O ator que faz Woller tinha se machucado quando as gravações da primeira temporada iniciaram, por isso ele aparece com aquilo no olho. Resolveram manter porque os fãs ficavam perguntando. No mundo 2 ele tá com o olho, mas tá sem o braço. Kkkk é o alívio cômico
Egon dá o colar a Hannah na década de 50, que deixa para Helena, mãe de Katharina, lá na sala de espera para o aborto. Quando Katharina viaja para 87 atrás de Mikkel, ela encontra a mãe. E na tentativa de roubar o cartão de acesso da mãe para ajudar na fuga de Ulrich do hospício, elas brigam e o colar cai na beira do rio. Em 2019, Martha e Jonas acham o colar. É assim que o colar vai para eles. Detalhe: Katharina é a mulher que morreu no lago da lenda que eles falam que o espírito dela puxa os pés.
O Boris matou o Aleksander acidentalmente, assim ele fala para o filho Bartosz. O jornal diz que o crime está sem solução há 33/34 anos. Boris, que rouba a identidade de Aleksander, aparece em Winden em 1986. Ele conhece Regina ao defendê-la de Ulrich e Katharina. Como Ulrich não existe no mundo Genesis, eles não se conheceram. É Eva quem envia a carta ao irmão de Aleksander sobre as respostas e tal, é a mesma letra da carta que Jonas recebe. Não vi nada sobre o Aleksander verdadeiro ter morrido no mundo Genesis, já que nem ele, nem seu irmão e nem o Boris são citados.
Gostaria de agradecer a Deus pelo seu Plano Inefável, em que um grupo religioso fez um abaixo assinado para a Netflix retirar essa série do ar, virando um meme, pois a série pertence a Amazon Prime, e assim me permitiu conhecer essa série. Gente, que série leve e humorada! Os personagens são cativantes. A fotografia muito bem elaborada, a gente percebe o bem e o mal em cena pela fotografia e trilha sonora, que é fantástica, não teria banda melhor do que Queen, parece que as batidas das músicas foram feitas para a série. Perfeita! Destaque para
quando Adam tem sua inocência, a fotografia e trilha é leve e elas vão acompanhando o crescimento da "maldade" do anticristo e depois a fotografia e trilha voltam a ser alegres
Mas que merda, hein, Dona Netflix? Botaram tanta coisa pra render outras temporadas que ficou uó. Vou desenvolver mais abaixo. Parabéns pra fotografia e trilha sonora, perfeitas como a primeira temporada. A escolha dos atores ficou muito foda, a semelhança de alguns até assusta.
Essa detetive existe? O que aconteceu com ela? E aos policiais? Ninguém foi punido? Avancei pro fim do último episódio só pra ver se tinha alguma informação e nada.
Assisti as 3 temporadas de uma vez, nunca tinha ouvido falar na série. Que descoberta boa! Fiquei desanimada na segunda temporada, mas gostei do final dessa terceira temporada, nem precisa de uma quarta temporada. Não é que eles que causaram os problemas do futuro como estão falando aqui.
Os problemas começaram bem antes do 11 de setembro. Desgaste ambiental, corridas armamentistas, aquecimento global. Aparentemente o agente impediu o ataque as torres gêmeas e alertou alguém no dia do ataque sobre o meteoro Helio, dando tempo para a gente , humanidade, se preparar até a chegada dele, que era um dos grandes problemas. Sem o 001 não teve experimentos a Marcy, por isso ela está normal, e não teve a facção. Para o programa ter reiniciado é porque algum outro problema surgiu nessa linha do tempo, mas isso a gente pode nunca saber.
Não vejo o final deixando pontas soltas. Dá margem pra outra temporada, mas não como necessária.
Minha gente, que hino de série! Que fotografia! Que atuações! Que enredo!
Dá uma angústia assistindo essa série, uma impotência, sabe? Já parou pra pensar que nós abrimos mão de muitas coisas, seja em relacionamentos, seja sobre nossos direitos? A gente vai abrindo mão de nós mesmos aos poucos, a gente vai cedendo, "isso vai passar", "as coisas vão melhorar", "ah, mas não vai mudar quase nada", "nada adianta eu bater o pé, não vou conseguir mudar nada". E assim a gente vai perdendo direitos, vai se calando a piadas machistas, vai aumentando o tamanho da saia, vai fazendo coisas que não queremos para agradar namorados/maridos, porque, afinal de contas, "ele é tão bom pra mim, né? Por que não posso fazer as vontades dele?". E isso está errado, manas. Não podemos abrir mão de quem nós somos, de nossos direitos, nem de lutar por igualdade. A série, nessa segunda temporada, nos mostrou um pouco de como Gilead surgiu. Os ideais pregados eram vistos como chacota e o movimento ganhou força. Isso me lembra os discursos de ódio a gays, mulheres, negros, quilombolas e outras minorias escancarados em discursos políticos. A gente lutou tanto pra ganhar um pouquinho de liberdade e respeito para agora baixarmos cabeça pra esses discursos. Nós temos que nos manter vigilantes, manas. Não se calem!
Que final de temporada é esse? Dá vontade de sair entregando todos os Emmy's pra esse povo e dizer: "Toma logo tudo que talvez nem The Handmaid's Tale vá superar". Eu estou devastada. Eu imaginava que a segunda temporada, embora mostrasse o fim de Jack, não seria tão dramática quanto a primeira. Daí eles fazem um fim de temporada desse? Essa série é uma obra de arte! É tudo feito com tanta delicadeza, com tanto esforço, com atuações tão fantásticas que a gente sente parte dos Pearsons. O Jack é tipo aquele tio super legal que a gente ama. Se você não assistiu This is Us, assista! Se assistiu a primeira temporada e desistiu (o que acho difícil, porque essa série é maravilhosa), volte a assistir. Vou ligar pra todo mundo da minha agenda recomendando a série. Beijos. P.S.: Já estou sofrendo prevendo o que vai acontecer na próxima temporada. Deus, me deixa viver!
Em USS Callister eu quase tive um treco de tanta nostalgia. Quem já assistiu Star Trek, série original de 1966, sabe que as atuações são bem bobinhas e as cenas de luta são basicamente o que USS Callister mostrou. O que achei mais legal no episódio é que
essa atuação forçada deles para satisfazer a vontade do Capitão Daly acabou preparando eles para o final. Naquelas últimas cenas eu me senti assistindo um episódio da série original. Eu só queria que tivesse mostrado Walton bem no final, porque ele não morreu e estava na nave, então deveria ser atualizado também. Isso só ficou implícito.
eu pudesse escolher um universo para ficar "presa", Star trek estaria no meu top 5. Imagina que legal se um dia a gente consegue alcançar esse nível de realidade virtual e esse tipo de jogo seja possível! Quero!
São as mulheres que trabalham fora de casa e os pais ficam com as crianças. Quando a arquiteta volta de viagem, o marido dela pergunta se ela consegue consertar o microondas, eu acho, e fala da peça do filho. Ele também insiste que ela vá a peça e ainda reclama quando chega atrasada. A moça do seguro é o mesmo caso, ela se justifica por se ausentar mais ainda de casa.
Eu tenho o hábito de buscar mulheres bem sucedidas em filmes e séries, acabei reparando. Bem que isso dos pais serem mais ativos na vida dos filhos poderia se tornar tendência, né? Ah, e
Filmow está bloqueando meus comentários como spam e até excluiu um. Vou tentar de novo. Se você não assistiu, assista! Vale a pena. Mas assista com muita atenção. A fotografia, trilha sonora, mixagem e efeitos de som são muito bons. O roteiro é foda, embora confuso, então preste atenção ao máximo nos detalhes e tente decorar os nomes e sobrenomes e associá-los aos rostos. Não é o tipo de obra que entrega a história mastigada. Pelo contrário, bota a gente para pensar e pensar muito e ainda assim não vamos entender quase nada. Eu optei por assistir dublado porque o idioma original é alemão e eu estava demorando muito tempo para ler e associar a cena e o som, já que não tenho nenhuma noção de alemão. Recomendo que faça o mesmo para não perder muitos detalhes. A dublagem é muito boa. Eu senti um pouco de terror no começo porque eu não tinha ideia do que acontecia e a sensação que eu tinha era que alguém/monstro fosse aparecer a qualquer momento. A fotografia e a trilha sonora ajudam nisso. Nós conseguimos sentir o horror que eles estão vivendo.
de 33 em 33 anos o ciclo se alinha. A viagem no tempo só pode se dar de 33 anos exatos(ou 66 anos, até agora). Tipo. Se você viajar no dia 5 de outubro de 2019, às 19:25:33, você voltará para o dia dia 5 de outubro de 1986(ou 1953), às 19:25:33. Mas não sabemos por quanto tempo esse portal fica aberto. Então, o tempo é simultâneo. Embora o passado já tenha acontecido, o que acontece lá pode mudar o presente. Até então não conseguem mudam o futuro, apenas o passado. O que me faz pensar que Nolan e Claudia, quando esclarecidos, são de 2019, e foram para o passado. Nolan pede ajuda a Helge do passado.
Eu organizei uma espécie de "linha do tempo" das famílias, nos três momentos explorados na série, para facilitar meu entendimento e ver se bate com o de outras pessoas.
1953 Egon: é um policial, casado, e tem uma filha, Cláudia. Cláudia: esperta, corrige atividades de Helge Doppler. Sra. Tiedemann: vemos muitos pouco sobre elas, mas dão a entender que ela terá algum caso com a visitante Agnes Nielsen.
1986 Egon: policial, alcoolatra, mulher o largou. Cláudia: mulher de sucesso, nova diretora da usina. Tem um caso com Tronte Nielsen. Regina: filha de cláudia. Apaixona-se por Aleksander, que deve trabalhar com a sogra.
2019 Cláudia: desaparecida, dada como morta por Regina. Regina: dona e gerente de um hotel Aleksander: marido de Regina, diretor da usina. Bartosz: filho de Regina e Aleksander, namora Martha Nielsen.
1953 Bernd: Chefe das operações da usina, pai de Helge. Sra. Doppler: rígida com o filho, não o aceitava quando engravidou. Helge: criança curiosa, gosta de observar pássaros mortos. É espancado até quase a morte por Ulrich.
1986 Bernd: Está entregando o cargo de direção da usina para Cláudia. É cadeirante, não se sabe o que aconteceu Helge: Tem o rosto deformado decorrente do espacamento e trabalha na usina. Peter(filho de Helge): não identifiquei nada na história. Charlotte(futura esposa de Peter): Desenha pássaros mortos, os observa. IMPORTANTE: Helge, enquanto criança, viaja para 1986 e passa um tempo desaparecido, eles citam que ele é sequestrado em 1953 e vemos ele no burker em 1986.
2019 Helge: está numa casa de repouso, apresenta demência, fica o tempo todo dizendo que tem que imperdir alguém. Foge muito para perambular. Peter: vive com a esposa e as duas filhas, mas é gay. Ele acha o corpo de Mads e chama Tronte Nielsen, juntos encontram Claudia. Charlotte: é policial, ainda fascinada pelos pássaros mortos. Franzisca: filha do casal, namora com Magnus, estava na noite que Mikkel desapareceu. Elizabeth: filha caçula do casal, é surda-muda, tem um namoradinho, Yasin, que desaparece 2 ou 3 dias após Mikkel.
1986 Ines: enfermeira, não tem filhos, sofreu um aborto. Passa a cuidar de Mikkel/Michael, criança que diz ter vindo de 2019 Michael/Mikkel: Não consegue voltar para casa, está muito confuso, acaba se aproximando de Ines. Hannah(futura esposa de Michael): é uma pré adolescente, se apaixona por Ulrich Nielsen, faz de tudo para que ele a note, chega a denunciar um falso estupro na tentativa que ele termine o namoro com Katharina.
2019 Michael: comete suicídio, deixa uma carta que fica com Ines, sua mãe, para ser aberta só no dia 4 de novembro, após às 22:13 Ines: uma mulher reclusa, que guarda a carta deixada pelo filho e que descobre que ele diz a verdade. Hannah: ainda é apaixonada por Ulrich, faz de tudo para ficar com ele. Quando ele acaba o relacionamento deles, ela tenta destruí-lo. Jonas: filho de Michael e Hannah, faz tratamente psiquiátrico para lidar com a morte do pai, encontra a carta do pai e chega a voltar ao passado e confirmar a história.
1953 Agnes: Mãe de Tronte, vai com o filho para Winden. Ficam hospedados na casa dos Tiedeman. Se aproxima da dona da casa, dando a entender que elas teriam algum envolvimento Tronte: pré-adolescente, se aproxima de Claudia Tiedeman.
1986 Tronte: tem um caso com Claudia, não estava presente quando Mads desapareceu. Jana: esposa de tronte, está arrasada com o sumiço do filho Mads. Ulrich(filho mais velho): rebelde, era próximo do irmão, detesta a polícia por achá-los incapazes, namora Katharina. Mads: desapareceu na floresta, teria acompanhado Regina, que estava assustada por andar sozinha, após uma brincadeira de Ulrich e Katharina. Katharina(futura esposa de Ulrich): também é rebelde.
2019 Tronte e Jana: vivem juntos, Jana nunca superou o sumiço de Mads. Ulrich: policial, casado com Katharina, a trai com Jannah. Descofia que Helge tem matado as crianças. Viaja para 1953 e chega a espancar Helge enquanto criança, que justifica as cicatrizes. Não se sabe se ele volta ao presente. Katharina: é uma diretora escolar e sofre com o sumiço do filho Mikkel Magnus: usa drogas e namora Franzisca Doppler. Martha: teve um romance de verão com Jonas Hahnwald, mas namora com Bartosz, depois o trai com Jonas e termina com ele. Mikkel: meninao que adora magia, mas acaba viajando no tempo para 1986, ficando preso lá e assumindo outra identidade.
1953 Jovem. Recebe visita de um homem estranho que deixa um objeto do futuro e uma mulher que encomenda uma máquina. 1986 Recebe a visita de um homem se dizendo do futuro e pede para consertar uma máquina, criada pelo relojoeiro, mas bem envelhecida
Sempre que as luzes piscam, a máquina está sendo ligada. Deve liberar uma quantidade enorme de energia e de Césio 137, pois isso a morte dos animais e aquelas manchas nas penas.
Eu acredito que a caverna abriu um buraco de minhoca por causa do alinhamento combinado com o acidente na usina, que aconteceu entre 1953 e 1986. Acredito que o ano do passado para onde você vai depende para que lado da caverna que você vai, pois Michael deixa o caminho exato para 1986 para Jonas através de linhas. Então as opções são limitadas.
Eu acredito que eles estão tentando se teletransportar para qualquer época do tempo. A caverna só permite que a viagem seja sem em 33 anos completos. Mikkel desaparece dia 4 de novembro de 2019 e reaparece em 1986 em 4 de novembro de 2019 no mesmo horário. O corpo de Mads aparece em 2019 na mesma noite em que Mikkel vai para 1986. Primeiro, Mads é colocado na máquina, que tem o objetivo de mandá-lo para 2019, a máquina o envia para 2019, mas queima seus olhos e o mata. Nesse instante, as luzes começam a piscar e há um barulho da caverna e é isso que assusta os meninos. Primeiro teste. Mikkel vai para 1986 e já faz um mês que Mads desapareceu, mas a legista afirma que ele só está morto há 16 horas. Como Erik foi levado pela caverna até 1986, sabemos que ele está no bunker, então Mads não está mais lá. Além do mais, se eles quisessem que Mads apenas fosse para 2019, eles apenas o levariam pela caverna, mas não, eles queriam levá-lo num momento específico. Primeiro teste falhou. Já Erik e Yasin são levados a 1986 pela caverna e depois vão para o Bunker. O teste com Erik e Yasin falham e seus corpos são desovados em 1953. O teste que realmente funciona é o com Jonas, mas não pela máquina, pela ação de Jonas do Futuro
Eventualmente, Michael descobriu como voltar no tempo, 1986 e levá-lo de volta a 2019, para que ele seguisse como se apenas tivesse se perdido. Consequentemente sua existência, como adulto, desapareceria e também a de Jonas. Talvez ele tenha se matada com receio de que ficasse tentado e assim apagasse sua vida, a de seu filho e mudasse a história de Ines, que era solitária. Ele preferiu se sacrificar para que seu filho vivesse.
Nós sabemos que o cara misterioso é o Jonas do Futuro, mas no último episódio Jonas adolescente vai para o futuro, não sabemos se ele vai envelhecer lá ou se conseguirá voltar para o tempo normal e envelhecer lá. Provavelmente não.
Eu estou matutando para entender de que época afinal eles são. Hegel dá um livro sobre viagem no tempo para Claudia no primeiro dia como chefe da usina, como se ele influenciasse ela. Regina diz para o filho que a mãe morreu, então pode ser que ela tenha envelhecido em outra linha do tempo, talvez na linha do tempo em que Jonas está agora, no futuro. Ela deve ter sido uma das primeiras a viajar pela caverna, já que investiga o que ocorre lá, principalmente após achar sua cachorrinha. Nolan pode ser um ex funcionário da usina ou até mesmo um filho de Claudia com Tronte que pode ter nascido depois, já que ele é bem mais novo, e em algum momento do processo eles se desentederam. Sinceramente? Isso provavelmente está errado, nessa parte eu nem sei o que pensar. Me ajudem
Alguém me explica sobre Nolan, quem ele é, de quando ele é, o que quer, qual o signo, qual sua cor. Se alguém notou algo que eu não vi fala ai. Eu vou endoidar enquanto eu não entender tudo! kkkk
Ela não lembra o que aconteceu, mas não impede que ela tenha estresse pós-traumático, então algumas situações servem de gatilho para memória dela que faz com que ela reaja. No caso dos golpes, é justamente a música. Ela associou a música a aquela situação de risco em que ela viveu. Como a música era de uma banda de faculdade que não foi pra frente, que não é fácil de achar, então quando ela escutou a música e viu o cara brincando com a namorada, se pegando, isso fez com que ela o atacasse para proteger a menina, tanto que disse que ia ficar tudo bem. Ela só queria proteger a menina, como tentou proteger a irmã, pois na cabeça dela ele era um agressor (ela ataca ele a primeira vez porque viu ele quebrando as costelas da irmã, não pensou que estivesse tentando ressuscitá-la). A reação dela, os golpes são gravados, é um "remake" do primeiro episódio. Aqui é seu inconsciente trabalhando Quando o detetive bota a música para ela, sua mente a leva para a primeira cena, então automaticamente ela reage da mesma forma, de maneira coordenada.
O detetive é masoquista, gosta em especial de ser pisado na ponta dos dedos. Durante a série tem várias cenas que dão força a isso. Pode ser uma rota de fuga dele para o próprio sofrimento. Ele diz que não somos responsáveis pelo que fazem conosco.
O cara mascarado no clube é só para que a gente saiba que os membros tem aquela máscara e para colaborar no trauma dela. O cara do clube assustou ela. Ela associou o susto ao outro cara mascarado, que pertencia ao clube, que aplicava droga na veia dela e deixava ela presa.
A cena em que estão caçando ela é só mais uma "adaptação" da mente dela. A mente não entende o que aconteceu, então busca uma história, inventa. Os caras com lanternas, atirando, caçando ela e Maddie na verdade é só os amigos com os faróis do carro ligado fazendo gracinha.
A mente dela sabe que tem algum ônibus escolar na história, sempre quando Cora tenta lembrar o que aconteceu na floresta vem a cena de quando ela era criança e o ônibus escolar não parou. Isso porque enterraram a irmã dela próximo a um ônibus escolar velho, o que chama a atenção do detetive quando vê aquele ônibus velho na floresta e depois os cogumelos.
A cena em que Maddie chama ela pra ir pro porão e a cena em que Maddie tem o tórax esmagado por um pisão são também uma adaptações da mente dela, bem como a cena do lago. Sempre se tratou da Phoebe, mas o inconsciente dela retratava a Maddie, talvez porque Phoebe num bar, dentro de um lado, arrumada, aos amassos com um cara, numa festa "adulta", digamos assim, pareça surreal demais. Foi bem mais fácil associar a Maddie do que a Phoebe.
Imagina uma educação rígida como foi a de Cora e Phoebe. Elas cresceram acreditando que tudo que acontecia era culpa delas, que elas que provocaram. Então para Cora ela era culpada e pronto! Assumiu a culpa do assassinato sem nem pensar na família porque ela era culpada e deveria pagar pelos seus pecados. Então quando ela se viu numa clínica de reabilitação, sem memória, apenas com marcas de injetáveis ela simplesmente se viu culpada, não sabia o que tinha acontecido com a irmã, nem lembrava que tinha saído de casa com ela naquela noite, mas não teve cara de encarar seus pais ou até a própria irmã. Ela não lembrava de nada, apenas se sentia culpada de ter abandonado a irmã. Para ela a irmã tinha ficado em casa naquela noite. Os pais devem ter dito a tia, que ela vai depois da clínica, que a Phoebe fugiu/morreu (não lembro qual justificativa eles dão) e ela deve ter dito a Cora quando esteve na casa dela. Então se a irmã tinha fugido/morrido, não havia motivo para ela visitar os pais, tanto que elas tinham planos de fugir. A mãe era desequilibrada, privando Cora e Phoebe de ser criança. O pai era um traidor.
É até estranho a princípio os pais nunca terem procurado Phoebe, mas vamos pensar em como as meninas foram criadas. A mãe é muito religiosa, acreditava que tudo que eles faziam eram castigados, principalmente sobre a saúde das filhas. Então para ela, toda a família deveria temer a Deus e ser grato a Ele também. Quando Cora e Phoebe desapareceram ela imaginou que elas tivessem fugido, até porque Cora levou as roupas. Isso para ela foi uma afronta, uma desonra, elas, principalmente Phoebe, eram mal agradecidas. Era vergonhoso pra ela assumir publicamente que suas filhas fugiram. Era mais fácil aceitar que elas fugiram e que Cora era culpada, que convenceu a inocente Phoebe a fugir, que tinha a saúde frágil e que morreria por ter saído de dentro da casa. E o pai delas deve ter se sentido aliviado por Phoebe ter ido embora. A mãe ter mentido para o detetive dizendo que Phoebe morreu é só prova disso. Tinha vergonha de assumir que Phoebe fugiu e que presumiu que ela tenha morrido pois nunca deveria ter saído de casa. Phoebe para ela ainda é inocente porque foi induzida pela irmã.
SOBRE AQUELA CENA QUE VOCÊ FICOU CHOCADO E EU NÃO PRECISO DIZER QUAL É (hahahaha)
Mano, essa cena me deixou de queixo caído. Essa cena em que Cora masturba a irmã me deixou pensativa. Eu entendo elas. Tanto entendo Phoebe ter pedido por aquilo quanto por Cora ter feito. Eu não faria, mas também não tenho os laços delas e nem vive o que elas vivi. A Phoebe teve uma vida toda muito regrada, temente a Deus, privada do assunto sexo dentre outras coisas. Isso despertou a curiosidade dela, então ela passou a ler sobre sexo sempre que podia, mas era sempre algo fantasioso que ela nunca poderia viver. A Phoebe não tinha contato com garotos, o único homem provavelmente era seu pai. Ela passou a viver através da irmã, Cora, que sabia de tudo isso, que o único divertimento de Phoebe era as histórias que contava e por isso passou a mentir, disse que tinha transado com vários caras para que a irmã se imaginasse em sua pele. Tanto que ela só perdeu a virgindade com aquele namorado dela, o primeiro namorado, e quando passou realmente a ter relações sexuais se sentiu desconfortável em falar como realmente é. Como Phoebe tinha essa curiosidade e a irmã não falava mais, ela se sentiu mal, excluída. Ora, poderia nunca transar com ninguém e o mais perto que chegaria era ouvindo Cora. Nessa época ela estava frágil, salvo engano foi num dos dias em que estava mais fraquinha da saúde. Ela nunca tinha beijado ninguém e sua irmã já sabia, era a única forma dela saber antes de morrer, por isso pediu o beijo e Cora atendeu, assim como a masturbação. É uma cena que me tocou, mas que me deixou triste depois. Ainda bem que ela viveu sua última noite.
Eu recomendo sim a série. Vale a pena assistir. Me arrependi de não ter prestado tanta atenção. Justamente por causa dos detalhes
, das cenas que eram adaptações do inconsciente de Cora e eu não lembro bem
. Se eu lembrar de mais alguma coisa eu comento embaixo ou alguém saiba mais alguma que deixei passar fala nos comentários. Gostei muito da atuação da mãe de Cora e da Phoebe. Não gostei muito da atriz principal, por mais que tenha muitos elogios aqui.
Quando eu vi o anúncio de uma série baseada numa obra de Margareth Atwood, mesma autora do livro que inspirou a série The Handmaid's Tale (aliás, se você não viu, veja!), eu pensei: "Eita! Quero! Preciso!" e já fiquei na expectativa porque, afinal de contas, The Handmaid's Tale pra mim é a melhor série do ano. E o ruim das expectativas é que na maioria das vezes elas não são alcançadas e a gente fica com cara de tacho. Claro que THT é bem superior, são obras diferentes, com produção e direção diferentes, mas Alias Grace tem seu charme, fez bonito. Alias Grace é o tipo de suspense que te prende, te faz bolar umas teorias, fazendo mudar de opinião sobre a culpa ou não da personagem. A personagem vai contando seu ponto de vista e você vai decidindo se você acredita ou não. Afinal, Grace disse a verdade? Grace mentiu? Grace assassinou seus patrões? Grace é uma vítima ou uma baita de uma psicopata manipuladora? Assista! Dai você deixa seu ponto de vista e eu digo o que eu acho. Ah, Alias Grace, livro, é baseado numa história real. E se possível assista The Handmaid's Tale depois. Aliás, se você não gostar de The Handmaid's Tale talvez a gente não possa ser amigo.
Quem me conhece sabe que eu assisto série pra Car$#@%, mais de 60, é verdade, mas uma série nunca, veja bem, NUNCA me deixou tão assustada, incomodada, frustrada, constrangida e envergonhada ao mesmo tempo. Eu estou assustada porque eu não duvido que se nós nos tornasse inférteis isso não acontecesse em pelo menos um lugar no mundo. Incomodada com as cenas fictícias de estupros que eu sei que acontecem todos os dias. Isso me frustra. Me constrange. Por muito tempo indaguei porque o mundo deixou o nazismo avançar daquele jeito e hoje vejo que cruzamos os braços para a Síria e todas as zonas de conflito e extrema pobreza porque, afinal de contas, "não é no Brasil, graças a Deus". Mas e se fosse? E se nós precisássemos de refúgio nos países vizinhos porque aqui eclodiu uma crise sem precedentes na história? E se fosse declarado o Estado de Sítio, nos privando de direitos humanos ao ponto do nosso esgotamento, ficaríamos calados? No país fictício de Gilead mulheres não podem ler, não tem direito a voz e ser gay ou ter uma religião diferente da oficial enseja em morte por enforcamento. O mais assustador é que em alguns países isso não é ficção, é o retrato da realidade. A série provoca esse estranhamento todo porque traz esses absurdos para mais perto da gente, pro ocidente, pra um país visto como um dos mais desenvolvidos do mundo. A série nos faz refletir até sobre a forma como tratamos os refugiados. Eu recomendo que assistam a série de mente aberta, sempre se colocando nas situações dos personagens e fazendo uma análise do que você faria. Me envergonho por agora saber que eu teria muito medo, não teria coragem de resistir e lutar contra, eu talvez até desistiria como a primeira Offred. Bendito seja o fruto. Nolite Te Bastardes Carborundorum. P.S.: Se a história por si não é suficiente, a fotografia é incrível, a trilha sonora é altamente condizente.
Dark (3ª Temporada)
4.3 1,3KVocês perceberam que a Katharina
é a mulher da lenda que morreu no lago que eles falaram? E a sacada do colar que Jonas e Martha acham na beira do lago?
Foda!
Sobre Woller e o machucado:
O ator que faz Woller tinha se machucado quando as gravações da primeira temporada iniciaram, por isso ele aparece com aquilo no olho. Resolveram manter porque os fãs ficavam perguntando. No mundo 2 ele tá com o olho, mas tá sem o braço. Kkkk é o alívio cômico
Sobre o colar:
Egon dá o colar a Hannah na década de 50, que deixa para Helena, mãe de Katharina, lá na sala de espera para o aborto. Quando Katharina viaja para 87 atrás de Mikkel, ela encontra a mãe. E na tentativa de roubar o cartão de acesso da mãe para ajudar na fuga de Ulrich do hospício, elas brigam e o colar cai na beira do rio. Em 2019, Martha e Jonas acham o colar. É assim que o colar vai para eles. Detalhe: Katharina é a mulher que morreu no lago da lenda que eles falam que o espírito dela puxa os pés.
Sobre Boris e Aleksander:
O Boris matou o Aleksander acidentalmente, assim ele fala para o filho Bartosz. O jornal diz que o crime está sem solução há 33/34 anos. Boris, que rouba a identidade de Aleksander, aparece em Winden em 1986. Ele conhece Regina ao defendê-la de Ulrich e Katharina. Como Ulrich não existe no mundo Genesis, eles não se conheceram. É Eva quem envia a carta ao irmão de Aleksander sobre as respostas e tal, é a mesma letra da carta que Jonas recebe. Não vi nada sobre o Aleksander verdadeiro ter morrido no mundo Genesis, já que nem ele, nem seu irmão e nem o Boris são citados.
O pai da Regina
é o pai de Helge e não Tronte, por isso ela não desaparece no mundo Genesis.
Dark (3ª Temporada)
4.3 1,3KEntendi quase nada. Amei!
Belas Maldições (1ª Temporada)
4.1 230 Assista AgoraGostaria de agradecer a Deus pelo seu Plano Inefável, em que um grupo religioso fez um abaixo assinado para a Netflix retirar essa série do ar, virando um meme, pois a série pertence a Amazon Prime, e assim me permitiu conhecer essa série.
Gente, que série leve e humorada! Os personagens são cativantes. A fotografia muito bem elaborada, a gente percebe o bem e o mal em cena pela fotografia e trilha sonora, que é fantástica, não teria banda melhor do que Queen, parece que as batidas das músicas foram feitas para a série. Perfeita!
Destaque para
quando Adam tem sua inocência, a fotografia e trilha é leve e elas vão acompanhando o crescimento da "maldade" do anticristo e depois a fotografia e trilha voltam a ser alegres
Dark (2ª Temporada)
4.5 897Eu tive que rever a primeira temporada inteira essa semana porque não lembrava de mais nada.
Acho que por isso ficou tão gritante a diferença de qualidade entre as duas temporadas. A primeira é perfeita.
E mais uma vez
vamos ficar sem saber como o policial perdeu a visão
Dark (2ª Temporada)
4.5 897Mas que merda, hein, Dona Netflix?
Botaram tanta coisa pra render outras temporadas que ficou uó. Vou desenvolver mais abaixo.
Parabéns pra fotografia e trilha sonora, perfeitas como a primeira temporada. A escolha dos atores ficou muito foda, a semelhança de alguns até assusta.
Mas botaram tanta coisa pra render que perdeu em qualidade, daí no final joga do nada universo paralelo? Porra, tá indo pra um monte de clichê!
Conseguiram fazer a primeira temporada inteira fugindo dos clichês de viagem no tempo, mas daí fizeram isso com a segunda.
Dark (1ª Temporada)
4.4 1,6KA segunda temporada vai estrear no dia em que Michael morre, segunda cena da série.
Olhos que Condenam
4.7 680 Assista AgoraEssa detetive existe? O que aconteceu com ela? E aos policiais? Ninguém foi punido? Avancei pro fim do último episódio só pra ver se tinha alguma informação e nada.
Olhos que Condenam
4.7 680 Assista AgoraAntes da metade do primeiro episódio eu já estava chorando de ódio. Muito frustrante.
Travelers (3ª Temporada)
3.9 23 Assista AgoraAssisti as 3 temporadas de uma vez, nunca tinha ouvido falar na série. Que descoberta boa!
Fiquei desanimada na segunda temporada, mas gostei do final dessa terceira temporada, nem precisa de uma quarta temporada.
Não é que eles que causaram os problemas do futuro como estão falando aqui.
Os problemas começaram bem antes do 11 de setembro. Desgaste ambiental, corridas armamentistas, aquecimento global. Aparentemente o agente impediu o ataque as torres gêmeas e alertou alguém no dia do ataque sobre o meteoro Helio, dando tempo para a gente , humanidade, se preparar até a chegada dele, que era um dos grandes problemas. Sem o 001 não teve experimentos a Marcy, por isso ela está normal, e não teve a facção. Para o programa ter reiniciado é porque algum outro problema surgiu nessa linha do tempo, mas isso a gente pode nunca saber.
Não vejo o final deixando pontas soltas. Dá margem pra outra temporada, mas não como necessária.
O Conto da Aia (2ª Temporada)
4.5 1,2K Assista AgoraGilead, I'm devastated!
Minha gente, que hino de série! Que fotografia! Que atuações! Que enredo!
Dá uma angústia assistindo essa série, uma impotência, sabe?
Já parou pra pensar que nós abrimos mão de muitas coisas, seja em relacionamentos, seja sobre nossos direitos? A gente vai abrindo mão de nós mesmos aos poucos, a gente vai cedendo, "isso vai passar", "as coisas vão melhorar", "ah, mas não vai mudar quase nada", "nada adianta eu bater o pé, não vou conseguir mudar nada". E assim a gente vai perdendo direitos, vai se calando a piadas machistas, vai aumentando o tamanho da saia, vai fazendo coisas que não queremos para agradar namorados/maridos, porque, afinal de contas, "ele é tão bom pra mim, né? Por que não posso fazer as vontades dele?".
E isso está errado, manas. Não podemos abrir mão de quem nós somos, de nossos direitos, nem de lutar por igualdade.
A série, nessa segunda temporada, nos mostrou um pouco de como Gilead surgiu. Os ideais pregados eram vistos como chacota e o movimento ganhou força. Isso me lembra os discursos de ódio a gays, mulheres, negros, quilombolas e outras minorias escancarados em discursos políticos.
A gente lutou tanto pra ganhar um pouquinho de liberdade e respeito para agora baixarmos cabeça pra esses discursos. Nós temos que nos manter vigilantes, manas. Não se calem!
O Conto da Aia (2ª Temporada)
4.5 1,2K Assista AgoraAssisti o primeiro episódio e já quero dar mais um Emmy a Elisabeth Moss.
Já comecei chorando também.
This Is Us (2ª Temporada)
4.7 393 Assista AgoraQue final de temporada é esse? Dá vontade de sair entregando todos os Emmy's pra esse povo e dizer: "Toma logo tudo que talvez nem The Handmaid's Tale vá superar".
Eu estou devastada. Eu imaginava que a segunda temporada, embora mostrasse o fim de Jack, não seria tão dramática quanto a primeira. Daí eles fazem um fim de temporada desse?
Essa série é uma obra de arte! É tudo feito com tanta delicadeza, com tanto esforço, com atuações tão fantásticas que a gente sente parte dos Pearsons. O Jack é tipo aquele tio super legal que a gente ama.
Se você não assistiu This is Us, assista! Se assistiu a primeira temporada e desistiu (o que acho difícil, porque essa série é maravilhosa), volte a assistir.
Vou ligar pra todo mundo da minha agenda recomendando a série. Beijos.
P.S.: Já estou sofrendo prevendo o que vai acontecer na próxima temporada. Deus, me deixa viver!
Black Mirror (4ª Temporada)
3.8 1,3K Assista AgoraUma coisa que poderiam ter feito é fazer pelo menos 3 episódios daquele Black Museum e aí sim lançar Black Museum. Que episódio foda!
Black Mirror (4ª Temporada)
3.8 1,3K Assista AgoraEm USS Callister eu quase tive um treco de tanta nostalgia. Quem já assistiu Star Trek, série original de 1966, sabe que as atuações são bem bobinhas e as cenas de luta são basicamente o que USS Callister mostrou.
O que achei mais legal no episódio é que
essa atuação forçada deles para satisfazer a vontade do Capitão Daly acabou preparando eles para o final. Naquelas últimas cenas eu me senti assistindo um episódio da série original. Eu só queria que tivesse mostrado Walton bem no final, porque ele não morreu e estava na nave, então deveria ser atualizado também. Isso só ficou implícito.
Eu realmente gostei, foi muito nostálgico. E se
eu pudesse escolher um universo para ficar "presa", Star trek estaria no meu top 5. Imagina que legal se um dia a gente consegue alcançar esse nível de realidade virtual e esse tipo de jogo seja possível! Quero!
Black Mirror (4ª Temporada)
3.8 1,3K Assista AgoraVocês perceberam que em Crocodile os "papéis" do homem e da mulher na sociedade estão invertidos?
São as mulheres que trabalham fora de casa e os pais ficam com as crianças. Quando a arquiteta volta de viagem, o marido dela pergunta se ela consegue consertar o microondas, eu acho, e fala da peça do filho. Ele também insiste que ela vá a peça e ainda reclama quando chega atrasada. A moça do seguro é o mesmo caso, ela se justifica por se ausentar mais ainda de casa.
Eu tenho o hábito de buscar mulheres bem sucedidas em filmes e séries, acabei reparando. Bem que isso dos pais serem mais ativos na vida dos filhos poderia se tornar tendência, né?
Ah, e
ela matou até o bebê! Perdeu o controle, era tão mais simples chamar a polícia. Ela nem teve culpa!
Editado:
Outra coisa,
quando vemos crimes violentos nós pensamos em homens, é mais difícil imaginar que uma mulher, mãe, seja capaz de matar um bebê.
Dark (1ª Temporada)
4.4 1,6KFilmow está bloqueando meus comentários como spam e até excluiu um. Vou tentar de novo.
Se você não assistiu, assista! Vale a pena. Mas assista com muita atenção. A fotografia, trilha sonora, mixagem e efeitos de som são muito bons. O roteiro é foda, embora confuso, então preste atenção ao máximo nos detalhes e tente decorar os nomes e sobrenomes e associá-los aos rostos. Não é o tipo de obra que entrega a história mastigada. Pelo contrário, bota a gente para pensar e pensar muito e ainda assim não vamos entender quase nada. Eu optei por assistir dublado porque o idioma original é alemão e eu estava demorando muito tempo para ler e associar a cena e o som, já que não tenho nenhuma noção de alemão. Recomendo que faça o mesmo para não perder muitos detalhes. A dublagem é muito boa. Eu senti um pouco de terror no começo porque eu não tinha ideia do que acontecia e a sensação que eu tinha era que alguém/monstro fosse aparecer a qualquer momento. A fotografia e a trilha sonora ajudam nisso. Nós conseguimos sentir o horror que eles estão vivendo.
Para entender o que acontece, saiba que
de 33 em 33 anos o ciclo se alinha. A viagem no tempo só pode se dar de 33 anos exatos(ou 66 anos, até agora). Tipo. Se você viajar no dia 5 de outubro de 2019, às 19:25:33, você voltará para o dia dia 5 de outubro de 1986(ou 1953), às 19:25:33. Mas não sabemos por quanto tempo esse portal fica aberto. Então, o tempo é simultâneo. Embora o passado já tenha acontecido, o que acontece lá pode mudar o presente. Até então não conseguem mudam o futuro, apenas o passado. O que me faz pensar que Nolan e Claudia, quando esclarecidos, são de 2019, e foram para o passado. Nolan pede ajuda a Helge do passado.
Eu organizei uma espécie de "linha do tempo" das famílias, nos três momentos explorados na série, para facilitar meu entendimento e ver se bate com o de outras pessoas.
OS TIEDEMANN
1953
Egon: é um policial, casado, e tem uma filha, Cláudia.
Cláudia: esperta, corrige atividades de Helge Doppler.
Sra. Tiedemann: vemos muitos pouco sobre elas, mas dão a entender que ela terá algum caso com a visitante Agnes Nielsen.
1986
Egon: policial, alcoolatra, mulher o largou.
Cláudia: mulher de sucesso, nova diretora da usina. Tem um caso com Tronte Nielsen.
Regina: filha de cláudia. Apaixona-se por Aleksander, que deve trabalhar com a sogra.
2019
Cláudia: desaparecida, dada como morta por Regina.
Regina: dona e gerente de um hotel
Aleksander: marido de Regina, diretor da usina.
Bartosz: filho de Regina e Aleksander, namora Martha Nielsen.
OS DOPPLER
1953
Bernd: Chefe das operações da usina, pai de Helge.
Sra. Doppler: rígida com o filho, não o aceitava quando engravidou.
Helge: criança curiosa, gosta de observar pássaros mortos. É espancado até quase a morte por Ulrich.
1986
Bernd: Está entregando o cargo de direção da usina para Cláudia. É cadeirante, não se sabe o que aconteceu
Helge: Tem o rosto deformado decorrente do espacamento e trabalha na usina.
Peter(filho de Helge): não identifiquei nada na história.
Charlotte(futura esposa de Peter): Desenha pássaros mortos, os observa.
IMPORTANTE: Helge, enquanto criança, viaja para 1986 e passa um tempo desaparecido, eles citam que ele é sequestrado em 1953 e vemos ele no burker em 1986.
2019
Helge: está numa casa de repouso, apresenta demência, fica o tempo todo dizendo que tem que imperdir alguém. Foge muito para perambular.
Peter: vive com a esposa e as duas filhas, mas é gay. Ele acha o corpo de Mads e chama Tronte Nielsen, juntos encontram Claudia.
Charlotte: é policial, ainda fascinada pelos pássaros mortos.
Franzisca: filha do casal, namora com Magnus, estava na noite que Mikkel desapareceu.
Elizabeth: filha caçula do casal, é surda-muda, tem um namoradinho, Yasin, que desaparece 2 ou 3 dias após Mikkel.
OS HAKNWALD
1953
Ines: é só uma criança, amiga de Jana.
1986
Ines: enfermeira, não tem filhos, sofreu um aborto. Passa a cuidar de Mikkel/Michael, criança que diz ter vindo de 2019
Michael/Mikkel: Não consegue voltar para casa, está muito confuso, acaba se aproximando de Ines.
Hannah(futura esposa de Michael): é uma pré adolescente, se apaixona por Ulrich Nielsen, faz de tudo para que ele a note, chega a denunciar um falso estupro na tentativa que ele termine o namoro com Katharina.
2019
Michael: comete suicídio, deixa uma carta que fica com Ines, sua mãe, para ser aberta só no dia 4 de novembro, após às 22:13
Ines: uma mulher reclusa, que guarda a carta deixada pelo filho e que descobre que ele diz a verdade.
Hannah: ainda é apaixonada por Ulrich, faz de tudo para ficar com ele. Quando ele acaba o relacionamento deles, ela tenta destruí-lo.
Jonas: filho de Michael e Hannah, faz tratamente psiquiátrico para lidar com a morte do pai, encontra a carta do pai e chega a voltar ao passado e confirmar a história.
OS NIELSEN
1953
Agnes: Mãe de Tronte, vai com o filho para Winden. Ficam hospedados na casa dos Tiedeman. Se aproxima da dona da casa, dando a entender que elas teriam algum envolvimento
Tronte: pré-adolescente, se aproxima de Claudia Tiedeman.
1986
Tronte: tem um caso com Claudia, não estava presente quando Mads desapareceu.
Jana: esposa de tronte, está arrasada com o sumiço do filho Mads.
Ulrich(filho mais velho): rebelde, era próximo do irmão, detesta a polícia por achá-los incapazes, namora Katharina.
Mads: desapareceu na floresta, teria acompanhado Regina, que estava assustada por andar sozinha, após uma brincadeira de Ulrich e Katharina.
Katharina(futura esposa de Ulrich): também é rebelde.
2019
Tronte e Jana: vivem juntos, Jana nunca superou o sumiço de Mads.
Ulrich: policial, casado com Katharina, a trai com Jannah. Descofia que Helge tem matado as crianças. Viaja para 1953 e chega a espancar Helge enquanto criança, que justifica as cicatrizes. Não se sabe se ele volta ao presente.
Katharina: é uma diretora escolar e sofre com o sumiço do filho Mikkel
Magnus: usa drogas e namora Franzisca Doppler.
Martha: teve um romance de verão com Jonas Hahnwald, mas namora com Bartosz, depois o trai com Jonas e termina com ele.
Mikkel: meninao que adora magia, mas acaba viajando no tempo para 1986, ficando preso lá e assumindo outra identidade.
O RELOJOEIRO
1953
Jovem. Recebe visita de um homem estranho que deixa um objeto do futuro e uma mulher que encomenda uma máquina.
1986
Recebe a visita de um homem se dizendo do futuro e pede para consertar uma máquina, criada pelo relojoeiro, mas bem envelhecida
OUTRAS OBSERVAÇÕES:
AS LUZES E OS ANIMAIS MORTOS
Sempre que as luzes piscam, a máquina está sendo ligada. Deve liberar uma quantidade enorme de energia e de Césio 137, pois isso a morte dos animais e aquelas manchas nas penas.
A CAVERNA
Eu acredito que a caverna abriu um buraco de minhoca por causa do alinhamento combinado com o acidente na usina, que aconteceu entre 1953 e 1986. Acredito que o ano do passado para onde você vai depende para que lado da caverna que você vai, pois Michael deixa o caminho exato para 1986 para Jonas através de linhas. Então as opções são limitadas.
A MÁQUINA E OS TESTES
Eu acredito que eles estão tentando se teletransportar para qualquer época do tempo. A caverna só permite que a viagem seja sem em 33 anos completos. Mikkel desaparece dia 4 de novembro de 2019 e reaparece em 1986 em 4 de novembro de 2019 no mesmo horário. O corpo de Mads aparece em 2019 na mesma noite em que Mikkel vai para 1986. Primeiro, Mads é colocado na máquina, que tem o objetivo de mandá-lo para 2019, a máquina o envia para 2019, mas queima seus olhos e o mata. Nesse instante, as luzes começam a piscar e há um barulho da caverna e é isso que assusta os meninos. Primeiro teste. Mikkel vai para 1986 e já faz um mês que Mads desapareceu, mas a legista afirma que ele só está morto há 16 horas. Como Erik foi levado pela caverna até 1986, sabemos que ele está no bunker, então Mads não está mais lá. Além do mais, se eles quisessem que Mads apenas fosse para 2019, eles apenas o levariam pela caverna, mas não, eles queriam levá-lo num momento específico. Primeiro teste falhou.
Já Erik e Yasin são levados a 1986 pela caverna e depois vão para o Bunker. O teste com Erik e Yasin falham e seus corpos são desovados em 1953. O teste que realmente funciona é o com Jonas, mas não pela máquina, pela ação de Jonas do Futuro
MICHAEL
Eventualmente, Michael descobriu como voltar no tempo, 1986 e levá-lo de volta a 2019, para que ele seguisse como se apenas tivesse se perdido. Consequentemente sua existência, como adulto, desapareceria e também a de Jonas. Talvez ele tenha se matada com receio de que ficasse tentado e assim apagasse sua vida, a de seu filho e mudasse a história de Ines, que era solitária. Ele preferiu se sacrificar para que seu filho vivesse.
JONAS
Nós sabemos que o cara misterioso é o Jonas do Futuro, mas no último episódio Jonas adolescente vai para o futuro, não sabemos se ele vai envelhecer lá ou se conseguirá voltar para o tempo normal e envelhecer lá. Provavelmente não.
NOLAN E A SENHORA DE CABELOS BRANCOS
Eu estou matutando para entender de que época afinal eles são. Hegel dá um livro sobre viagem no tempo para Claudia no primeiro dia como chefe da usina, como se ele influenciasse ela. Regina diz para o filho que a mãe morreu, então pode ser que ela tenha envelhecido em outra linha do tempo, talvez na linha do tempo em que Jonas está agora, no futuro. Ela deve ter sido uma das primeiras a viajar pela caverna, já que investiga o que ocorre lá, principalmente após achar sua cachorrinha. Nolan pode ser um ex funcionário da usina ou até mesmo um filho de Claudia com Tronte que pode ter nascido depois, já que ele é bem mais novo, e em algum momento do processo eles se desentederam. Sinceramente? Isso provavelmente está errado, nessa parte eu nem sei o que pensar. Me ajudem
Alguém me explica sobre Nolan, quem ele é, de quando ele é, o que quer, qual o signo, qual sua cor. Se alguém notou algo que eu não vi fala ai. Eu vou endoidar enquanto eu não entender tudo! kkkk
Dark (1ª Temporada)
4.4 1,6KEntendi nada, já é minha nova série favorita!
Edição 1: Botei nos comentários uma "linha do tempo" das famílias.
The Sinner (1ª Temporada)
4.2 716 Assista AgoraExplicando o que consegui absorver e as dúvidas de algumas pessoas e possíveis explicações de furos.
SOBRE OS GOLPES
Ela não lembra o que aconteceu, mas não impede que ela tenha estresse pós-traumático, então algumas situações servem de gatilho para memória dela que faz com que ela reaja. No caso dos golpes, é justamente a música. Ela associou a música a aquela situação de risco em que ela viveu. Como a música era de uma banda de faculdade que não foi pra frente, que não é fácil de achar, então quando ela escutou a música e viu o cara brincando com a namorada, se pegando, isso fez com que ela o atacasse para proteger a menina, tanto que disse que ia ficar tudo bem. Ela só queria proteger a menina, como tentou proteger a irmã, pois na cabeça dela ele era um agressor (ela ataca ele a primeira vez porque viu ele quebrando as costelas da irmã, não pensou que estivesse tentando ressuscitá-la). A reação dela, os golpes são gravados, é um "remake" do primeiro episódio. Aqui é seu inconsciente trabalhando
Quando o detetive bota a música para ela, sua mente a leva para a primeira cena, então automaticamente ela reage da mesma forma, de maneira coordenada.
SOBRE AS UNHAS PRETAS
O detetive é masoquista, gosta em especial de ser pisado na ponta dos dedos. Durante a série tem várias cenas que dão força a isso. Pode ser uma rota de fuga dele para o próprio sofrimento. Ele diz que não somos responsáveis pelo que fazem conosco.
SOBRE O CARA MASCARADO
O cara mascarado no clube é só para que a gente saiba que os membros tem aquela máscara e para colaborar no trauma dela. O cara do clube assustou ela.
Ela associou o susto ao outro cara mascarado, que pertencia ao clube, que aplicava droga na veia dela e deixava ela presa.
SOBRE A FLORESTA
A cena em que estão caçando ela é só mais uma "adaptação" da mente dela. A mente não entende o que aconteceu, então busca uma história, inventa. Os caras com lanternas, atirando, caçando ela e Maddie na verdade é só os amigos com os faróis do carro ligado fazendo gracinha.
SOBRE O ÔNIBUS
A mente dela sabe que tem algum ônibus escolar na história, sempre quando Cora tenta lembrar o que aconteceu na floresta vem a cena de quando ela era criança e o ônibus escolar não parou. Isso porque enterraram a irmã dela próximo a um ônibus escolar velho, o que chama a atenção do detetive quando vê aquele ônibus velho na floresta e depois os cogumelos.
SOBRE MADDIE
A cena em que Maddie chama ela pra ir pro porão e a cena em que Maddie tem o tórax esmagado por um pisão são também uma adaptações da mente dela, bem como a cena do lago. Sempre se tratou da Phoebe, mas o inconsciente dela retratava a Maddie, talvez porque Phoebe num bar, dentro de um lado, arrumada, aos amassos com um cara, numa festa "adulta", digamos assim, pareça surreal demais. Foi bem mais fácil associar a Maddie do que a Phoebe.
SOBRE O SENTIMENTO DE CULPA
Imagina uma educação rígida como foi a de Cora e Phoebe. Elas cresceram acreditando que tudo que acontecia era culpa delas, que elas que provocaram. Então para Cora ela era culpada e pronto! Assumiu a culpa do assassinato sem nem pensar na família porque ela era culpada e deveria pagar pelos seus pecados. Então quando ela se viu numa clínica de reabilitação, sem memória, apenas com marcas de injetáveis ela simplesmente se viu culpada, não sabia o que tinha acontecido com a irmã, nem lembrava que tinha saído de casa com ela naquela noite, mas não teve cara de encarar seus pais ou até a própria irmã. Ela não lembrava de nada, apenas se sentia culpada de ter abandonado a irmã. Para ela a irmã tinha ficado em casa naquela noite. Os pais devem ter dito a tia, que ela vai depois da clínica, que a Phoebe fugiu/morreu (não lembro qual justificativa eles dão) e ela deve ter dito a Cora quando esteve na casa dela. Então se a irmã tinha fugido/morrido, não havia motivo para ela visitar os pais, tanto que elas tinham planos de fugir. A mãe era desequilibrada, privando Cora e Phoebe de ser criança. O pai era um traidor.
SOBRE OS PAIS E O SUMIÇO
É até estranho a princípio os pais nunca terem procurado Phoebe, mas vamos pensar em como as meninas foram criadas. A mãe é muito religiosa, acreditava que tudo que eles faziam eram castigados, principalmente sobre a saúde das filhas. Então para ela, toda a família deveria temer a Deus e ser grato a Ele também. Quando Cora e Phoebe desapareceram ela imaginou que elas tivessem fugido, até porque Cora levou as roupas. Isso para ela foi uma afronta, uma desonra, elas, principalmente Phoebe, eram mal agradecidas. Era vergonhoso pra ela assumir publicamente que suas filhas fugiram. Era mais fácil aceitar que elas fugiram e que Cora era culpada, que convenceu a inocente Phoebe a fugir, que tinha a saúde frágil e que morreria por ter saído de dentro da casa. E o pai delas deve ter se sentido aliviado por Phoebe ter ido embora.
A mãe ter mentido para o detetive dizendo que Phoebe morreu é só prova disso. Tinha vergonha de assumir que Phoebe fugiu e que presumiu que ela tenha morrido pois nunca deveria ter saído de casa. Phoebe para ela ainda é inocente porque foi induzida pela irmã.
SOBRE AQUELA CENA QUE VOCÊ FICOU CHOCADO E EU NÃO PRECISO DIZER QUAL É (hahahaha)
Mano, essa cena me deixou de queixo caído. Essa cena em que Cora masturba a irmã me deixou pensativa. Eu entendo elas. Tanto entendo Phoebe ter pedido por aquilo quanto por Cora ter feito. Eu não faria, mas também não tenho os laços delas e nem vive o que elas vivi. A Phoebe teve uma vida toda muito regrada, temente a Deus, privada do assunto sexo dentre outras coisas. Isso despertou a curiosidade dela, então ela passou a ler sobre sexo sempre que podia, mas era sempre algo fantasioso que ela nunca poderia viver. A Phoebe não tinha contato com garotos, o único homem provavelmente era seu pai. Ela passou a viver através da irmã, Cora, que sabia de tudo isso, que o único divertimento de Phoebe era as histórias que contava e por isso passou a mentir, disse que tinha transado com vários caras para que a irmã se imaginasse em sua pele. Tanto que ela só perdeu a virgindade com aquele namorado dela, o primeiro namorado, e quando passou realmente a ter relações sexuais se sentiu desconfortável em falar como realmente é. Como Phoebe tinha essa curiosidade e a irmã não falava mais, ela se sentiu mal, excluída. Ora, poderia nunca transar com ninguém e o mais perto que chegaria era ouvindo Cora. Nessa época ela estava frágil, salvo engano foi num dos dias em que estava mais fraquinha da saúde. Ela nunca tinha beijado ninguém e sua irmã já sabia, era a única forma dela saber antes de morrer, por isso pediu o beijo e Cora atendeu, assim como a masturbação. É uma cena que me tocou, mas que me deixou triste depois. Ainda bem que ela viveu sua última noite.
Eu recomendo sim a série. Vale a pena assistir. Me arrependi de não ter prestado tanta atenção. Justamente por causa dos detalhes
, das cenas que eram adaptações do inconsciente de Cora e eu não lembro bem
Se eu lembrar de mais alguma coisa eu comento embaixo ou alguém saiba mais alguma que deixei passar fala nos comentários.
Gostei muito da atuação da mãe de Cora e da Phoebe. Não gostei muito da atriz principal, por mais que tenha muitos elogios aqui.
Alias Grace
4.1 278 Assista AgoraQuando eu vi o anúncio de uma série baseada numa obra de Margareth Atwood, mesma autora do livro que inspirou a série The Handmaid's Tale (aliás, se você não viu, veja!), eu pensei: "Eita! Quero! Preciso!" e já fiquei na expectativa porque, afinal de contas, The Handmaid's Tale pra mim é a melhor série do ano. E o ruim das expectativas é que na maioria das vezes elas não são alcançadas e a gente fica com cara de tacho.
Claro que THT é bem superior, são obras diferentes, com produção e direção diferentes, mas Alias Grace tem seu charme, fez bonito.
Alias Grace é o tipo de suspense que te prende, te faz bolar umas teorias, fazendo mudar de opinião sobre a culpa ou não da personagem. A personagem vai contando seu ponto de vista e você vai decidindo se você acredita ou não. Afinal, Grace disse a verdade? Grace mentiu? Grace assassinou seus patrões? Grace é uma vítima ou uma baita de uma psicopata manipuladora?
Assista! Dai você deixa seu ponto de vista e eu digo o que eu acho. Ah, Alias Grace, livro, é baseado numa história real.
E se possível assista The Handmaid's Tale depois. Aliás, se você não gostar de The Handmaid's Tale talvez a gente não possa ser amigo.
O Conto da Aia (1ª Temporada)
4.7 1,5K Assista AgoraEu vim aqui só pra recomendar Alias Grace, série da Netflix baseada noutro livro da Margaret Atwood. Vejam. Não é uma THT, mas é muito boa.
O Conto da Aia (1ª Temporada)
4.7 1,5K Assista AgoraQuem me conhece sabe que eu assisto série pra Car$#@%, mais de 60, é verdade, mas uma série nunca, veja bem, NUNCA me deixou tão assustada, incomodada, frustrada, constrangida e envergonhada ao mesmo tempo. Eu estou assustada porque eu não duvido que se nós nos tornasse inférteis isso não acontecesse em pelo menos um lugar no mundo. Incomodada com as cenas fictícias de estupros que eu sei que acontecem todos os dias. Isso me frustra. Me constrange.
Por muito tempo indaguei porque o mundo deixou o nazismo avançar daquele jeito e hoje vejo que cruzamos os braços para a Síria e todas as zonas de conflito e extrema pobreza porque, afinal de contas, "não é no Brasil, graças a Deus". Mas e se fosse? E se nós precisássemos de refúgio nos países vizinhos porque aqui eclodiu uma crise sem precedentes na história? E se fosse declarado o Estado de Sítio, nos privando de direitos humanos ao ponto do nosso esgotamento, ficaríamos calados?
No país fictício de Gilead mulheres não podem ler, não tem direito a voz e ser gay ou ter uma religião diferente da oficial enseja em morte por enforcamento. O mais assustador é que em alguns países isso não é ficção, é o retrato da realidade. A série provoca esse estranhamento todo porque traz esses absurdos para mais perto da gente, pro ocidente, pra um país visto como um dos mais desenvolvidos do mundo. A série nos faz refletir até sobre a forma como tratamos os refugiados.
Eu recomendo que assistam a série de mente aberta, sempre se colocando nas situações dos personagens e fazendo uma análise do que você faria.
Me envergonho por agora saber que eu teria muito medo, não teria coragem de resistir e lutar contra, eu talvez até desistiria como a primeira Offred.
Bendito seja o fruto.
Nolite Te Bastardes Carborundorum.
P.S.: Se a história por si não é suficiente, a fotografia é incrível, a trilha sonora é altamente condizente.