Recentemente reassisti a essa pérola e pude notar todos os sinais que estavam lá desde o começo, apontando para o desfecho da história. Que filme sensacional, sinceramente.
Se essa não foi a pior adaptação a que eu já assisti na minha vida, com certeza foi uma das. Um desperdício de material base tal que me faz pensar que ninguém envolvido na produção se deu ao trabalho de ler o livro. E que pena, porque 2010 é o livro mais divertido da série. Teria dado um filme ótimo se bem aproveitado.
Eu só queria entender por que a Marvel correu para introduzir uma heroína basicamente invencível a tempo de incluí-la em Ultimato se depois não a deixariam fazer um terço do que consegue fazer. "Why give me these if you don't want me to use them?" Indeed. Enfim, no que respeita a jornada do herói, "Capitã Marvel" entrega uma história redondinha para ninguém botar defeito. Por mais que haja um subtexto claramente feminista, de modo geral a história da Danvers é o clássico ciclo de superação do guerreiro abaixo da média que ganha habilidades sobre-humanas e supera seus obstáculos. É basicamente um Capitão América mais legal e menos brega.
Filme ambicioso. Senti falta de um final um pouco mais bem amarrado, mas reconheço que ali não cabia um final propriamente dito. De toda forma, gostei bastante.
Apesar de todas as críticas que estou prestes a escrever, eu gostei sim de Duna. Gostei demais, demais, demais. Minha maior tristeza é ele ter sido curto demais! Provavelmente vou assistir aos cento e cinquenta minutos que nos foram dados de novo e de novo e de novo até que venha a parte dois.
Dito isso... Foi bom. Poderia ter sido ótimo com meia hora a mais de duração e mais dedicação aos personagens principais. Villeneuve entregou um filme esteticamente agradável, mas com pouco a ser dito sobre sua história e seus personagens. Eu particularmente fiquei muito decepcionada porque esse filme tinha que ter sido incrível: um elenco absolutamente fantástico, uma trilha sonora que gruda no seu ouvido, efeitos especiais os mais verossímeis e um enredo vindo da série de ficção científica mais vendida de todos os tempos. Tinha que ter sido espetacular. Em vez disso foi só okay. A cada troca de cenário entravam novos personagens que pareciam ser interessantíssimos, cada avanço do roteiro aumentava a expectativa por um embate épico, mas esse clímax nunca chega. Em vez disso tem-se um massacre que acaba em cinco minutos. Se algum dia for lançado um director's cut com essa meia hora que ficou faltando, eu compro até o blu-ray. Até lá eu vou amargar essa decepção com o que eu esperava que viria a ser a grande saga de fantasia dessa geração e não foi.
Aqueles que acreditam que o roteiro de uma adaptação cinematográfica deve avançar pari passu ao enredo do texto em que se baseia certamente gostarão desta aqui. Десять негритят cumpre seu papel de transferir a história do papel para a película, mas é literalmente só isso que ele faz, fora isso realmente não há realmente nada de marcante.
Um filme desses feito hoje em dia com certeza seria um filme b, mas do jeito que as coisas eram feitas 70 anos atrás ele simplesmente funciona! Eu não consigo explicar o porquê, mas simplesmente dá certo.
Assistindo a esse filme, eu só conseguia pensar na coragem que a Jean Rhys teve de ter ao contar sua história, porque mesmo sendo todas as personagens principais igualmente horríveis — mesmo que cada uma à sua maneira —, eu me peguei sentindo muita raiva da Marya, e não imagino que o público em geral da década de 1930 tenha sido muito mais simpático do que eu para com ela. No fim das contas, Marya é só uma mulher jovem e vulnerável que cai num ninho de cobras e se adapta para sobreviver, mas as escolhas que ela faz não inspiram simpatia alguma. Quanto ao filme em si, só quero relevar a performance de Maggie Smith, que foi um dos pontos altos do longa.
Eu não sei se esse filme morre na praia ou se ele ganha a praia e calha de a viagem rumo a essa praia específica não ter graça. De toda sorte eu achei bem sem graça.
Uma coleção de curtas, todos muito bons! Teve um ou outro que eu achei meio mé, mas de modo geral dá para assistir a todos e curtir a sessão. Destaco "Invisível" e "Apóstolos" como meus preferidos.
"Когда человек рождается, он слаб и гибок, а когда умирает — он крепок и черств. Когда дерево растет, оно нежно и гибко, а когда оно сухо и жестко — оно умирает. Черствость и сила — спутники смерти. Слабость и гибкость — выражают свежесть бытия. Поэтому что отвердело, то не победит."
Это не фильм, это молитва. А даже не молитва но, по сути, проповедь. Каждому лишь известно, какую веру спровоцировал в нем Тарковский. Но я считаю, что каждый из нас (даже те, чей орган, каторый верят, атрофировался) способен что-то вынести из работ Тарковского: может быть, учение, может быть, удивление, а может даже сон. Но никто не может посмотреть фильм Тарковского и остаться прежним.
"Здесь не возвращаются тем путём, которым приходят."
Eu tenho muitos elogios para Wind River, mas tenho uma reclamação que está falando mais alto do que eles dentro da minha cabeça. Wind River é um filme sobre duas pessoas brancas. Um filme que mostra violência contra mulheres indígenas, se passa em território indígena, coloca muito sofrimento indígena na tela, tudo isso enquanto os heróis são duas pessoas brancas. Não é possível que não tinha um jeito que colocar personagens indígenas no centro da ação sem ser como vítimas ou criminosos. Não é possível. Eu fico feliz que exista um filme desse calibre tratando de um assunto tão importante quanto negligenciado, mas ao mesmo tempo fico um pouco decepcionada pela forma como decidiram realizá-lo. Além disso, eu também me incomodei com a
cena de estupro. Àquela altura do enredo já se sabia o que havia sido feito com a Natalie, quem o fizera e quando. Foi legal a maneira como inseriram a cena no filme, mas levando em consideração tudo que já tinha aparecido anteriormente eu senti que aquilo foi um espetáculo gratuito de violência que só serviu para agredir as espectadoras. Talvez seja perda de tempo minha esperar que um dia o cinema tenha sensibilidade para com esse aspecto de ser mulher no mundo, mas espero realmente que um dia seja possível produzir trabalho sobre violência de gênero sem agredir de novo quem por ventura se ponha diante desse trabalho
. Apesar dessas questões, Wind River é sim um filme muito bom. Fotografia, atuações, enredo, ação, ritmo, tudo muito bom. É um produto do nosso tempo, e fico feliz que o seja.
Não foi o que eu esperava, mas foi bom. Foi bom, mas não tão bom quanto poderia ter sido. Eu acho que o problema desse filme é que ele flerta com elementos de suspense e terror sem nunca entrar de cabeça em nenhuma das duas categorias. Ele fica no nível "sessão da tarde" o tempo todo. O que não significa de modo algum que ele seja um filme ruim, longe disso. A premissa é muito interessante, o enredo é bem construído, o filme como um todo é muito bem executado. Apesar de achar que a ideia teria sido mais bem aproveitada se tivessem ousado mais com a execução, não tenho nada do que reclamar sobre o que de fato fizeram com ela.
Eu custei a sobreviver a esse filme. Várias vezes durante os primeiros trinta minutos eu pensei em fechar a aba porque achei que não aguentaria mais a vergonha alheia, mas eu insisti, mordi a língua e fui até o final. Não sei se a causa desse sofrimento foi ter achado o comportamento da protagonista muito ridículo ou se foi medo de que ela se magoasse no final — ou ainda talvez as duas coisas ao mesmo tempo —, mas posso afirmar com certeza que parte do meu incômodo nesse início do filme foi medo de toda a comédia vir a troco da ridicularização da protagonista, afinal, quantos filmes não há por aí em que o gordo é mostrado como palhaço simplesmente por existir sendo uma pessoa gorda? Felizmente meu medo não se concretizou e a atmosfera do filme melhorou sensivelmente da metade para o final. Zuckerbaby consegue ser uma comédia romântica realmente engraçada, que de fato provoca riso, mas sem ser pastelona. Embora a protagonista comece um tanto caricata, ela vai sendo humanizada à medida que a história avança, saindo do papel de ridícula que faz gracinha para mulher com uma história, ideias e sentimentos. E a parte que eu achei mais legal de todas, mais até do que a estética deliciosa, é que o filme faz tudo isso, lava a cara do espectador que tinha chegado cheio de preconceitos, sem em momento algum ser professoral. Eu fiquei feliz e gostei bastante.
Senhoras e senhores, que PRIMOR de filme. Tá, tem algumas pontas soltas aqui e ali, uns contras que não sei se foram falha do roteiro ou da edição, mas não acho que esses defeitos subtraiam do valor final da obra, que é um excelente filme de investigação.
Eu sempre hesito em afirmar que um filme é ruim porque sei que gosto é algo subjetivo e quem sou eu para criticar o trabalho dos outros, mas para esse aqui eu abro uma exceção: que filme horrível! Não leia o resto desse comentário se não quiser spoilers.
Eu entendi que se tratava de uma "biografia fictícia" — um retrato imaginário como escolheram chamá-lo — então não fui esperando aprender sobre a vida da protagonista nem sobre sua obra; fui com a mente aberta para o que quer que os imaginantes tivessem imaginado, e sinceramente não vi problemas nesse departamento. O problema real d"A Pele" é que os atores principais não demonstram um pingo de química. Nem um pinguinho sequer. Chega a ser desconfortável assistir à Nicole Kidman abandonar a família por um homem pelo qual ela sequer aparenta sentir tesão. Quando enfim eles consumam o ato, a cena não dura um minuto e não tem nem um grama de emoção. Apesar de eu nunca ter gostado muito de "A Bela e a Fera", reconheço que histórias assim são uma fantasia comum, presentes no acervo cultural da humanidade já de há muito, e sempre acho interessante reimaginar essas fantasias sobre um cenário contemporâneo, então tive boas expectativas quando percebi que o filme seguiria essa linha. Foi esse o meu erro. O nascimento da expectativa é a morte da experiência. Eu achei que logo mais estaria diante de um filme tórrido sobre uma mulher que se apaixona por um homem considerado uma aberração e abala a sociedade com sua atitude, mas tudo o que se seguiu foi um romancezinho água-com-açúcar capaz de entediar até a mais ferrenha apreciadora de comédias românticas — não que eu seja uma, mas mesmo que eu fosse, nem assim teria gostado desse filme. O trem é ruim mesmo.
Eu acho que o único jeito de se considerar "Je t'aime, Je t'aime" como um filme sobre viagem no tempo é se se aceitar que o tempo no qual o protagonista viaja não é o tempo cronológico, linear, onde transcorrem os eventos do mundo, mas sim o tempo subjetivo, aquele da experiência particular de cada um, o tempo de Kairós. Mais que uma simples história de ficção científica, esse filme é um verdadeiro estudo sobre a temporalidade e a psicologia humanas. E é um estudo muito, muito, muito bom.
Ilha do Medo
4.2 4,0K Assista AgoraRecentemente reassisti a essa pérola e pude notar todos os sinais que estavam lá desde o começo, apontando para o desfecho da história. Que filme sensacional, sinceramente.
2010: O Ano Em Que Faremos Contato
3.2 143 Assista AgoraSe essa não foi a pior adaptação a que eu já assisti na minha vida, com certeza foi uma das. Um desperdício de material base tal que me faz pensar que ninguém envolvido na produção se deu ao trabalho de ler o livro. E que pena, porque 2010 é o livro mais divertido da série. Teria dado um filme ótimo se bem aproveitado.
Dogville
4.3 2,0K Assista AgoraNunca na minha vida eu fiquei tão satisfeita com um plot twist.
Capitã Marvel
3.7 1,9K Assista AgoraEu só queria entender por que a Marvel correu para introduzir uma heroína basicamente invencível a tempo de incluí-la em Ultimato se depois não a deixariam fazer um terço do que consegue fazer. "Why give me these if you don't want me to use them?" Indeed. Enfim, no que respeita a jornada do herói, "Capitã Marvel" entrega uma história redondinha para ninguém botar defeito. Por mais que haja um subtexto claramente feminista, de modo geral a história da Danvers é o clássico ciclo de superação do guerreiro abaixo da média que ganha habilidades sobre-humanas e supera seus obstáculos. É basicamente um Capitão América mais legal e menos brega.
High Life: Uma Nova Vida
3.1 175 Assista AgoraFilme ambicioso. Senti falta de um final um pouco mais bem amarrado, mas reconheço que ali não cabia um final propriamente dito. De toda forma, gostei bastante.
Duna: Parte 1
3.8 1,6K Assista AgoraApesar de todas as críticas que estou prestes a escrever, eu gostei sim de Duna. Gostei demais, demais, demais. Minha maior tristeza é ele ter sido curto demais! Provavelmente vou assistir aos cento e cinquenta minutos que nos foram dados de novo e de novo e de novo até que venha a parte dois.
Dito isso...
Foi bom.
Poderia ter sido ótimo com meia hora a mais de duração e mais dedicação aos personagens principais. Villeneuve entregou um filme esteticamente agradável, mas com pouco a ser dito sobre sua história e seus personagens. Eu particularmente fiquei muito decepcionada porque esse filme tinha que ter sido incrível: um elenco absolutamente fantástico, uma trilha sonora que gruda no seu ouvido, efeitos especiais os mais verossímeis e um enredo vindo da série de ficção científica mais vendida de todos os tempos. Tinha que ter sido espetacular. Em vez disso foi só okay. A cada troca de cenário entravam novos personagens que pareciam ser interessantíssimos, cada avanço do roteiro aumentava a expectativa por um embate épico, mas esse clímax nunca chega. Em vez disso tem-se um massacre que acaba em cinco minutos. Se algum dia for lançado um director's cut com essa meia hora que ficou faltando, eu compro até o blu-ray. Até lá eu vou amargar essa decepção com o que eu esperava que viria a ser a grande saga de fantasia dessa geração e não foi.
Ten Little Indians
3.9 11Aqueles que acreditam que o roteiro de uma adaptação cinematográfica deve avançar pari passu ao enredo do texto em que se baseia certamente gostarão desta aqui. Десять негритят cumpre seu papel de transferir a história do papel para a película, mas é literalmente só isso que ele faz, fora isso realmente não há realmente nada de marcante.
O Vingador Invisível
3.6 67 Assista AgoraUm filme desses feito hoje em dia com certeza seria um filme b, mas do jeito que as coisas eram feitas 70 anos atrás ele simplesmente funciona! Eu não consigo explicar o porquê, mas simplesmente dá certo.
Luxúria
3.2 6 Assista AgoraAssistindo a esse filme, eu só conseguia pensar na coragem que a Jean Rhys teve de ter ao contar sua história, porque mesmo sendo todas as personagens principais igualmente horríveis — mesmo que cada uma à sua maneira —, eu me peguei sentindo muita raiva da Marya, e não imagino que o público em geral da década de 1930 tenha sido muito mais simpático do que eu para com ela. No fim das contas, Marya é só uma mulher jovem e vulnerável que cai num ninho de cobras e se adapta para sobreviver, mas as escolhas que ela faz não inspiram simpatia alguma.
Quanto ao filme em si, só quero relevar a performance de Maggie Smith, que foi um dos pontos altos do longa.
Você vai Conhecer o Homem dos seus Sonhos
2.9 778Eu não sei se esse filme morre na praia ou se ele ganha a praia e calha de a viagem rumo a essa praia específica não ter graça. De toda sorte eu achei bem sem graça.
Histórias Estranhas
2.2 15Uma coleção de curtas, todos muito bons! Teve um ou outro que eu achei meio mé, mas de modo geral dá para assistir a todos e curtir a sessão. Destaco "Invisível" e "Apóstolos" como meus preferidos.
Stalker
4.3 505 Assista Agora"Когда человек рождается, он слаб и гибок, а когда умирает — он крепок и черств.
Когда дерево растет, оно нежно и гибко, а когда оно сухо и жестко — оно умирает.
Черствость и сила — спутники смерти. Слабость и гибкость — выражают свежесть бытия. Поэтому что отвердело, то не победит."
Это не фильм, это молитва. А даже не молитва но, по сути, проповедь. Каждому лишь известно, какую веру спровоцировал в нем Тарковский. Но я считаю, что каждый из нас (даже те, чей орган, каторый верят, атрофировался) способен что-то вынести из работ Тарковского: может быть, учение, может быть, удивление, а может даже сон. Но никто не может посмотреть фильм Тарковского и остаться прежним.
"Здесь не возвращаются тем путём, которым приходят."
Terra Selvagem
3.8 595 Assista AgoraEu tenho muitos elogios para Wind River, mas tenho uma reclamação que está falando mais alto do que eles dentro da minha cabeça.
Wind River é um filme sobre duas pessoas brancas. Um filme que mostra violência contra mulheres indígenas, se passa em território indígena, coloca muito sofrimento indígena na tela, tudo isso enquanto os heróis são duas pessoas brancas. Não é possível que não tinha um jeito que colocar personagens indígenas no centro da ação sem ser como vítimas ou criminosos. Não é possível. Eu fico feliz que exista um filme desse calibre tratando de um assunto tão importante quanto negligenciado, mas ao mesmo tempo fico um pouco decepcionada pela forma como decidiram realizá-lo. Além disso, eu também me incomodei com a
cena de estupro. Àquela altura do enredo já se sabia o que havia sido feito com a Natalie, quem o fizera e quando. Foi legal a maneira como inseriram a cena no filme, mas levando em consideração tudo que já tinha aparecido anteriormente eu senti que aquilo foi um espetáculo gratuito de violência que só serviu para agredir as espectadoras. Talvez seja perda de tempo minha esperar que um dia o cinema tenha sensibilidade para com esse aspecto de ser mulher no mundo, mas espero realmente que um dia seja possível produzir trabalho sobre violência de gênero sem agredir de novo quem por ventura se ponha diante desse trabalho
Apesar dessas questões, Wind River é sim um filme muito bom. Fotografia, atuações, enredo, ação, ritmo, tudo muito bom. É um produto do nosso tempo, e fico feliz que o seja.
A Casa dos Sonhos
3.2 1,4K Assista AgoraNão foi o que eu esperava, mas foi bom.
Foi bom, mas não tão bom quanto poderia ter sido.
Eu acho que o problema desse filme é que ele flerta com elementos de suspense e terror sem nunca entrar de cabeça em nenhuma das duas categorias. Ele fica no nível "sessão da tarde" o tempo todo. O que não significa de modo algum que ele seja um filme ruim, longe disso. A premissa é muito interessante, o enredo é bem construído, o filme como um todo é muito bem executado. Apesar de achar que a ideia teria sido mais bem aproveitada se tivessem ousado mais com a execução, não tenho nada do que reclamar sobre o que de fato fizeram com ela.
Estação Doçura
3.7 23Eu custei a sobreviver a esse filme. Várias vezes durante os primeiros trinta minutos eu pensei em fechar a aba porque achei que não aguentaria mais a vergonha alheia, mas eu insisti, mordi a língua e fui até o final. Não sei se a causa desse sofrimento foi ter achado o comportamento da protagonista muito ridículo ou se foi medo de que ela se magoasse no final — ou ainda talvez as duas coisas ao mesmo tempo —, mas posso afirmar com certeza que parte do meu incômodo nesse início do filme foi medo de toda a comédia vir a troco da ridicularização da protagonista, afinal, quantos filmes não há por aí em que o gordo é mostrado como palhaço simplesmente por existir sendo uma pessoa gorda? Felizmente meu medo não se concretizou e a atmosfera do filme melhorou sensivelmente da metade para o final. Zuckerbaby consegue ser uma comédia romântica realmente engraçada, que de fato provoca riso, mas sem ser pastelona. Embora a protagonista comece um tanto caricata, ela vai sendo humanizada à medida que a história avança, saindo do papel de ridícula que faz gracinha para mulher com uma história, ideias e sentimentos. E a parte que eu achei mais legal de todas, mais até do que a estética deliciosa, é que o filme faz tudo isso, lava a cara do espectador que tinha chegado cheio de preconceitos, sem em momento algum ser professoral. Eu fiquei feliz e gostei bastante.
Pecados Antigos, Longas Sombras
3.6 79 Assista AgoraSenhoras e senhores, que PRIMOR de filme. Tá, tem algumas pontas soltas aqui e ali, uns contras que não sei se foram falha do roteiro ou da edição, mas não acho que esses defeitos subtraiam do valor final da obra, que é um excelente filme de investigação.
Teu, Tua
2.6 4Divertido!
A Pele
3.6 264Eu sempre hesito em afirmar que um filme é ruim porque sei que gosto é algo subjetivo e quem sou eu para criticar o trabalho dos outros, mas para esse aqui eu abro uma exceção: que filme horrível! Não leia o resto desse comentário se não quiser spoilers.
Eu entendi que se tratava de uma "biografia fictícia" — um retrato imaginário como escolheram chamá-lo — então não fui esperando aprender sobre a vida da protagonista nem sobre sua obra; fui com a mente aberta para o que quer que os imaginantes tivessem imaginado, e sinceramente não vi problemas nesse departamento. O problema real d"A Pele" é que os atores principais não demonstram um pingo de química. Nem um pinguinho sequer. Chega a ser desconfortável assistir à Nicole Kidman abandonar a família por um homem pelo qual ela sequer aparenta sentir tesão. Quando enfim eles consumam o ato, a cena não dura um minuto e não tem nem um grama de emoção.
Apesar de eu nunca ter gostado muito de "A Bela e a Fera", reconheço que histórias assim são uma fantasia comum, presentes no acervo cultural da humanidade já de há muito, e sempre acho interessante reimaginar essas fantasias sobre um cenário contemporâneo, então tive boas expectativas quando percebi que o filme seguiria essa linha. Foi esse o meu erro. O nascimento da expectativa é a morte da experiência. Eu achei que logo mais estaria diante de um filme tórrido sobre uma mulher que se apaixona por um homem considerado uma aberração e abala a sociedade com sua atitude, mas tudo o que se seguiu foi um romancezinho água-com-açúcar capaz de entediar até a mais ferrenha apreciadora de comédias românticas — não que eu seja uma, mas mesmo que eu fosse, nem assim teria gostado desse filme.
O trem é ruim mesmo.
A Empregada
3.1 191 Assista AgoraHá coisas mais importantes que o dinheiro.
Depois a Louca Sou Eu
3.4 138 Assista AgoraUm retrato divertido e honesto da história de uma mulher e suas neuroses.
Good Dick
3.4 55Eu sei que é um filme de 13 anos atrás, mas esse "final feliz" com o cara que literalmente invadiu a vida da garota me incomodou bastante.
...E Deus Criou a Mulher
3.5 113 Assista Agora"Je savais pas que l'amor c'était une maladie" <3
Ivan Vassilevich Muda de Profissão
3.9 10Nunca ri tanto com um filme na minha vida!
Eu te Amo, Eu te Amo
3.8 34Eu acho que o único jeito de se considerar "Je t'aime, Je t'aime" como um filme sobre viagem no tempo é se se aceitar que o tempo no qual o protagonista viaja não é o tempo cronológico, linear, onde transcorrem os eventos do mundo, mas sim o tempo subjetivo, aquele da experiência particular de cada um, o tempo de Kairós. Mais que uma simples história de ficção científica, esse filme é um verdadeiro estudo sobre a temporalidade e a psicologia humanas. E é um estudo muito, muito, muito bom.