Um ar melancólico e um ritmo mais lento nos contam uma história que estimula reflexões acerca de um mundo doente e com poucas esperanças. Talvez um final mais corajoso beneficiaria o filme, mas o fato é que um pouco de otimismo vai bem!
Um documentário sensível e emocionante sobre o ato de envelhecer com Alzheimer. Ele tem uma pegada mais leve, fugindo da melancolia exagerada, mas é impossível não verter algumas lágrimas. Uma pequena obra-prima.
Que Ficou para Trás é uma mistura bem sucedida de terror e comentário social. A atmosfera de suspense é construída com muita qualidade e os sustos também são eficientes. Os elementos de terror adicionam ainda mais peso para uma trama naturalmente forte. As revelações ao longo do filme são brutais e engrandecem o todo. Um grande filme!
Uma baita de uma surpresa. Esse é um daqueles casos que quanto menos você souber sobre a história, melhor. Só digo que One Cut of the Dead traz uma grande dose de originalidade tanto para o gênero de zumbis como para os filmes estilo "câmera na mão". Tenha um pouco de paciência com os primeiros quarenta minutos e preste bastante atenção nos detalhes. A recompensa vai vir com bastante humor e até um pouco de emoção.
"Palm Springs" é mais fascinante se você for assistir sem saber muita coisa sobre a trama. Permita-se ser surpreendido por sua abordagem criativa de uma comédia romântica com pitadas de drama. Por 90 minutos pude esquecer um pouco esse momento difícil em que vivemos e me diverti bastante com a incrível química de Andy Samberg e Cristin Milioti. Ah sim... admito que me emocionei um pouco também. Recomendadíssimo!
Acho estranho e até um pouco irritante ler críticas descendo a lenha em O Iluminado de Kubrick pelo fato de Stephen King não gostar do filme. Kubrick fez as mudanças que fez para deixar a história mais dramática para o cinema. Uma adaptação não precisa seguir a risca o material original. O Iluminado é muito mais assustador que Doutor Sono.
Isto posto, Doutor Sono é uma competente continuação. A trama é desenvolvida sem pressa com um aumento gradual da tensão. Existem cenas corajosamente brutais aqui, o que foi surpreendente. O ato final serve como homenagem nostálgica e encerra com qualidade uma história capaz de agradar a maioria dos fãs daquela mistura de terror, suspense e drama tão comuns de King. Se não fossem as competentes atuações de Ewan MCGregor e Rebecca Ferguson o resultado poderia ter sido um fracasso.
Mesmo sendo filho dos anos 80, nunca havia assistido a Flashdance e devo dizer que me surpreendi com o que vi. É uma trama simples, porém contada com requinte estético, atuações dedicadas e uma trilha sonora marcante. Jennifer Beals ficou eternizada pelo papel de uma personagem feminina forte que demonstra atitude em cada aspecto da sua vida. Apesar de clichê, a história de alguém buscando seus sonhos tem sempre o seu apelo. Experiência bem nostálgica.
Ainda que seja bem dirigido, tenha uma fotografia de alto nível e atuações sólidas, Um Contratempo peca ao apostar quase todas as fichas em reviravoltas que soam cada vez mais absurdas. Chega um momento que o exagero é tanto que parece que estamos assistindo a um novelão mexicano elaborado. Apesar de tudo, o filme se mantém intrigante na maior parte do tempo ao oferecer um mistério e perspectivas diferentes para tentar soluciona-lo.
Ótima surpresa da netflix para quem gosta de sci-fi. O filme está longe de ser intrincado, mas sugiro prestar bem atenção no primeiro ato para aproveitar melhor o desfecho. O roteiro mastiga pouco as coisas e certos elementos importantes podem passar despercebidos. Particularmente, gosto bastante de filmes que desenvolvem sua história sem pressa, como é o caso. Percebi algumas influências de Alien, Snowpiercer e até do jogo Fallout. Tem ação, suspense e pode estimular reflexões mais profundas. No mais, uma competente história sobre uma tentativa de recomeço para a humanidade após o apocalipse.
Como já foi mencionado em outros comentários, também tive a sensação de que faltou um algo a mais para o desfecho. De qualquer forma, é uma experiência intrigante e angustiante. O filme sabe trabalhar muito bem o forte e relevante comentário social ao mesmo tempo que oferece tensão e doses de gore. Esta é uma das melhores opções de originais da Netflix atualmente. Confesso que me surpreendi positivamente.
J.J. Abrams pode ter se inspirado em excesso em vários elementos narrativos dos filmes antigos, mas ele também conseguiu adicionar um ar de novidade para a saga. Talvez as melhores escolhas tenham sido a protagonista feminina extremamente forte e um vilão cheio de nuances. Isso sem falar no humor orgânico e eficiente e nos efeitos especiais utilizados com sabedoria. Pode agradar aos fãs antigos e também quem nunca viu Star Wars.
Um Fellini menos espetaculoso, mas não menos agridoce. Uma história contada de maneira direta e envolvente. Mesmo com as atitudes cada vez mais reprováveis, conseguimos criar certa empatia com os trapaceiros do título. O que começa de um jeito descontraído, termina como um choque de realidade. O final trágico é o destino esperado e merecido de quem deveria ter escolhido outro caminho. Para alguns, a redenção é algo inatingível. Fellini começa a mostrar suas qualidades.
Wicker Man causa um desconforto absurdo. Assim como o personagem principal que está na ilha investigando o sumiço de uma criança, ficamos inquietos durante todo o filme tentando entender os rituais pagãos e o que eles almejam. A desorientação é total. Não é um terror que dá sustos, mas sim que dá medo, o que é algo bem mais eficiente. É surpreendente que o diretor Robin Hardy jamais tenha feito algo minimamente relevante em seguida.
O filme funciona não apenas como um incrível exemplar de suspense e tensão, mas também como uma crítica ao negacionismo de autoridades que insistem em fechar os olhos para os problemas de sua cidade. A analogia com a pandemia que estamos vivendo é natural. Spielberg estava trilhando com autoridade o caminho para ser considerado um dos grandes nomes do cinema.
Esse filme tem muitos méritos, mas também sofre devido a algumas escolhas erradas da produção.
Algo que me incomodou bastante foram certos diálogos que soam artificiais. Em muitos momentos os personagens parecem discursar em vez de falar. É como se eles estivessem falando diretamente para um livro de História. Para piorar, parece que todo soldado respeitava e amava o inimigo. Para mim soou como uma tentativa exagerada e irreal de mostrar que tratava-se de uma guerra de cavalheiros. Bem sabemos que a guerra da Secessão foi um dos conflitos mais violentos da História. Inclusive, faltou visceralidade para exemplificar isso.
As cenas que antecedem a batalha são exageradamente longas, sem tanto motivos para isso. Antes do confronto derradeiro foi um tanto torturante ver os soldados caminhando sem nunca chegarem no inimigo. Parece que o diretor se inspirou em Ran, mas errou a mão. E durante a batalha, há um excesso no tom épico e triunfal da trilha sonora, que em vez de adicionar grandiosidade pende para o piegas.
Mas o filme tem muito valor histórico por usar as locações onde tudo aconteceu, por usar figurinos e armas da época e por mostrar as estratégias de cada exército (ainda que apelando para inúmeros diálogos expositivos). O diretor estabelece bem a geografia das cenas e filma tudo com classe. É realmente um trabalho técnico primoroso. Pena que faltou muita coisa para fazer deste um grande filme. É o tipo de filme que jamais veria de novo e só recomendaria para entusiastas da História dos Estados Unidos.
A Estrada da Vida é tido por muitos como um dos filmes mais acessíveis de Federico Fellini. Sem dúvida é uma ótima opção para iniciar um mergulho na sua fascinante filmografia. Esta é uma experiência trágica. A história da encantadora Gelsomina é das mais tristes. Temos aqui um exemplar doloroso de um relacionamento abusivo, talvez um dos piores do cinema. Quando Gelsomina incorpora Chaplin e se diverte quase conseguimos esquecer o seu sofrimento. Quase. Pelo menos, o brutamontes Zampano no final das contas percebe o mal que cometeu e se arrepende de alguma forma. Um filme difícil e pesado, com alguns bem-vindos momentos de alívio cômico. É uma verdadeira obra de arte.
Filme de mistério no maior clima Agatha Christie, Knives Out é entretenimento de qualidade que investe em um ritmo ágil e boas doses de humor. O elenco é dos mais inspirados e o roteiro é elaborado minuciosamente para estimular nossas sinapses.
Às vezes surgem alguns filmes com pegada mais artística que tem gente que não admite que falem mal deles. Esse pessoal cult fala que esses filmes não são para todo mundo e que você não entendeu a proposta. Menos. Gostei bastante de The Witch e estava empolgado para O Farol, mas foi uma experiência monótona e irritante. Mesmo com as referências bíblicas e a mitologia grega, o filme foi quase uma tortura para mim. Extremamente pretensioso e não tão profundo como gostaria de ser.
Demorei alguns minutos para me habituar ao ritmo mais lento e para entender a proposta do filme. Depois disso, fiquei cada vez mais impressionado com a abordagem reflexiva e estimulante sobre a passagem do tempo e a finitude das coisas. Um filme diferente, mas impactante e difícil de se esquecer.
Em Westerns Stars vemos Bruce Springsteen tocar as 13 músicas do seu último álbum em um show intimista dentro de um celeiro. Parece que estamos lá dentro com aqueles poucos sortudos. Antes de cada música, uma reflexão do The Boss sobre as letras e sua própria vida. Para os fãs do Springsteen, um deleite.
A maneira como Parasita consegue alternar os gêneros com fluidez é algo para ser estudado. É uma experiência que entusiasma enquanto cinema e nos faz refletir graças aos seus comentários sociais pertinentes. Filmaço. Top 5 do ano.
Agora que assisti a Joker posso tranquilamente afirmar que certos críticos foram alarmistas ao dizer que o filme glorifica a violência. Um total exagero. O filme é um mergulho hipnótico em uma mente perturbada. Um estudo de personagem como pouco se vê. Aos poucos, vamos compreendendo os motivos que levaram Arthur Fleck a se transformar no Coringa, tudo isso com uma atuação magnífica de Joaquin Phoenix. Isso é cinema de verdade. Uma experiência angustiante e envolvente do começo ao fim.
É meio difícil não comparar Booksmart com Superbad, mas o filme dirigido por Olivia Wilde tem vida própria. Graças as ótimas atuações de Beanie Feldstein e Kaitlyn Dever temos aqui uma experiência extremamente divertida e às vezes até tocante. É uma história de amadurecimento que se passa em um mundo um tanto idealizado no qual questões como ideologia de gênero nem precisam ser discutidas. Cada um é o que é e que vivamos todos em paz com isso. Minha cena preferida é obviamente a do panda. E outro ponto positivo é a inspirada trilha sonora.
Fé Corrompida
3.7 376 Assista AgoraUm ar melancólico e um ritmo mais lento nos contam uma história que estimula reflexões acerca de um mundo doente e com poucas esperanças. Talvez um final mais corajoso beneficiaria o filme, mas o fato é que um pouco de otimismo vai bem!
As Mortes de Dick Johnson
3.8 36 Assista AgoraUm documentário sensível e emocionante sobre o ato de envelhecer com Alzheimer. Ele tem uma pegada mais leve, fugindo da melancolia exagerada, mas é impossível não verter algumas lágrimas. Uma pequena obra-prima.
O Que Ficou Para Trás
3.6 510 Assista AgoraQue Ficou para Trás é uma mistura bem sucedida de terror e comentário social. A atmosfera de suspense é construída com muita qualidade e os sustos também são eficientes. Os elementos de terror adicionam ainda mais peso para uma trama naturalmente forte. As revelações ao longo do filme são brutais e engrandecem o todo. Um grande filme!
Plano-Sequência dos Mortos
4.1 107Uma baita de uma surpresa. Esse é um daqueles casos que quanto menos você souber sobre a história, melhor. Só digo que One Cut of the Dead traz uma grande dose de originalidade tanto para o gênero de zumbis como para os filmes estilo "câmera na mão". Tenha um pouco de paciência com os primeiros quarenta minutos e preste bastante atenção nos detalhes. A recompensa vai vir com bastante humor e até um pouco de emoção.
Palm Springs
3.7 468 Assista Agora"Palm Springs" é mais fascinante se você for assistir sem saber muita coisa sobre a trama. Permita-se ser surpreendido por sua abordagem criativa de uma comédia romântica com pitadas de drama. Por 90 minutos pude esquecer um pouco esse momento difícil em que vivemos e me diverti bastante com a incrível química de Andy Samberg e Cristin Milioti. Ah sim... admito que me emocionei um pouco também. Recomendadíssimo!
Doutor Sono
3.7 1,0K Assista AgoraAcho estranho e até um pouco irritante ler críticas descendo a lenha em O Iluminado de Kubrick pelo fato de Stephen King não gostar do filme. Kubrick fez as mudanças que fez para deixar a história mais dramática para o cinema. Uma adaptação não precisa seguir a risca o material original. O Iluminado é muito mais assustador que Doutor Sono.
Isto posto, Doutor Sono é uma competente continuação. A trama é desenvolvida sem pressa com um aumento gradual da tensão. Existem cenas corajosamente brutais aqui, o que foi surpreendente. O ato final serve como homenagem nostálgica e encerra com qualidade uma história capaz de agradar a maioria dos fãs daquela mistura de terror, suspense e drama tão comuns de King. Se não fossem as competentes atuações de Ewan MCGregor e Rebecca Ferguson o resultado poderia ter sido um fracasso.
Flashdance: Em Ritmo de Embalo
3.4 643 Assista AgoraMesmo sendo filho dos anos 80, nunca havia assistido a Flashdance e devo dizer que me surpreendi com o que vi. É uma trama simples, porém contada com requinte estético, atuações dedicadas e uma trilha sonora marcante. Jennifer Beals ficou eternizada pelo papel de uma personagem feminina forte que demonstra atitude em cada aspecto da sua vida. Apesar de clichê, a história de alguém buscando seus sonhos tem sempre o seu apelo. Experiência bem nostálgica.
Um Contratempo
4.2 2,0KAinda que seja bem dirigido, tenha uma fotografia de alto nível e atuações sólidas, Um Contratempo peca ao apostar quase todas as fichas em reviravoltas que soam cada vez mais absurdas. Chega um momento que o exagero é tanto que parece que estamos assistindo a um novelão mexicano elaborado. Apesar de tudo, o filme se mantém intrigante na maior parte do tempo ao oferecer um mistério e perspectivas diferentes para tentar soluciona-lo.
I Am Mother
3.4 495 Assista AgoraÓtima surpresa da netflix para quem gosta de sci-fi. O filme está longe de ser intrincado, mas sugiro prestar bem atenção no primeiro ato para aproveitar melhor o desfecho. O roteiro mastiga pouco as coisas e certos elementos importantes podem passar despercebidos. Particularmente, gosto bastante de filmes que desenvolvem sua história sem pressa, como é o caso. Percebi algumas influências de Alien, Snowpiercer e até do jogo Fallout. Tem ação, suspense e pode estimular reflexões mais profundas. No mais, uma competente história sobre uma tentativa de recomeço para a humanidade após o apocalipse.
O Poço
3.7 2,1K Assista AgoraComo já foi mencionado em outros comentários, também tive a sensação de que faltou um algo a mais para o desfecho. De qualquer forma, é uma experiência intrigante e angustiante. O filme sabe trabalhar muito bem o forte e relevante comentário social ao mesmo tempo que oferece tensão e doses de gore. Esta é uma das melhores opções de originais da Netflix atualmente. Confesso que me surpreendi positivamente.
Star Wars, Episódio IX: A Ascensão Skywalker
3.2 1,3K Assista AgoraSó não é pior do que A Ameaça Fantasma. Por pouco.
Star Wars, Episódio VII: O Despertar da Força
4.3 3,1K Assista AgoraJ.J. Abrams pode ter se inspirado em excesso em vários elementos narrativos dos filmes antigos, mas ele também conseguiu adicionar um ar de novidade para a saga. Talvez as melhores escolhas tenham sido a protagonista feminina extremamente forte e um vilão cheio de nuances. Isso sem falar no humor orgânico e eficiente e nos efeitos especiais utilizados com sabedoria. Pode agradar aos fãs antigos e também quem nunca viu Star Wars.
A Trapaça
4.0 36 Assista AgoraUm Fellini menos espetaculoso, mas não menos agridoce. Uma história contada de maneira direta e envolvente. Mesmo com as atitudes cada vez mais reprováveis, conseguimos criar certa empatia com os trapaceiros do título. O que começa de um jeito descontraído, termina como um choque de realidade. O final trágico é o destino esperado e merecido de quem deveria ter escolhido outro caminho. Para alguns, a redenção é algo inatingível. Fellini começa a mostrar suas qualidades.
O Homem de Palha
4.0 483 Assista AgoraWicker Man causa um desconforto absurdo. Assim como o personagem principal que está na ilha investigando o sumiço de uma criança, ficamos inquietos durante todo o filme tentando entender os rituais pagãos e o que eles almejam. A desorientação é total. Não é um terror que dá sustos, mas sim que dá medo, o que é algo bem mais eficiente. É surpreendente que o diretor Robin Hardy jamais tenha feito algo minimamente relevante em seguida.
Tubarão
3.7 1,2K Assista AgoraO filme funciona não apenas como um incrível exemplar de suspense e tensão, mas também como uma crítica ao negacionismo de autoridades que insistem em fechar os olhos para os problemas de sua cidade. A analogia com a pandemia que estamos vivendo é natural. Spielberg estava trilhando com autoridade o caminho para ser considerado um dos grandes nomes do cinema.
Anjos Assassinos
3.8 11 Assista AgoraEsse filme tem muitos méritos, mas também sofre devido a algumas escolhas erradas da produção.
Algo que me incomodou bastante foram certos diálogos que soam artificiais. Em muitos momentos os personagens parecem discursar em vez de falar. É como se eles estivessem falando diretamente para um livro de História. Para piorar, parece que todo soldado respeitava e amava o inimigo. Para mim soou como uma tentativa exagerada e irreal de mostrar que tratava-se de uma guerra de cavalheiros. Bem sabemos que a guerra da Secessão foi um dos conflitos mais violentos da História. Inclusive, faltou visceralidade para exemplificar isso.
As cenas que antecedem a batalha são exageradamente longas, sem tanto motivos para isso. Antes do confronto derradeiro foi um tanto torturante ver os soldados caminhando sem nunca chegarem no inimigo. Parece que o diretor se inspirou em Ran, mas errou a mão. E durante a batalha, há um excesso no tom épico e triunfal da trilha sonora, que em vez de adicionar grandiosidade pende para o piegas.
Mas o filme tem muito valor histórico por usar as locações onde tudo aconteceu, por usar figurinos e armas da época e por mostrar as estratégias de cada exército (ainda que apelando para inúmeros diálogos expositivos). O diretor estabelece bem a geografia das cenas e filma tudo com classe. É realmente um trabalho técnico primoroso. Pena que faltou muita coisa para fazer deste um grande filme. É o tipo de filme que jamais veria de novo e só recomendaria para entusiastas da História dos Estados Unidos.
A Estrada da Vida
4.3 228 Assista AgoraA Estrada da Vida é tido por muitos como um dos filmes mais acessíveis de Federico Fellini. Sem dúvida é uma ótima opção para iniciar um mergulho na sua fascinante filmografia. Esta é uma experiência trágica. A história da encantadora Gelsomina é das mais tristes. Temos aqui um exemplar doloroso de um relacionamento abusivo, talvez um dos piores do cinema. Quando Gelsomina incorpora Chaplin e se diverte quase conseguimos esquecer o seu sofrimento. Quase. Pelo menos, o brutamontes Zampano no final das contas percebe o mal que cometeu e se arrepende de alguma forma. Um filme difícil e pesado, com alguns bem-vindos momentos de alívio cômico. É uma verdadeira obra de arte.
Entre Facas e Segredos
4.0 1,5K Assista AgoraFilme de mistério no maior clima Agatha Christie, Knives Out é entretenimento de qualidade que investe em um ritmo ágil e boas doses de humor. O elenco é dos mais inspirados e o roteiro é elaborado minuciosamente para estimular nossas sinapses.
O Farol
3.8 1,6K Assista AgoraÀs vezes surgem alguns filmes com pegada mais artística que tem gente que não admite que falem mal deles. Esse pessoal cult fala que esses filmes não são para todo mundo e que você não entendeu a proposta. Menos. Gostei bastante de The Witch e estava empolgado para O Farol, mas foi uma experiência monótona e irritante. Mesmo com as referências bíblicas e a mitologia grega, o filme foi quase uma tortura para mim. Extremamente pretensioso e não tão profundo como gostaria de ser.
Sombras da Vida
3.8 1,3K Assista AgoraDemorei alguns minutos para me habituar ao ritmo mais lento e para entender a proposta do filme. Depois disso, fiquei cada vez mais impressionado com a abordagem reflexiva e estimulante sobre a passagem do tempo e a finitude das coisas. Um filme diferente, mas impactante e difícil de se esquecer.
Western Stars
4.4 4Em Westerns Stars vemos Bruce Springsteen tocar as 13 músicas do seu último álbum em um show intimista dentro de um celeiro. Parece que estamos lá dentro com aqueles poucos sortudos. Antes de cada música, uma reflexão do The Boss sobre as letras e sua própria vida. Para os fãs do Springsteen, um deleite.
Parasita
4.5 3,6K Assista AgoraA maneira como Parasita consegue alternar os gêneros com fluidez é algo para ser estudado. É uma experiência que entusiasma enquanto cinema e nos faz refletir graças aos seus comentários sociais pertinentes. Filmaço. Top 5 do ano.
Coringa
4.4 4,1K Assista AgoraAgora que assisti a Joker posso tranquilamente afirmar que certos críticos foram alarmistas ao dizer que o filme glorifica a violência. Um total exagero. O filme é um mergulho hipnótico em uma mente perturbada. Um estudo de personagem como pouco se vê. Aos poucos, vamos compreendendo os motivos que levaram Arthur Fleck a se transformar no Coringa, tudo isso com uma atuação magnífica de Joaquin Phoenix. Isso é cinema de verdade. Uma experiência angustiante e envolvente do começo ao fim.
Fora de Série
3.9 493 Assista AgoraÉ meio difícil não comparar Booksmart com Superbad, mas o filme dirigido por Olivia Wilde tem vida própria. Graças as ótimas atuações de Beanie Feldstein e Kaitlyn Dever temos aqui uma experiência extremamente divertida e às vezes até tocante. É uma história de amadurecimento que se passa em um mundo um tanto idealizado no qual questões como ideologia de gênero nem precisam ser discutidas. Cada um é o que é e que vivamos todos em paz com isso. Minha cena preferida é obviamente a do panda. E outro ponto positivo é a inspirada trilha sonora.