Um filme leve e até divertido, com alguns belos momentos, como a já citada saída do cinema. Mas sendo bem sincero, embora seja um bom filme, o que o impede de ser esquecido em pouco tempo é aquele final ao qual é impossível passar indiferente. Não que eu tenha gostado, mas o bizarro me fez rir demais! Queria ter tido a oportunidade de assistir a esse filme no cinema, para ver a reação das outras pessoas.
Depois dos comentários abaixo, não tenho mais nada a acrescentar, a não ser que passei o tempo todo me perguntando o que faria (ou o que sentiria) em uma situação como essa. Mais uma obra-prima de Tarkovsky.
É um filme interessante, mas acho que aquém da capacidade de David Fincher, que ele já mostrou em outros trabalhos tão mais originais e bem executados.
Seria uma pena dar um Oscar agora para ele, seja em Filme ou em Direção, por simples politicagem e, posteriormente, quando ele fizer um trabalho que realmente mereça (e acredito que ele fará), negar o prêmio por ele ter levado a pouco tempo.
Um filme pode ser favorito por outros aspectos que não seja necessariamente o enredo? [2]
"Europa" conta uma história como já foi vista em outros tantos filmes e a mostra de maneira a manter a tensão sempre constante. Porém é na parte técnica, na ousadia de Lars von Trier, que esse filme se mostra muito maior que qualquer outro thriller. O filme é hipnótico não só pela voz marcante de Max von Sydow, mas também pela perfeição e pelo inesperado de cada cena.
Incrível como Lars von Trier consegue me conquistar de uma maneira diferente a cada filme.
"(...)Mas para mergulhar de cabeça em um filme-arte talvez antes seja preciso mergulhar primeiro dentro de si mesmo. É isso que o filme "Gritos e Sussurros" nos pede. Ingmar Bergman cria uma história que pode parecer simples à princípio (três irmãs, sendo que uma delas está morrendo, e uma empregada vivendo juntas em uma mesma casa) , mas que vai se revelando de uma profundidade de dar medo. (...)"
Como a Lorrana, eu também esperava algo mais provocativo, mais ousado. Essa minha decepção certamente se da muito mais com o livro de Nikos Kazantzakis do que com o filme de Scorsese. Eu esperava algo mais "O Evangelho segundo Jesus Cristo", mas aí o problema vem das minhas espectativas e não de nenhuma das obras.
A direção é ótima, a trilha muito diferente do que se espera para um filme do tipo e as atuações fantásticas, principalmente de Harvey Keitel. É um bom filme, mas para mim está longe de ser um dos melhores de Scorsese.
Gostei de Brigitte Bardot, embora o papel pareça ter sido feito pra Anna Karina. É um filme cheio de momentos memoráveis, desde o início autorreferencial, à beleza de Bardot nua na cama, às cenas em Capri... É um bom filme, mas acho outros melhores na obra de Godard.
Bergman já tinha feito uma obra-prima sobre o relacionamento entre pais e filhos em "Sonata de Outono", mas, para mim, ele conseguiu ir muito mais fundo no assunto em "Saraband". Neste ele mostra dois tipos de relacionamentos muito diferentes: aquele em que não há mais amor nenhum, como o de Johan e Henrik, e aquele em que o amor em excesso é o problema, como é o caso de Henrik e Karin.
Adoro Liv Ullmann, mas para mim este filme é de Erland Josephson. A atuação dele é maravilhosa! O que é aquela conversa entre pai e filho na biblioteca? Tudo que o personagem dele sentia, eu sentia junto: raiva, desprezo, amor...
"Saraband" é um daqueles filmes que, se te pegam em um momento de fragilidade, acabam contigo. Comigo foi assim. Passei a noite inteira sem dormir, pensando neste filme.
Assim como recentemente Haneke fez em "A Fita Branca", "O Ovo da Serpente" tenta compreender o que motivou o crescimento do nazismo e as atrocidades cometidas na 2ªGG. Neste filme Bergman cria um thriller, com direito até a revelações no final, algo bem diferente do resto de sua obra que já vi. O resultado é um filme bastante tenso.
Sempre é um prazer ver Liv Ullmmann em cena, mais ainda quando ela canta e dança em um cabaré com uma peruca verde super fashion! ahahah
Citando a frase mais odiada no Filmow: Esse filme não é pra qualquer um. Pelo menos não é para mim. Prefiro a simplicidade do Fellini de "Noites de Cabíria".
Confesso que chorei de raiva quando o general Westmoreland diz que os orientais não dão o mesmo valor à vida. É muita estupidez! Vale a pena ler a entrevista que Peter Davis deu à revista Brasileiros em 2008, em que ele fala sobre esse fragmento.
Apenas é uma pena que as entrevistas com vietnamitas foram dubladas, ora exagerando no drama, ora com apatia, apenas para se adaptar ao público estadunidense e sua famosa preguiça em ler legendas.
Um filme bom, mas que não se aprofunda no drama dos personagens. O final pode ser bonitinho, mas é uma saída fácil pra história. Neste ponto concordo com o que o Luís Adriano disse logo abaixo.
Pelo menos tem uma boa dose de humor, com as personagens Leah e Sandra ("Eu sei o que você merece! Um tiro!").
Esteticamente esse filme transpira Wong Kar-Wai, logo, é belíssimo. Só que é um filme sem conteúdo, com personagens rasos e um roteiro bastante previsível.
Não consigo racionalizar sobre o porquê de ter gostado tanto de "Drama", visto que não achei o roteiro excelente, a atuação do protagonista ficou muito aquém da dos outros dois atores e a estética do filme é bonita, mas não tem nenhuma novidade.
Porém o filme me prendeu totalmente. Comecei a assistí-lo com sono e depois de 1h20min eu estava grudado na tela com uma cara de "O quê? Já?"
Um bom filme, apesar dos closes dramáticos exagerados e da trilha sonora repetitiva. Selton Mello mostrou que pode contribuir com o cinema nacional não só com suas ótimas atuações, mas como diretor também. Leonardo Medeiros nasceu pra papéis depressivos!
De repente eu notei que tinha trancado a respiração pra não "atrapalhar" toda a beleza que eu estava vendo. Desde que assisti a "Koyaanisqatsi" eu não ficava tão hipnotizado por uma combinação perfeita entre imagem e som.
Bertolucci fez "Antes da Revolução" quando tinha apenas 22 anos, e mesmo assim criou um filme fascinante, com uma ótima trilha sonora e cenas belíssimas, além de apresentar discussões políticas que ele aprofundaria em outros filmes.
Fabrizio não é uma personagem carismática, em compensação Gina é uma das mais apaixonantes do universo de Bertolucci! Adorei aquele final!
Apesar de seus personagens serem quase que esteriótipos de filmes de guerra (o novato, o rapaz delicado, o líder durão, o soldado insubordinado, etc) o filme consegue manter a tensão e a claustrofobia durante sua curta duração.
Apenas acho que um título "Líbano" abrangente demais, visto que em nenhum momento há uma contextualização sobre a questão libanesa e que a história dos soldados dentro de um tanque se encaixaria em qualquer guerra.
Um filme de tribunal bastante interessante, que mantém a narrativa bem fluida durante as suas 2h40min. É um filme que vale a pena, principalmente por James Stewart e pela trilha sonora perfeita!
Adoro musicais, mas este aqui é tão irregular! Talvez fosse um filme melhor se fosse apenas mais uma comediazinha do Woody Allen, ao invés de um musical em que as partes menos carismáticas são quando os atores cantam. Allen mais uma vez interpretando outra versão de si mesmo, guardando para si as melhores piadas... Um bom elenco, mas subaproveitado... Bem, pelo menos a cena final é bonita.
"Partner" é um filme denso, que carregue consigo muitas críticas, principalmente ao momento histórico, a revolução de 68, que no final das contas não conseguiu muitos resultados. Achei, porém, seu início extremamente cansativo, tanto que comecei a vê-lo 4 vezes, até finalmente ter coragem para acabar.
Fui surpreendido, principalmente pelo visual e pelo inusitado de algumas cenas, mas por enquanto este foi o Bertolucci que menos me agradou.
Ervas Daninhas
3.1 142Um filme leve e até divertido, com alguns belos momentos, como a já citada saída do cinema. Mas sendo bem sincero, embora seja um bom filme, o que o impede de ser esquecido em pouco tempo é aquele final ao qual é impossível passar indiferente. Não que eu tenha gostado, mas o bizarro me fez rir demais! Queria ter tido a oportunidade de assistir a esse filme no cinema, para ver a reação das outras pessoas.
O Sacrifício
4.3 148Depois dos comentários abaixo, não tenho mais nada a acrescentar, a não ser que passei o tempo todo me perguntando o que faria (ou o que sentiria) em uma situação como essa. Mais uma obra-prima de Tarkovsky.
A Rede Social
3.6 3,1K Assista AgoraBoas atuações, boa direção e ótima trilha sonora.
É um filme interessante, mas acho que aquém da capacidade de David Fincher, que ele já mostrou em outros trabalhos tão mais originais e bem executados.
Seria uma pena dar um Oscar agora para ele, seja em Filme ou em Direção, por simples politicagem e, posteriormente, quando ele fizer um trabalho que realmente mereça (e acredito que ele fará), negar o prêmio por ele ter levado a pouco tempo.
Europa
4.0 117 Assista AgoraUm filme pode ser favorito por outros aspectos que não seja necessariamente o enredo? [2]
"Europa" conta uma história como já foi vista em outros tantos filmes e a mostra de maneira a manter a tensão sempre constante. Porém é na parte técnica, na ousadia de Lars von Trier, que esse filme se mostra muito maior que qualquer outro thriller. O filme é hipnótico não só pela voz marcante de Max von Sydow, mas também pela perfeição e pelo inesperado de cada cena.
Incrível como Lars von Trier consegue me conquistar de uma maneira diferente a cada filme.
Sonho Tcheco
4.1 28 Assista AgoraEngraçado, ousado, inteligente...
Muito bom! Melhor filme sobre o poder da propaganda que já vi, até agora!
Gritos e Sussurros
4.3 472"(...)Mas para mergulhar de cabeça em um filme-arte talvez antes seja preciso mergulhar primeiro dentro de si mesmo. É isso que o filme "Gritos e Sussurros" nos pede. Ingmar Bergman cria uma história que pode parecer simples à princípio (três irmãs, sendo que uma delas está morrendo, e uma empregada vivendo juntas em uma mesma casa) , mas que vai se revelando de uma profundidade de dar medo. (...)"
A Última Tentação de Cristo
4.0 297 Assista AgoraComo a Lorrana, eu também esperava algo mais provocativo, mais ousado. Essa minha decepção certamente se da muito mais com o livro de Nikos Kazantzakis do que com o filme de Scorsese. Eu esperava algo mais "O Evangelho segundo Jesus Cristo", mas aí o problema vem das minhas espectativas e não de nenhuma das obras.
A direção é ótima, a trilha muito diferente do que se espera para um filme do tipo e as atuações fantásticas, principalmente de Harvey Keitel. É um bom filme, mas para mim está longe de ser um dos melhores de Scorsese.
O Desprezo
4.0 266Gostei de Brigitte Bardot, embora o papel pareça ter sido feito pra Anna Karina.
É um filme cheio de momentos memoráveis, desde o início autorreferencial, à beleza de Bardot nua na cama, às cenas em Capri... É um bom filme, mas acho outros melhores na obra de Godard.
Manhattan
4.1 595 Assista AgoraÉ um filme com a cara de Woody Allen, no que isso tem de bom e de ruim.
Sarabanda
4.1 65Bergman já tinha feito uma obra-prima sobre o relacionamento entre pais e filhos em "Sonata de Outono", mas, para mim, ele conseguiu ir muito mais fundo no assunto em "Saraband". Neste ele mostra dois tipos de relacionamentos muito diferentes: aquele em que não há mais amor nenhum, como o de Johan e Henrik, e aquele em que o amor em excesso é o problema, como é o caso de Henrik e Karin.
Adoro Liv Ullmann, mas para mim este filme é de Erland Josephson. A atuação dele é maravilhosa! O que é aquela conversa entre pai e filho na biblioteca? Tudo que o personagem dele sentia, eu sentia junto: raiva, desprezo, amor...
"Saraband" é um daqueles filmes que, se te pegam em um momento de fragilidade, acabam contigo. Comigo foi assim. Passei a noite inteira sem dormir, pensando neste filme.
O Ovo da Serpente
4.0 131Assim como recentemente Haneke fez em "A Fita Branca", "O Ovo da Serpente" tenta compreender o que motivou o crescimento do nazismo e as atrocidades cometidas na 2ªGG. Neste filme Bergman cria um thriller, com direito até a revelações no final, algo bem diferente do resto de sua obra que já vi. O resultado é um filme bastante tenso.
Sempre é um prazer ver Liv Ullmmann em cena, mais ainda quando ela canta e dança em um cabaré com uma peruca verde super fashion! ahahah
A Culpa é do Fidel
4.3 304Um filme político, leve, delicado e com atuações infantis incríveis!
Costa-Gavras deve ter ficado muito orgulhoso!
A culpa é de quem?
Satyricon de Fellini
3.8 145 Assista AgoraCitando a frase mais odiada no Filmow: Esse filme não é pra qualquer um.
Pelo menos não é para mim. Prefiro a simplicidade do Fellini de "Noites de Cabíria".
Corações e Mentes
4.5 48Um documentário potente, que primeiro primeiro te toca no racional e depois no emocional (modelo que posteriormente inspirou Michael Moore).
Confesso que chorei de raiva quando o general Westmoreland diz que os orientais não dão o mesmo valor à vida. É muita estupidez!
Vale a pena ler a entrevista que Peter Davis deu à revista Brasileiros em 2008, em que ele fala sobre esse fragmento.
Apenas é uma pena que as entrevistas com vietnamitas foram dubladas, ora exagerando no drama, ora com apatia, apenas para se adaptar ao público estadunidense e sua famosa preguiça em ler legendas.
Delicada Atração
4.0 374 Assista AgoraUm filme bom, mas que não se aprofunda no drama dos personagens. O final pode ser bonitinho, mas é uma saída fácil pra história. Neste ponto concordo com o que o Luís Adriano disse logo abaixo.
Pelo menos tem uma boa dose de humor, com as personagens Leah e Sandra ("Eu sei o que você merece! Um tiro!").
Amores Imaginários
3.8 1,5KEsteticamente esse filme transpira Wong Kar-Wai, logo, é belíssimo. Só que é um filme sem conteúdo, com personagens rasos e um roteiro bastante previsível.
Se não fosse o Louis Garrel a dar aquela piscadinha no final, e sim qualquer outro ator, ficaria muito mais evidente o quanto aquele final é clichê.
Drama
3.0 243Não consigo racionalizar sobre o porquê de ter gostado tanto de "Drama", visto que não achei o roteiro excelente, a atuação do protagonista ficou muito aquém da dos outros dois atores e a estética do filme é bonita, mas não tem nenhuma novidade.
Porém o filme me prendeu totalmente. Comecei a assistí-lo com sono e depois de 1h20min eu estava grudado na tela com uma cara de "O quê? Já?"
Adorei, só não sei por quê.
Feliz Natal
3.4 145Um bom filme, apesar dos closes dramáticos exagerados e da trilha sonora repetitiva.
Selton Mello mostrou que pode contribuir com o cinema nacional não só com suas ótimas atuações, mas como diretor também.
Leonardo Medeiros nasceu pra papéis depressivos!
Heima
4.7 140 Assista AgoraDe repente eu notei que tinha trancado a respiração pra não "atrapalhar" toda a beleza que eu estava vendo.
Desde que assisti a "Koyaanisqatsi" eu não ficava tão hipnotizado por uma combinação perfeita entre imagem e som.
Antes da Revolução
3.6 26Bertolucci fez "Antes da Revolução" quando tinha apenas 22 anos, e mesmo assim criou um filme fascinante, com uma ótima trilha sonora e cenas belíssimas, além de apresentar discussões políticas que ele aprofundaria em outros filmes.
Fabrizio não é uma personagem carismática, em compensação Gina é uma das mais apaixonantes do universo de Bertolucci! Adorei aquele final!
Líbano
3.9 49Um bom filme.
Apesar de seus personagens serem quase que esteriótipos de filmes de guerra (o novato, o rapaz delicado, o líder durão, o soldado insubordinado, etc) o filme consegue manter a tensão e a claustrofobia durante sua curta duração.
Apenas acho que um título "Líbano" abrangente demais, visto que em nenhum momento há uma contextualização sobre a questão libanesa e que a história dos soldados dentro de um tanque se encaixaria em qualquer guerra.
Anatomia de um Crime
4.1 133 Assista AgoraUm filme de tribunal bastante interessante, que mantém a narrativa bem fluida durante as suas 2h40min. É um filme que vale a pena, principalmente por James Stewart e pela trilha sonora perfeita!
Porém achei o final menos surpreendente do que eu imaginava que seria.
Todos Dizem Eu Te Amo
3.5 270 Assista AgoraAdoro musicais, mas este aqui é tão irregular!
Talvez fosse um filme melhor se fosse apenas mais uma comediazinha do Woody Allen, ao invés de um musical em que as partes menos carismáticas são quando os atores cantam.
Allen mais uma vez interpretando outra versão de si mesmo, guardando para si as melhores piadas... Um bom elenco, mas subaproveitado...
Bem, pelo menos a cena final é bonita.
Partner
3.9 45"Partner" é um filme denso, que carregue consigo muitas críticas, principalmente ao momento histórico, a revolução de 68, que no final das contas não conseguiu muitos resultados. Achei, porém, seu início extremamente cansativo, tanto que comecei a vê-lo 4 vezes, até finalmente ter coragem para acabar.
Fui surpreendido, principalmente pelo visual e pelo inusitado de algumas cenas, mas por enquanto este foi o Bertolucci que menos me agradou.