Apesar de ter meramente gostado dessa temporada, eu desenvolvi fortes opiniões sobre ela. Principalmente sobre seis ajustes (que poucos vão ler e quem ler não vai gostar) que eu acho que a teriam melhorado muito:
Hopper devia ter morrido mesmo. O núcleo dedicado ao resgate dele ocupa muito tempo e não tem NENHUM impacto ou relação temática com a história principal, até a sua conclusão totalmente artificial.
Eleven precisa ser uma anti-Vecna. Para que o embate entre os dois seja realmente épico, ele precisa ter uma contradição filosófica mais bem delimitada. O Vecna mata pessoas depressivas assombradas pelo seu passado? El tem que estar feliz, culpada por se sentir assim depois da morte do hopper, mas feliz; O Vecna vê seus poderes como uma dádiva suprema? El tem que encarar os seus como uma maldição absoluta; O Vecna é incapaz de empatizar? El precisa empatizar até com os indivíduos mais abjetos, o que me leva ao próximo ponto.
O Dr. Brenner precisa se redimir. Eu argumentaria que além de características muito superficiais ou genéricas, como nostalgia oitentista e personagens carismáticos, o fator mais distinguível de ST são seus bons arcos de redenção. Na temp 1 tem a do Hopper, na 2 a do Steve e na 3 a do Billy. Pode-se argumentar que o Eddie tem um nessa temp, mas ele já era um personagem simpático desde o início. A volta do Dr. Brenner apresentou a oportunidade para um dos arcos de redenção mais ambiciosos da televisão, mas decidiram mantê-lo como o mesmo antagonista cruel, que não conseguiu refletir como toda essa merda é culpa dele.
Os arcos de Will e Robin, precisam de fato se fechar. Muito mais conectados ao tema principal da temporada (confiança) do que qualquer um no núcleo da Rússia, esses dois foram bem negligenciados. Will merecia um real momento de catarse em que ele se abria com o seu irmão e Robin merecia que seu interesse romântico fosse de fato um personagem envolvido na trama e não só um parêntese.
O Eddie tem que morrer sendo corajoso e não estúpido. Sua trajetória poderia ter sido muito satisfatória se não fosse extremamente nebuloso se sua morte realmente serviu pra alguma coisa.
Os protagonistas perderam sua primeira grande batalha, o final tinha que ser 100% triste. Todas as outras temps têm finais com um teor agridoce que tentam replicar nesta. Mas dessa vez o tom não encaixa, não existe nem a ilusão que o mal foi derrotado. Tudo contra o que eles vinham lutando há 3 anos aconteceu, o Mundo Invertido se chocou com o real.
toda a situação envolvendo a quase morte da lotte é muito mal conduzida e totalmente diferente do tom realista da série. o jeito q o gereon mantem ela respirando é cômico de tão impossível, ela simplesmente desistir de viver é totalmente fora de personagem e ela ainda sobreviver sem, no mínimo, severas sequelas é inacreditável (apesar de ter ficado aliviado q ela tava viva kkkk).
isso quase estragou a temporada pra mim, foi um jeito muito barato de tentar causar impacto.
o arco do ziggy é essencial pra trama (como tudo nessa temporada perfeita), mas a cada cena dele fazendo cretinice eu ficava pensando que poderia estar assistindo as desventuras do omar ou do bubs
é tanto desastre na história que tiveram que aliviar na trilha sonora e contrataram o Harold Budd. decisão doida genial. jamais vou ouvir Not Yet Remembered da mesma forma.
O trabalho do Young como DP é originalíssimo, espero ver influências dele por aí em breve.
Os editores equilibram os diferentes tons, ritmos e temporalidades muito bem. Sem falar no trabalho de formiguinha que deve ter sido esculpir as performances.
Se eu tenho algo a criticar da minissérie, é a trilha original. Em diversos momentos, a sutileza dos atores é solapada por violinos melodramáticos. Me irritou de verdade algumas vezes. Por outro lado, as músicas escolhidas são ótimas, principalmente a versão de Moon River do Frank Ocean, chorei rios.
O tema é essencial, como muitos já comentaram por aqui. Mas não pude deixar de pensar como um detento brasileiro deve achar graça em ver alguém sofrendo numa cela todinha para si. (Não quero fazer ranking de sofrimento. O que esses, e tantos outros meninos passaram foi monstruoso)
bradford young é o mvp absoluto da primeira metade da série.
com baixíssima profundidade de campo, ele faz os objetos em primeiro plano ficarem tão amorfos ao ponto de parecerem véus diáfanos que cobrem os rostos dos seus protagonistas e familiares, até que
o veredito controverso é revelado e eles são engolidos de vez pela mureta da corte: a constatação opaca de um racismo translúcido.
a escolha desse dispositivo também confere um tom onírico às imagens, na minha opinião, sugerindo o surreal da situação em que os meninos se encontram.
ansioso para assistir a outra parte, porém sem fôlego.
Thomas Carrasco é o único burocrata que eu já amei. Que funcionário do Estado é esse, mano. No podcast ele aparece beeeem menos. Aliás, a adaptação visual das estratégias narrativas auditivas empregadas no original é muito interessante, vale muito a pena escutar o podcast.
Já que ninguém ta falando dessa abertura sensacional, eu vou. Não pulei ela uma única vez. Ela é conceitualmente perfeita. Começando pela música, cujo mistério e melancolia traduzem bem o tom da série. As imagens espelhadas, na minha opinião, representam a ideia que a obra traz sobre futuro e passado estarem conectados e como os acontecimentos de um ecoam ou repetem-se no outro. Agora, a característica mais impressionante dela é como as imagens nela ganham significado gradativamente quando são contextualizadas durante os episódios. Sempre há algo novo a ser observado.
E uma crítica, que também não vi ninguém fazendo: usaram muito travelling in gratuito pra criar tensão barata. Mds, só pq vcs podem mover a câmera não significa q vcs devem. Estão banalizando a técnica, falo com tranquilidade.
aonde foram os personagens bem construídos q se definiam principalmente por meio da ação e não do diálogo? cade o mistério ( n confundir a indefinição do antagonista com mistério)? pqp, todas as virtudes do cinema spielbergiano q tornaram a primeira temporada sensacional se foram e só sobrou o sentimentalismo barato, uma novela com super orçamento.
e, na moral, se os personagens completassem os raciocínios uns dos outros mais uma vez eu ia estourar meus miolos, que clichê dos infernos.
achei mt foda q a duração dos episodios varia bastante, de 35 a 50 min. Finalmente tão usando a liberdade q a plataforma de streaming traz. Ainda bem q a netflix botou isso nas mãos do fincher, ngm melhor q ele, kirk baxter e byron smith pra administrar uma história q se baseia em controle de informação e jogo de poder
Stranger Things (4ª Temporada)
4.2 1,0K Assista AgoraApesar de ter meramente gostado dessa temporada, eu desenvolvi fortes opiniões sobre ela. Principalmente sobre seis ajustes (que poucos vão ler e quem ler não vai gostar) que eu acho que a teriam melhorado muito:
1.
Hopper devia ter morrido mesmo. O núcleo dedicado ao resgate dele ocupa muito tempo e não tem NENHUM impacto ou relação temática com a história principal, até a sua conclusão totalmente artificial.
2.
Eleven precisa ser uma anti-Vecna. Para que o embate entre os dois seja realmente épico, ele precisa ter uma contradição filosófica mais bem delimitada. O Vecna mata pessoas depressivas assombradas pelo seu passado? El tem que estar feliz, culpada por se sentir assim depois da morte do hopper, mas feliz; O Vecna vê seus poderes como uma dádiva suprema? El tem que encarar os seus como uma maldição absoluta; O Vecna é incapaz de empatizar? El precisa empatizar até com os indivíduos mais abjetos, o que me leva ao próximo ponto.
3.
O Dr. Brenner precisa se redimir. Eu argumentaria que além de características muito superficiais ou genéricas, como nostalgia oitentista e personagens carismáticos, o fator mais distinguível de ST são seus bons arcos de redenção. Na temp 1 tem a do Hopper, na 2 a do Steve e na 3 a do Billy. Pode-se argumentar que o Eddie tem um nessa temp, mas ele já era um personagem simpático desde o início. A volta do Dr. Brenner apresentou a oportunidade para um dos arcos de redenção mais ambiciosos da televisão, mas decidiram mantê-lo como o mesmo antagonista cruel, que não conseguiu refletir como toda essa merda é culpa dele.
4.
Os arcos de Will e Robin, precisam de fato se fechar. Muito mais conectados ao tema principal da temporada (confiança) do que qualquer um no núcleo da Rússia, esses dois foram bem negligenciados. Will merecia um real momento de catarse em que ele se abria com o seu irmão e Robin merecia que seu interesse romântico fosse de fato um personagem envolvido na trama e não só um parêntese.
5.
O Eddie tem que morrer sendo corajoso e não estúpido. Sua trajetória poderia ter sido muito satisfatória se não fosse extremamente nebuloso se sua morte realmente serviu pra alguma coisa.
6.
Os protagonistas perderam sua primeira grande batalha, o final tinha que ser 100% triste. Todas as outras temps têm finais com um teor agridoce que tentam replicar nesta. Mas dessa vez o tom não encaixa, não existe nem a ilusão que o mal foi derrotado. Tudo contra o que eles vinham lutando há 3 anos aconteceu, o Mundo Invertido se chocou com o real.
Babylon Berlin (2ª Temporada)
4.2 8toda a situação envolvendo a quase morte da lotte é muito mal conduzida e totalmente diferente do tom realista da série. o jeito q o gereon mantem ela respirando é cômico de tão impossível, ela simplesmente desistir de viver é totalmente fora de personagem e ela ainda sobreviver sem, no mínimo, severas sequelas é inacreditável (apesar de ter ficado aliviado q ela tava viva kkkk).
isso quase estragou a temporada pra mim, foi um jeito muito barato de tentar causar impacto.
Babylon Berlin (1ª Temporada)
4.0 12uma das melhores aberturas de série que há.
The Wire (2ª Temporada)
4.4 73o arco do ziggy é essencial pra trama (como tudo nessa temporada perfeita), mas a cada cena dele fazendo cretinice eu ficava pensando que poderia estar assistindo as desventuras do omar ou do bubs
The Wire (1ª Temporada)
4.6 170 Assista Agorame incomoda muito o fato do mcnulty e do landsman parecerem irmãos gêmeos com hábitos alimentares radicalmente diferentes
Dark (2ª Temporada)
4.5 897novelão top
I Know This Much Is True
4.3 105 Assista Agoraé tanto desastre na história que tiveram que aliviar na trilha sonora e contrataram o Harold Budd. decisão doida genial. jamais vou ouvir Not Yet Remembered da mesma forma.
Manhunt: Unabomber (1ª Temporada)
4.2 165 Assista Agoraa série é boa demais praquela animação brega da abertura
Olhos que Condenam
4.7 680 Assista AgoraO trabalho do Young como DP é originalíssimo, espero ver influências dele por aí em breve.
Os editores equilibram os diferentes tons, ritmos e temporalidades muito bem. Sem falar no trabalho de formiguinha que deve ter sido esculpir as performances.
Se eu tenho algo a criticar da minissérie, é a trilha original. Em diversos momentos, a sutileza dos atores é solapada por violinos melodramáticos. Me irritou de verdade algumas vezes. Por outro lado, as músicas escolhidas são ótimas, principalmente a versão de Moon River do Frank Ocean, chorei rios.
O tema é essencial, como muitos já comentaram por aqui. Mas não pude deixar de pensar como um detento brasileiro deve achar graça em ver alguém sofrendo numa cela todinha para si. (Não quero fazer ranking de sofrimento. O que esses, e tantos outros meninos passaram foi monstruoso)
Olhos que Condenam
4.7 680 Assista Agorabradford young é o mvp absoluto da primeira metade da série.
com baixíssima profundidade de campo, ele faz os objetos em primeiro plano ficarem tão amorfos ao ponto de parecerem véus diáfanos que cobrem os rostos dos seus protagonistas e familiares, até que
o veredito controverso é revelado e eles são engolidos de vez pela mureta da corte: a constatação opaca de um racismo translúcido.
ansioso para assistir a outra parte, porém sem fôlego.
Homecoming: De Volta À Pátria (1ª Temporada)
3.9 108 Assista AgoraThomas Carrasco é o único burocrata que eu já amei. Que funcionário do Estado é esse, mano. No podcast ele aparece beeeem menos. Aliás, a adaptação visual das estratégias narrativas auditivas empregadas no original é muito interessante, vale muito a pena escutar o podcast.
Dark (1ª Temporada)
4.4 1,6KJá que ninguém ta falando dessa abertura sensacional, eu vou. Não pulei ela uma única vez. Ela é conceitualmente perfeita. Começando pela música, cujo mistério e melancolia traduzem bem o tom da série. As imagens espelhadas, na minha opinião, representam a ideia que a obra traz sobre futuro e passado estarem conectados e como os acontecimentos de um ecoam ou repetem-se no outro. Agora, a característica mais impressionante dela é como as imagens nela ganham significado gradativamente quando são contextualizadas durante os episódios. Sempre há algo novo a ser observado.
E uma crítica, que também não vi ninguém fazendo: usaram muito travelling in gratuito pra criar tensão barata. Mds, só pq vcs podem mover a câmera não significa q vcs devem. Estão banalizando a técnica, falo com tranquilidade.
Stranger Things (2ª Temporada)
4.3 1,6Kaonde foram os personagens bem construídos q se definiam principalmente por meio da ação e não do diálogo? cade o mistério ( n confundir a indefinição do antagonista com mistério)? pqp, todas as virtudes do cinema spielbergiano q tornaram a primeira temporada sensacional se foram e só sobrou o sentimentalismo barato, uma novela com super orçamento.
e, na moral, se os personagens completassem os raciocínios uns dos outros mais uma vez eu ia estourar meus miolos, que clichê dos infernos.
Po mano, q decepção.
Mindhunter (1ª Temporada)
4.4 803 Assista Agoraachei mt foda q a duração dos episodios varia bastante, de 35 a 50 min. Finalmente tão usando a liberdade q a plataforma de streaming traz. Ainda bem q a netflix botou isso nas mãos do fincher, ngm melhor q ele, kirk baxter e byron smith pra administrar uma história q se baseia em controle de informação e jogo de poder
Rick and Morty (4ª Temporada)
4.3 205 Assista Agoraalgm acha q a próxima temporada vai ser lançada em um ano hahahahahahaha. coitado