A Casa dos Espíritos é uma baita produção da década de 90, mas que aparentemente não tem a atenção devida. O elenco é de peso e todos estão muito bem, principalmente Jeremy Irons, interpretando um personagem protagonista e que causa, devido as suas atitudes, indignação ao espectador.
A história é longa e o ritmo não é dos mais dinâmicos, então a obra não deve agradar muito aqueles cinéfilos mas impacientes. O desenrolar lento é fundamental para apresentar e desenvolver quase todos os personagens e tudo sempre conversando com a história real do Chile.
O filme é adaptação de um livro de mesmo nome e após assistir o longa fica aquela curiosidade de conferir na literatura, para ter um entendimento ainda maior dessa grande história que foi contada.
Dizer que NYAD é uma obra prima é um exagero, mas de fato é um filme legal, ideal para assistir em família. A química entre as duas atrizes principais é ótima e a mensagem de perseverança muito boa.
Skinheads - A Força Branca é uma das poucas obras na filmografia do diretor Geoffrey Wright e o mais curioso que é o primeiro trabalho “grande” de Russell Crowe no cinema. Enfim, a proposta inicial é interessante, mas o longa acaba se perdendo, indo além do tema da xenofobia, jogando outros pontos críticos na cara do espectador, mas no final das contas acaba não desenvolvendo nenhum mais a fundo. No geral é um bom filme, mas é notório que se tivesse um roteiro mais refinado e um investimento melhor no elenco, com exceção é claro do Crowe, o resultado poderia ter saído mais positivo.
Dirigido por Michael Chapman, que possui muito mais trabalho na carreira como ator do que diretor, O Aniquilador é um filme razoável da década de 80, mesclando suspense ficção dentro do roteiro, a história se desenvolve de maneira satisfatória e com algumas boas cenas de ação, mas infelizmente tudo é feito na limitação de um baixo orçamento e um elenco não muito experiente.
Bette Davis no elenco é praticamente espetáculo garantido. Aqui sem dúvidas a protagonista é o maior destaque. Alguém Morreu em Meu Lugar pode aparentar ser uma história clichê, mas é fundamental associar a época que foi concebido, pois na década de 60, essa ideia não tinha muita popularidade. Para quem busca um bom thriller, sem muitas pompas, Alguém Morreu em Meu Lugar certamente é uma boa pedida.
Os Suspeitos tem um baita elenco e é engraçado como Bryan Singer já conseguiu trabalhar com essa galera de peso logo em seu primeiro longa. O filme em sim é bem dirigido, mas o desenrolar do roteiro é um pouco previsível, ainda mais para aqueles espectadores mais cascudos da sétima arte.
É impressionante como com tanta pouca experiência em direção, Justine Triet cria uma história que parte de um ponto simples, mas que tem um desenrolar sensacional. Os diálogos são muito bem construídos e encaixados, sem dúvidas o ponto mais alto da obra.
Todo o elenco está muito bem, com destaque maior para Sandra Hüller, certamente a melhor atuação de sua carreira. A fotografia também está ótima, passando aquela sensação fria, combinando ainda mais com o ambiente onde a história se desenvolve.
O desfecho sem cravar o que de fato aconteceu, agrega ainda mais a obra. Enfim, Anatomia de Uma Queda é sem dúvidas um dos melhores filmes de 2023.
Do mesmo diretor do clássico A História Sem Fim, Epidemia também foi dirigido por Wolfgang Petersen. Aqui tem-se um elenco de peso com nomes renomados, como Morgan Freeman e Dustin Hoffman. Mesmo quase duas décadas depois, o tema é mais real do que nunca, ainda mais após a pandemia do coronavírus.
A história Epidemia se desenrolar gradativamente. Apresentando todos os personagens, trabalhando bem o estopim inicial e finalmente chegando ao ápice do nome que leva a obra. Uma enxugada no roteiro teria deixado ainda mais redondo, principalmente em algumas cenas de ação que são soltas dentro do filme que poderia simplesmente ter focado mais no drama e suspense.
A segunda metade, se comparada com a primeira, tem uma leve queda na qualidade, não que o desfecho seja ruim, mas o desenvolvimento inicial é bom melhor, mas nada que vem influenciar no resultado final.
Pandemia não chega ser um grande clássico, mas sem dúvidas é um grande filme dentro da década de 90.
Ignorando alguns absurdos pelo roteiro, A Boneca do Diabo é até criativo. Dirigido por Tod Browning, que já era conhecido por ter dirigido Drácula com Lugosi e o clássico Monstros, A Boneca do Diabo se desenrola de forma objetiva e de forma rápida, não dando muito tempo para o desenvolvimento dos personagens, além dos principais, se desenvolverem. Para o espectador que espera algum terror, certamente sairá decepcionado, pois o longa é um drama com pitadas de suspense. Enfim, se for considerado a época que foi feita e a falta de orçamento, A Boneca do Diabo ainda consegue sair com saldo positivo.
Os Rejeitados é um filme bem pipoca, ideal para assistir com toda a família. O roteiro demora um pouco para engrenar, mas após o primeiro terço do longa, o filme engrena e fica cada vez mais gostoso de assistir. Todos os três atores principais estão ótimos, mas Paul Giamatti rouba completamente a cena, sem dúvidas um dos grandes trabalhos de sua carreira que fui justamente premiado com a indicação ao Oscar de melhor ator de 2024. O humor sutil, que suaviza todo o desenrolar da história, também é um bom destaque. Enfim, Os Rejeitados não chega a ser uma obra prima, mas no geral é um bom filme. Vale a pena dar uma oportunidade.
Oldboy é uma pancada na cara do espectador. Tecnicamente perfeito e com uma história super original, o filme de Park Chan-wook é um marco dentro cinema de maneira geral. Obrigatório para qualquer cinéfilo.
Dirigido por Joseph Sargent, diretor com uma filmografia bem extensa, mas sem muita coisa de relevância, destaque mesmo para Quase Deuses, Pesadelos Diabólicos é uma antologia dividida em quatro contos sem nenhuma ligação entrei e como quase todo filme que tem esse formato, aqui a também a qualidade oscila, mas no geral o saldo acaba sendo positivo, fazendo o filme ser uma boa pedida para quando se quer algum terror sem muita pretensão.
Simples e sutil. Essas são algumas palavras que poderiam descrever o roteiro de Vidas Passadas. Todo o longa é praticamente regido por dois personagens centrais, personagens esses que são bem intimistas e que poderiam está retratado praticamente qualquer espectador. A história girando em torno de escolhas, passado, presente e futuro, fica difícil não se por no lugar e fatalmente cair naquele pensamento de: “E se...”.
Na parte técnica é o simples bem feito. Celine Song arrasa na direção, ainda mais se levarmos em conta que esse é seu primeiro trabalho com algum longa. Um outro destaque fica por conta da Greta Lee, que dá um show à parte.
O desfecho é de partir o coração e ao mesmo tempo reflexivo. Quase impossível não se emocionar.
Enfim, Vidas Passadas é um romance que não é desenvolvido da forma mais tradicional e rico em um drama real e forte.
Crise Nas Infinitas Terras tem uma relevância enorme dentro do Universo DC, sem dúvidas uma das maiores sagas dentro da editora e essa primeira parte da animação que adaptada a história de Marv Wolfman, deixa um pouco a desejar, dando muito destaque para Flash, mesmo ele sendo um dos personagens principais, acaba que os outros ficam muito obsoletos, espero que sejam melhores trabalhados nas outras duas partes.
Óbvio que é difícil transpor a história de um livro para as telas, mas em O Retrato de Dorian Gray de 1945 é bem digna e fiel a obra. O diretor Albert Lewin acertou bastante e Hurd Hafield ficou ótimo como protagonista, certamente um dos destaques do filme.
Após ter dirigido o bom filme Bela Vingança, Emerald Fennell agora dirige Saltburn, um filme que navega um pouco contra o convencional, mas acaba construído uma história interessante e inusitada, com bons plots e atuações.
O destaque maior fica por conta da fotografia que é belíssima, com ótima escolha de paleta de cores, alternando em alguns momentos com cores quentes e em outros cores mais frias.
A estranheza do roteiro também combina com as estranhezas da história e seus personagens. O desfecho não chega a ser inovador, é até previsível em partes, mas mesmo assim é funcional.
Certamente não é um dos melhores filmes na carreira de David Fincher, mas O Assassino ainda assim é um bom filme, se destacando nos aspectos técnicos e no desenvolvimento do protagonista. Infelizmente o roteiro preza mais o protagonista e acaba não trabalhando tão bem os personagens fora o vivido pelo ator Michael Fassbender. O ritmo também deixa um pouco a desejar, pois o desenrolar é bem lento e em alguns momentos até cansativo.
Bizarro, mas bom. O Estranho Poder de Matar é um filme não tão convencional e que se desenrola de uma maneira estranha, mas com um tema central no mínimo curioso. Sem muita coisa explícita, o diretor Jerzy Skolimowski aposta mais em algum sugestivo, com algumas simbologias. O elenco e a trilha sonora tem um certo destaque. Dificilmente o espectador conseguirá digerir esse filme de forma simples, cabendo assim uma revisitada para um melhor entendimento.
Tecnicamente falando, Assassinos da Lua das Flores é impecável, Martin Scorsese dá um show de competência na direção. A duração de mais de 200 minutos certamente não agradará os fãs mais convencionais, mas é uma característica que se mostra fundamental para o desenrolar do roteiro, conseguindo trabalhar bem todos os personagens. O fato de o que é narrado ser algo real, enriquece ainda mais a obra. As atuações de todos no elenco são ótimas, com destaque é claro para trio principal.
Enfim, mais uma vez Scorsese traz ao público uma obra fora da curva do que é visto por aí, mas de qualidade ímpar, algo que é constante em sua filmografia.
Maestro não é filme ruim, mas o tempo inteiro é uma forçação de barra para construir algo totalmente voltado para premiações e isso às vezes incomoda. O destaque fica pelos aspectos técnicos e a ótima atuação de Bradley Cooper.
A Irmandade de Satanás é uma pérola do terror escondida na década de 70. Concebida logo no início da década, dirigida por Bernard McEveety, que seria mais conhecido por dirigir séries como Esquadrão Classe A e Bonanza, o filme cria uma atmosfera bem macabra e com uma história esquisita a todo tempo, estranheza essa que acaba sendo um ponto positivo, pois casa perfeitamente com a proposta do roteiro.
O que não deixa o filme ir mais além de uma boa obra é o mal refinamento do roteiro, faltando um pouco mais de dinâmica e um desenvolvimento melhor dos personagens. O elenco até está bem, mas fica aquela sensação que poderia ter ido mais além.
Por mais que o tema seja pesado e o desenvolvimento envolvendo crianças, nada é muito explícito, quase tudo gira em torno da sugestão, aumentando assim o clima de suspense.
Enfim, A Irmandade de Satanás é uma obra que vale muito a pena dar uma conferida e ainda bate aquela nostalgia de lembrar que filme assim passavam na TV aberta na parte da tarde.
Dividido em algumas pequenas histórias, Relatos Selvagens consegue se destacar em todas, ficando até difícil de escolher a favorita. Todas são bem dirigidas e atuadas, sem contar as críticas sociais que são feitas, utilizando acontecimentos cotidianos, que aos olhos de muitos podem parecer improváveis, mas são mais comuns do que se imagina.
As histórias funcionarem totalmente de forma independentes é um dos pontos fortes. Os roteiros também escritos pelo diretor Damián Szifron são beldades a parte. Sem contar que Relatos Selvagens ainda conta com Pedro Almodóvar na produção.
Enfim, o filme é ideal para quem cinéfilo que não enxerga o cinema sul-americano.
A Casa dos Espíritos
3.9 449 Assista AgoraA Casa dos Espíritos é uma baita produção da década de 90, mas que aparentemente não tem a atenção devida. O elenco é de peso e todos estão muito bem, principalmente Jeremy Irons, interpretando um personagem protagonista e que causa, devido as suas atitudes, indignação ao espectador.
A história é longa e o ritmo não é dos mais dinâmicos, então a obra não deve agradar muito aqueles cinéfilos mas impacientes. O desenrolar lento é fundamental para apresentar e desenvolver quase todos os personagens e tudo sempre conversando com a história real do Chile.
O filme é adaptação de um livro de mesmo nome e após assistir o longa fica aquela curiosidade de conferir na literatura, para ter um entendimento ainda maior dessa grande história que foi contada.
**** (Ótimo)
NYAD
3.7 156Dizer que NYAD é uma obra prima é um exagero, mas de fato é um filme legal, ideal para assistir em família. A química entre as duas atrizes principais é ótima e a mensagem de perseverança muito boa.
*** (Bom)
Skinheads: A Força Branca
3.4 116Skinheads - A Força Branca é uma das poucas obras na filmografia do diretor Geoffrey Wright e o mais curioso que é o primeiro trabalho “grande” de Russell Crowe no cinema. Enfim, a proposta inicial é interessante, mas o longa acaba se perdendo, indo além do tema da xenofobia, jogando outros pontos críticos na cara do espectador, mas no final das contas acaba não desenvolvendo nenhum mais a fundo. No geral é um bom filme, mas é notório que se tivesse um roteiro mais refinado e um investimento melhor no elenco, com exceção é claro do Crowe, o resultado poderia ter saído mais positivo.
*** (Bom)
O Aniquilador
3.0 34Dirigido por Michael Chapman, que possui muito mais trabalho na carreira como ator do que diretor, O Aniquilador é um filme razoável da década de 80, mesclando suspense ficção dentro do roteiro, a história se desenvolve de maneira satisfatória e com algumas boas cenas de ação, mas infelizmente tudo é feito na limitação de um baixo orçamento e um elenco não muito experiente.
*** (Bom)
Alguém Morreu em Meu Lugar
4.1 44Bette Davis no elenco é praticamente espetáculo garantido. Aqui sem dúvidas a protagonista é o maior destaque. Alguém Morreu em Meu Lugar pode aparentar ser uma história clichê, mas é fundamental associar a época que foi concebido, pois na década de 60, essa ideia não tinha muita popularidade. Para quem busca um bom thriller, sem muitas pompas, Alguém Morreu em Meu Lugar certamente é uma boa pedida.
*** (Bom)
Rustin
3.3 81 Assista AgoraRustin é um bom filme. Nada além disso.
*** (Bom)
Os Suspeitos
4.1 782 Assista AgoraOs Suspeitos tem um baita elenco e é engraçado como Bryan Singer já conseguiu trabalhar com essa galera de peso logo em seu primeiro longa. O filme em sim é bem dirigido, mas o desenrolar do roteiro é um pouco previsível, ainda mais para aqueles espectadores mais cascudos da sétima arte.
*** (Bom)
Anatomia de uma Queda
4.0 829 Assista AgoraÉ impressionante como com tanta pouca experiência em direção, Justine Triet cria uma história que parte de um ponto simples, mas que tem um desenrolar sensacional. Os diálogos são muito bem construídos e encaixados, sem dúvidas o ponto mais alto da obra.
Todo o elenco está muito bem, com destaque maior para Sandra Hüller, certamente a melhor atuação de sua carreira. A fotografia também está ótima, passando aquela sensação fria, combinando ainda mais com o ambiente onde a história se desenvolve.
O desfecho sem cravar o que de fato aconteceu, agrega ainda mais a obra. Enfim, Anatomia de Uma Queda é sem dúvidas um dos melhores filmes de 2023.
**** (Ótimo)
Epidemia
3.2 275 Assista AgoraDo mesmo diretor do clássico A História Sem Fim, Epidemia também foi dirigido por Wolfgang Petersen. Aqui tem-se um elenco de peso com nomes renomados, como Morgan Freeman e Dustin Hoffman. Mesmo quase duas décadas depois, o tema é mais real do que nunca, ainda mais após a pandemia do coronavírus.
A história Epidemia se desenrolar gradativamente. Apresentando todos os personagens, trabalhando bem o estopim inicial e finalmente chegando ao ápice do nome que leva a obra. Uma enxugada no roteiro teria deixado ainda mais redondo, principalmente em algumas cenas de ação que são soltas dentro do filme que poderia simplesmente ter focado mais no drama e suspense.
A segunda metade, se comparada com a primeira, tem uma leve queda na qualidade, não que o desfecho seja ruim, mas o desenvolvimento inicial é bom melhor, mas nada que vem influenciar no resultado final.
Pandemia não chega ser um grande clássico, mas sem dúvidas é um grande filme dentro da década de 90.
**** (Ótimo)
A Boneca do Diabo
3.5 22Ignorando alguns absurdos pelo roteiro, A Boneca do Diabo é até criativo. Dirigido por Tod Browning, que já era conhecido por ter dirigido Drácula com Lugosi e o clássico Monstros, A Boneca do Diabo se desenrola de forma objetiva e de forma rápida, não dando muito tempo para o desenvolvimento dos personagens, além dos principais, se desenvolverem. Para o espectador que espera algum terror, certamente sairá decepcionado, pois o longa é um drama com pitadas de suspense. Enfim, se for considerado a época que foi feita e a falta de orçamento, A Boneca do Diabo ainda consegue sair com saldo positivo.
*** (Bom)
Os Rejeitados
4.0 322 Assista AgoraOs Rejeitados é um filme bem pipoca, ideal para assistir com toda a família. O roteiro demora um pouco para engrenar, mas após o primeiro terço do longa, o filme engrena e fica cada vez mais gostoso de assistir. Todos os três atores principais estão ótimos, mas Paul Giamatti rouba completamente a cena, sem dúvidas um dos grandes trabalhos de sua carreira que fui justamente premiado com a indicação ao Oscar de melhor ator de 2024. O humor sutil, que suaviza todo o desenrolar da história, também é um bom destaque. Enfim, Os Rejeitados não chega a ser uma obra prima, mas no geral é um bom filme. Vale a pena dar uma oportunidade.
*** (Bom)
Oldboy
4.3 2,3K Assista AgoraOldboy é uma pancada na cara do espectador. Tecnicamente perfeito e com uma história super original, o filme de Park Chan-wook é um marco dentro cinema de maneira geral. Obrigatório para qualquer cinéfilo.
**** (Ótimo)
Pesadelos Diabólicos
3.2 51Dirigido por Joseph Sargent, diretor com uma filmografia bem extensa, mas sem muita coisa de relevância, destaque mesmo para Quase Deuses, Pesadelos Diabólicos é uma antologia dividida em quatro contos sem nenhuma ligação entrei e como quase todo filme que tem esse formato, aqui a também a qualidade oscila, mas no geral o saldo acaba sendo positivo, fazendo o filme ser uma boa pedida para quando se quer algum terror sem muita pretensão.
*** (Bom)
Vidas Passadas
4.2 777 Assista AgoraSimples e sutil. Essas são algumas palavras que poderiam descrever o roteiro de Vidas Passadas. Todo o longa é praticamente regido por dois personagens centrais, personagens esses que são bem intimistas e que poderiam está retratado praticamente qualquer espectador. A história girando em torno de escolhas, passado, presente e futuro, fica difícil não se por no lugar e fatalmente cair naquele pensamento de: “E se...”.
Na parte técnica é o simples bem feito. Celine Song arrasa na direção, ainda mais se levarmos em conta que esse é seu primeiro trabalho com algum longa. Um outro destaque fica por conta da Greta Lee, que dá um show à parte.
O desfecho é de partir o coração e ao mesmo tempo reflexivo. Quase impossível não se emocionar.
Enfim, Vidas Passadas é um romance que não é desenvolvido da forma mais tradicional e rico em um drama real e forte.
**** (Ótimo)
Liga da Justiça: Crise nas Infinitas Terras - Parte 1
2.9 40 Assista AgoraCrise Nas Infinitas Terras tem uma relevância enorme dentro do Universo DC, sem dúvidas uma das maiores sagas dentro da editora e essa primeira parte da animação que adaptada a história de Marv Wolfman, deixa um pouco a desejar, dando muito destaque para Flash, mesmo ele sendo um dos personagens principais, acaba que os outros ficam muito obsoletos, espero que sejam melhores trabalhados nas outras duas partes.
** (Regular)
O Retrato de Dorian Gray
3.9 88 Assista AgoraÓbvio que é difícil transpor a história de um livro para as telas, mas em O Retrato de Dorian Gray de 1945 é bem digna e fiel a obra. O diretor Albert Lewin acertou bastante e Hurd Hafield ficou ótimo como protagonista, certamente um dos destaques do filme.
*** (Bom)
Saltburn
3.5 862Após ter dirigido o bom filme Bela Vingança, Emerald Fennell agora dirige Saltburn, um filme que navega um pouco contra o convencional, mas acaba construído uma história interessante e inusitada, com bons plots e atuações.
O destaque maior fica por conta da fotografia que é belíssima, com ótima escolha de paleta de cores, alternando em alguns momentos com cores quentes e em outros cores mais frias.
A estranheza do roteiro também combina com as estranhezas da história e seus personagens. O desfecho não chega a ser inovador, é até previsível em partes, mas mesmo assim é funcional.
*** (Bom)
Feriado Sangrento
3.1 406Simples, mas eficaz. O diretor Eli Roth, em Feriado Sangrento, presenteia o espectador com um bom slasher, dando um respiro nesse gênero tão saturado.
*** (Bom)
O Assassino
3.3 515Certamente não é um dos melhores filmes na carreira de David Fincher, mas O Assassino ainda assim é um bom filme, se destacando nos aspectos técnicos e no desenvolvimento do protagonista. Infelizmente o roteiro preza mais o protagonista e acaba não trabalhando tão bem os personagens fora o vivido pelo ator Michael Fassbender. O ritmo também deixa um pouco a desejar, pois o desenrolar é bem lento e em alguns momentos até cansativo.
*** (Bom)
O Estranho Poder de Matar
3.2 24Bizarro, mas bom. O Estranho Poder de Matar é um filme não tão convencional e que se desenrola de uma maneira estranha, mas com um tema central no mínimo curioso. Sem muita coisa explícita, o diretor Jerzy Skolimowski aposta mais em algum sugestivo, com algumas simbologias. O elenco e a trilha sonora tem um certo destaque. Dificilmente o espectador conseguirá digerir esse filme de forma simples, cabendo assim uma revisitada para um melhor entendimento.
*** (Bom)
Assassinos da Lua das Flores
4.1 616 Assista AgoraTecnicamente falando, Assassinos da Lua das Flores é impecável, Martin Scorsese dá um show de competência na direção. A duração de mais de 200 minutos certamente não agradará os fãs mais convencionais, mas é uma característica que se mostra fundamental para o desenrolar do roteiro, conseguindo trabalhar bem todos os personagens. O fato de o que é narrado ser algo real, enriquece ainda mais a obra. As atuações de todos no elenco são ótimas, com destaque é claro para trio principal.
Enfim, mais uma vez Scorsese traz ao público uma obra fora da curva do que é visto por aí, mas de qualidade ímpar, algo que é constante em sua filmografia.
**** (Ótimo)
Maestro
3.1 261Maestro não é filme ruim, mas o tempo inteiro é uma forçação de barra para construir algo totalmente voltado para premiações e isso às vezes incomoda. O destaque fica pelos aspectos técnicos e a ótima atuação de Bradley Cooper.
*** (Bom)
A Irmandade de Satanás
3.1 24A Irmandade de Satanás é uma pérola do terror escondida na década de 70. Concebida logo no início da década, dirigida por Bernard McEveety, que seria mais conhecido por dirigir séries como Esquadrão Classe A e Bonanza, o filme cria uma atmosfera bem macabra e com uma história esquisita a todo tempo, estranheza essa que acaba sendo um ponto positivo, pois casa perfeitamente com a proposta do roteiro.
O que não deixa o filme ir mais além de uma boa obra é o mal refinamento do roteiro, faltando um pouco mais de dinâmica e um desenvolvimento melhor dos personagens. O elenco até está bem, mas fica aquela sensação que poderia ter ido mais além.
Por mais que o tema seja pesado e o desenvolvimento envolvendo crianças, nada é muito explícito, quase tudo gira em torno da sugestão, aumentando assim o clima de suspense.
Enfim, A Irmandade de Satanás é uma obra que vale muito a pena dar uma conferida e ainda bate aquela nostalgia de lembrar que filme assim passavam na TV aberta na parte da tarde.
*** (Bom)
Relatos Selvagens
4.4 2,9K Assista AgoraDividido em algumas pequenas histórias, Relatos Selvagens consegue se destacar em todas, ficando até difícil de escolher a favorita. Todas são bem dirigidas e atuadas, sem contar as críticas sociais que são feitas, utilizando acontecimentos cotidianos, que aos olhos de muitos podem parecer improváveis, mas são mais comuns do que se imagina.
As histórias funcionarem totalmente de forma independentes é um dos pontos fortes. Os roteiros também escritos pelo diretor Damián Szifron são beldades a parte. Sem contar que Relatos Selvagens ainda conta com Pedro Almodóvar na produção.
Enfim, o filme é ideal para quem cinéfilo que não enxerga o cinema sul-americano.
**** (Ótimo)