A despeito do notável pioneirismo da Bauhaus que impulsionou o sonho de modernidade nas artes, design e arquitetura no início do Séc. XX , tendo inclusive o seu mais importante diretor Walter Gropius anunciado que "não existe diferença entre a força e a beleza dos sexos" a discriminação de gênero era uma realidade nesta escola e uma luta a ser enfrentada pelas mulheres. As experiências e dificuldades vividas por elas são bem retratadas neste belíssimo filme; mais tarde, com a ascensão do regime nazista, não apenas as mulheres foram oprimidas e sim todo o talento, expressão artística, inovação e criatividade, com isso, aquela fantástica experimentação e entusiasmo da Bauhaus tem seu fim. Filme delicioso de se assistir.
Headhunters começa elegante, esbanjando charme, atraindo o espectador pra esse universo de ostentação, arte, beleza e elevada classe. Centrado em um indivíduo baixo em todos os sentidos, que originalmente não pertencia a este belo mundo, mas que pra chegar e se manter nesta alta posição está sujeito a descer até mesmo ao . . . ‘’inferno’’. Quando o outro lado é mostrado com toda sua sujeira, o filme já se transformou e você sente o protagonista bem mais próximo, mesmo com tantas reviravoltas e sabendo que ninguém é confiável você se importa e se surpreende torcendo por ele.
A pequena chama do primeiro amor exibida neste belíssimo pôster é bem retratada no filme que mostra situações típicas e ATUAIS da adolescência no tom certo, sem partir pro besteirol e com o foco na emoção. O jovem ator principal foi bem convincente, conseguia oscilar entre o lado infantil e pré-juvenil com naturalidade, mesmo com poucos diálogos percebemos exatamente o que ele está sentindo, passa também algumas ‘’tradições’’ russas como: adultos que bebem vodka como se fosse água, inclusive professor em plena sala de aula, O filme trabalha muito bem a trilha sonora em cenas lindíssimas e poéticas, que reproduzem aquelas memórias dos bons momentos que guardamos desta fase da vida.
A história Anunnaki é fascinante, além de ser reconhecida como uma das mais antigas ‘’teorias’’ da criação da raça humana e da evolução no planeta Terra. A temática somada ao formato pouco familiar (Animação em ópera rock) pode causar estranhamento, principalmente pra quem não conhece esse PONTO DE VISTA DA HISTÓRIA, muito diferente mas, ainda sim, com considerável semelhança com a aquela que nos foi contada, entretanto, é um trabalho de arte formidável, repleto de questões filosóficas profundas e diversos conceitos surpreendentes tais como:
O cotidiano banal da juventude dos anos 90, onde os acontecimentos retratam o não acontecimento. Um jovem é roubado, levam a moto, o dinheiro da carteira e o par de tênis, mas não o relógio, será falso o relógio? Não há juízo de VALOR, as notas de 100 não valem nada (falsas), Não há surpresas aqui, não há reação, não há ressentimentos, voltar pra casa descalço e sem os pertences não ‘’era’’ incomum nem lá (Buenos Aires) nem cá . Não há ideologia, não há o que mudar, para onde ir? O silêncio fala e nada que é falado é ouvido, muito é mostrado sem mostrar, e quando mostra: já foi, como a água do ralo, nada importa, os dias passam iguais, tudo se repete.
Disciplina é liberdade. Compaixão é fortaleza. Ter bondade é ter coragem. Já dizia a canção e foi justamente com disciplina, compaixão, bondade e MUITA PACIÊNCIA que o Erik pode crescer. Nós esperamos o tempo todo a hora da vingança, desejamos ver os lideres, os professores, o diretor e o padrasto pagando na mesma moeda, mas a principal batalha a ser vencida era interna,
Três crianças sem amparo, sem lar, sem o que comer, mas cheias de coragem, determinação e otimismo; unidas elas partem de uma cidade sombria da Rússia logo após a segunda guerra, desejando atravessar a fronteira para Polônia, sonhando com a felicidade.
A poesia visual é presente em cada segundo na tela, mesmo com todo abandono sofrido pelas crianças, que passaram por todas as privações, até fome, o drama é apresentado do ponto de vista dos meninos, completamente carregados de esperança de que o AMANHÃ SERÁ MELHOR.
O gigante egoísta mostra ao mesmo tempo a realidade dura da vida dos garotos, assim como o valor da amizade e lealdade entre eles, toda a dureza do dia dia é estampada na expressão e gestos do talentosíssimo jovem ator principal, sem jamais ocultar a pureza dos sentimentos e o verdadeiro companheirismo que tinha pelo amigo. A amarga luta pela sobrevivência mostra uma infância perdida, e quando olhamos para realidade dos adultos vemos que o que se pode esperar é uma vida perdida, entretanto os meninos n se acomodavam, eles enfrentavam toda a adversidade com muita coragem.
O filme se desenrola nitidamente caminhando para o desastre, quando o desastre realmente ocorre, foi de grande impacto e me fez pular da cadeira, na hora quase fiquei sem respiração, e funcionou como um preparativo para a extraordinária e emocionalmente forte cena final, esta sim, de deixar de fato sem respiração, com um nó na garganta provocado por um devastador desfecho que sugere a redenção.
Um menino enrolando-se na cortina, numa típica brincadeira infantil apresentada de forma claustrofóbica na cena de abertura, já nos dá pistas de como a fantasia e a realidade se entrelaçam, e como a imaginação propicia alívio diante da dureza da vida. O filme retrata de forma tão realista quanto poética o período da infância beirando a adolescência de um menino pobre, vivendo em uma cidade apodrecida, repleta de montanhas de lixo em virtude da greve. A atmosfera sombria e abandonada da cidade, combina com o remorso que sente o personagem, desde o incidente no canal, é justamente este episódio que volta à sua mente em diversos momentos durante todo o filme e o faz refletir sobre suas atitudes, num processo de amadurecimento e grande transformação. A forma que ele interage com os amigos, familiares, o pai alcoólatra, vai mudando com o tempo.
Apesar da dura realidade, é uma criança que sonha e tem esperanças, encontra alívio quando sai por alguns momentos da cidade suja, e atravessa FLUTUANDO os campos dourados, contrastando com o céu incrivelmente azul, em cenas lúdicas de beleza arrebatadora, que mais parecem um sonho.
Lembrei de Kes, Lembrei de Gummo, lembrei de Dorota Kedzierzawska, lembrei de quando eu era criança.
Preservou a alta qualidade dos primeiros filmes, o único senão fica por conta do ator que interpreta o amigo Helge Ombo, que nesta versão teen nem de longe tem o carisma do ator dos filmes anteriores, mas como este personagem n tem tanto destaque desta vez, n comprometeu tanto a obra.
Mostra uma mulher de alma livre que sempre desfrutou da liberdade, e sempre pagou o preço por isso naturalmente, com leveza, no alto dos anos vividos se sente livre para experimentar mudar de vida, mas suportar o peso da mudança não é fácil, como aprisionar uma alma livre?? A beleza e a poesia das cenas finais me fizeram até aumentar a nota.
Intensamente sensorial, é um filme sobre a solidão e o amor , com atmosférica poética, por vezes lembra um conto de fadas, mesmo sem se afastar da dura realidade. As cicatrizes internas da moça albina são bem maiores que as externas e a beleza dos sentimentos dos personagens transborda a cada segundo na tela, difícil não se condoer com o sofrimento deles. O passado triste dela que não queria ser vista, nem si ver diante do espelho, é demonstrado em cada gesto, até mesmo no reflexo ao segurar os objetos arremessados pelo rapaz cego no primeiro contato, remetendo a lembrança dos objetos cortantes que a mãe cruel lançava sobre ela. A conexão entre os dois, realmente complementares, é tocante. A forma com que o cego enxergava o mundo e passou a enxergar com ela e depois dela, toda a transformação que passou o personagem é surpreendente
Filme começa escancarando a apatia do protagonista, mais interessado no programa de tv do que no que acabara de acorrer. A emoção só aflora mais tarde e trancado no banheiro, mas até lá ele é impenetrável, obrigado a conviver com uma família de bandidos, cada gesto dele parece controlado e a tensão nunca diminui. Mesmo sem possuir poder, o clã tem um charme, em alguns momentos até lembra famílias famosas de gângsteres. Orquestrados pela brutal e assustadora matriarca, cada filho tem uma personalidade distinta, conflitante e destrutiva.
Filme retrata perturbações psicológicas de natureza sexual do protagonista, expondo o conflito de sua formação religiosa, pois acaba de retornar de um internato católico, e encontra uma realidade tentadora na figura materna, que o encoraja numa iniciação sexual pervertida.
O tema é pesado, mas o filme é repleto de ótimas cenas: as orações nas dunas, o bar animado com a dança do Joãozinho, a iniciação no metrô, a pregação na chuva, entretanto, as cenas finais são tão perturbadoras que torna o filme intragável.
O esplendor das imagens, cenários, locações, figurino e fotografia belíssima enche os olhos, a adptação do texto de Shakespeare também foi bem realizada, mas, a história em si, não envolve muito, no entanto, um bom filme.
Jovem perdido que tinha medo de ficar em casa com os pais e enfrentou corajosamente a floresta e a solidão; e lá, na natureza selvagem, se encontrou.
...Se você rastrear o tempo, o tempo vai acompanhar você, então eu simplesmente esqueço.
Conforme estamos acostumados com o Korine, pouca coisa é explicada, mas ao que parece ele finalmente encontrou na vida real a utopia que suas personagens sempre buscaram.
O Sadomasoquismo não foi explorado pelo viés fetichista, mas como a busca de preenchimento de uma necessidade de ambos os envolvidos, ainda que em fase de descoberta e de autoconhecimento, ou a liberação de algo reprimido. O assunto pesado é tratado com total seriedade e sem abrir brecha para apelação, o preto e branco da fotografia reforça o lado sóbrio do filme, mas ainda assim, devido o tema espinhoso, certamente afasta o público conservador. Os ótimos atores dão vida aos protagonistas aparentemente tão opostos e superam todas as diferenças de forma crível, transmitindo um envolvimento real, e toda a dor e angústia que os atormentam.
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Bauhaus
3.8 8A despeito do notável pioneirismo da Bauhaus que impulsionou o sonho de modernidade nas artes, design e arquitetura no início do Séc. XX , tendo inclusive o seu mais importante diretor Walter Gropius anunciado que "não existe diferença entre a força e a beleza dos sexos" a discriminação de gênero era uma realidade nesta escola e uma luta a ser enfrentada pelas mulheres. As experiências e dificuldades vividas por elas são bem retratadas neste belíssimo filme; mais tarde, com a ascensão do regime nazista, não apenas as mulheres foram oprimidas e sim todo o talento, expressão artística, inovação e criatividade, com isso, aquela fantástica experimentação e entusiasmo da Bauhaus tem seu fim. Filme delicioso de se assistir.
Headhunters
3.9 355Headhunters começa elegante, esbanjando charme, atraindo o espectador pra esse universo de ostentação, arte, beleza e elevada classe. Centrado em um indivíduo baixo em todos os sentidos, que originalmente não pertencia a este belo mundo, mas que pra chegar e se manter nesta alta posição está sujeito a descer até mesmo ao . . . ‘’inferno’’. Quando o outro lado é mostrado com toda sua sujeira, o filme já se transformou e você sente o protagonista bem mais próximo, mesmo com tantas reviravoltas e sabendo que ninguém é confiável você se importa e se surpreende torcendo por ele.
14+
3.7 9A pequena chama do primeiro amor exibida neste belíssimo pôster é bem retratada no filme que mostra situações típicas e ATUAIS da adolescência no tom certo, sem partir pro besteirol e com o foco na emoção. O jovem ator principal foi bem convincente, conseguia oscilar entre o lado infantil e pré-juvenil com naturalidade, mesmo com poucos diálogos percebemos exatamente o que ele está sentindo, passa também algumas ‘’tradições’’ russas como: adultos que bebem vodka como se fosse água, inclusive professor em plena sala de aula, O filme trabalha muito bem a trilha sonora em cenas lindíssimas e poéticas, que reproduzem aquelas memórias dos bons momentos que guardamos desta fase da vida.
Anunnaki: Mensageiros do Vento
4.4 3A história Anunnaki é fascinante, além de ser reconhecida como uma das mais antigas ‘’teorias’’ da criação da raça humana e da evolução no planeta Terra.
A temática somada ao formato pouco familiar (Animação em ópera rock) pode causar estranhamento, principalmente pra quem não conhece esse PONTO DE VISTA DA HISTÓRIA, muito diferente mas, ainda sim, com considerável semelhança com a aquela que nos foi contada, entretanto, é um trabalho de arte formidável, repleto de questões filosóficas profundas e diversos conceitos surpreendentes tais como:
O FUTURO SE REVELA ESCONDIDO NO PASSADO. .
Rapado
3.3 5 Assista AgoraO cotidiano banal da juventude dos anos 90, onde os acontecimentos retratam o não acontecimento. Um jovem é roubado, levam a moto, o dinheiro da carteira e o par de tênis, mas não o relógio, será falso o relógio? Não há juízo de VALOR, as notas de 100 não valem nada (falsas), Não há surpresas aqui, não há reação, não há ressentimentos, voltar pra casa descalço e sem os pertences não ‘’era’’ incomum nem lá (Buenos Aires) nem cá . Não há ideologia, não há o que mudar, para onde ir? O silêncio fala e nada que é falado é ouvido, muito é mostrado sem mostrar, e quando mostra: já foi, como a água do ralo, nada importa, os dias passam iguais, tudo se repete.
Evil - Raízes do Mal
4.0 109Disciplina é liberdade.
Compaixão é fortaleza.
Ter bondade é ter coragem.
Já dizia a canção e foi justamente com disciplina, compaixão, bondade e MUITA PACIÊNCIA que o Erik pode crescer. Nós esperamos o tempo todo a hora da vingança, desejamos ver os lideres, os professores, o diretor e o padrasto pagando na mesma moeda, mas a principal batalha a ser vencida era interna,
e a retaliação foi a altura de quem conseguiu transformar a si mesmo, com muita dignidade, sem covardia, sem golpes baixos.
Amanhã Será Melhor
4.0 1Três crianças sem amparo, sem lar, sem o que comer, mas cheias de coragem, determinação e otimismo; unidas elas partem de uma cidade sombria da Rússia logo após a segunda guerra, desejando atravessar a fronteira para Polônia, sonhando com a felicidade.
A poesia visual é presente em cada segundo na tela, mesmo com todo abandono sofrido pelas crianças, que passaram por todas as privações, até fome, o drama é apresentado do ponto de vista dos meninos, completamente carregados de esperança de que o AMANHÃ SERÁ MELHOR.
O Gigante Egoísta
3.8 51O gigante egoísta mostra ao mesmo tempo a realidade dura da vida dos garotos, assim como o valor da amizade e lealdade entre eles, toda a dureza do dia dia é estampada na expressão e gestos do talentosíssimo jovem ator principal, sem jamais ocultar a pureza dos sentimentos e o verdadeiro companheirismo que tinha pelo amigo.
A amarga luta pela sobrevivência mostra uma infância perdida, e quando olhamos para realidade dos adultos vemos que o que se pode esperar é uma vida perdida, entretanto os meninos n se acomodavam, eles enfrentavam toda a adversidade com muita coragem.
O filme se desenrola nitidamente caminhando para o desastre, quando o desastre realmente ocorre, foi de grande impacto e me fez pular da cadeira, na hora quase fiquei sem respiração, e funcionou como um preparativo para a extraordinária e emocionalmente forte cena final, esta sim, de deixar de fato sem respiração, com um nó na garganta provocado por um devastador desfecho que sugere a redenção.
O Lixo e o Sonho
4.1 58Um menino enrolando-se na cortina, numa típica brincadeira infantil apresentada de forma claustrofóbica na cena de abertura, já nos dá pistas de como a fantasia e a realidade se entrelaçam, e como a imaginação propicia alívio diante da dureza da vida.
O filme retrata de forma tão realista quanto poética o período da infância beirando a adolescência de um menino pobre, vivendo em uma cidade apodrecida, repleta de montanhas de lixo em virtude da greve.
A atmosfera sombria e abandonada da cidade, combina com o remorso que sente o personagem, desde o incidente no canal, é justamente este episódio que volta à sua mente em diversos momentos durante todo o filme e o faz refletir sobre suas atitudes, num processo de amadurecimento e grande transformação. A forma que ele interage com os amigos, familiares, o pai alcoólatra, vai mudando com o tempo.
Apesar da dura realidade, é uma criança que sonha e tem esperanças, encontra alívio quando sai por alguns momentos da cidade suja, e atravessa FLUTUANDO os campos dourados, contrastando com o céu incrivelmente azul, em cenas lúdicas de beleza arrebatadora, que mais parecem um sonho.
Lembrei de Kes, Lembrei de Gummo, lembrei de Dorota Kedzierzawska, lembrei de quando eu era criança.
Kompani Orheim
4.0 7Preservou a alta qualidade dos primeiros filmes, o único senão fica por conta do ator que interpreta o amigo Helge Ombo, que nesta versão teen nem de longe tem o carisma do ator dos filmes anteriores, mas como este personagem n tem tanto destaque desta vez, n comprometeu tanto a obra.
Party Girl
3.6 17Mostra uma mulher de alma livre que sempre desfrutou da liberdade, e sempre pagou o preço por isso naturalmente, com leveza, no alto dos anos vividos se sente livre para experimentar mudar de vida, mas suportar o peso da mudança não é fácil, como aprisionar uma alma livre?? A beleza e a poesia das cenas finais me fizeram até aumentar a nota.
Cegos
4.2 40Intensamente sensorial, é um filme sobre a solidão e o amor , com atmosférica poética, por vezes lembra um conto de fadas, mesmo sem se afastar da dura realidade. As cicatrizes internas da moça albina são bem maiores que as externas e a beleza dos sentimentos dos personagens transborda a cada segundo na tela, difícil não se condoer com o sofrimento deles. O passado triste dela que não queria ser vista, nem si ver diante do espelho, é demonstrado em cada gesto, até mesmo no reflexo ao segurar os objetos arremessados pelo rapaz cego no primeiro contato, remetendo a lembrança dos objetos cortantes que a mãe cruel lançava sobre ela. A conexão entre os dois, realmente complementares, é tocante. A forma com que o cego enxergava o mundo e passou a enxergar com ela e depois dela, toda a transformação que passou o personagem é surpreendente
Reino Animal
3.6 172 Assista AgoraFilme começa escancarando a apatia do protagonista, mais interessado no programa de tv do que no que acabara de acorrer. A emoção só aflora mais tarde e trancado no banheiro, mas até lá ele é impenetrável, obrigado a conviver com uma família de bandidos, cada gesto dele parece controlado e a tensão nunca diminui.
Mesmo sem possuir poder, o clã tem um charme, em alguns momentos até lembra famílias famosas de gângsteres. Orquestrados pela brutal e assustadora matriarca, cada filho tem uma personalidade distinta, conflitante e destrutiva.
Minha Mãe
2.8 243Filme retrata perturbações psicológicas de natureza sexual do protagonista, expondo o conflito de sua formação religiosa, pois acaba de retornar de um internato católico, e encontra uma realidade tentadora na figura materna, que o encoraja numa iniciação sexual pervertida.
O tema é pesado, mas o filme é repleto de ótimas cenas: as orações nas dunas, o bar animado com a dança do Joãozinho, a iniciação no metrô, a pregação na chuva, entretanto, as cenas finais são tão perturbadoras que torna o filme intragável.
Macbeth: Ambição e Guerra
3.5 383 Assista AgoraO esplendor das imagens, cenários, locações, figurino e fotografia belíssima enche os olhos, a adptação do texto de Shakespeare também foi bem realizada, mas, a história em si, não envolve muito, no entanto, um bom filme.
A Lenda de Cambo
3.8 4Jovem perdido que tinha medo de ficar em casa com os pais e enfrentou corajosamente a floresta e a solidão; e lá, na natureza selvagem, se encontrou.
...Se você rastrear o tempo, o tempo vai acompanhar você, então eu simplesmente esqueço.
Conforme estamos acostumados com o Korine, pouca coisa é explicada, mas ao que parece ele finalmente encontrou na vida real a utopia que suas personagens sempre buscaram.
Punish Me
3.1 6O Sadomasoquismo não foi explorado pelo viés fetichista, mas como a busca de preenchimento de uma necessidade de ambos os envolvidos, ainda que em fase de descoberta e de autoconhecimento, ou a liberação de algo reprimido.
O assunto pesado é tratado com total seriedade e sem abrir brecha para apelação, o preto e branco da fotografia reforça o lado sóbrio do filme, mas ainda assim, devido o tema espinhoso, certamente afasta o público conservador.
Os ótimos atores dão vida aos protagonistas aparentemente tão opostos e superam todas as diferenças de forma crível, transmitindo um envolvimento real, e toda a dor e angústia que os atormentam.