Para os pseudointelectuais ou puxa-sacos categóricos: filmes blockbuster/hollywood = lixo, filmes de arte = sublime. Fla x Flu. Chega dessa separação simplista. James Cameron obviamente gastou milhões de dólares nessa produção que durou 5 anos; portanto, para ter retorno financeiro ele e sua equipe necessitaram fazer uma história piegas, que emocionasse a qualquer um, dentro de um sub-texto mais complexo. Até Shakespeare, um dos maiores dramaturgos da humanidade utilizava essa estratégia em suas peças teatrais: novela para o povo, camadas mais profundas para os iniciados. Alguém sabe, por exemplo, o que são materiais supercondutores a temperatura ambiente? Pesquisem...
Apesar de ser uma história comum, uma história que acontece ao nosso redor inúmeras vezes sem nós percebermos, a força do filme está realmente na persistência do marido em apoiar e ajudar em tudo a sua esposa. A ligação forte de um casal que forma uma unidade. A dificuldade de lidar com a morte que espreita a ambos e a nós mesmos. O que me fascinou foi a total presença de cenas internas, a ausência de trilhas sonoras tocantes para comover o público com facilidade, e o grande silêncio de uma casa que era preenchida de muita música.
Um recorte específico dum capítulo da história norte-americana, Lincoln merece aplausos pelas belíssimas atuações, principalmente a de Daniel Day-Lewis; no entanto, o hiperealismo, a falta de uma catarsis típica dos filmes de Spielberg, a dificuldade de muitos diálogos, imersos nos meandros e nas referências políticas dos Estados Unidos, afasta o telespectador brasileiro, deixando o filme extremamente difícil de atrair o público geral. Dentro da filmografia de Spielberg, consta como um filme extremamente político (lembra as intrincadas tramas de West Wing), carregado de muita historicidade (o que o deixa denso, estóico e às vezes maçante), com diálogos a respeito de fatos e ideias em detrimento de emoções básicas (fator que deve ter estranhado o espectador), o que é uma característica típica dos filmes de Spielberg, presente em outros de seus filmes também históricos como Amistad e Munique.
Pretensiosamente profundo e com muito estilo. Cenas lentas carregadas de lirismo "metaleiro", mas fraco de idéias além dos clichês básicos. Direção de arte e fotografia primorosas. Talvez metaleiros gostem muito da virilidade e da sanguinolência das cenas de ação que no mínimo são excelentes.
Esse filme é um exemplo vivo da torta na cara da qualidade dos filmes argentinos pros filmes brasileiros atuais. Simples, inteligente, voltado pra um público jovem mas não estúpido, meigo e nada trivial nas reflexões.
Tinha as grandes condições para ser um bom filme, no entanto, as cenas muito longas, as emoções arrastadas e o protagonista, Christian Bale, aonde o público tem dificuldades de se identificar deixaram o filme fraco. Spielberg, como alguém disse aqui abaixo, só conseguiria fazer um grande filme de drama na guerra com A Lista de Schindler.
Vou fazer uma crítica em nível ético acerca desse filme-documentário. Até que ponto é ético explorar a vida de uma pessoa como Estamira, uma pessoa real, para realizar um filme que tem em vista disputar prêmios nos festivais de cinema? Quando assistimos ao filme estamos vendo realmente a história de Estamira ou a história filtrada pelo documentário-filme? E é ético iludir portanto o espectador que estamos conhecendo uma pessoa real através das lentes de um filme?
É um filme que se sustenta pelos atores e não muito pela história. Dustin Hoffman está impecável como um junkie das ruas sujas de Nova York dos anos 60/70. Só um ator que passou pela Actors Studio como Hoffman consegue transpôr tamanho realismo dramático.
Filme chato pra dedéu! Misturou textos de filosofia "literais" nos diálogos dos personagens misturando vida e obra. Cinema e teatro não têm a dinâmica de um texto escrito pra ser lido sozinho. Existem muitas maneiras mais interessantes de ensinar filosofia, não assim. Um desastre completo. E concordo que a trilha-sonora de terror não combina nada com nada. Se um professor de filosofia passar isso pros alunos assistirem ele no mínimo é sádico. Hehe. Altamente não recomendável.
Muito genial. O documentário não fica no óbvio demonizando os nazistas. Dá um enfoque no pensamento higienista, da limpeza do corpo, das propagandas para os trabalhadores se limparem. Beleza e higiene para purificar o povo, eis a as características básicas do pensamento nazista. Dêmonios, acho que não, viu? Reconheço pessoas hoje com altas neuroses de limpeza volúveis a esse tipo de ideologia.
Mário de Andrade é Mário de Andrade, do texto não se discute. O filme poderia se afastar mais do livro e ficar mais livre. Não é um filme ruim, mas mexendo um pouco aqui um pouco ali podia melhorar. E infelizmente o som é péssimo, não dá pra entender algumas falas, precisei às vezes usar legenda (não tinha em português foi espanhol mesmo!).
Os personagens são bem caracterizados, dá pra sentir o Pelourinho. Parabéns ao Bando de Teatro Olodum. Mas, pelo amor, o filme não tem fio-condutor algum, tá tudo diluído, uma cena que cola na outra. Cadê a história do filme??? Assim dá a impressão que o filme é uma propaganda do governo da Bahia pra você visitar Salvador. Pô, imaginar isso diminui a qualidade de qualquer filme. Talvez não seja à toa, o roteirista Márcio Meirelles foi o secretário de cultura do governo da Bahia em 2007-2011.
Não há inspiração alguma ao filme de Tarantino. A não ser ao título. Os Doze Condenados (Dirty Dozen) e Canhões de Navarone (Guns of Navarone) têm mais relevância ao pastiche do Tarantino. Um "Macaroni Combat", este filme é sofrível nas atuações e cortes abruptos. Quem tem aversão a filmes B, de qualidade pífia, e filmes "exploitation", fuja dele!
Avatar
3.6 4,5K Assista AgoraPara os pseudointelectuais ou puxa-sacos categóricos: filmes blockbuster/hollywood = lixo, filmes de arte = sublime. Fla x Flu. Chega dessa separação simplista. James Cameron obviamente gastou milhões de dólares nessa produção que durou 5 anos; portanto, para ter retorno financeiro ele e sua equipe necessitaram fazer uma história piegas, que emocionasse a qualquer um, dentro de um sub-texto mais complexo. Até Shakespeare, um dos maiores dramaturgos da humanidade utilizava essa estratégia em suas peças teatrais: novela para o povo, camadas mais profundas para os iniciados. Alguém sabe, por exemplo, o que são materiais supercondutores a temperatura ambiente? Pesquisem...
O Jornal
3.2 40 Assista AgoraNão é um grande filme, mas um grande papel do Michael Keaton, um ator não muito reconhecido desde então.
Amor
4.2 2,2K Assista AgoraApesar de ser uma história comum, uma história que acontece ao nosso redor inúmeras vezes sem nós percebermos, a força do filme está realmente na persistência do marido em apoiar e ajudar em tudo a sua esposa. A ligação forte de um casal que forma uma unidade. A dificuldade de lidar com a morte que espreita a ambos e a nós mesmos. O que me fascinou foi a total presença de cenas internas, a ausência de trilhas sonoras tocantes para comover o público com facilidade, e o grande silêncio de uma casa que era preenchida de muita música.
Lincoln
3.5 1,5KUm recorte específico dum capítulo da história norte-americana, Lincoln merece aplausos pelas belíssimas atuações, principalmente a de Daniel Day-Lewis; no entanto, o hiperealismo, a falta de uma catarsis típica dos filmes de Spielberg, a dificuldade de muitos diálogos, imersos nos meandros e nas referências políticas dos Estados Unidos, afasta o telespectador brasileiro, deixando o filme extremamente difícil de atrair o público geral. Dentro da filmografia de Spielberg, consta como um filme extremamente político (lembra as intrincadas tramas de West Wing), carregado de muita historicidade (o que o deixa denso, estóico e às vezes maçante), com diálogos a respeito de fatos e ideias em detrimento de emoções básicas (fator que deve ter estranhado o espectador), o que é uma característica típica dos filmes de Spielberg, presente em outros de seus filmes também históricos como Amistad e Munique.
O Comboio do Medo
4.1 135Que cenas!!! A da ponte! A da árvore!
O Guerreiro Silencioso
3.1 277 Assista AgoraPretensiosamente profundo e com muito estilo. Cenas lentas carregadas de lirismo "metaleiro", mas fraco de idéias além dos clichês básicos. Direção de arte e fotografia primorosas. Talvez metaleiros gostem muito da virilidade e da sanguinolência das cenas de ação que no mínimo são excelentes.
Medianeras: Buenos Aires na Era do Amor Virtual
4.3 2,3K Assista AgoraEsse filme é um exemplo vivo da torta na cara da qualidade dos filmes argentinos pros filmes brasileiros atuais. Simples, inteligente, voltado pra um público jovem mas não estúpido, meigo e nada trivial nas reflexões.
Copacabana
3.1 23Fraco.
Império do Sol
4.2 455 Assista AgoraTinha as grandes condições para ser um bom filme, no entanto, as cenas muito longas, as emoções arrastadas e o protagonista, Christian Bale, aonde o público tem dificuldades de se identificar deixaram o filme fraco. Spielberg, como alguém disse aqui abaixo, só conseguiria fazer um grande filme de drama na guerra com A Lista de Schindler.
Casablanca
4.3 1,0K Assista Agora"Here's Looking At You, Kid."
Mistério da Rua 7
2.0 964Extremamente frustrante porque o mistério simplesmente não se resolve...
Dungeons & Dragons: A Aventura Começa Agora
2.0 167Um dos piores filmes que já assisti na minha vida.
Estamira
4.3 375 Assista AgoraVou fazer uma crítica em nível ético acerca desse filme-documentário. Até que ponto é ético explorar a vida de uma pessoa como Estamira, uma pessoa real, para realizar um filme que tem em vista disputar prêmios nos festivais de cinema?
Quando assistimos ao filme estamos vendo realmente a história de Estamira ou a história filtrada pelo documentário-filme? E é ético iludir portanto o espectador que estamos conhecendo uma pessoa real através das lentes de um filme?
Perdidos na Noite
4.2 321 Assista AgoraÉ um filme que se sustenta pelos atores e não muito pela história. Dustin Hoffman está impecável como um junkie das ruas sujas de Nova York dos anos 60/70. Só um ator que passou pela Actors Studio como Hoffman consegue transpôr tamanho realismo dramático.
Procurando Nemo
4.2 1,9K Assista AgoraOs roteiros dos filmes da Pixar são na maioria das vezes irregulares, o seu ponto positivo é que esse é uma exceção .
Descartes
3.6 17Filme chato pra dedéu! Misturou textos de filosofia "literais" nos diálogos dos personagens misturando vida e obra. Cinema e teatro não têm a dinâmica de um texto escrito pra ser lido sozinho. Existem muitas maneiras mais interessantes de ensinar filosofia, não assim. Um desastre completo.
E concordo que a trilha-sonora de terror não combina nada com nada.
Se um professor de filosofia passar isso pros alunos assistirem ele no mínimo é sádico. Hehe.
Altamente não recomendável.
Sem Tom Nem Sônia
2.6 4adorei o filme, ontem.. achei muito engraçado. nem imaginava ser tao divertido e desconhecido.
Arquitetura da Destruição
4.2 136 Assista AgoraMuito genial. O documentário não fica no óbvio demonizando os nazistas. Dá um enfoque no pensamento higienista, da limpeza do corpo, das propagandas para os trabalhadores se limparem. Beleza e higiene para purificar o povo, eis a as características básicas do pensamento nazista. Dêmonios, acho que não, viu? Reconheço pessoas hoje com altas neuroses de limpeza volúveis a esse tipo de ideologia.
Macunaíma
3.3 274 Assista AgoraMário de Andrade é Mário de Andrade, do texto não se discute. O filme poderia se afastar mais do livro e ficar mais livre. Não é um filme ruim, mas mexendo um pouco aqui um pouco ali podia melhorar. E infelizmente o som é péssimo, não dá pra entender algumas falas, precisei às vezes usar legenda (não tinha em português foi espanhol mesmo!).
Ó Paí, Ó
3.2 476Os personagens são bem caracterizados, dá pra sentir o Pelourinho. Parabéns ao Bando de Teatro Olodum. Mas, pelo amor, o filme não tem fio-condutor algum, tá tudo diluído, uma cena que cola na outra. Cadê a história do filme???
Assim dá a impressão que o filme é uma propaganda do governo da Bahia pra você visitar Salvador. Pô, imaginar isso diminui a qualidade de qualquer filme. Talvez não seja à toa, o roteirista Márcio Meirelles foi o secretário de cultura do governo da Bahia em 2007-2011.
O Último Combate
3.4 13Quem escreveu essa sinopse???
007: A Serviço Secreto de Sua Majestade
3.4 221 Assista AgoraGeorge Lazenby não é Sean Connery. Mas se esse filme fosse filmado com Sean Connery seria o melhor filme da franquia sem sombra de dúvidas.
A Volta da Pantera Cor de Rosa
3.6 21Um dos filmes mais engraçados já feitos!!!
Assalto ao Trem Blindado
3.6 23 Assista AgoraNão há inspiração alguma ao filme de Tarantino. A não ser ao título. Os Doze Condenados (Dirty Dozen) e Canhões de Navarone (Guns of Navarone) têm mais relevância ao pastiche do Tarantino. Um "Macaroni Combat", este filme é sofrível nas atuações e cortes abruptos. Quem tem aversão a filmes B, de qualidade pífia, e filmes "exploitation", fuja dele!