Muito bom o filme, tem a linguagem rápida de um "Projeto X", ao mesmo tempo em que consegue trazer a questão social e racial de "Boyz n the Hood" ou "Do the right thing" de uma forma orgânica e que faça sentido dentro do roteiro.
Gostei do final. Para um filme voltado para o público juvenil ele é muito coerente com a atualidade. Em um tempo de redes sociais, é comum haver uma discrepância entre o que uma pessoa é na vida real e na internet, onde cada cria sua persona(talvez quem almejassem efetivamente ser). Uma frase do filme que exemplifica bem isso é:
"Que coisa traiçoeira acreditar que uma pessoa é mais que uma pessoa"
É bem bacana essa desconstrução feita pelo filme, já que a personagem era apenas uma garota comum, que carregava todas as dúvidas e anseios que são inerentes a idade. Ainda mais num período de fechamento de ciclo, onde encarar seu fim e se deparar com uma nova realidade pode ser bastante traumático.
Agora, a atriz que interpreta Mago não consegue sustentar o papel no filme. Afinal, todo o roteiro se baseia no magnetismo e fascínio que a personagem gera nas pessoas que a rodeiam - surgindo inclusive uma certa mitologia em torno de sua pessoa - e ela não consegue transmitir isso em momento algum da película, sendo inclusive difícil criar empatia pela mesma. Uma atriz mais carismática talvez tivesse elevado o filme de patamar.
Bacana, bonitinho, mas não se aprofunda em nenhum dos temas e conflitos que propõe. Tobey Maguire pra mim não convence (não muda de expressão). Michael Caine está muito bem como médico do orfanato e sua preocupação com o bem estar daquelas crianças é bastante crível. Para mim o melhor do filme é o orfanato, basicamente as relações (fraternais) e toda a dinâmica estabelecida entre os funcionários e as crianças.
Pertinente como crítica social, Reitman reitera mais uma vez sua posição de cronista da sociedade atual americana (embora alguns aspectos sejam universais). No entanto, apesar de alguns bons momentos, o filme não decola. Não tem um grande momento ou uma grande atuação destacada. De pontos negativos ficam a narração em off, e a inclusão da obra do físico Carl Sagan, sempre que o diretor tentava encaixa-la não conseguia, soava forçado, não natural.
É interessante perceber como ninguém estava levando a situação a sério, nem mesmo a própria vítima se dava conta de sua situação - ao afirmar que não estava sendo sequestrado. Somente quando tudo se agravou e tomou proporções catastróficas, que os personagens da trama realizaram o quão longe eles haviam ido e que aquilo impactaria definitivamente a suas vidas. Um bom retrato do quanto a juventude, atualmente, banaliza certas situações que podem ter graves consequências ao buscar diversões e o prazeres efêmeros (O filme "Bling Ring" é outro exemplo e vai na mesma pegada).
A procissão é magnífica, o som e as expressões horrorizadas trazem muito peso para a cena. Com recursos limitados - até mesmo para a época - Bergman mostra porque é um dos grandes. Quase 60 anos após seu lançamento os questionamentos que o filme traz continuam evidentes, já que, são atemporais e inerentes a nossa existência como humanos. Um diálogo entre a Morte e o Cavaleiro resume bem essa questão:
- "Você nunca para de fazer perguntas? - Não, nunca.
Essa inconformidade, geradora das dúvidas - de onde viemos, quem somos, para onde vamos- é o fardo que acompanha a benção da vida. A religião também está extremamente presente - fato recorrente na obra de Bergman, devido a forte formação religiosa que o diretor teve em sua infância - e transita entre uma fonte de respostas e uma multiplicadora das dúvidas e dos medos:
"Devemos fazer de nosso medo um ídolo e chamá-lo de Deus?"
Por fim, pessoalmente, prefiro ficar com a epifania que o cavaleiro Antonius teve durante o piquenique com os artistas, ele realizou que aquele momento insignificante não era nada, mas ao mesmo tempo era tudo. E que a vida reside ali, nos pequenos momentos, e portanto, tem um fim nela mesma.
Quase quarenta anos após levar às telas "A Primeira noite de um homem", Mike Nichols traça em "Closer" um panorama dos relacionamentos no século XXI - seu egoísmo e volatilidade - através de ótimos diálogos. Mesmo após uma década de seu lançamento o filme mantém-se forte e atual.
"Há interesse na sociedade em ter uma polícia que não seja corrupta?"
. Um verdadeiro tapa na cara. Em tempos onde parte da população, principalmente de classes sociais mais altas, gritam bravatas contra a corrupção, mas não querem abrir mão de seus privilégios em prol de um país mais justo.
Steve Carrel funciona extremamente bem nesse tipo de comédia dramática, seu personagem é muito crível e o espectador consegue se colocar com facilidade em seu lugar. O plot inicial, apesar de um tanto clichê, é interessante e a trama apresenta um bom desenvolvimento. Apresento apenas coisas que me incomodaram um pouco no filme, uma e meia na verdade. A primeira, foi o comportamento infantilóide com que o personagem de Carrel se comporta em alguns momentos da trama, no entanto, este pode ser considerado um mal de pessoas apaixonadas. Já a segunda, essa sem ressalvas, é o final, que apresenta soluções muito fáceis, e até mesmo tolas, para os problemas que foram desenvolvidos durante a trama.
Humor nonsense de primeiríssima qualidade e o personagem do "The Dude" é sensacional (o cara usa melissa). Pra curtir o filme é preciso um certo exercício de desprendimento a fim de embarcar no universo da trama e dos personagens.
Uma obra extremamente importante para os filmes sobre quadrinhos, se não fosse por ela, muito provavelmente não teríamos está imensa quantidade de filmes sobre heróis que foram produzidos nos últimos anos. No entanto, principalmente ao comparar com a trilogia do Nolan, o filme tem outra pegada, bem menos "realista", e pode incomodar alguns espectadores tanto pelo ritmo mais lento, quanto pelos efeitos datados.
Interessante observar que a fama e o glamour mostrados em um primeiro momento, apresentam um enorme contraste com a violência e imundice, posteriormente reveladas, que ocorriam nos bastidores.
Desenvolvimento costumeiro de comédias românticas. No entanto, o filme apresenta um final, de certo modo surpreendente, e extremamente coerente com o que foi proposto no mesmo.
O roteiro e a construção e relação dos personagens não é nenhuma maravilha. Mas fica difícil não querer ter estado no festival após o clima do mesmo ter sido tão bem reconstruído por Ang Lee no filme. A representação, na figura de Elliot, do sentimento que abateu sobre milhares de jovens após o festival exemplifica a imensa importância que o mesmo teve.
Não sei se devido ao fato ter assistido no momento certo (entrei na faculdade este ano) mas obtive um identificação ímpar com o esse filme. Que por se tratar de uma história comum, foi alvo de críticas de pessoas que preferem que se trate temas grandes, mágicos ou excepcionais no cinema. No entanto, há muita beleza no simples, comum, corriqueiro ou até mesmo banal, que aqui é retratado com maestria por Linklater. O fato de o filme ter sido filmado durante um período doze anos mantendo o mesmo cast principal (apesar de ser o fator que trouxe todo o hype para o filme) tem a função, não de ser o mote central da película, mas de deixar o crescimento e o amadurecimento de Mason muito mais orgânico e palatável.
Comédia romântica no estilo clássico dos anos 80, mas com roteiro e direção de Cameron Crowe e atuação inspirada do John Cusack, essa se sobressai, uma das melhores da década.
Dope: Um Deslize Perigoso
4.0 351 Assista AgoraMuito bom o filme, tem a linguagem rápida de um "Projeto X", ao mesmo tempo em que consegue trazer a questão social e racial de "Boyz n the Hood" ou "Do the right thing" de uma forma orgânica e que faça sentido dentro do roteiro.
Cidades de Papel
3.0 1,3K Assista AgoraGostei do final. Para um filme voltado para o público juvenil ele é muito coerente com a atualidade. Em um tempo de redes sociais, é comum haver uma discrepância entre o que uma pessoa é na vida real e na internet, onde cada cria sua persona(talvez quem almejassem efetivamente ser). Uma frase do filme que exemplifica bem isso é:
"Que coisa traiçoeira acreditar que uma pessoa é mais que uma pessoa"
É bem bacana essa desconstrução feita pelo filme, já que a personagem era apenas uma garota comum, que carregava todas as dúvidas e anseios que são inerentes a idade. Ainda mais num período de fechamento de ciclo, onde encarar seu fim e se deparar com uma nova realidade pode ser bastante traumático.
Agora, a atriz que interpreta Mago não consegue sustentar o papel no filme. Afinal, todo o roteiro se baseia no magnetismo e fascínio que a personagem gera nas pessoas que a rodeiam - surgindo inclusive uma certa mitologia em torno de sua pessoa - e ela não consegue transmitir isso em momento algum da película, sendo inclusive difícil criar empatia pela mesma. Uma atriz mais carismática talvez tivesse elevado o filme de patamar.
Regras da Vida
3.7 232 Assista AgoraBacana, bonitinho, mas não se aprofunda em nenhum dos temas e conflitos que propõe. Tobey Maguire pra mim não convence (não muda de expressão). Michael Caine está muito bem como médico do orfanato e sua preocupação com o bem estar daquelas crianças é bastante crível. Para mim o melhor do filme é o orfanato, basicamente as relações (fraternais) e toda a dinâmica estabelecida entre os funcionários e as crianças.
Homens, Mulheres & Filhos
3.6 670 Assista AgoraPertinente como crítica social, Reitman reitera mais uma vez sua posição de cronista da sociedade atual americana (embora alguns aspectos sejam universais). No entanto, apesar de alguns bons momentos, o filme não decola. Não tem um grande momento ou uma grande atuação destacada. De pontos negativos ficam a narração em off, e a inclusão da obra do físico Carl Sagan, sempre que o diretor tentava encaixa-la não conseguia, soava forçado, não natural.
Alpha Dog
3.6 461 Assista AgoraÉ interessante perceber como ninguém estava levando a situação a sério, nem mesmo a própria vítima se dava conta de sua situação - ao afirmar que não estava sendo sequestrado. Somente quando tudo se agravou e tomou proporções catastróficas, que os personagens da trama realizaram o quão longe eles haviam ido e que aquilo impactaria definitivamente a suas vidas. Um bom retrato do quanto a juventude, atualmente, banaliza certas situações que podem ter graves consequências ao buscar diversões e o prazeres efêmeros (O filme "Bling Ring" é outro exemplo e vai na mesma pegada).
O Sétimo Selo
4.4 1,0KA procissão é magnífica, o som e as expressões horrorizadas trazem muito peso para a cena. Com recursos limitados - até mesmo para a época - Bergman mostra porque é um dos grandes. Quase 60 anos após seu lançamento os questionamentos que o filme traz continuam evidentes, já que, são atemporais e inerentes a nossa existência como humanos. Um diálogo entre a Morte e o Cavaleiro resume bem essa questão:
- "Você nunca para de fazer perguntas?
- Não, nunca.
Essa inconformidade, geradora das dúvidas - de onde viemos, quem somos, para onde vamos- é o fardo que acompanha a benção da vida.
A religião também está extremamente presente - fato recorrente na obra de Bergman, devido a forte formação religiosa que o diretor teve em sua infância - e transita entre uma fonte de respostas e uma multiplicadora das dúvidas e dos medos:
"Devemos fazer de nosso medo um ídolo e chamá-lo de Deus?"
Por fim, pessoalmente, prefiro ficar com a epifania que o cavaleiro Antonius teve durante o piquenique com os artistas, ele realizou que aquele momento insignificante não era nada, mas ao mesmo tempo era tudo. E que a vida reside ali, nos pequenos momentos, e portanto, tem um fim nela mesma.
O Demônio das Onze Horas
4.2 430 Assista AgoraApenas apaixonado por Anna Karina.
Closer: Perto Demais
3.9 3,3K Assista AgoraQuase quarenta anos após levar às telas "A Primeira noite de um homem", Mike Nichols traça em "Closer" um panorama dos relacionamentos no século XXI - seu egoísmo e volatilidade - através de ótimos diálogos. Mesmo após uma década de seu lançamento o filme mantém-se forte e atual.
Notícias de uma Guerra Particular
4.4 118"Há interesse na sociedade em ter uma polícia que não seja corrupta?"
Eu, Meu Irmão e Nossa Namorada
3.2 390Steve Carrel funciona extremamente bem nesse tipo de comédia dramática, seu personagem é muito crível e o espectador consegue se colocar com facilidade em seu lugar. O plot inicial, apesar de um tanto clichê, é interessante e a trama apresenta um bom desenvolvimento. Apresento apenas coisas que me incomodaram um pouco no filme, uma e meia na verdade. A primeira, foi o comportamento infantilóide com que o personagem de Carrel se comporta em alguns momentos da trama, no entanto, este pode ser considerado um mal de pessoas apaixonadas. Já a segunda, essa sem ressalvas, é o final, que apresenta soluções muito fáceis, e até mesmo tolas, para os problemas que foram desenvolvidos durante a trama.
O Grande Lebowski
3.9 1,1K Assista AgoraHumor nonsense de primeiríssima qualidade e o personagem do "The Dude" é sensacional (o cara usa melissa). Pra curtir o filme é preciso um certo exercício de desprendimento a fim de embarcar no universo da trama e dos personagens.
Capote
3.8 373 Assista AgoraÓtima atuação de Philip Seymour Hoffman, no entanto, todo o roteiro é corrido e confuso.
Batman
3.5 831 Assista AgoraUma obra extremamente importante para os filmes sobre quadrinhos, se não fosse por ela, muito provavelmente não teríamos está imensa quantidade de filmes sobre heróis que foram produzidos nos últimos anos. No entanto, principalmente ao comparar com a trilogia do Nolan, o filme tem outra pegada, bem menos "realista", e pode incomodar alguns espectadores tanto pelo ritmo mais lento, quanto pelos efeitos datados.
A Vida de David Gale
4.2 947 Assista AgoraMe decepcionei um pouco com o filme, esperava um desenvolvimento melhor do personagem de Kevin Spacey, não consegui me conectar com ele.
Lovelace
3.4 548 Assista AgoraInteressante observar que a fama e o glamour mostrados em um primeiro momento, apresentam um enorme contraste com a violência e imundice, posteriormente reveladas, que ocorriam nos bastidores.
Procura-se um Amigo para o Fim do Mundo
3.5 1,8K Assista AgoraDesenvolvimento costumeiro de comédias românticas. No entanto, o filme apresenta um final, de certo modo surpreendente, e extremamente coerente com o que foi proposto no mesmo.
O Abutre
4.0 2,5K Assista AgoraCurioso que até ele usar um smartphone eu estava achando que o filme se passava nos anos 80 ou 90.
As Duas Faces de um Crime
4.1 1,0K Assista AgoraO "final surpresa" já estava cantado.
Aconteceu em Woodstock
3.7 513 Assista AgoraO roteiro e a construção e relação dos personagens não é nenhuma maravilha. Mas fica difícil não querer ter estado no festival após o clima do mesmo ter sido tão bem reconstruído por Ang Lee no filme.
A representação, na figura de Elliot, do sentimento que abateu sobre milhares de jovens após o festival exemplifica a imensa importância que o mesmo teve.
Boyhood: Da Infância à Juventude
4.0 3,7K Assista AgoraNão sei se devido ao fato ter assistido no momento certo (entrei na faculdade este ano) mas obtive um identificação ímpar com o esse filme. Que por se tratar de uma história comum, foi alvo de críticas de pessoas que preferem que se trate temas grandes, mágicos ou excepcionais no cinema. No entanto, há muita beleza no simples, comum, corriqueiro ou até mesmo banal, que aqui é retratado com maestria por Linklater.
O fato de o filme ter sido filmado durante um período doze anos mantendo o mesmo cast principal (apesar de ser o fator que trouxe todo o hype para o filme) tem a função, não de ser o mote central da película, mas de deixar o crescimento e o amadurecimento de Mason muito mais orgânico e palatável.
Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas
4.2 2,2K Assista AgoraTim Burton segura um pouco a mão nas maluquices e acerta em cheio neste filme.
Um Vampiro no Brooklyn
2.4 126 Assista AgoraUma tosqueira do começo ao fim, mas quem disse que isso é um problema? haha
Tupac: Resurrection
4.3 47"Não digo que mudarei o mundo, mas garanto que iluminarei a mente que mudará o mundo"
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Digam o Que Quiserem
3.7 352Comédia romântica no estilo clássico dos anos 80, mas com roteiro e direção de Cameron Crowe e atuação inspirada do John Cusack, essa se sobressai, uma das melhores da década.