Eu sou suspeito a falar, mas é meu primeiro contato com o cinema de Nelson Pereira de Santos, e posso dizer, segundo minha experiência, de que o filme narra de forma onírica parte da vida de Espírito, que por mim eu diria que Grande Otelo é o maior ator que já atuou em nossas terras. A representação da desigualdade é demonstrada de diversas formas, desde movimentos e posicionamentos de câmera, até mesmo na distância de um local ao outro e o cenário de cada um desses locais (O filme retrata o início das ocupações dos morros, uma visão bem diferente e prematura do que vieram a se tornar as favelas do rio) , mas há além disso uma certa forma de "escravidão?" na qual os personagens não possuem nada e sempre dependem de terceiros, esses nos quais majoritariamente são músicos brancos de alta classe, agindo como parasitas sob a obra e a arte e os sambas de Espírito, ele se vê completamente sem saída, pois ele não possui dinheiro algum, mas ninguém coopera com ele, no entanto todos querem tirar proveito de seus sambas, que representam a maior profundidade do âmago do personagem, mostrando que eles queriam tudo dele até mesmo sua "alma".
Eu sou suspeito a falar, mas é meu primeiro contato com o cinema de Nelson Pereira de Santos, e posso dizer, segundo minha experiência, de que o filme narra de forma onírica parte da vida de Espírito, que por mim eu diria que Grande Otelo é o maior ator que já atuou em nossas terras.
A representação da desigualdade é demonstrada de diversas formas, desde movimentos e posicionamentos de câmera, até mesmo na distância de um local ao outro e o cenário de cada um desses locais (O filme retrata o início das ocupações dos morros, uma visão bem diferente e prematura do que vieram a se tornar as favelas do rio) , mas há além disso uma certa forma de "escravidão?" na qual os personagens não possuem nada e sempre dependem de terceiros, esses nos quais majoritariamente são músicos brancos de alta classe, agindo como parasitas sob a obra e a arte e os sambas de Espírito, ele se vê completamente sem saída, pois ele não possui dinheiro algum, mas ninguém coopera com ele, no entanto todos querem tirar proveito de seus sambas, que representam a maior profundidade do âmago do personagem, mostrando que eles queriam tudo dele até mesmo sua "alma".