Que filme tão lindo! Fui tocada pela simplicidade de remontar um clássico no viés brasileiro, com esse cenário num dos pontos mais encantadores do Rio de Janeiro. o dia a dia em um morro carioca...essa simplicidade que me encantou no filme. Para quem não conhece a história da mitologia grega de Orfeu e Euridice e vem assistir sem ter essa noção, nem recomendo, porque não vai conseguir captar a beleza dessa produção.
Assisti com um querido da Espanha que odeia a França kkk mas me indicou o filme como o seu favorito. Vim aqui marcar e vi que já havia colocado o filme na lista de "quero ver" já havia um tempo. A vida tem umas artes...
Seguindo os comentários a respeito, me surpreendeu demais! Eu achei crucial ter assistido o Pearl antes, do contrário não teria gostado tanto desse aqui. Ache bem peculiar também a ordem pelo qual assisti os dois, principalmente porque a sensação que tive
O "fim" da personagem principal é a forma como a sociedade costuma colocar a mulher, quando ela ao invés de se submeter, se questiona e se posiciona contra os absurdos do patriarcado.
Adoro as trilhas sonoras dos filmes do Saura. Ele é o tipo de cara que eu teria uma queda só pelo seu gosto musical. E acho Impossível sair desse filme sem pesquisar as músicas dessa trilha.
Burocracias nossas de cada dia. Excelente retrato do sistema escroto no qual o Estado nos submete, onde primeiro suga nosso tempo de vida, para depois literalmente nos deixar "morrer esperando" por um auxílio quando não servimos mais. E eu cá, achando que era só no Brasil...
Gente, que obra prima do caralho!!! Fui tocada de tal forma que levei dias refletindo sobre cada detalhe do filme.
Comecei a assisti-lo sem pretensão nenhuma e tão desapegada que não me lembro bem quando comecei a me envolver tão profundamente à história. E isso foi de uma forma tão intensa, que a cada momento que surgia algum acontecimento que realmente iria abalar a estrutura daquela família, eu chorava, me irritava e sentia como se fizesse parte deles. Como se eu pertencesse àquele meio.
Sentí muito com o fim de Matteo, e talvez isso se dê pela minha identificação com a personalidade do personagem, pelo qual senti uma profunda empatia, confrontando aqui, com a opinião comum de muitos sobre ele. Personagem muito marcado pelo seu temperamento explosivo quando não conseguia se expressar de uma forma tal para influenciar e mudar as injustiças que via, facilidade essa que seu irmão Nicola tinha. Já este, personagem forte e sábio, sempre admirável com seu amor livre às pessoas de seu grande afeto sem nunca confrontá-las em suas escolhas e às situações que se sucediam. Mas não deixando a desejar claro, os outros personagens de tão grande relevância, como a enigmática Giorgia que sempre foi o gatilho essencial para as grandes mudanças e atitudes dos principais personagens. e falo também da tão incompreendida Giulia... E poderia falar muito mais sobre os outros personagens e sua influência na trama.
Mas o Matteo e seu desenvolvimento sempre silencioso e imprevisível, cá pra nós, foi o que realmente mais me tocou.
Incrível como a trama se desenvolve tão livre que nem percebi o tempo se passando, e ainda fiquei com vontade de saber mais. Tempo esse, muito importante para a construção da história de cada personagem ao longo do tempo em paralelo com os acontecimentos da Itália, e como escolhas simples de cada indivíduo pode ser um grande desencadeador de mudanças drásticas na história de uma família. Filme lindo e essencial!!!
Assisti esse filme em plena quarentena e em tempos de chuvas torrenciais em Salvador. Não tem como não se conectar a ele! Adoro esse traço contemplativo presente nos filmes desse diretor. As sutilezas de hábitos de um dia-a-dia solitário de indivíduos e seus segredos; seus silêncios e desesperos internos; as necessidades imprevisíveis de se conectar em meio ao caos, ao necessário distanciamento social...Tudo tão real!!!
Detalhe importante pro estoque de papel higiênico da mulher, hahaha
O contratempo com o imaginário da mulher do andar de baixo junto com a trilha sonora maravilhosa da homenageada Grace Chang...Tudo tão sensorialmente desenvolvido de forma que diverte e envolve em uma trama tão angustiante.. E eu me envolvi!
Tá aqui o tipo de filme que quando acaba, continua acontecendo em você. Isso para os mais sensíveis, claro, pq há quem não tenha experienciado nada. Em ritmo de psicodelia pura, ele traz os aspectos mais perturbadores que a guerra deixa nas pessoas e nos lugares que passa, causando mudanças psicológicas de ver e sentir o mundo, e isso é bastante notável em cada personagem envolvido no contexto. Não curto muito filmes de guerra, mas esse realmente conseguiu me tocar. E essa trilha? aaaaah, The Doors... junção maravilhosa pro ritmo do filme. Não consigo imaginar outra banda melhor para a trilha de Apocalipse Now.
Como o "expurgar" sentimentos e mágoas ajuda na cura da alma. Foi preciso um distanciamento para ocorrer a quebra da falta de comunicação e contato afetivo que outrora faltava entre mãe e filho, e possibilitar a cura do sentimento de culpa que o Ivan sempre sentia. Adorei a representação da força feminina que a Nana teve. Como o próprio Ivan disse: "(...)- E pensei que você iria desabar, como uma das suas esculturas! Mas você não desmorona facilmente, não é?! Você se recupera e começa tudo de novo. (Nana) - Não é assim que a vida funciona?"
"...- A maioria das pessoas, elas se cortam, colocam band-aid e continuam em frente. - E o que você faz? - Eu continuo sangrando."
Resumindo toda a problemática em um simples diálogo! Nunca imaginei que isso fosse tão comum até assistir esse filme. E todo aquele questionamento das medicações, sobre ver a sua personalidade mudando, vc se tornando a pessoa que nunca conseguiu ser...vendo a sua pessoa, aquela essência a qual sempre foi o motivo de todos os problemas, sendo camuflada com um monte de química ingerida, como se aquela "pessoa", apagada pela medicação, não fizesse parte de vc também...é incrível como tudo isso se encaixa e nos leva a uma análise exitencialista sobre a depressão e as outras doenças psicológicas.
Excelente reconstituição histórica de uma artista tão complexa que foi a Claudel!!! Adorei a representação feita pela linda Isabelle Adjani, que conseguiu me envolver completamente no drama da vida de Claudel, ao ponto de me fazer venerar esta e suas obras mais intensamente. Todo o conjunto formado pelas excelentes atuações e pela fotografia do filme, o uso das outras linguagens da arte como a literatura e a música e pela história em si da minha artista favorita, fez-me desgustar o filme todo como uma obra de arte em que é repassada toda a dor e angústia que a Claudel viveu. Não só pela sua história com o Rodin mas, sim pela sua posição na sociedade e a forma que foi desprezada por esta como mulher fora das "normas de conduta", ao ponto de não conseguir uma posição independente de artista já que...era mulher! Assistirei outras e outras vezes, só pelo prazer de me sentir próxima de uma personalidade tão excêntrica e talentosa como a de minha diva.
Orfeu do Carnaval
3.7 123 Assista AgoraQue filme tão lindo! Fui tocada pela simplicidade de remontar um clássico no viés brasileiro, com esse cenário num dos pontos mais encantadores do Rio de Janeiro. o dia a dia em um morro carioca...essa simplicidade que me encantou no filme. Para quem não conhece a história da mitologia grega de Orfeu e Euridice e vem assistir sem ter essa noção, nem recomendo, porque não vai conseguir captar a beleza dessa produção.
Turista Espacial
4.3 236Assisti com um querido da Espanha que odeia a França kkk mas me indicou o filme como o seu favorito. Vim aqui marcar e vi que já havia colocado o filme na lista de "quero ver" já havia um tempo. A vida tem umas artes...
X: A Marca da Morte
3.4 1,2K Assista AgoraSeguindo os comentários a respeito, me surpreendeu demais! Eu achei crucial ter assistido o Pearl antes, do contrário não teria gostado tanto desse aqui.
Ache bem peculiar também a ordem pelo qual assisti os dois, principalmente porque a sensação que tive
foi como se a Maxine tivesse um encontro com o seu eu do futuro, no caso representado pela Pearl, dando a impressão que as duas eram a mesma pessoa.
Pearl
3.9 987Continuar a assistir a cena final dos créditos é imprescindível.
Lanternas Vermelhas
4.3 201O "fim" da personagem principal é a forma como a sociedade costuma colocar a mulher, quando ela ao invés de se submeter, se questiona e se posiciona contra os absurdos do patriarcado.
Depressa, Depressa
3.9 10Adoro as trilhas sonoras dos filmes do Saura. Ele é o tipo de cara que eu teria uma queda só pelo seu gosto musical. E acho Impossível sair desse filme sem pesquisar as músicas dessa trilha.
Trampolim do Forte
3.5 23Fodam-se as opiniões contrárias, mas para mim é emocionante ver um longa retratando de forma nua e crua as vidas comuns e reais da minha Salvador!!!
Besouro
3.1 551O verdadeiro filme de herói!!
Eu, Daniel Blake
4.3 532 Assista AgoraBurocracias nossas de cada dia. Excelente retrato do sistema escroto no qual o Estado nos submete, onde primeiro suga nosso tempo de vida, para depois literalmente nos deixar "morrer esperando" por um auxílio quando não servimos mais. E eu cá, achando que era só no Brasil...
A Melhor Juventude
4.3 55Gente, que obra prima do caralho!!!
Fui tocada de tal forma que levei dias refletindo sobre cada detalhe do filme.
Comecei a assisti-lo sem pretensão nenhuma e tão desapegada que não me lembro bem quando comecei a me envolver tão profundamente à história. E isso foi de uma forma tão intensa, que a cada momento que surgia algum acontecimento que realmente iria abalar a estrutura daquela família, eu chorava, me irritava e sentia como se fizesse parte deles. Como se eu pertencesse àquele meio.
Sentí muito com o fim de Matteo, e talvez isso se dê pela minha identificação com a personalidade do personagem, pelo qual senti uma profunda empatia, confrontando aqui, com a opinião comum de muitos sobre ele. Personagem muito marcado pelo seu temperamento explosivo quando não conseguia se expressar de uma forma tal para influenciar e mudar as injustiças que via, facilidade essa que seu irmão Nicola tinha. Já este, personagem forte e sábio, sempre admirável com seu amor livre às pessoas de seu grande afeto sem nunca confrontá-las em suas escolhas e às situações que se sucediam.
Mas não deixando a desejar claro, os outros personagens de tão grande relevância, como a enigmática Giorgia que sempre foi o gatilho essencial para as grandes mudanças e atitudes dos principais personagens. e falo também da tão incompreendida Giulia... E poderia falar muito mais sobre os outros personagens e sua influência na trama.
Incrível como a trama se desenvolve tão livre que nem percebi o tempo se passando, e ainda fiquei com vontade de saber mais. Tempo esse, muito importante para a construção da história de cada personagem ao longo do tempo em paralelo com os acontecimentos da Itália, e como escolhas simples de cada indivíduo pode ser um grande desencadeador de mudanças drásticas na história de uma família. Filme lindo e essencial!!!
O Buraco
4.0 53Assisti esse filme em plena quarentena e em tempos de chuvas torrenciais em Salvador. Não tem como não se conectar a ele!
Adoro esse traço contemplativo presente nos filmes desse diretor. As sutilezas de hábitos de um dia-a-dia solitário de indivíduos e seus segredos; seus silêncios e desesperos internos; as necessidades imprevisíveis de se conectar em meio ao caos, ao necessário distanciamento social...Tudo tão real!!!
Detalhe importante pro estoque de papel higiênico da mulher, hahaha
Clímax
3.6 1,1K Assista Agora"Viver é uma impossibilidade coletiva"
Caralhoooo, esquizofrênia pura!!! Simplesmente tudo te prende nesse filme. Surtada até agora! Adorei!
Túmulo dos Vagalumes
4.6 2,2KDepois desse filme, já não me sobraram lágrimas pro resto de minha vida!
Apocalypse Now
4.3 1,2K Assista AgoraTá aqui o tipo de filme que quando acaba, continua acontecendo em você. Isso para os mais sensíveis, claro, pq há quem não tenha experienciado nada.
Em ritmo de psicodelia pura, ele traz os aspectos mais perturbadores que a guerra deixa nas pessoas e nos lugares que passa, causando mudanças psicológicas de ver e sentir o mundo, e isso é bastante notável em cada personagem envolvido no contexto.
Não curto muito filmes de guerra, mas esse realmente conseguiu me tocar.
E essa trilha? aaaaah, The Doors... junção maravilhosa pro ritmo do filme. Não consigo imaginar outra banda melhor para a trilha de Apocalipse Now.
O Signo das Tetas
3.1 5Misoginia reina aqui.
Truman
3.9 151 Assista AgoraMeu coração pulou na cena em que eles escutam Spinetta!! <3
Angel-A
3.7 141 Assista AgoraTinha tudo pra ser massa, mas cagou no final.
A Grande Feira
4.0 16Que sensação gostosa ver Salvador nos anos 60 em um filme!!!
Prisioneiro do Amor
3.8 2Geeeente, eu não acho esse filme em lugar nenhum. Comofaz?
Marcas do Passado
3.0 44 Assista AgoraComo o "expurgar" sentimentos e mágoas ajuda na cura da alma. Foi preciso um distanciamento para ocorrer a quebra da falta de comunicação e contato afetivo que outrora faltava entre mãe e filho, e possibilitar a cura do sentimento de culpa que o Ivan sempre sentia. Adorei a representação da força feminina que a Nana teve. Como o próprio Ivan disse:
"(...)- E pensei que você iria desabar, como uma das suas esculturas! Mas você não desmorona facilmente, não é?! Você se recupera e começa tudo de novo.
(Nana) - Não é assim que a vida funciona?"
Ondas do Destino
4.2 334 Assista AgoraA manifestação do amor sentido intensamente, quando a bondade e ingênuidade de uma mulher é tratada em seu meio como demência, ou até mesmo loucura.
"(...)Quer que eu assine na ata...que, segundo a sua opinião de médico, o mal da falecida era ser "boa"?(...)"
Geração Prozac
3.6 465"...- A maioria das pessoas, elas se cortam, colocam band-aid e continuam em frente.
- E o que você faz?
- Eu continuo sangrando."
Resumindo toda a problemática em um simples diálogo! Nunca imaginei que isso fosse tão comum até assistir esse filme.
E todo aquele questionamento das medicações, sobre ver a sua personalidade mudando, vc se tornando a pessoa que nunca conseguiu ser...vendo a sua pessoa, aquela essência a qual sempre foi o motivo de todos os problemas, sendo camuflada com um monte de química ingerida, como se aquela "pessoa", apagada pela medicação, não fizesse parte de vc também...é incrível como tudo isso se encaixa e nos leva a uma análise exitencialista sobre a depressão e as outras doenças psicológicas.
Festa de Família
4.2 396 Assista AgoraFilme forte! Uma ótima representação da hipocrisia burguesa.
Rumo ao próximo filme do Dogma 95, esperando mais temáticas desse nível.
Camille Claudel
4.0 90Excelente reconstituição histórica de uma artista tão complexa que foi a Claudel!!! Adorei a representação feita pela linda Isabelle Adjani, que conseguiu me envolver completamente no drama da vida de Claudel, ao ponto de me fazer venerar esta e suas obras mais intensamente. Todo o conjunto formado pelas excelentes atuações e pela fotografia do filme, o uso das outras linguagens da arte como a literatura e a música e pela história em si da minha artista favorita, fez-me desgustar o filme todo como uma obra de arte em que é repassada toda a dor e angústia que a Claudel viveu. Não só pela sua história com o Rodin mas, sim pela sua posição na sociedade e a forma que foi desprezada por esta como mulher fora das "normas de conduta", ao ponto de não conseguir uma posição independente de artista já que...era mulher! Assistirei outras e outras vezes, só pelo prazer de me sentir próxima de uma personalidade tão excêntrica e talentosa como a de minha diva.