Acho que já se tornou um dos meus filmes nacionais favoritos. Uma tragédia que jamais esquece de dos seus momentos de ternura. Um retrato magnifico do que é ser brasileiro, tanto na representação cultural quanto em sua temática. Grande Otelo está incrível, e a cena com Angela Maria é fabulosa.
É um filme que conforme mais avança, mas vai aprofundando na complexidade daqueles personagens. Nada é como parece, há muito mais camadas, e gosto como trabalha na temática do escândalo midiático e a exploração da vida alheia.
Ótimo drama de tribunal, mantem o espectador tenso e consegue fazer uma ótima reconstrução da época e dos impactos daquele período não só a nível pessoal dos personagens apresentados, mas também a nível social e cultura do país.
Acho que gosto mais desse ainda do que do primeiro, principalmente por uma questão afetiva, mas também porque constrói o clima natalino de forma muito mais impactante inclusive pro imaginário popular. Tirando isso, se assemelha e continua muito bem o que o já era bom no anterior.
Clássico indiscutível, continua muito divertido, feel good total e que consegue transmitir de forma perfeita o sentimento de Natal, mesmo pra culturas diferentes como a nossa.
Até gosto do filme, da história que está sendo contada e do desenvolvimento dos personagens apresentados, mas sei lá, acho que se apoia muito nessa estética A24 que tenta pagar de cult, que eu acho que não agrega muito pro filme.
Esse filme deve ter custado tipo 1 bilhão de dólares, só isso justifica tamanha escala de produção. É um filme que consegue trabalhar muito bem esse senso de épico da história, e constrói com excelência a relação entre os protagonistas e suas temáticas anti-imperialistas. Confesso que da metade pro final me perdeu um pouco, ainda assim é uma obra que impressiona e por empregar uma condução bem diferente do que estamos acostumados a ver.
Acho um drama muito bem conduzido, que sabe empregar tensão na narrativa e desenvolver o impacto dos acontecimentos nos personagens. Mas no final achei meio vazio, não teve um impacto tão forte em mim, até em questão de temas. Bom filme, mas nada demais.
É o primeiro filme do Goddard que assisto, e me impressionou bastante, principalmente em como é um filme bem humorado. Emprega muitas técnicas que soam inventivas hoje, fico imaginando o impacto de quem assistiu na época. É uma direção muito livre, quase uma condução freestyle mas que possui uma unicidade bem grande.
Gostei bastante, del Toro conseguiu recontar uma história famosa de uma forma bem inventiva, colocando suas assinaturas e criando uma visão muito bonita e visualmente evocativa que conversa muito com o estilo de animação adotado.
Gosto de como o filme nunca responde a questão sobre o que é realidade ou não, mantendo essa dúvida até o fim da projeção. Isso se reflete muito no visual do filme, tudo parece meio falso, nada tem muito peso, o que nos faz questionar isso sempre. No geral um grande filme de ação, com uma condução incrível que nunca fica entediante e com uma coleção de personagens e set pieces muito criativas.
Talvez a obra mais enigmática do Miyazaki, com o maior número de representações e visuais sugestivos que contam muito sobre o momento do diretor, sua trajetória e o que ele pensa sobre o futuro além de sua existência. Isso posto, ótimo filme, a animação é deslumbrante, gosto muito da condução mais lenta e como ele evita o melodrama, deixando os desfechos bem sóbrios, o que diz muito sobre os temas que quer tratar. É um filme sobre morte, luto, mas principalmente sobre legado, o que fica após nossa partida e o impacto da nossa passagem nas pessoas ao nosso redor.
É um filme repleto de clichês e tropes do gênero, mas que não se sustenta neles pra criar uma personalidade estilizada ou uma subversão inteligente. Apenas utiliza de padrões conhecidos pra contar uma história divertida e com personagens cativantes. Não é inovador, mas também nem tenta ser.
Gosto bem mais do começo do filme, quando há o suspense sobre o que o está ocorrendo naquela situação, e como aquilo tá impactando a vida daquelas personagens e tal. Mas quando começa a focar nas crianças e o mistério vai se revelando, fica tudo meio sem graça e desinteressante.
É melhor que o primeiro principalmente por ter uma unicidade maior, é uma obra que se sustenta por si só, e não algo que parece cortado ao meio. Além disso, acho tematicamente mais rico também, conseguindo tratar sutilmente de temas como a relação religião, guerra e política, e sobre predestinação, se somos seres com vontade própria ou se somos apenas o resultado dos eventos que nos antecedem.
De resto, mantém bom o que o anterior já fazia bem, em questão de escala e técnica cinematográfica, mas sinto que é um filme um pouco inchado, no sentido de que tinham muita coisa pra contar, então a noção temporal do filme fica um pouco perdida (vide o bebê que não nasce nunca). Ainda assim, grande filme, e com certeza um marco pro cinema de fantasia.
É bizarro como o Lynch consegue aplicar uma atmosfera tão diferenciada pra um filme tão convencional. É uma condução aparentemente tão direta, mas tem um clima de bizarrice e estranheza que paira toda a obra e que vem de sei lá da onde. É um filme que gostei bastante, e tem várias temáticas e subtextos que talvez vou conseguir captar melhor numa revisita.
É um filme que está mais interessado em referenciar e explorar conceitos da obra clássica ao mesmo tempo que desenvolve sequências muito inventivas de ação, pra mim o ponto alto do filme. Mas a história não me pegou tanto, esse esquema episódico acho que prejudica o ritmo.
É um filme mais interessante que X, principalmente porque aposta numa abordagem diferente, sendo mais um estudo de personagem do que uma releitura de slasher. A Mia Goth manda bem, e gosto de como apela para o cômico em cenas que poderiam tentar ser estranhas ou violentas, como a do espantalho e da audição, ou até mesmo na morte final.
Não sei se eu estava com uma expectativa tão baixa para esse filme, mas não desgostei tanto. Claro que é genérico e nada inventivo quando o assunto é Pixar, mas não acho equiparável com os piores projetos da empresa. Uma obra esquecível mas que entretém.
É um filme de vários que vem nessa onda de cineastas revisitando seu passado, mas aqui acho que o diretor até consegue conduzir bem, sem se tornar algo genérico. Tem uma certa melancolia, de olhar o passado mais com tristeza dos acontecimentos do que como um momento inspirador, seja nos conflitos sociais ou nos comportamentais daquela família.
Bom doc, mas confesso que espera algo mais profundo, principalmente por ser fã dos Racionais. Mas é legal acompanhar a evolução do grupo e principalmente algumas imagens de arquivo são bem interessantes.
Revendo pela segunda vez, e continua magnífico. Tem todas as temáticas e interpretações, mas o que mais me encantou dessa vez foi o clima que a diretora consegue empregar. É uma mistura tão perfeita de conforto com uma tristeza implícita por uma situação que não conseguimos viver novamente. É talvez o "comfort movie" mais depressivo que exista. Provavelmente passarei o resto da vida revendo de tempos em tempos.
Revendo esse filme depois de quase uma década. Lembro que não gostei da primeira vez, e não digo que gostei muito mais agora que revi, principalmente por conta da segunda metade que acho que continua muito arrastada e até desinteressante quando comparada com a primeira, que é muito mais intrigante até visualmente falando. Mas aprecio muito mais as escolhas do diretor e as temáticas abordadas, principalmente se relacionarmos com a atualidade. É um filme que dá pra facilmente ter uma leitura relacionada ao mundo da pornografia e do onlyfans que presenciamos nos dias de hoje.
Rio, Zona Norte
4.2 50Acho que já se tornou um dos meus filmes nacionais favoritos. Uma tragédia que jamais esquece de dos seus momentos de ternura. Um retrato magnifico do que é ser brasileiro, tanto na representação cultural quanto em sua temática. Grande Otelo está incrível, e a cena com Angela Maria é fabulosa.
Notas Sobre um Escândalo
4.0 538 Assista AgoraÉ um filme que conforme mais avança, mas vai aprofundando na complexidade daqueles personagens. Nada é como parece, há muito mais camadas, e gosto como trabalha na temática do escândalo midiático e a exploração da vida alheia.
Argentina, 1985
4.3 335Ótimo drama de tribunal, mantem o espectador tenso e consegue fazer uma ótima reconstrução da época e dos impactos daquele período não só a nível pessoal dos personagens apresentados, mas também a nível social e cultura do país.
Esqueceram de Mim 2: Perdido em Nova York
3.3 545 Assista AgoraAcho que gosto mais desse ainda do que do primeiro, principalmente por uma questão afetiva, mas também porque constrói o clima natalino de forma muito mais impactante inclusive pro imaginário popular. Tirando isso, se assemelha e continua muito bem o que o já era bom no anterior.
Esqueceram de Mim
3.5 1,3K Assista AgoraClássico indiscutível, continua muito divertido, feel good total e que consegue transmitir de forma perfeita o sentimento de Natal, mesmo pra culturas diferentes como a nossa.
Anos 90
3.9 503Até gosto do filme, da história que está sendo contada e do desenvolvimento dos personagens apresentados, mas sei lá, acho que se apoia muito nessa estética A24 que tenta pagar de cult, que eu acho que não agrega muito pro filme.
Bons Meninos
3.5 227Bons meninos, bom filme.
RRR: Revolta, Rebelião, Revolução
4.1 324 Assista AgoraEsse filme deve ter custado tipo 1 bilhão de dólares, só isso justifica tamanha escala de produção. É um filme que consegue trabalhar muito bem esse senso de épico da história, e constrói com excelência a relação entre os protagonistas e suas temáticas anti-imperialistas. Confesso que da metade pro final me perdeu um pouco, ainda assim é uma obra que impressiona e por empregar uma condução bem diferente do que estamos acostumados a ver.
Entre Quatro Paredes
3.5 85Acho um drama muito bem conduzido, que sabe empregar tensão na narrativa e desenvolver o impacto dos acontecimentos nos personagens. Mas no final achei meio vazio, não teve um impacto tão forte em mim, até em questão de temas. Bom filme, mas nada demais.
Acossado
4.1 510 Assista AgoraÉ o primeiro filme do Goddard que assisto, e me impressionou bastante, principalmente em como é um filme bem humorado. Emprega muitas técnicas que soam inventivas hoje, fico imaginando o impacto de quem assistiu na época. É uma direção muito livre, quase uma condução freestyle mas que possui uma unicidade bem grande.
Pinóquio
4.2 542 Assista AgoraGostei bastante, del Toro conseguiu recontar uma história famosa de uma forma bem inventiva, colocando suas assinaturas e criando uma visão muito bonita e visualmente evocativa que conversa muito com o estilo de animação adotado.
O Vingador do Futuro
3.6 495 Assista AgoraGosto de como o filme nunca responde a questão sobre o que é realidade ou não, mantendo essa dúvida até o fim da projeção. Isso se reflete muito no visual do filme, tudo parece meio falso, nada tem muito peso, o que nos faz questionar isso sempre. No geral um grande filme de ação, com uma condução incrível que nunca fica entediante e com uma coleção de personagens e set pieces muito criativas.
O Menino e a Garça
4.0 217Talvez a obra mais enigmática do Miyazaki, com o maior número de representações e visuais sugestivos que contam muito sobre o momento do diretor, sua trajetória e o que ele pensa sobre o futuro além de sua existência. Isso posto, ótimo filme, a animação é deslumbrante, gosto muito da condução mais lenta e como ele evita o melodrama, deixando os desfechos bem sóbrios, o que diz muito sobre os temas que quer tratar. É um filme sobre morte, luto, mas principalmente sobre legado, o que fica após nossa partida e o impacto da nossa passagem nas pessoas ao nosso redor.
Todos Menos Você
3.1 368 Assista AgoraÉ um filme repleto de clichês e tropes do gênero, mas que não se sustenta neles pra criar uma personalidade estilizada ou uma subversão inteligente. Apenas utiliza de padrões conhecidos pra contar uma história divertida e com personagens cativantes. Não é inovador, mas também nem tenta ser.
Monstro
4.3 273 Assista AgoraGosto bem mais do começo do filme, quando há o suspense sobre o que o está ocorrendo naquela situação, e como aquilo tá impactando a vida daquelas personagens e tal. Mas quando começa a focar nas crianças e o mistério vai se revelando, fica tudo meio sem graça e desinteressante.
Duna: Parte 2
4.3 642É melhor que o primeiro principalmente por ter uma unicidade maior, é uma obra que se sustenta por si só, e não algo que parece cortado ao meio. Além disso, acho tematicamente mais rico também, conseguindo tratar sutilmente de temas como a relação religião, guerra e política, e sobre predestinação, se somos seres com vontade própria ou se somos apenas o resultado dos eventos que nos antecedem.
De resto, mantém bom o que o anterior já fazia bem, em questão de escala e técnica cinematográfica, mas sinto que é um filme um pouco inchado, no sentido de que tinham muita coisa pra contar, então a noção temporal do filme fica um pouco perdida (vide o bebê que não nasce nunca). Ainda assim, grande filme, e com certeza um marco pro cinema de fantasia.
Veludo Azul
3.9 776 Assista AgoraÉ bizarro como o Lynch consegue aplicar uma atmosfera tão diferenciada pra um filme tão convencional. É uma condução aparentemente tão direta, mas tem um clima de bizarrice e estranheza que paira toda a obra e que vem de sei lá da onde. É um filme que gostei bastante, e tem várias temáticas e subtextos que talvez vou conseguir captar melhor numa revisita.
Shin Ultraman
3.6 9 Assista AgoraÉ um filme que está mais interessado em referenciar e explorar conceitos da obra clássica ao mesmo tempo que desenvolve sequências muito inventivas de ação, pra mim o ponto alto do filme. Mas a história não me pegou tanto, esse esquema episódico acho que prejudica o ritmo.
Pearl
3.9 994É um filme mais interessante que X, principalmente porque aposta numa abordagem diferente, sendo mais um estudo de personagem do que uma releitura de slasher. A Mia Goth manda bem, e gosto de como apela para o cômico em cenas que poderiam tentar ser estranhas ou violentas, como a do espantalho e da audição, ou até mesmo na morte final.
Lightyear
3.2 391 Assista AgoraNão sei se eu estava com uma expectativa tão baixa para esse filme, mas não desgostei tanto. Claro que é genérico e nada inventivo quando o assunto é Pixar, mas não acho equiparável com os piores projetos da empresa. Uma obra esquecível mas que entretém.
Armageddon Time
3.3 46 Assista AgoraÉ um filme de vários que vem nessa onda de cineastas revisitando seu passado, mas aqui acho que o diretor até consegue conduzir bem, sem se tornar algo genérico. Tem uma certa melancolia, de olhar o passado mais com tristeza dos acontecimentos do que como um momento inspirador, seja nos conflitos sociais ou nos comportamentais daquela família.
Racionais: Das Ruas de São Paulo Pro Mundo
4.4 163Bom doc, mas confesso que espera algo mais profundo, principalmente por ser fã dos Racionais. Mas é legal acompanhar a evolução do grupo e principalmente algumas imagens de arquivo são bem interessantes.
Aftersun
4.1 709Revendo pela segunda vez, e continua magnífico. Tem todas as temáticas e interpretações, mas o que mais me encantou dessa vez foi o clima que a diretora consegue empregar. É uma mistura tão perfeita de conforto com uma tristeza implícita por uma situação que não conseguimos viver novamente. É talvez o "comfort movie" mais depressivo que exista. Provavelmente passarei o resto da vida revendo de tempos em tempos.
Sob a Pele
3.2 1,4K Assista AgoraRevendo esse filme depois de quase uma década. Lembro que não gostei da primeira vez, e não digo que gostei muito mais agora que revi, principalmente por conta da segunda metade que acho que continua muito arrastada e até desinteressante quando comparada com a primeira, que é muito mais intrigante até visualmente falando. Mas aprecio muito mais as escolhas do diretor e as temáticas abordadas, principalmente se relacionarmos com a atualidade. É um filme que dá pra facilmente ter uma leitura relacionada ao mundo da pornografia e do onlyfans que presenciamos nos dias de hoje.