Já tem muitas críticas maravilhosas sobre o filme aqui (até porque né, 1026 comentários), então eu só vou colocar aqui a minha posição sobre algumas coisas que causaram um pouco de dúvida, pelo que eu li:
1) A pessoa no teto, na cena final, era realmente o Uxbal. Tem gente que disse que viu a Ige (?) ou não reconheceu o rosto, mas com o filme baixado em HD dá pra dizer que era ele mesmo. E ele tava no teto por estar se desprendendo desse "plano", metaforicamente. 2) A Ige fugiu ou retornou? Olha, é mais provável que ela tenha retornado mesmo. Não ocorrem alucinações durante o filme (exceto pelas cenas de mediunidade do Uxbal), alguns aspectos como os sons da porta, dos passos dela, a voz aborrecida por estar retornando torna tudo meio improvável de ser só da cabeça dele. Inclusive, eu acredito que ele tenha "morrido em paz" logo em seguida porque soube que a Ige estava lá e poderia cuidar dos filhos dele. 3) Cadê a mãe deles? A mãe deles foi pra alguma instituição de cuidado, isso é dito mesmo. 4) Quem era a pessoa no pós-morte? Era o pai? Sim, o rosto é o mesmo que o do retrato do pai, isso é indiscutível, mas ele fala uma frase que é dita pelo Mateo durante o filme. Acho que isso é muito aberto a teoria, mas eu acredito que era realmente o pai mostrando ao Uxbal que ele estava sempre por perto e prestando atenção nos filhos e nos netos, e por isso repetiu a frase que o neto disse. (Lembra quando a amiga médium dele fala que o universo se encarrega de cuidar também?). 5) Gente, o corpo do pai tava preservado porque tinha sido embalsamado. 6) No final, o Uxbal pergunta ao pai "o que há ai?" e tem muita gente perguntando o que seria que tinha ali. Acho que é justamente isso. Não tem como sabermos, porque estamos vivos. O que tinha ali era a continuidade, o que vem depois da morte (que nem a amiga médium dele fala, a morte não é o fim, vem muita coisa depois). Como ele estava morto, ele iria descobrir (e o pai morto dele estava o levando pra isso).
O documentário mais chato e fraco que eu assisti no últimos anos. Não merecia nem um pouco ter sido premiado, muito menos com um Urso de Ouro. Pra quem tá pensando em assistir, se prepare pras 2h mais tediosas do seu dia, que se arrastam mostrando o cotidiano de um menino e sua avó, desde ele brincando de bicicleta, catando fruta e ele indo ao oftalmologista, tudo MENOS mostrar os refugiados, que parecem fazer só figuração no documentário, e só são foco do documentário durante uns 10 minutos no máximo, na cena do relato sobre a Líbia, a única cena que o diretor botou a mão na consciência e pensou "é, tá na hora de eu parar de enrolar vocês com a vida desse menino ou então vou ter que tirar os refugiados da sinopse e aí quem vai querer ver esse filme?".
Terrível de ruim.
Claro que também faltou né, aqueles detalhezinhos, umas coisas bobas né, que o documentário nem ao menos cita (tive que tirar os links senão vira spam):
Italy's 'appalling' treatment of migrants revealed in Lampedusa footage (The Telegraph)
Centro de migrantes é campo de concentração, diz Berlusconi (Terra)
Imigrantes são fumegados contra a sarna em Lampedusa Em uma fila, nus, com os braços em cruz, sob o frio, na frente de todos. Assim a Itália desinfeta as pessoas que chegam à ilha (El País)
Mas isso é besteira né não? Pra que usar o cinema como crítica social ou espaço de denúncia se é melhor botar a Italia como bem na fita?
O pessoal não desiste de ficar usando as mesmas fórmulas sempre pra fazer filme de terror. Pode até ser legalzinho, mas a sensação é que você já viu centenas parecidos.
O filme é uma critica social daquelas e é o retrato de um país que enfrenta uma forte inflação, o vício (cigarro e drogas ilícitas) e uma cultura de inferiorização da mulher, com personagens que combatem cada uma dessas três coisas da maneira que podem. Achei massa.
A cena mais triste é a do homem que trabalhou por 30 anos e 8 meses e foi humilhado na repartição pública por pessoas que se recusavam a ouvi-lo e o tratavam como um ninguém.
Também li o conto no qual esse filme se baseia (pra quem se interessar, tá no livro Sombras da Noite, do Stephen King), e olha é péssimo que nem o filme. Foi um dos motivos de eu desistir temporariamente do autor.
No livro, a descrição final de quando a máquina começa a andar pelas ruas e destruir tudo é uma das coisas mais ridiculamente ruins que eu já li na vida kkkkkk se você for esperando algo muito trash, talvez até consiga umas risadas
Incrivelmente esse filme é mais profundo do que parece. Não é muito pra ser trash não. Existem mesmo lendas sobre vagina dentata e se assistir o filme puxando pro lado das lendas e dos motivos por trás das lendas, o filme fica mais interessante e com mais sentido.
Plus que, obrigada Vagina Dentata por me apresentar The Last Shadow Puppets.
Filme bem mais do mesmo, com uma personagem seguindo todos os clichês de filmes de terror, incluindo colocar uma mão num armário de onde saiu um monte de morcegos há menos de dois minutos, correndo risco de uma mordida ou doenças; usar o proprio punho pra quebrar um espelho, estando dentro de casa e com muitos outros objetos disponíveis; sair de casa no meio da noite em uma área rural, tendo um cachorro lá fora, só pra poder fumar. Nossa, que filme ruim cara.
Alerta para o comentário de quem não conhece todo o trabalho e biografia da Elis Regina, mas assistiu o filme porque gosta de filmes mesmo e achou que seria bom:
Bom, quando o filme começou eu fiquei um pouco assustada pensando que talvez tivessem expondo mais os aspectos negativos da personalidade de Elis do que os demais, e como não sabia quem era o roteirista, achava possível isso (filmes biográficos escritos por ex marido muitas vezes fazem isso, por exemplo), já que a Elis do início do filme passava dos limites de confiante pra prepotente, soberba e grossa (eu fiquei com o coração partido na cena em que ela trata mal o pai que a apoiava tanto), mas felizmente a Elis do decorrer do filme se mostrou uma pessoa teimosa, mas amável, doce e divertida (o que condiz mais com a imagem que eu tenho da cantora). Sobre a atuação, a semelhança entre a atriz é a cantora são grandes mesmo, principalmente o sorrisinho (sorrisinho sem cimento nenhum, que nem já vi ela dizendo em entrevista), mas a atuação ficou forçada demais em alguns momentos, sendo a semelhança física o que salvou essas cenas. As cenas dos musicais são ótimas e elas por si só já valem o ingresso, com destaque pra primeira cena no Bottles Bar e a da abertura do filme, que é de arrepiar. Amei também o envolvimento do Pasquim e ter citado Chico maravilhoso, foi um toquezinho e tanto no enredo. Os últimos 30 min do filme correm contra o tempo e não ficou muito legal de se ver, em toda mudança de cena as crianças ja tinham crescido uns 2 anos. Talvez o filme não precisasse mesmo contar até a morte de Elis, por mais que eu saiba que nos filmes biográficos as pessoas preferem assistir ate o fim do personagem. Foi uma cena um tanto desnecessária, tentou ser tocante (e não sei se na vida real tudo aquilo aconteceu mesmo), mas a mim pelo menos teria sido mais tocante se o filme encerrasse com Elis em cima do palco, que era o que ela tanto gostava.
Achei a sinopse fraca, mas pela nota alta e pelos comentários passei a esperar muita coisa do filme. Acabei assistindo e me decepcionando. Não é essa Brastemp toda não.
Explica algumas coisas do curta, então valeu a pena ver, mas o curta é bem melhor. O filme é bem fraco. Algumas cenas muito forçadas, personagens muito estereotipados, a história não se desenvolve bem, vilões galãs e vilões que falam em frases de efeito, cheios de clichês, músicas antigas pra tentar agradar a galera indie, o personagem gatinho decadente, a menina esperta muito adulta pra idade dela, como alguém disse aí embaixo, o personagem fumando o filme inteiro e o cigarro nunca diminui de tamanho. Era melhor que o filme tentasse ser mais realista e não quase virasse um Vantagens de Ser Invisível (outro filme péssimo, diga-se de passagem)
Teve cenas muito boas, como as dos flip books e a cena final, que foram muito bem feitas e importantes, mas teve cenas muito tumblr-depressive-suicidal-indie-clichês, que me desagradam um pouco, como a da menina dançando na pista de boliche na imaginação dele. Realmente, difícil opinar.
Dizem que era meu filme preferido quando eu tinha uns 5 anos, eu obrigava todo mundo a assistir milhões de vezes, mas eu mesma não me lembro disso. Atualmente, não gosto de conto de contos de fadas e nem Disney, mas ficam as 5 estrelas em memória.
Concordo tanto com o comentário abaixo que não tenho mais nada a dizer. O filme tenta muito ser poético, mas acaba sendo só tedioso e sem graça mesmo. Nem pra capricharem na fotografia!
Biutiful
4.0 1,1KJá tem muitas críticas maravilhosas sobre o filme aqui (até porque né, 1026 comentários), então eu só vou colocar aqui a minha posição sobre algumas coisas que causaram um pouco de dúvida, pelo que eu li:
Muitos spoilers, viu. Assistam primeiro.
1) A pessoa no teto, na cena final, era realmente o Uxbal. Tem gente que disse que viu a Ige (?) ou não reconheceu o rosto, mas com o filme baixado em HD dá pra dizer que era ele mesmo. E ele tava no teto por estar se desprendendo desse "plano", metaforicamente.
2) A Ige fugiu ou retornou? Olha, é mais provável que ela tenha retornado mesmo. Não ocorrem alucinações durante o filme (exceto pelas cenas de mediunidade do Uxbal), alguns aspectos como os sons da porta, dos passos dela, a voz aborrecida por estar retornando torna tudo meio improvável de ser só da cabeça dele. Inclusive, eu acredito que ele tenha "morrido em paz" logo em seguida porque soube que a Ige estava lá e poderia cuidar dos filhos dele.
3) Cadê a mãe deles? A mãe deles foi pra alguma instituição de cuidado, isso é dito mesmo.
4) Quem era a pessoa no pós-morte? Era o pai? Sim, o rosto é o mesmo que o do retrato do pai, isso é indiscutível, mas ele fala uma frase que é dita pelo Mateo durante o filme. Acho que isso é muito aberto a teoria, mas eu acredito que era realmente o pai mostrando ao Uxbal que ele estava sempre por perto e prestando atenção nos filhos e nos netos, e por isso repetiu a frase que o neto disse. (Lembra quando a amiga médium dele fala que o universo se encarrega de cuidar também?).
5) Gente, o corpo do pai tava preservado porque tinha sido embalsamado.
6) No final, o Uxbal pergunta ao pai "o que há ai?" e tem muita gente perguntando o que seria que tinha ali. Acho que é justamente isso. Não tem como sabermos, porque estamos vivos. O que tinha ali era a continuidade, o que vem depois da morte (que nem a amiga médium dele fala, a morte não é o fim, vem muita coisa depois). Como ele estava morto, ele iria descobrir (e o pai morto dele estava o levando pra isso).
Fogo no Mar
3.2 69 Assista AgoraO documentário mais chato e fraco que eu assisti no últimos anos. Não merecia nem um pouco ter sido premiado, muito menos com um Urso de Ouro.
Pra quem tá pensando em assistir, se prepare pras 2h mais tediosas do seu dia, que se arrastam mostrando o cotidiano de um menino e sua avó, desde ele brincando de bicicleta, catando fruta e ele indo ao oftalmologista, tudo MENOS mostrar os refugiados, que parecem fazer só figuração no documentário, e só são foco do documentário durante uns 10 minutos no máximo, na cena do relato sobre a Líbia, a única cena que o diretor botou a mão na consciência e pensou "é, tá na hora de eu parar de enrolar vocês com a vida desse menino ou então vou ter que tirar os refugiados da sinopse e aí quem vai querer ver esse filme?".
Terrível de ruim.
Claro que também faltou né, aqueles detalhezinhos, umas coisas bobas né, que o documentário nem ao menos cita (tive que tirar os links senão vira spam):
Italy's 'appalling' treatment of migrants revealed in Lampedusa footage (The Telegraph)
Centro de migrantes é campo de concentração, diz Berlusconi (Terra)
Imigrantes são fumegados contra a sarna em Lampedusa
Em uma fila, nus, com os braços em cruz, sob o frio, na frente de todos. Assim a Itália desinfeta as pessoas que chegam à ilha (El País)
Mas isso é besteira né não? Pra que usar o cinema como crítica social ou espaço de denúncia se é melhor botar a Italia como bem na fita?
Manchester à Beira-Mar
3.8 1,4K Assista AgoraQuero tanto ver, socorro
O Homem nas Trevas
3.7 1,9K Assista AgoraNo trailer parecia bem mais legal e emocionante.
Ouija: Origem do Mal
2.8 477O pessoal não desiste de ficar usando as mesmas fórmulas sempre pra fazer filme de terror. Pode até ser legalzinho, mas a sensação é que você já viu centenas parecidos.
Um Homem Chamado Ove
4.2 383 Assista AgoraQue filme mais gracinha!
Temporário 12
4.3 5904,5 estrelas é muito pra esse filme, achei
é bonzinho, mas pera lá
o filme é mais do mesmo de filmes do tipo, sem nenhuma surpresa ou diferencial
Contos Iranianos
3.5 6O filme é uma critica social daquelas e é o retrato de um país que enfrenta uma forte inflação, o vício (cigarro e drogas ilícitas) e uma cultura de inferiorização da mulher, com personagens que combatem cada uma dessas três coisas da maneira que podem. Achei massa.
A cena mais triste é a do homem que trabalhou por 30 anos e 8 meses e foi humilhado na repartição pública por pessoas que se recusavam a ouvi-lo e o tratavam como um ninguém.
O Lar das Crianças Peculiares
3.3 1,5K Assista AgoraEsse ator que faz o Enoch (Finlay MacMillan) atua muito mal, mano. Outro ator melhor no lugar e seria um dos melhores personagens do filme.
Mangler: O Grito do Terror
2.7 60Também li o conto no qual esse filme se baseia (pra quem se interessar, tá no livro Sombras da Noite, do Stephen King), e olha é péssimo que nem o filme. Foi um dos motivos de eu desistir temporariamente do autor.
No livro, a descrição final de quando a máquina começa a andar pelas ruas e destruir tudo é uma das coisas mais ridiculamente ruins que eu já li na vida kkkkkk se você for esperando algo muito trash, talvez até consiga umas risadas
Depois de Lúcia
3.8 1,1KPesadíssimo, cara.
Vagina Dentada
2.7 583Incrivelmente esse filme é mais profundo do que parece. Não é muito pra ser trash não.
Existem mesmo lendas sobre vagina dentata e se assistir o filme puxando pro lado das lendas e dos motivos por trás das lendas, o filme fica mais interessante e com mais sentido.
Plus que, obrigada Vagina Dentata por me apresentar The Last Shadow Puppets.
Comboio do Terror
2.7 101Acreditem, o conto no qual o filme se baseia consegue ser pior do que o filme.
O Monstro do Mar Bering
1.8 22 Assista AgoraAssisti com meu namorado, ele tá traumatizado até hoje, mas eu AMO ESSE FILME, mano
O Quarto dos Esquecidos
1.9 338 Assista AgoraFilme bem mais do mesmo, com uma personagem seguindo todos os clichês de filmes de terror, incluindo colocar uma mão num armário de onde saiu um monte de morcegos há menos de dois minutos, correndo risco de uma mordida ou doenças; usar o proprio punho pra quebrar um espelho, estando dentro de casa e com muitos outros objetos disponíveis; sair de casa no meio da noite em uma área rural, tendo um cachorro lá fora, só pra poder fumar.
Nossa, que filme ruim cara.
Elis
3.5 520 Assista AgoraAlerta para o comentário de quem não conhece todo o trabalho e biografia da Elis Regina, mas assistiu o filme porque gosta de filmes mesmo e achou que seria bom:
Bom, quando o filme começou eu fiquei um pouco assustada pensando que talvez tivessem expondo mais os aspectos negativos da personalidade de Elis do que os demais, e como não sabia quem era o roteirista, achava possível isso (filmes biográficos escritos por ex marido muitas vezes fazem isso, por exemplo), já que a Elis do início do filme passava dos limites de confiante pra prepotente, soberba e grossa (eu fiquei com o coração partido na cena em que ela trata mal o pai que a apoiava tanto), mas felizmente a Elis do decorrer do filme se mostrou uma pessoa teimosa, mas amável, doce e divertida (o que condiz mais com a imagem que eu tenho da cantora).
Sobre a atuação, a semelhança entre a atriz é a cantora são grandes mesmo, principalmente o sorrisinho (sorrisinho sem cimento nenhum, que nem já vi ela dizendo em entrevista), mas a atuação ficou forçada demais em alguns momentos, sendo a semelhança física o que salvou essas cenas.
As cenas dos musicais são ótimas e elas por si só já valem o ingresso, com destaque pra primeira cena no Bottles Bar e a da abertura do filme, que é de arrepiar.
Amei também o envolvimento do Pasquim e ter citado Chico maravilhoso, foi um toquezinho e tanto no enredo.
Os últimos 30 min do filme correm contra o tempo e não ficou muito legal de se ver, em toda mudança de cena as crianças ja tinham crescido uns 2 anos. Talvez o filme não precisasse mesmo contar até a morte de Elis, por mais que eu saiba que nos filmes biográficos as pessoas preferem assistir ate o fim do personagem. Foi uma cena um tanto desnecessária, tentou ser tocante (e não sei se na vida real tudo aquilo aconteceu mesmo), mas a mim pelo menos teria sido mais tocante se o filme encerrasse com Elis em cima do palco, que era o que ela tanto gostava.
Beleza Americana
4.1 2,9K Assista AgoraAchei a sinopse fraca, mas pela nota alta e pelos comentários passei a esperar muita coisa do filme. Acabei assistindo e me decepcionando. Não é essa Brastemp toda não.
Fiquei esperando por toda uma simbologia profunda pras rosas, mas elas só foram escanteadas do meio do filme pro final mesmo. Ficou uma ponta solta.
Before I Disappear
3.8 96Explica algumas coisas do curta, então valeu a pena ver, mas o curta é bem melhor. O filme é bem fraco.
Algumas cenas muito forçadas, personagens muito estereotipados, a história não se desenvolve bem, vilões galãs e vilões que falam em frases de efeito, cheios de clichês, músicas antigas pra tentar agradar a galera indie, o personagem gatinho decadente, a menina esperta muito adulta pra idade dela, como alguém disse aí embaixo, o personagem fumando o filme inteiro e o cigarro nunca diminui de tamanho. Era melhor que o filme tentasse ser mais realista e não quase virasse um Vantagens de Ser Invisível (outro filme péssimo, diga-se de passagem)
Curfew
4.3 34Não sei que nota dar porque eu to bem dividida.
Teve cenas muito boas, como as dos flip books e a cena final, que foram muito bem feitas e importantes, mas teve cenas muito tumblr-depressive-suicidal-indie-clichês, que me desagradam um pouco, como a da menina dançando na pista de boliche na imaginação dele. Realmente, difícil opinar.
Deserto
3.1 117Ai gente, fiquei com tanta
pena quando o Tracker morreu :(
Mas realmente, o filme foi muito bom, exceto pelo final que foi bem decepcionante!
A Bela Adormecida
3.6 454 Assista AgoraDizem que era meu filme preferido quando eu tinha uns 5 anos, eu obrigava todo mundo a assistir milhões de vezes, mas eu mesma não me lembro disso. Atualmente, não gosto de conto de contos de fadas e nem Disney, mas ficam as 5 estrelas em memória.
The Ardennes
3.3 14Como esse filme tem uma nota baixa dessas? Eu amei, mano, o desenrolar foi surpreendente.
"Acha mesmo que sou melhor do que você, irmao?"
"Só sei que não sou igual a você."
Ruínas
3.2 2 Assista AgoraConcordo tanto com o comentário abaixo que não tenho mais nada a dizer. O filme tenta muito ser poético, mas acaba sendo só tedioso e sem graça mesmo. Nem pra capricharem na fotografia!
Zootopia: Essa Cidade é o Bicho
4.2 1,5K Assista AgoraAssisti com sono e sem prestar muita atenção :(