabalhada frame a frame e sem a necessidade de efeitos fusionais.
Dos curtas de Schwizgebel, "Retouches" (2008) é o mais próximo de um empirismo artístico ao dar protagonismo às intromissões da mão de seu pintor. É basicamente um resumo da filmografia de Schwizgebel, metamorfoses e as escadarias do tempo, permitindo que folhas secas alcem voos sobre a tela, como lantejoulas de um Carnaval que logo serão penteadas. São traços abstratos ou de uma ingenuidade infantil, que criam soluçantes grilos, riscando a película, oxidando-a em sua primazia mística-visual, como se houvesse um encontro entre Hans Richter e Stan Brakhage.
Particularmente, fiquei deslumbrado com 78 Tours (1985), cuja narrativa de eterno-retorno caracteriza-o como um filme labiríntico, que valsa com multi-camadas temporais, elíptico e alucinógeno, acompanhando o que poderia ser o contraponto de um ensolarado dia de domingo em família com a solitude de um rapaz urbano, tão remoto em suas lembranças no interior de um apartamento, lembranças desencadeadas pelo acordeão de seu rádio antigo. “78 Tours” busca a nostalgia das 78 rotações de um vinil, de memórias inacabadas.
Em seu primeiro curta de animação, Le Vol d’Icare (1974), Schwizgebel nos mostra um mundo constituído pelo pontilhismo, flertando com pixels e bits de um console Atari, adotando então um estilo diferente daquele que firmará suas próximas obras. O cineasta brinca com uma música que mistura o som de um cravo com sintonizadores digitais, reforçando sua analogia à plasticidade dos videogames, uma música que guia não apenas as ações e o físico dos personagens, como também interfere nos espaços, que piscam como luzes natalinas numa coreografia sonora, como se cada objeto surgisse no meio do caminho no momento em que uma tecla do cravo é pressionada.
Não funcionou como produto audiovisual. Achei que ficou bastante vazio e exaustivo, ao passo que a HQ é belíssima, no ritmo certo, embora a sua simplicidade narrativa.
O maior erro talvez seja a fidelidade extrema frente à HQ. A intenção foi boa, mas o roteiro poderia ter sido (muito) melhor explorado, assim como sua linguagem fílmica.
Sabemos que os gêmeos pensaram no Mutarelli ao criarem o Sr. Milo, e sua presença em filmes é sempre agradável. Contudo, não acho que o restante do elenco "casou" com a trama. Tudo pareceu-me bem artificial.
Expoente máximo do nonsense e surrealismo cinematográfico contemporâneo, Lynch faz aqui um filme, como sempre, esteticamente macabro, narrativamente alegórico e com um clima perturbador. Notável influência de Buñuel e, talvez, Starewicz.
Impedimento
3.2 2A obra de Schwizgebel é formada por uma narrativa cíclica, partindo da fragmentação, do deslocamento e da condensação para criar suas pinturas vertiginosas e oníricas, logo, também versando com o cubismo e o surrealismo. No mundo de Schwizgebel, a grande surpresa é ver no que um objeto comum, como um graveto varrido pelas ondas de um mar revolto, consegue se metamorfosear. No curta-metragem "Hors-Jeu" (1977), por exemplo, dois times disputam uma partida de futebol, times cujos jogadores são formados por pinceladas rápidas e sem contornos, quase abstratas, e que ao longo do filme se transformarão em jogadores de basquete e de hockey. A metamorfose é sempre sutil e enigmática, criando uma ilusão mágica, meticulosamente trabalhada frame a frame e sem a necessidade de efeitos fusionais.
Retoques
4.1 1Dos curtas de Schwizgebel, "Retouches" (2008) é o mais próximo de um empirismo artístico ao dar protagonismo às intromissões da mão de seu pintor. É basicamente um resumo da filmografia de Schwizgebel, metamorfoses e as escadarias do tempo, permitindo que folhas secas alcem voos sobre a tela, como lantejoulas de um Carnaval que logo serão penteadas. São traços abstratos ou de uma ingenuidade infantil, que criam soluçantes grilos, riscando a película, oxidando-a em sua primazia mística-visual, como se houvesse um encontro entre Hans Richter e Stan Brakhage.
78 Voltas
4.0 1Particularmente, fiquei deslumbrado com 78 Tours (1985), cuja narrativa de eterno-retorno caracteriza-o como um filme labiríntico, que valsa com multi-camadas temporais, elíptico e alucinógeno, acompanhando o que poderia ser o contraponto de um ensolarado dia de domingo em família com a solitude de um rapaz urbano, tão remoto em suas lembranças no interior de um apartamento, lembranças desencadeadas pelo acordeão de seu rádio antigo. “78 Tours” busca a nostalgia das 78 rotações de um vinil, de memórias inacabadas.
O Voo de Ícaro
3.9 1Em seu primeiro curta de animação, Le Vol d’Icare (1974), Schwizgebel nos mostra um mundo constituído pelo pontilhismo, flertando com pixels e bits de um console Atari, adotando então um estilo diferente daquele que firmará suas próximas obras. O cineasta brinca com uma música que mistura o som de um cravo com sintonizadores digitais, reforçando sua analogia à plasticidade dos videogames, uma música que guia não apenas as ações e o físico dos personagens, como também interfere nos espaços, que piscam como luzes natalinas numa coreografia sonora, como se cada objeto surgisse no meio do caminho no momento em que uma tecla do cravo é pressionada.
Spacy
4.0 3Fiquei chapado.
A Bordo
3.9 4Para assistir online: https://vimeo.com/155713556
A Bordo
3.9 4ESTREIA - 01 de Agosto, às 19:00, na Cinemateca Brasileira
Mais informações:
[www].festlatinosp.com.br/2015/2015/04/20/a-bordo/
A Bordo
3.9 4TEASER: https://vimeo.com/126376908
Não Filmarás
4.1 2Disponível online! https://vimeo.com/92053824
Não Filmarás
4.1 2TEASER: https://vimeo.com/92680339
O Guarda-Chuva Azul
4.1 303 Assista AgoraUm dos trabalhos mais impressionantes da PIXAR. Melhor do que "Universidade Monstros".
Amores (In)versos
3.8 8SELECIONADO PARA A "MOSTRA IX PRÊMIO FIESP/SESI-SP DO CINEMA PAULISTA"
Ocorrerá de 20 de Maio a 10 de Junho, em São Paulo.
Maiores informações:
Amores (In)versos
3.8 8SELECIONADO PARA A "12ª MOSTRA DE CINEMA INFANTIL DE FLORIANÓPOLIS"
Ocorrerá de 28 de Junho a 14 de Julho, em Florianópolis.
Maiores informações:
De Saco Cheio
3.5 35CONVIDADO A PARTICIPAR DA "MOSTRA AUDIOVISUAL DE DOURADOS".
Ocorreu de 23 a 26 de Maio de 2013.
Informações:
Amores (In)versos
3.8 8"AMORES (IN)VERSOS", meu segundo curta-metragem, já disponível na internet!! :-)
Grilada
3.2 3Teaser do curta-metragem "Grilada":
Mesa Para Dois
3.6 13Não funcionou como produto audiovisual. Achei que ficou bastante vazio e exaustivo, ao passo que a HQ é belíssima, no ritmo certo, embora a sua simplicidade narrativa.
O maior erro talvez seja a fidelidade extrema frente à HQ. A intenção foi boa, mas o roteiro poderia ter sido (muito) melhor explorado, assim como sua linguagem fílmica.
Sabemos que os gêmeos pensaram no Mutarelli ao criarem o Sr. Milo, e sua presença em filmes é sempre agradável. Contudo, não acho que o restante do elenco "casou" com a trama. Tudo pareceu-me bem artificial.
O Dia Mais Longo na Creche
3.9 167 Assista AgoraDentre os indicados ao Oscar, este é o curta de animação mais fraco. É bastante contestável aquele final...
Fragmentum
2.9 1SELECIONADO PARA A "MOSTRA DO FILME LIVRE 2013".
Ocorrerá no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Brasília, de 05 de Março a 26 de Maio.
Mais informações:
A Avó
4.0 69Expoente máximo do nonsense e surrealismo cinematográfico contemporâneo, Lynch faz aqui um filme, como sempre, esteticamente macabro, narrativamente alegórico e com um clima perturbador. Notável influência de Buñuel e, talvez, Starewicz.
Belo trabalho! :)
De Saco Cheio
3.5 35Sempre recordando: pra quem não consegue ir aos festivais onde o curta está sendo exibido, ele já se encontra online! ;)
De Saco Cheio
3.5 35SELECIONADO PARA O "5º CURTA TAQUARY"
Ocorrerá em Taquaritinga do Norte - PE, de 21 a 23 de Novembro.
Maiores informações:
De Saco Cheio
3.5 35CONVIDADO A PARTICIPAR DA 9ª EDIÇÃO DO "AMAZONAS FILM FESTIVAL"
Ocorrerá em Manaus, de 03 a 09 de Novembro!
Maiores informações:
Amores (In)versos
3.8 8SELECIONADO PARA O "7º MIRAGEM – MOSTRA DE CINEMA E VÍDEO DE MIRACEMA"
Ocorrerá em Novembro, em Tocantins.
Maiores informações: www.mostramiragem.com.br