Com boas críticas políticas e a uma péssima gestão de uma crise por parte de autoridades, o filme possui um bom andamento e é bem aproveitado.
Não é aquele clichê de uma crise causada por um monstro e tudo sempre dando certo no final. E por isso o filme é imprevisível em certos momentos. Com certeza vai além de um simples filme de um monstro mutante aterrorizando a população.
Mas o pior mesmo foi um deus ex machina ausente até os minutos finais da história, salvando todo mundo em um tempo tão grande que nem parece que havia dezenas de zumbis em volta.
Recomendo só assistirem Train to Busan (2016) mesmo. Ao contrário do primeiro filme, esse é podre.
Uma pena ver pessoas talentosas, como Maise Williams, sendo desperdiçadas em um filme tão frouxo como esse. A energia que eu gastaria criticando esse filme seria maior até que a que usaram pra fazer esse roteiro. Decepcionante.
Foge do clichê de tudo dar certo no final. E, com isso, trata as questões humanas de forma que não lembro de ter visto em algum outro filme.
A incapacidade da socialização da mãe, e principalmente do filho, ficam evidentes após tantos anos confinados. Jack tem um universo só dele, que criou para "sobreviver". Já a mãe dedicou boa parte de sua vida à Jack, fazendo de tudo para que ele tenha o melhor (mesmo que na visão dela).
Não há outra: a dependência emocional mútua entre a mãe e filho, usado outrora pra fazer suas vidas limitadas menos amarga, é forte demais para enfrentarem o mundo real. Jack não consegue confiar em ninguém alem da mãe, por motivos óbvios. A mãe se vê confusa e sem planos, se a vida dela, por tantos anos, se baseava num quarto e em sua sobrevivência, quando há o rompimento dessas "ameaças" o que resta a ela?
Não estou justificando ela ficar presa no quarto, mas sim mostrando a dificuldade de superação do trauma gerado por tantos anos.
É um dos melhores filmes de drama que já vi, se não o melhor.
Gosto do cinema sul-coreano porque, no geral, tem boas atuações, boas histórias e sabem bem criar um suspense. Não é muito diferente aqui, fora a história.
O filme acerta na escolha da sucessão dos fatos, no suspense bem construído e até na capacidade de fazer prender os olhos na tela. Mas piamente erra na abjeta sincronização dos acontecimentos - como quase todo filme que envolve duas realidades cronologicamente diferentes - e no final.
O filme nos faz acreditar que as duas realidades, 1999 e 2020, estão conectadas de modo síncrono, caso contrário o pai de Seo-yeon não teria voltado a vida antes de falar com Yeong-sook; ou as queimaduras de Seo-yeon não doeriam em 2020, mesmo acontecendo em 1999.
Mas essa narrativa não é absoluta. Há o exemplo do relatório policial, estava especificado lá como encontraram a faca, quem encontrou e até com quem o policial foi à casa de Yeong-sook, mesmo esses fatos ainda não tendo "acontecido" em 1999. Ora, se as realidades são conectadas, como estava registrado então? E se a mudança do futuro acontecia dessa forma, por que a Seo-yeon de 2020 já não tinha as queimaduras? Afinal, teoricamente, Yeong-sook teria a queimado quando pequena.
O final é desprezível. Posso ter entendido errado, mas uma terceira realidade alternativa onde Yeong-sook liga para ela mais jovem e conta como irá morrer? Que merda é essa? E além, ela ligar pra ela antes mesmo do que aconteceu em 1999 acontecer e, assim, mudar o futuro dela mesma? Acho que a mãe de Seo-yeon poderia ter morrido mesmo, mas a maneira que a mataram foi decepcionante.
Fora esses dois pontos - ou seja, tirando a parte ruim -, é um filme que dá pra assistir quando se está no tédio. Mesmo que seja frustante.
Para quem ainda não assistiu, tomem nota: é um filme totalmente baseado em uma peça de teatro, inclusive o próprio diretor é do teatro. Por isso, pode ser cansativo o foco nos inúmeros diálogos, mesmo tendo só 94 minutos.
Não há outra, o filme é todo baseado no racismo vivenciado pelos protagonistas. E, na minha opinião, consegue tratar muito bem essa questão.
Mesmo as cenas que alguns julgam forçadas, eu consigo ver o sentido delas.
Talvez o único ponto que eu tenha a criticar seja um pouco do final, mas isso não torna o filme ruim. O roteiro é bom e situa bem o filme, que se passa no lado oriental do muro de Berlim. Histórias assim são sempre boas de serem ouvidas - e vistas.
Este não é um filme de terror qualquer, eu te garanto. Mas é excelente justamente por deixar de lado um suspense forçado e repetidos jumpscares - que normalmente são usados pra maquiar um roteiro ruim.
A incapacidade de lidarmos com o sobrenatural fica evidente nesse filme. Os elementos folclóricos coreanos são tão bem retratados a ponto de alguém que conhece pouco ou nada da cultura - como eu - consegue entender sem maiores problemas o que acontece no filme.
É um dos melhores terrores psicológicos que já vi (ou horror, como preferir chamar). Mesmo sem jumpscares a obra é muito visual. As cenas e a maneira como são colocadas, por vezes acontecendo no mesmo tempo, auxiliam pra causar angústia em quem vê. Fazem isso de forma excelente.
Por último, as atuações são muito boas. Principalmente a da menina. A ultima vez que vi uma criança atuando tão bem foi, talvez, em O Exorcista (1973). Poderia ficar aqui falando de inúmeros outros aspectos que me chamaram atenção, mas meu texto ficaria maior do que já esta. A minha recomendação é que assistam, se gostam deste tipo de terror irão amar o filme.
Mas, tudo um sonho? Sério? Esperava mais disso. Pareceu que colocaram um deus ex machina que estava ausente até os momentos finais da história somente para resolver o problema de acordar sempre em vésperas de natal
Se procura um filme com boas atuações, roteiro bem construído, bons efeitos e fidelidade a história original esse, definitivamente, não é o filme que você quer.
É um filme mediano para bom. Roteiro mediano. Atuações medianas. A fotografia é boa. Ser baseado em uma história real também influencia positivamente.
Mas duas coisas me incomodaram.
A primeira é o tempo. Não o do filme, mas como ele percorre no mesmo. Até o fim do filme não dá pra saber se passaram somente semanas, meses ou até anos do começo.
É confuso cronologicamente, pra ser mais preciso.
A segunda é a presença de suspense em alguns momentos que não eram pra existir
O luto é tão bem representado quando projetado sobre o desejo de vingança que, quando ela se conclui, sobra ao protagonista apenas uma espécie de vazio pós-vingança. Se a vingança foi concluída, o que sobra para o sujeito que se dedicou tanto tempo apenas a ela? O filme, na minha opinião, sabe tratar desse assunto.
Numa analogia, é quase como o filme Doce Vingança (2010), só que bom.
A minha principal motivação pra assistir foi saber que foi completamente censurado nos cinemas chineses. O que encontrei foi um belo filme com ótima fidelidade em relação a história da China.
Da perda de seus bens em apostas e a guerra travada entre o Kuomitang e o Partido Comunista Chinês à bela representação de elementos culturais como entretenimento e temas sensíveis como o Grande Salto Adiante e a Revolução Cultural. Das boas atuações às bem trabalhadas cenas de luto, temor, perdão e reconciliação.
Isso sem falar no espaço de tempo representado. São quase trinta anos muito bem colocados em duas horas. A construção de duas gerações de uma família e o lidar com a morte de parentes tão próximos.
Recomendo principalmente a todos que se interessam pela cultura e história chinesa. Um outro filme do tipo é Coming Home (2014) - esse não foi censurado, mas continua sendo um filme bom.
O filme é incrível, principalmente para aqueles que tem apreço pela democracia. Fiel aos fatos no qual foram baseados, conta uma fascinante história de como um simples motorista de taxi ajudou indiretamente milhões de pessoas. Vale cada segundo assitido.
Mesmo se tratando apenas de um jovem tentando convencer a mãe comunista que o socialismo continua vivo, o filme retrata tão bem a falência do socialismo da Alemanha Oriental quanto os problemas inerentes do capitalismo que o sucede.
É um filme essencial para quem se interessa pela história da Alemanha.
Sem dúvida um dos melhores filmes sul-coreanos que já assisti. Além de se passar em um período histórico marcado pela dominação japonesa na Coréia, há uma sequencia de retornos com informações novas que completam os espaços "em branco" anteriormente, promovido pela representação de diversos pontos de vista no decorrer do filme. Isso tudo ajuda a quem assiste entender como os personagens chegaram àquela situação.
A trama possui um forte ar dramático e, em certos momentos, de suspense. Não há como prever o que vai acontecer, julgo isso um ponto positivo. A fotografia do filme é realmente boa, consegue extrair o sentimento das cenas, principalmente as mais dramáticas.
É um filme que com total certeza recomento assistir duas vezes, no mínimo.
O Hospedeiro
3.6 550 Assista AgoraCom boas críticas políticas e a uma péssima gestão de uma crise por parte de autoridades, o filme possui um bom andamento e é bem aproveitado.
Não é aquele clichê de uma crise causada por um monstro e tudo sempre dando certo no final. E por isso o filme é imprevisível em certos momentos. Com certeza vai além de um simples filme de um monstro mutante aterrorizando a população.
A Pele que Habito
4.2 5,1K Assista AgoraUm pouco previsível, admito. Ainda assim um bom filme.
Invasão Zumbi 2: Península
2.4 392 Assista AgoraTem tantos pontos ruins na história que nem sei por onde começar.
Mas o pior mesmo foi um deus ex machina ausente até os minutos finais da história, salvando todo mundo em um tempo tão grande que nem parece que havia dezenas de zumbis em volta.
Recomendo só assistirem Train to Busan (2016) mesmo. Ao contrário do primeiro filme, esse é podre.
Os Novos Mutantes
2.6 719 Assista AgoraUma pena ver pessoas talentosas, como Maise Williams, sendo desperdiçadas em um filme tão frouxo como esse. A energia que eu gastaria criticando esse filme seria maior até que a que usaram pra fazer esse roteiro. Decepcionante.
Com certeza um filme pra morrer antes de ver.
O Quarto de Jack
4.4 3,3K Assista AgoraFoge do clichê de tudo dar certo no final. E, com isso, trata as questões humanas de forma que não lembro de ter visto em algum outro filme.
A incapacidade da socialização da mãe, e principalmente do filho, ficam evidentes após tantos anos confinados. Jack tem um universo só dele, que criou para "sobreviver". Já a mãe dedicou boa parte de sua vida à Jack, fazendo de tudo para que ele tenha o melhor (mesmo que na visão dela).
Não há outra: a dependência emocional mútua entre a mãe e filho, usado outrora pra fazer suas vidas limitadas menos amarga, é forte demais para enfrentarem o mundo real. Jack não consegue confiar em ninguém alem da mãe, por motivos óbvios. A mãe se vê confusa e sem planos, se a vida dela, por tantos anos, se baseava num quarto e em sua sobrevivência, quando há o rompimento dessas "ameaças" o que resta a ela?
Não estou justificando ela ficar presa no quarto, mas sim mostrando a dificuldade de superação do trauma gerado por tantos anos.
É um dos melhores filmes de drama que já vi, se não o melhor.
A Ligação
3.6 514 Assista AgoraGosto do cinema sul-coreano porque, no geral, tem boas atuações, boas histórias e sabem bem criar um suspense. Não é muito diferente aqui, fora a história.
O filme acerta na escolha da sucessão dos fatos, no suspense bem construído e até na capacidade de fazer prender os olhos na tela. Mas piamente erra na abjeta sincronização dos acontecimentos - como quase todo filme que envolve duas realidades cronologicamente diferentes - e no final.
O filme nos faz acreditar que as duas realidades, 1999 e 2020, estão conectadas de modo síncrono, caso contrário o pai de Seo-yeon não teria voltado a vida antes de falar com Yeong-sook; ou as queimaduras de Seo-yeon não doeriam em 2020, mesmo acontecendo em 1999.
Mas essa narrativa não é absoluta. Há o exemplo do relatório policial, estava especificado lá como encontraram a faca, quem encontrou e até com quem o policial foi à casa de Yeong-sook, mesmo esses fatos ainda não tendo "acontecido" em 1999. Ora, se as realidades são conectadas, como estava registrado então? E se a mudança do futuro acontecia dessa forma, por que a Seo-yeon de 2020 já não tinha as queimaduras? Afinal, teoricamente, Yeong-sook teria a queimado quando pequena.
O final é desprezível. Posso ter entendido errado, mas uma terceira realidade alternativa onde Yeong-sook liga para ela mais jovem e conta como irá morrer? Que merda é essa? E além, ela ligar pra ela antes mesmo do que aconteceu em 1999 acontecer e, assim, mudar o futuro dela mesma?
Acho que a mãe de Seo-yeon poderia ter morrido mesmo, mas a maneira que a mataram foi decepcionante.
Fora esses dois pontos - ou seja, tirando a parte ruim -, é um filme que dá pra assistir quando se está no tédio. Mesmo que seja frustante.
A Voz Suprema do Blues
3.5 540 Assista AgoraPara quem ainda não assistiu, tomem nota: é um filme totalmente baseado em uma peça de teatro, inclusive o próprio diretor é do teatro. Por isso, pode ser cansativo o foco nos inúmeros diálogos, mesmo tendo só 94 minutos.
Não há outra, o filme é todo baseado no racismo vivenciado pelos protagonistas. E, na minha opinião, consegue tratar muito bem essa questão.
Mesmo as cenas que alguns julgam forçadas, eu consigo ver o sentido delas.
Como na facada.
E que venha o Oscar da Viola Davis pela excelente atuação.
A Revolução Silenciosa
3.8 18Talvez o único ponto que eu tenha a criticar seja um pouco do final, mas isso não torna o filme ruim. O roteiro é bom e situa bem o filme, que se passa no lado oriental do muro de Berlim. Histórias assim são sempre boas de serem ouvidas - e vistas.
O Lamento
3.9 433 Assista AgoraEste não é um filme de terror qualquer, eu te garanto. Mas é excelente justamente por deixar de lado um suspense forçado e repetidos jumpscares - que normalmente são usados pra maquiar um roteiro ruim.
A incapacidade de lidarmos com o sobrenatural fica evidente nesse filme. Os elementos folclóricos coreanos são tão bem retratados a ponto de alguém que conhece pouco ou nada da cultura - como eu - consegue entender sem maiores problemas o que acontece no filme.
É um dos melhores terrores psicológicos que já vi (ou horror, como preferir chamar). Mesmo sem jumpscares a obra é muito visual. As cenas e a maneira como são colocadas, por vezes acontecendo no mesmo tempo, auxiliam pra causar angústia em quem vê. Fazem isso de forma excelente.
Por último, as atuações são muito boas. Principalmente a da menina. A ultima vez que vi uma criança atuando tão bem foi, talvez, em O Exorcista (1973). Poderia ficar aqui falando de inúmeros outros aspectos que me chamaram atenção, mas meu texto ficaria maior do que já esta. A minha recomendação é que assistam, se gostam deste tipo de terror irão amar o filme.
Tudo Bem no Natal Que Vem
3.5 563Filme bom. Fora os aspectos técnicos, dá pra tirar boas risadas com direito a cenas emocionantes no final.
Mas, tudo um sonho? Sério? Esperava mais disso. Pareceu que colocaram um deus ex machina que estava ausente até os momentos finais da história somente para resolver o problema de acordar sempre em vésperas de natal
O Último Mestre do Ar
2.7 2,1K Assista AgoraSe procura um filme com boas atuações, roteiro bem construído, bons efeitos e fidelidade a história original esse, definitivamente, não é o filme que você quer.
Central do Brasil
4.1 1,8K Assista AgoraFilme incrível. Sequer tenho palavras pra descrever.
Ventos da Liberdade
3.9 42 Assista AgoraÉ um filme mediano para bom. Roteiro mediano. Atuações medianas. A fotografia é boa. Ser baseado em uma história real também influencia positivamente.
Mas duas coisas me incomodaram.
A primeira é o tempo. Não o do filme, mas como ele percorre no mesmo. Até o fim do filme não dá pra saber se passaram somente semanas, meses ou até anos do começo.
É confuso cronologicamente, pra ser mais preciso.
A segunda é a presença de suspense em alguns momentos que não eram pra existir
(como a cena que o garoto coloca uma carta na casa em frente)
Ainda assim recomendo assistirem. O filme é tenso, emocionante e te dá até agonia em certos momentos. Ainda assim vale a pena assistir.
Vende-se Esta Casa
1.4 990 Assista AgoraHorrível. Péssimo. Horrendo. Extremamente ruim. Horroroso. Terrível de insuportável.
E pensar que separei uma hora e meia do meu dia pra assistir um filme tão ruim. Se pudesse dar zero estrela, assim faria.
As Aventuras de Sharkboy e Lavagirl em 3-D
2.2 440 Assista AgoraÉ aquele tipo de filme para assistir na infância e deixar por lá mesmo. Meu erro foi querer revê-lo. Horrível.
Eu Vi o Diabo
4.1 1,1KAntes da metade do filme achei que não tinha muito mais coisas pra acontecer. Mas foi aí que me surpreendi.
O luto é tão bem representado quando projetado sobre o desejo de vingança que, quando ela se conclui, sobra ao protagonista apenas uma espécie de vazio pós-vingança. Se a vingança foi concluída, o que sobra para o sujeito que se dedicou tanto tempo apenas a ela? O filme, na minha opinião, sabe tratar desse assunto.
Numa analogia, é quase como o filme Doce Vingança (2010), só que bom.
Tempo de Viver
4.3 44A minha principal motivação pra assistir foi saber que foi completamente censurado nos cinemas chineses. O que encontrei foi um belo filme com ótima fidelidade em relação a história da China.
Da perda de seus bens em apostas e a guerra travada entre o Kuomitang e o Partido Comunista Chinês à bela representação de elementos culturais como entretenimento e temas sensíveis como o Grande Salto Adiante e a Revolução Cultural. Das boas atuações às bem trabalhadas cenas de luto, temor, perdão e reconciliação.
Isso sem falar no espaço de tempo representado. São quase trinta anos muito bem colocados em duas horas. A construção de duas gerações de uma família e o lidar com a morte de parentes tão próximos.
Recomendo principalmente a todos que se interessam pela cultura e história chinesa. Um outro filme do tipo é Coming Home (2014) - esse não foi censurado, mas continua sendo um filme bom.
Parasita
4.5 3,6K Assista AgoraSuspense do início ao fim com um belo final. Além de genial.
Oldboy
4.3 2,3K Assista AgoraAinda reverei, mas é bom.
Invasão Zumbi
4.0 2,1K Assista AgoraUm ótimo filme de apocalipse zumbi. Faz você se sentir tenso, com raiva, triste e até esperançoso em certos momentos.
O Motorista de Táxi
4.3 159 Assista AgoraO filme é incrível, principalmente para aqueles que tem apreço pela democracia. Fiel aos fatos no qual foram baseados, conta uma fascinante história de como um simples motorista de taxi ajudou indiretamente milhões de pessoas. Vale cada segundo assitido.
Em Chamas
3.9 379 Assista AgoraFora a excelente metáfora presente durante quase todo o filme, não poderia deixar de elogiar a incrível fotografia que produziram.
Adeus, Lenin!
4.2 1,1K Assista AgoraMesmo se tratando apenas de um jovem tentando convencer a mãe comunista que o socialismo continua vivo, o filme retrata tão bem a falência do socialismo da Alemanha Oriental quanto os problemas inerentes do capitalismo que o sucede.
É um filme essencial para quem se interessa pela história da Alemanha.
A Criada
4.4 1,3K Assista AgoraSem dúvida um dos melhores filmes sul-coreanos que já assisti. Além de se passar em um período histórico marcado pela dominação japonesa na Coréia, há uma sequencia de retornos com informações novas que completam os espaços "em branco" anteriormente, promovido pela representação de diversos pontos de vista no decorrer do filme. Isso tudo ajuda a quem assiste entender como os personagens chegaram àquela situação.
A trama possui um forte ar dramático e, em certos momentos, de suspense. Não há como prever o que vai acontecer, julgo isso um ponto positivo. A fotografia do filme é realmente boa, consegue extrair o sentimento das cenas, principalmente as mais dramáticas.
É um filme que com total certeza recomento assistir duas vezes, no mínimo.