Jack Brown é a primeira (e única) Femme Fatale "NEGRA" da história do cinema. FATO. Mas se sua mente é limitada e um tanto racista, esse fator passa totalmente despercebido durante os 154 min de filme, resultando em opiniões rasas e avaliações baixas. Quentin Tarantino é um dos poucos se não o único diretor/roteirista (branco) a escrever ÓTIMOS personagens negros, seguido por um entendimento completo de personalidades, cultura, gírias, e trilha sonora - no caso desse filme trilha excelente provavelmente escolhida a dedo. Jack Brown 'pra mim' é memorável, um daqueles filmes que sempre assisto de tempos em tempos. Pam Grier e Samuel L Jackson estão perfeitos (total exemplo do quanto Quentin é genial). Uma pena ser o menos celebrado da filmografia do Tarantino em um mundo onde valores estéticos e 'brancos' impactam o senso de avaliação alheia. - May I Smoke?
Estou simplesmente apaixonado por cada minuto desse filme. O surreal e o imaginário andam de mãos dadas aqui, pontuados por uma trilha sonora incrível e um roteiro impecável de autoria do próprio Altman. Sissy Spacek e Shelley Duvall estão em perfeita sintonia transitando por entre as cores e facetas de suas personagens (destaque pra fotografia). Um excelente estudo sobre a alma feminina, a conquista da independência dentro da sociedade e a necessidade do sexo masculino e a solidão causada por ele (aqui representada por um único homem que liga as 3 mulheres). Com certeza um filme que assim como suas personagens vão ficar na minha memória. INCRÍVEL.
Myra Breckinridge, é um daqueles filmes a frente de seu tempo, gerando total polêmica em sua época por abordar o "transessualismo" que era um grande tabu - assim como nos dias de hoje- ou pelos diálogos ousados pra época e a energia sexual típica dos anos 70. Raquel Welch está maravilhosa como a trans finíssima Myra que retorna a Hollywood com o objetivo de transformar o cinema, abolindo a era machista dos faroestes. O filme em si é uma crítica ao cinema, a maneira como Hollywood abre mão da arte pelo dinheiro, e cowboys eram símbolo da masculinidade de toda uma geração. Myra Breckinridge é um grande filme com um grande elenco e com uma das sequências mais memoráveis do cinema: A iniciação anal de um jovem ator. - "Se você quer ser um grande astro como Clark Gable, tem que está pronto pra tudo.Tudo". - Breckinridge, Myra.
Através do uso exagerado do rosa "But Im a cheerleader (Nunca fui santa- título cafona) desmistifica o mito das líderes de torcida, serem lindas, felizes, e heterossexuais através de um humor altamente ácido e perspicaz. O filme é mais que apenas uma comédia/lésbica/romântica, é uma crítica mordaz a sociedade heteronormativa e seus preceitos utópicos de "cura gay". Destaque para a participação mais que especial da Mama RuPaul como um instrutor Heterossexual. Hilário!!!
'I am slave' é um filme muito bem executado e mostra que a escravidão é sim algo que se estende até os dias de hoje. Esse é o ponto alto do filme. Porém em 1966 o mestre do cinema africano "Osmane Sembène" dirigiu 'A Negra de...' De maneira mais humana e corajosa que abordava o mesmo tema: A escravidão doméstica. Enquanto I am slave aposta na claustrofobia emocional de sua protagonista usando o silêncio. A negra de...aposta na narração de sua personagem principal e a torna real e humana. De um lado temos um filme feito pra emocionar e de outro temos um verdadeiro trabalho de mestre.
Fascinado por esse filme. Seja pela direção da Jennifer Kent, seja pela atuação da Essie Davis, mas principalmente pelo nascimento de uma das figuras mais bizarras do gênero terror: Mister Babadook!
A começar pelo fato de eu gostar muito de filmes em que toda a trama se passa em um único ambiente, e que a mente humana é exposta servindo de palco para a história, para delírios e insanidades se apresentarem. GATA VELHA AINDA MIA me surpreendeu, positivamente, apesar da direção e edição me parecerem fora de sintonia (talvez propositadamente), o filme cumpre em ser um thriller psicológico, com referências a filmes como PERSONA - QUANDO DUAS MULHES PECAM, O QUE TERA ACONTECIDO A BABY JANE? e REPULSA AO SEXO (cena final). O roteiro se desenvolve de maneira simples apenas com duas mulheres estranhamente ligadas em um apartamento em algo que deveria ser uma simples entrevista de uma para com a outra, e todo o processo de desenvolvimento da trama vai te levando aos poucos, por entre a cama de gato que é a mente da protagonista. Mas é Regina Duarte ( a que tem medo de índio e do PT) que de fato rouba o filme pra si. Diferente de tudo que ja fez na tv (lê-se estereótipos globais) aqui se ve uma ATRIZ em excelente trabalho. Incrível atuação e imersão de personagem. GATA VELHA AINDA MIA, merece atenção, não é uma obra de arte e esta longe disso. Mas carrega sua indentidade e originalidade somando com poucos filmes que se preocupam em tirar o cinema nacional das mesmice!!
Portishead, Bjork, Joan Jett, Hole, e Richard Hell abrilhantando na trilha. O filme até que me divertiu. O típico no sense dos anos 90, tem o seu carisma e estilo.
E eu me pergunto: O que se passou na cabeça da Sra. Mãe do charada brasileiro e a sua trupe delirante do ministério da cultura? Por que não escolheram esse filme pra representar o país na vaga para o oscar? - não desmerecendo o "Hoje eu quero voltar sozinho". Tatuagem é uma celebração a vida, a arte, ao corpo e principalmente da liberdade de expressão, mas talvez o filme tenha sofrido a mesma repressão que ele retrata.
Esse filme corta como navalha na carne (sem trocadilhos com o filme da vera fischer). 'Ousmane Sembene' mostra com coragem, e sinceridade uma pequena porcentagem do que foi o colonialismo europeu. Os reflexos da escravidão, aqui vista como a escravidão doméstica, vivido e narrado de forma dolorosamente brilhante por sua protagonista. Um panorama de uma europa dividida entre o Branco e o Negro, o pobre e o rico. A burguesia ignorante contra um povo que lutava para manter suas origens e tradições. A sinceridade deste filme é algo raro, genuíno que sem dúvidas deixa cicatrizes. INESQUECÍVEL.
O filme não é convencional, e com certeza isso incomodou a maioria dos que assistiram, mas quem disse que 'François Ozon' é convencional? Ou a trama de seus filmes são simples e mastigada, com final didático de fácil entendimento? Esse filme é o exemplo disso. Isabelle (Marine Vacth, lindíssima) é apenas uma adolescente de 17 anos, que após a sua primeira e frustante relação sexual resolve se tornar prostituta de luxo. Mas e o por que disso?? Por que uma menina rica resolve se tornar prostituta?? E é ai que entra François Ozon, com direção e roteiro impecáveis, e mergulha fundo na alma de Isabelle, que é indiferente ao amor, que não sente prazer com o sexo, é frígida, indiferente aos homens, mas que é movida pelo prazer de seduzir - los e de ser paga pra dar prazer a eles. Ozon não explica, não conclui ele apenas instiga o espectador a tentar compreender seus personagens, o que na minha simples opinião é muito mais válido do que qualquer final alto explicativo. Enfim, Cinema de verdade.
- "Você tem lindos olhos, melancólicos''
- M83, Crystal castles e Françoise Hardy na trilha sonora <3
BELÍSSIMO!!! Muito mais que um filme sobre holocausto já muito explorado pelo cinema, mas sim um filme sobre jogos de poderes entre os homens. Uma tragicomédia com cenas inesquecíveis e diálogos memoráveis: "Talvez Deus tenha criado o homem. Mas o homem... O homem, o filho de Deus... Criou Deus só para pode se inventar. "
O cinema flerta com a literatura de forma fluente desde a primeira cena. É a cultura da obsessão, da curiosidade a vida privada. A simples natureza humana..BRILHANTE! François Ozon <3
O filme é uma experiencia interessante, se passa em um único ambiente ( e eu gosto disso) e é protagonizado por uma Denise Fraga (aqui em boa atuação), sabendo elevar sua personagem com leveza e sem exageros. Mas o filme comete um sério pecado, em se apoiar quase que totalmente seu roteiro e diálogos no livro ''Prova Contrária'' de Fernando Bonassi ( do qual o filme foi adaptado) causando assim um certo desconforto - quando tudo que é dito ressoa excessivamente literário, impactando a credibilidade da história contada.
''Entre Nós'' é sem dúvida uma grande surpresa para o cinema nacional. Cinema este que já vinha crescendo 'tecnicamente' nos últimos anos. Porém o quesito "roteiro" sempre foi o nosso calcanhar de Aquiles (oque não é o caso deste filme). Aqui neste filme de roteiro simples, mas muito bem desenvolvido cada um dos personagens tem sua importância na trama, suas particularidades, seus egos. Alma. Oque não vemos com frequência no panorama do cinema nacional atual. Interpretações sutis, críveis. Atores que parecem compreender muito bem seus personagens. Uma ''Carolina Dickmann'' que com um simples olhar consegue transmitir para o espectador seus mais ocultos sentimentos, um "Caio Blat" a beira de um ataque de nervos, e outros personagens que se encaixam perfeitamente no universo proposto pelo diretor, que dirige de maneira sofisticada fazendo muito bem uso dos cenários e dos atores. Aqui se encontra o cinema nacional em sua melhor forma.
Jackie Brown
3.8 739 Assista AgoraJack Brown é a primeira (e única) Femme Fatale "NEGRA" da história do cinema. FATO. Mas se sua mente é limitada e um tanto racista, esse fator passa totalmente despercebido durante os 154 min de filme, resultando em opiniões rasas e avaliações baixas. Quentin Tarantino é um dos poucos se não o único diretor/roteirista (branco) a escrever ÓTIMOS personagens negros, seguido por um entendimento completo de personalidades, cultura, gírias, e trilha sonora - no caso desse filme trilha excelente provavelmente escolhida a dedo. Jack Brown 'pra mim' é memorável, um daqueles filmes que sempre assisto de tempos em tempos. Pam Grier e Samuel L Jackson estão perfeitos (total exemplo do quanto Quentin é genial). Uma pena ser o menos celebrado da filmografia do Tarantino em um mundo onde valores estéticos e 'brancos' impactam o senso de avaliação alheia.
- May I Smoke?
Três Mulheres
4.1 57 Assista AgoraEstou simplesmente apaixonado por cada minuto desse filme. O surreal e o imaginário andam de mãos dadas aqui, pontuados por uma trilha sonora incrível e um roteiro impecável de autoria do próprio Altman. Sissy Spacek e Shelley Duvall estão em perfeita sintonia transitando por entre as cores e facetas de suas personagens (destaque pra fotografia). Um excelente estudo sobre a alma feminina, a conquista da independência dentro da sociedade e a necessidade do sexo masculino e a solidão causada por ele (aqui representada por um único homem que liga as 3 mulheres). Com certeza um filme que assim como suas personagens vão ficar na minha memória. INCRÍVEL.
A Visita
3.3 1,6K- shania twain bitches!
Fervura Máxima
4.1 111Simplesmente uma aula de direção. Um filme épico e atemporal do mestre John Woo.
Homem e Mulher até Certo Ponto
3.5 8Myra Breckinridge, é um daqueles filmes a frente de seu tempo, gerando total polêmica em sua época por abordar o "transessualismo" que era um grande tabu - assim como nos dias de hoje- ou pelos diálogos ousados pra época e a energia sexual típica dos anos 70. Raquel Welch está maravilhosa como a trans finíssima Myra que retorna a Hollywood com o objetivo de transformar o cinema, abolindo a era machista dos faroestes. O filme em si é uma crítica ao cinema, a maneira como Hollywood abre mão da arte pelo dinheiro, e cowboys eram símbolo da masculinidade de toda uma geração. Myra Breckinridge é um grande filme com um grande elenco e com uma das sequências mais memoráveis do cinema: A iniciação anal de um jovem ator. - "Se você quer ser um grande astro como Clark Gable, tem que está pronto pra tudo.Tudo". - Breckinridge, Myra.
Nunca Fui Santa
3.7 296Através do uso exagerado do rosa "But Im a cheerleader (Nunca fui santa- título cafona) desmistifica o mito das líderes de torcida, serem lindas, felizes, e heterossexuais através de um humor altamente ácido e perspicaz. O filme é mais que apenas uma comédia/lésbica/romântica, é uma crítica mordaz a sociedade heteronormativa e seus preceitos utópicos de "cura gay".
Destaque para a participação mais que especial da Mama RuPaul como um instrutor Heterossexual. Hilário!!!
O Medo Devora a Alma
4.3 106 Assista Agora“A felicidade nem sempre é divertida”
Sou Escrava
4.0 29'I am slave' é um filme muito bem executado e mostra que a escravidão é sim algo que se estende até os dias de hoje. Esse é o ponto alto do filme. Porém em 1966 o mestre do cinema africano "Osmane Sembène" dirigiu 'A Negra de...'
De maneira mais humana e corajosa que abordava o mesmo tema: A escravidão doméstica. Enquanto I am slave aposta na claustrofobia emocional de sua protagonista usando o silêncio. A negra de...aposta na narração de sua personagem principal e a torna real e humana. De um lado temos um filme feito pra emocionar e de outro temos um verdadeiro trabalho de mestre.
Tolerância
3.0 79Uma joia rara do cinema nacional
Instinto Materno
3.8 70Luminita Gheorghiu, todos elogios são poucos para essa atriz <3
Boa Sorte
3.6 438Frontal com fanta laranja, Fernanda Montenegro bolando um & Peaches na trilha sonora <3
O Babadook
3.5 2,0KFascinado por esse filme. Seja pela direção da Jennifer Kent, seja pela atuação da Essie Davis, mas principalmente pelo nascimento de uma das figuras mais bizarras do gênero terror: Mister Babadook!
Gata Velha Ainda Mia
3.6 97 Assista AgoraA começar pelo fato de eu gostar muito de filmes em que toda a trama se passa em um único ambiente, e que a mente humana é exposta servindo de palco para a história, para delírios e insanidades se apresentarem. GATA VELHA AINDA MIA me surpreendeu, positivamente, apesar da direção e edição me parecerem fora de sintonia (talvez propositadamente), o filme cumpre em ser um thriller psicológico, com referências a filmes como PERSONA - QUANDO DUAS MULHES PECAM, O QUE TERA ACONTECIDO A BABY JANE? e REPULSA AO SEXO (cena final). O roteiro se desenvolve de maneira simples apenas com duas mulheres estranhamente ligadas em um apartamento em algo que deveria ser uma simples entrevista de uma para com a outra, e todo o processo de desenvolvimento da trama vai te levando aos poucos, por entre a cama de gato que é a mente da protagonista. Mas é Regina Duarte ( a que tem medo de índio e do PT) que de fato rouba o filme pra si. Diferente de tudo que ja fez na tv (lê-se estereótipos globais) aqui se ve uma ATRIZ em excelente trabalho. Incrível atuação e imersão de personagem. GATA VELHA AINDA MIA, merece atenção, não é uma obra de arte e esta longe disso. Mas carrega sua indentidade e originalidade somando com poucos filmes que se preocupam em tirar o cinema nacional das mesmice!!
Tank Girl: Detonando o Futuro
3.2 87 Assista AgoraPortishead, Bjork, Joan Jett, Hole, e Richard Hell abrilhantando na trilha. O filme até que me divertiu. O típico no sense dos anos 90, tem o seu carisma e estilo.
Tatuagem
4.2 923 Assista AgoraE eu me pergunto: O que se passou na cabeça da Sra. Mãe do charada brasileiro e a sua trupe delirante do ministério da cultura? Por que não escolheram esse filme pra representar o país na vaga para o oscar? - não desmerecendo o "Hoje eu quero voltar sozinho". Tatuagem é uma celebração a vida, a arte, ao corpo e principalmente da liberdade de expressão, mas talvez o filme tenha sofrido a mesma repressão que ele retrata.
Festa Selvagem
3.5 3Raquel Welch arrebatando corações
A Negra de...
4.4 71Esse filme corta como navalha na carne (sem trocadilhos com o filme da vera fischer).
'Ousmane Sembene' mostra com coragem, e sinceridade uma pequena porcentagem do que foi o colonialismo europeu. Os reflexos da escravidão, aqui vista como a escravidão doméstica, vivido e narrado de forma dolorosamente brilhante por sua protagonista. Um panorama de uma europa dividida entre o Branco e o Negro, o pobre e o rico. A burguesia ignorante contra um povo que lutava para manter suas origens e tradições.
A sinceridade deste filme é algo raro, genuíno que sem dúvidas deixa cicatrizes. INESQUECÍVEL.
O Vício
3.8 59 Assista Agora- Não é: "Cogito ergo sum" (penso, logo existo)
Mas sim: "Dedita ergo sum", "Pecco ergo sum" (peco, logo existo)...
Jovem e Bela
3.4 477 Assista AgoraO filme não é convencional, e com certeza isso incomodou a maioria dos que assistiram, mas quem disse que 'François Ozon' é convencional? Ou a trama de seus filmes são simples e mastigada, com final didático de fácil entendimento?
Esse filme é o exemplo disso. Isabelle (Marine Vacth, lindíssima) é apenas uma adolescente de 17 anos, que após a sua primeira e frustante relação sexual resolve se tornar prostituta de luxo. Mas e o por que disso?? Por que uma menina rica resolve se tornar prostituta?? E é ai que entra François Ozon, com direção e roteiro impecáveis, e mergulha fundo na alma de Isabelle, que é indiferente ao amor, que não sente prazer com o sexo, é frígida, indiferente aos homens, mas que é movida pelo prazer de seduzir - los e de ser paga pra dar prazer a eles. Ozon não explica, não conclui ele apenas instiga o espectador a tentar compreender seus personagens, o que na minha simples opinião é muito mais válido do que qualquer final alto explicativo. Enfim, Cinema de verdade.
- "Você tem lindos olhos, melancólicos''
- M83, Crystal castles e Françoise Hardy na trilha sonora <3
Trem da Vida
4.3 177BELÍSSIMO!!!
Muito mais que um filme sobre holocausto já muito explorado pelo cinema, mas sim um filme sobre jogos de poderes entre os homens. Uma tragicomédia com cenas inesquecíveis e diálogos memoráveis:
"Talvez Deus tenha criado o homem.
Mas o homem...
O homem, o filho de Deus...
Criou Deus só para pode se inventar. "
E o final...
Dentro da Casa
4.1 554 Assista AgoraO cinema flerta com a literatura de forma fluente desde a primeira cena.
É a cultura da obsessão, da curiosidade a vida privada. A simples natureza humana..BRILHANTE!
François Ozon <3
Hoje
3.3 91O filme é uma experiencia interessante, se passa em um único ambiente ( e eu gosto disso) e é protagonizado por uma Denise Fraga (aqui em boa atuação), sabendo elevar sua personagem com leveza e sem exageros. Mas o filme comete um sério pecado, em se apoiar quase que totalmente seu roteiro e diálogos no livro ''Prova Contrária'' de Fernando Bonassi ( do qual o filme foi adaptado) causando assim um certo desconforto - quando tudo que é dito ressoa excessivamente literário, impactando a credibilidade da história contada.
Entre Nós
3.6 617 Assista Agora''Entre Nós'' é sem dúvida uma grande surpresa para o cinema nacional. Cinema este que já vinha crescendo 'tecnicamente' nos últimos anos. Porém o quesito "roteiro" sempre foi o nosso calcanhar de Aquiles (oque não é o caso deste filme). Aqui neste filme de roteiro simples, mas muito bem desenvolvido cada um dos personagens tem sua importância na trama, suas particularidades, seus egos. Alma. Oque não vemos com frequência no panorama do cinema nacional atual. Interpretações sutis, críveis. Atores que parecem compreender muito bem seus personagens. Uma ''Carolina Dickmann'' que com um simples olhar consegue transmitir para o espectador seus mais ocultos sentimentos, um "Caio Blat" a beira de um ataque de nervos, e outros personagens que se encaixam perfeitamente no universo proposto pelo diretor, que dirige de maneira sofisticada fazendo muito bem uso dos cenários e dos atores. Aqui se encontra o cinema nacional em sua melhor forma.
Um Clarão nas Trevas
4.2 185Audrey Hepburn em sua melhor atuação <3