Fodal! Lorne Malvo foi o personagem mais memorável da 1ª temporada, da 2ª é Peggy Blomquist (O final da personagem, desde o frigorífico, é simplesmente sensacional). Ansioso pela 3ª.
Começo por uma reflexão a qual eu não tenho muito cacife para levar adiante, mas, se fez presente, ainda no segundo ou terceiro episódio da adaptação televisiva de The Handmaid’s Tale. Na verdade, é a obra de Margaret Atwood. Afinal, por que a América norte-americana é considerada a terra da liberdade, onde os povos oprimidos pela pátria-mãe encontraram um pedaço de terra para viver em paz? Não acho que eu precise gastar tecla para crer que, de fato, não é a terra da liberdade, mas do poder econômico, que abre suas exceções limitadas. Seria mesmo necessário comprovar aqui a situação dos negros, dos latinos e asiáticos que vivem nos EUA? O que se nota, no entanto, é que nada parece representar tão dignamente o ideal libertário perpetrado lá na Constituição norte-americana (que vai influenciar a espécie de "democracia humanista" que surgirá depois disso, mundo afora) como se mostra, hoje, a televisão dos EUA. É importante trazer alguns dados: 1. Nos EUA, a lei dos meios de comunicação é considerada rigorosa. É proibido por lei, por exemplo, a propriedade cruzada de empresas de comunicação. Nesse caso, uma mesma empresa não pode ser dona de uma emissora de televisão e um jornal ou rádio, ao mesmo tempo, numa mesma cidade (beijos, d. globo). A regulação econômica é o foco. 2. Na pós-modernidade, até ontem, a televisão sofria, enquanto a internet triunfava (disso surgiram até os haters) alçando o domínio da opinião pública. 3. Alguém, muito esperto ou esperta, que Foucault gostaria de ter chamado de “espião”, resolve usar a internet como termômetro para sua programação artística. 4. Os grandes diretores, roteiristas e, mais recentemente, atores, migram para a televisão. 5. Começamos a nos livrar de baixarias cultuadas, como Two and a half men, etc. 6. Orange is the new Black, Modern Family, House of Cards, The handmaid’s tale, etc. 7. E me espanto, se existe liberdade mesmo na terra do Tio Sam, ela mora na Indústria Cultural (pausa para recolher a peruca).
Em 2017, mulheres ocupam a televisão norte-americana para falar sobre política, diplomacia, opressão, ditaduras, terrorismo, preconceito... Nesta ficção, a ditadura do “homem de bem” coloca mulheres a cumprir seu destino biológico, escravas do ventre e do Estado. E é sintomático quando Offred, personagem da interessantíssima Elisabeth Moss, se pergunta: “Quando foi que tudo começou a mudar? Como eu não percebi o que estava para acontecer?”. Offred é ficção, mas é tudo o que vivemos hoje. Para onde estamos indo? Será mesmo uma surpresa desagradável quando descobrirmos?
The handmaid’s tale é bom, muito bom, mas o melhor ainda está por vir.
Achei bem foda! Lembrou-me os bons tempos de Downton Abbey. Direção de arte de encher os olhos e elenco afinadíssimo. Claire Foy poderia ser a Helen Mirren se a vida fosse como a de Benjamin Button.
Melhor temporada disparado! Todas as referências, todos os significados. Foi lindo! Se se pensar em termos de serviço social (pensa no contexto norte americano), é a melhor série da atualidade.
Do caralho! Tirei meia estrelinha pelos erros de continuação (que são muitos) e pela maquiagem da Elisabeth Moss que perdeu a mão. No geral, um primor!
American Horror Story: Cult (7ª Temporada)
3.6 483 Assista AgoraComo se diz no Masterchef: A ideia é muito boa, mas foi mal executada.
Fargo (3ª Temporada)
4.1 209Tá faltando a Winnie (Cristin Milioti) ali na ficha técnica (Aff, filmow sempre decepciona)
Fargo (2ª Temporada)
4.4 337Fodal! Lorne Malvo foi o personagem mais memorável da 1ª temporada, da 2ª é Peggy Blomquist (O final da personagem, desde o frigorífico, é simplesmente sensacional). Ansioso pela 3ª.
American Crime (2ª Temporada)
4.2 53A série é tão boa, não entendo esse monte de pôster feio
American Crime (1ª Temporada)
3.9 56Chocado! Estava esperando o momento que ia virar uma série de tribunal, mas não, foi melhor.
Fargo (1ª Temporada)
4.5 511Eita, que seriezona foda!
Mildred Pierce
4.2 168 Assista AgoraSempre bom lembrar que tão foda quanto Winslet e Haynes, tem Evan Rachel Wood: um tiro na pobre alma do espectador.
O Conto da Aia (1ª Temporada)
4.7 1,5K Assista AgoraComeço por uma reflexão a qual eu não tenho muito cacife para levar adiante, mas, se fez presente, ainda no segundo ou terceiro episódio da adaptação televisiva de The Handmaid’s Tale. Na verdade, é a obra de Margaret Atwood. Afinal, por que a América norte-americana é considerada a terra da liberdade, onde os povos oprimidos pela pátria-mãe encontraram um pedaço de terra para viver em paz? Não acho que eu precise gastar tecla para crer que, de fato, não é a terra da liberdade, mas do poder econômico, que abre suas exceções limitadas. Seria mesmo necessário comprovar aqui a situação dos negros, dos latinos e asiáticos que vivem nos EUA? O que se nota, no entanto, é que nada parece representar tão dignamente o ideal libertário perpetrado lá na Constituição norte-americana (que vai influenciar a espécie de "democracia humanista" que surgirá depois disso, mundo afora) como se mostra, hoje, a televisão dos EUA. É importante trazer alguns dados: 1. Nos EUA, a lei dos meios de comunicação é considerada rigorosa. É proibido por lei, por exemplo, a propriedade cruzada de empresas de comunicação. Nesse caso, uma mesma empresa não pode ser dona de uma emissora de televisão e um jornal ou rádio, ao mesmo tempo, numa mesma cidade (beijos, d. globo). A regulação econômica é o foco. 2. Na pós-modernidade, até ontem, a televisão sofria, enquanto a internet triunfava (disso surgiram até os haters) alçando o domínio da opinião pública. 3. Alguém, muito esperto ou esperta, que Foucault gostaria de ter chamado de “espião”, resolve usar a internet como termômetro para sua programação artística. 4. Os grandes diretores, roteiristas e, mais recentemente, atores, migram para a televisão. 5. Começamos a nos livrar de baixarias cultuadas, como Two and a half men, etc. 6. Orange is the new Black, Modern Family, House of Cards, The handmaid’s tale, etc. 7. E me espanto, se existe liberdade mesmo na terra do Tio Sam, ela mora na Indústria Cultural (pausa para recolher a peruca).
Em 2017, mulheres ocupam a televisão norte-americana para falar sobre política, diplomacia, opressão, ditaduras, terrorismo, preconceito... Nesta ficção, a ditadura do “homem de bem” coloca mulheres a cumprir seu destino biológico, escravas do ventre e do Estado. E é sintomático quando Offred, personagem da interessantíssima Elisabeth Moss, se pergunta: “Quando foi que tudo começou a mudar? Como eu não percebi o que estava para acontecer?”. Offred é ficção, mas é tudo o que vivemos hoje. Para onde estamos indo? Será mesmo uma surpresa desagradável quando descobrirmos?
The handmaid’s tale é bom, muito bom, mas o melhor ainda está por vir.
The New Normal (1ª Temporada)
4.2 2083º episódio ainda e: preguiça de gay padrãozinho, mas... A Little Edie da menina foi sensacional, só
Orange Is the New Black (5ª Temporada)
4.2 434Temporada madura, "stormy weather", pega direto no coração. Continua genial
Feud: Bette and Joan (1ª Temporada)
4.6 283 Assista AgoraInesquecível! Obrigado, Ryan Murphy.
Big Little Lies (1ª Temporada)
4.6 1,1K Assista AgoraQue tiro... que tiro!
Desventuras em Série (1ª Temporada)
3.9 600 Assista AgoraPutz, gastaram dinheiro a toa
The Crown (1ª Temporada)
4.5 389 Assista AgoraAchei bem foda! Lembrou-me os bons tempos de Downton Abbey. Direção de arte de encher os olhos e elenco afinadíssimo. Claire Foy poderia ser a Helen Mirren se a vida fosse como a de Benjamin Button.
Sense8 (2ª Temporada)
4.3 891 Assista AgoraMeio que "por quê?", mas ok, os atores são bonitos
Black Mirror (1ª Temporada)
4.4 1,3K Assista AgoraTerceiro episódio é genial!
Orange Is The New Black (4ª Temporada)
4.4 838 Assista AgoraMelhor temporada disparado! Todas as referências, todos os significados. Foi lindo! Se se pensar em termos de serviço social (pensa no contexto norte americano), é a melhor série da atualidade.
Mad Men (5ª Temporada)
4.6 206 Assista AgoraTemporada avassaladora!
Orange Is The New Black (3ª Temporada)
4.2 793 Assista Agoranunca vou superar a cena do lago <3
Orange Is the New Black (1ª Temporada)
4.3 1,2K Assista AgoraSensacional. O concerto de natal foi emocionante!
Narcos (1ª Temporada)
4.4 898 Assista AgoraTrês coisas eu tenho a dizer: Previsível, previsível e previsível.
Mad Men (1ª Temporada)
4.4 346 Assista AgoraDo caralho! Tirei meia estrelinha pelos erros de continuação (que são muitos) e pela maquiagem da Elisabeth Moss que perdeu a mão. No geral, um primor!
Penny Dreadful (1ª Temporada)
4.3 1,0K Assista AgoraComo não se apaixonar pela cara de louca da Eva Green?
American Horror Story: Coven (3ª Temporada)
3.8 2,1KApesar de mudar o rumo da série, fizeram uma ótima história com Coven.