, mas fiquei feliz pela indicação dela ao Emmy Internacional porque apesar de ser mediana, era mais mais coerente do que as novelas que vieram depois dela.
Ela tem o mesmos problemas de A Terra Prometida. A história funciona bem até o capítulo 100 e após isso, há muitos plots desinteressantes e o que são interessantes são enrolados demais ou resolvidos de forma apressada. Porém, nessa na reta final a novela volta a ganhar o bom ritmo que tinha no começo, fazendo com que ela seja uma experiência melhor no geral.
Essa versão é bem melhor porque tem uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão dos personagens que a outra não tem. A versão de 2010 é muito apressada. Essa versão de 1998 só é ruim nas cenas de lutas, que não são bem produzidas
Os esticamentos a prejudicaram muito, as outras tramas se encerraram 5 semanas antes e a principal ficou em banho maria pra se encerrar no penúltimo e no último capítulo
Pelo menos em algo essa edição tinha que ser boa. Achei esse dia 101 melhor do que o dia 101 do BBB21, que todo mundo quis fingir arrependimento com a Juliette. Nesse, todo mundo falou o que achou do jogo e pareceram mais sinceros em relação ao que estavam sentindo
Funciona bem até a queda das muralhas de Jericó, por volta do capítulo 80. Após isso, há muitos plots desinteressantes, os que são interessantes são enrolados demais, mal desenvolvidos ou resolvidos de forma apressada.
Novela emocionante, dividida em duas partes. Na primeira, A Farsa da Cláudia, a mocinha engana a todos para esconder que já é casada e que já tem uma filha. A Cláudia é uma das melhores mocinhas e bem a frente do seu tempo no começo. Não foi a toa que ela sofreu rejeição do público no início. Na segunda, vira uma tragédia e a Cláudia se transforma numa mocinha romântica, devido as alterações por causa da rejeição do público. Mesmo assim, continuei achando uma ótima mocinha nas duas fases. Você entende os motivos dela para ela não querer o Lucas, apesar de amá-lo. Não acho uma mocinha chata e nem acho que a trama se perde quando a Cláudia
fica doente internada ou quando ela é sequestrada. Por causa da internação da Cláudia, que a Dona Paula tem que ir falar com o Tio Zé e acaba se afeiçoando a Maria Carolina. Devido o sequestro da Cláudia, que a Lúcia vai começando a perceber que o Jorge não é aquele cara que ela tanto idealizava. O que eu achei que dava para ter sido melhor desenvolvido era o fato do Jorge não ser o verdadeiro neto da Dona Paula. Eu acho que poderia ter mais uma reviravolta com a Mariana contando isso para Cláudia, Lucas e Tio Zé, fazendo com que eles usassem isso contra o Jorge e acho que o Giácomo, em vez de ser filho bastardo da Dona Paula, deveria ter sido o verdadeiro neto da Dona Paula, que teria sobrevivido ao acidente estaria todos esses anos infiltrado na família Candeias de Sá, disposto a tomar o lugar que era dele por direito. O "Quem Matou?" dessa novela é um dos melhores já feitos na teledramaturgia, mas o Canal Viva deu uma grande mancada ao mostrar a verdadeira assassina na chamada da semana da novela! Tinha tanta cena pra passar como a perseguição da polícia ao William e o Viva passa logo a cena da verdadeira assassina! Tudo bem que já tem quase 30 anos, mas achei um desrespeito com quem não assistiu na primeira exibição.
Acho a novela muito boa, todos os núcleos e quase todos os personagens. Eu só não gosto da Paula. Eu gosto da Bebel e do Olavo, mas pra mim a personagem que sustenta a trama é a Taís. Pra mim, a novela se perde após o assassinato dela, entrando em coma e só ressuscita no último capítulo, que eu acho bom, explicando a morte dela,
Não é uma novela ruim, mas achei a novela mais fraca da Elizabeth Jhin. A novela retratava descendentes de bruxas irlandesas do século XVII que tiveram que fugir da Irlanda para não serem queimadas pela Inquisição. Esse povo que teve que fugir da Irlanda acabou se refugiando em Minas Gerais no Brasil, fundando uma colônia irlandesa no estado, a cidade de Serranias. A história era bastante interessante, mas como deu baixa audiência, teve que passar por alterações. A ideia inicial da Jhin era fazer a Nina mocinha e a Eva vilã na primeira e inverter na segunda, fazendo a Eva ser mocinha e a Nina vilã. Algo que ela só pode realizar 8 anos depois com as personagens Emília e Vitória em "Além do Tempo". Pra mim, a força dessa novela estava justamente na primeira fase. Acho uma novela fraca não por ter começado fraca, mas pra mim o maior problema dela foram as alterações que sei serem necessárias em obras abertas, como as novelas, quando dão baixa audiência, mas no caso dessa as alterações tiraram toda a essência dela. "Espelho da Vida", última novela da Jhin, apesar de ter dado baixa audiência, manteve a essência dela do começo ao fim. Então, acabou sendo melhor desenvolvida que "Eterna Magia"
A julgar pelo primeiro programa, achei melhor que o Domingão do Faustão. Só achei estranho porque tinham anunciado que nas segundas seria a Pizzaria do Faustão e acabou não tendo o quadro, mas acredito que não teve por ser estreia
1- A Incrível História de José do Egito: Achei a melhor fase disparada, com personagens e núcleos bastante interessantes, com ótimos ganchos e com representatividade negra.
Gostei bastante do plot do Apepi, mas achei que ele poderia ter sido um personagem que estava na história desde o começo. Acho que teria sido mais interessante.
Mesmo assim, considero a melhor fase
2- Jardim do Éden: Achei perfeita também, mas coloquei em segundo porque a novela poderia ter explorado mais a Batalha Celestial
3- Arca de Noé: 0 defeitos. Só está em terceiro porque eu gostei mais das outras duas fases.
4- Torre de Babel: Não gostei da novela ter retirado os musicais nessa fase e acho que daria para ter explorado mais os registros históricos
5- Ur dos Caldeus: Fase perfeita, com personagens e núcleos bastante interessantes, com ótimos ganchos também; mas achei que pecou por continuar sem exibir musicais
6- Jacó: Diferente de muitos, eu gostei da novela ter colocado a Raquel como vilã. Gosto bastante da novela "A Favorita" e isso me lembrou bastante a novela. Acho que o texto bíblico permite essa interpretação também. Ainda não assisti as minisséries "Lia" e "José do Egito", mas o tanto de comparações entre a novela e a minissérie, me deu vontade de assistir. Gostei também de terem mudado porque acho que se fosse pra fazer igual, terminava a história logo em "Abraão" mesmo e reprisava a minissérie "José do Egito" depois de "Gênesis". Acho Lia e Raquel "A Favorita" da Record
7- Jornada de Abraão: Não achei uma fase ruim, gostei de todas. Acho a de Abraão a menos boa porque pra mim só o núcleo principal foi interessante nessa fase. Achei os plots paralelos super desinteressantes
Achei totalmente desnecessário cenas extras no PlayPlus, mas mesmo assim acho que a produção merece 5 estrelas
Musicais e Sequências Musicais da Novela “Gênesis”:
1- Lúcifer canta no Céu e na Terra (Capítulo 1)
2- Renah canta (Capítulo 2)
3- Meninas cantam uma nova versão de “Girls Just Wanna Have Fun” (Capítulo 3)
4- Adão canta “Jardim da Inocência” de Paulo César Baruk (Capítulo 3)
5- Lúcifer canta (Capítulo 5)
6- Família de Noé canta “Lamento de Noé”- Banda Universos (Capítulo 7)
7- Família de Noé canta “Nova Terra”- Banda Universos (Capítulo 8)
8- Sarai canta “Sementes ao Vento”- Banda Universos (Capítulo 50)
9- Sarai canta "Punhado de Areia"- Banda Universos (Capítulo 63)
10- Sarai canta “Canção de Ninar”- Banda Universos (Capítulo 73)
11- Toca música “Eva” da Banda Universos após o nascimento de Ismael (Capítulo 85)
12- Sara canta agradecendo à Deus por está grávida (Capítulo 93)
13- “As Tecelãs”- Banda Universos (Capítulo 102)
14- Jacó e Lia cantam “Meu Sonho”- Banda Universos (Capítulo 123)
15- Jacó canta no Capítulo Especial “Sonho de Jacó” (Capítulo 126)
16- Toca a música “Tudo Vai Mudar”, da Banda Universos, enquanto José e Abumani estão sendo levados no deserto (Capítulo 169)
17- Mãe de Azenate canta na festa de Neferíades (Capítulo 177)
18- Toca a música “Forte Sou”, da Banda Universos, numa cena em que José está na prisão (Capítulo 187)
19- Toca a música “Amor Maior”, da Banda Universos, na cena em que José encontra Azenate (Capítulo 199)
20- Toca a música “Amor Maior”, da Banda Universos, na cena em que José faz uma surpresa para Azenate e nas cenas da primeira noite dos dois (Capítulo 200)
21- Judá canta “A Busca” da Banda Universos (Capítulo 211)
22- Toca uma música quando Israel se desfaz da túnica de José (Capítulo 211)
23- José canta “Forte Sou” da Banda Universos (Capítulo 220)
Essa temporada não é ruim. O problema foi que a Record lançou como se fosse uma novela nova, que não tinha nada ver com "Caminhos do Coração" e "Os Mutantes", mas na verdade era uma continuação. Não deu outra, a audiência acabou caindo e tiveram que colocar o nome "Mutantes" no título de novo. Outro problema foi o Tiago Santiago ter criado a história da Sofia e do Amadeus pra eles serem protagonistas. O romance da Maria e do Marcelo era bom porque eles lutavam contra os vilões. A Maria não ficava apenas esperando o Marcelo salvá-la. Já a Sofia é uma mocinha passiva, que fica sempre esperando pelo Amadeus. A história da Sofia e do Amadeus além disso era irritante e aleatória. Não tinha ligação nenhuma com os mutantes e ficava deslocada dentro da trama. Acho que essa história da Sofia e do Amadeus podia até ter sido trabalhada na primeira e na segunda temporada com a Érica e o Guiga. Nessa temporada, os que deviam ter sido alçados a protagonistas eram a Nati e o Valente, que já estavam em "Os Mutantes- Caminhos do Coração". Eles eram um casal do tipo "Maria e Marcelo", se amavam e sempre enfrentando os vilões. Não é a toa que os dois acabam roubando o protagonismo de assalto
O programa devia ser ao vivo para evitar vazamentos. Os candidatos deveriam ser eliminados a medida que os jurados acertassem quem está atrás das fantasias. Os fantasiados que enganassem os jurados e o público melhor chegariam até a final. Assim, o formato ficaria melhor
Achei a novela boa, mas a melhor parte da novela é quando a Jandira e a Lara estão vivas. Depois da morte da Lara, a novela fica cansativa. Essas duas personagens carregaram a trama nas costas.
A Fazenda 15
3.7 9Não adianta nada a maioria do elenco ser bom se o público não sabe votar pelo entretenimento.
Cara e Coragem
2.5 6Pra mim só prestou os primeiros 80 capítulos,
quando achavam que a Clarice estava morta,
Amor Perfeito
3.3 7Desde de Espelho da Vida eu não gostava de uma novela das 18h. Essa foi uma das melhores que eu já assisti.
Siga Aquela Estrela
3.8 1Especial mais fraco da Xuxa. Só vale a pena assistir pelas músicas e pela mensagem de natal
O Rico e Lázaro
4.0 7Ela tem o mesmos problemas de A Terra Prometida. A história funciona bem até o capítulo 100 e após isso, há muitos plots desinteressantes e o que são interessantes são enrolados demais ou resolvidos de forma apressada. Porém, nessa na reta final a novela volta a ganhar o bom ritmo que tinha no começo, fazendo com que ela seja uma experiência melhor no geral.
O Desafio de Elias
3.7 1"Jezabel" de 2019 eu acho melhor, mas eu dou um desconto por essa ser a primeira produção bíblica da Record
A História de Ester
4.3 2Essa versão é bem melhor porque tem uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão dos personagens que a outra não tem. A versão de 2010 é muito apressada. Essa versão de 1998 só é ruim nas cenas de lutas, que não são bem produzidas
A Fazenda 14
2.7 7Deborah campeã moral e Deolane vice. Babi, Bia e Iran não mereciam nem ter chegado na final
Pão Pão, Beijo Beijo
3.8 6Pior novela do Walther Negrão
O Beijo do Vampiro
3.8 300Os esticamentos a prejudicaram muito, as outras tramas se encerraram 5 semanas antes e a principal ficou em banho maria pra se encerrar no penúltimo e no último capítulo
Os Imigrantes
4.1 3Reprisando desde 9 de maio de 2022 na TV Brasil às 18h
BBB 22: Dia 101
2.1 7Pelo menos em algo essa edição tinha que ser boa. Achei esse dia 101 melhor do que o dia 101 do BBB21, que todo mundo quis fingir arrependimento com a Juliette. Nesse, todo mundo falou o que achou do jogo e pareceram mais sinceros em relação ao que estavam sentindo
A Terra Prometida
4.0 14Funciona bem até a queda das muralhas de Jericó, por volta do capítulo 80. Após isso, há muitos plots desinteressantes, os que são interessantes são enrolados demais, mal desenvolvidos ou resolvidos de forma apressada.
Há uma constante quebra de expectativa nos planos da Samara e do Tobias, isso até é válido, mas feito de forma exaustiva e fica cansativo também.
Sonho Meu
3.4 26 Assista AgoraNovela emocionante, dividida em duas partes. Na primeira, A Farsa da Cláudia, a mocinha engana a todos para esconder que já é casada e que já tem uma filha. A Cláudia é uma das melhores mocinhas e bem a frente do seu tempo no começo. Não foi a toa que ela sofreu rejeição do público no início. Na segunda, vira uma tragédia e a Cláudia se transforma numa mocinha romântica, devido as alterações por causa da rejeição do público. Mesmo assim, continuei achando uma ótima mocinha nas duas fases. Você entende os motivos dela para ela não querer o Lucas, apesar de amá-lo. Não acho uma mocinha chata e nem acho que a trama se perde quando a Cláudia
fica doente internada ou quando ela é sequestrada. Por causa da internação da Cláudia, que a Dona Paula tem que ir falar com o Tio Zé e acaba se afeiçoando a Maria Carolina. Devido o sequestro da Cláudia, que a Lúcia vai começando a perceber que o Jorge não é aquele cara que ela tanto idealizava. O que eu achei que dava para ter sido melhor desenvolvido era o fato do Jorge não ser o verdadeiro neto da Dona Paula. Eu acho que poderia ter mais uma reviravolta com a Mariana contando isso para Cláudia, Lucas e Tio Zé, fazendo com que eles usassem isso contra o Jorge e acho que o Giácomo, em vez de ser filho bastardo da Dona Paula, deveria ter sido o verdadeiro neto da Dona Paula, que teria sobrevivido ao acidente estaria todos esses anos infiltrado na família Candeias de Sá, disposto a tomar o lugar que era dele por direito. O "Quem Matou?" dessa novela é um dos melhores já feitos na teledramaturgia, mas o Canal Viva deu uma grande mancada ao mostrar a verdadeira assassina na chamada da semana da novela! Tinha tanta cena pra passar como a perseguição da polícia ao William e o Viva passa logo a cena da verdadeira assassina! Tudo bem que já tem quase 30 anos, mas achei um desrespeito com quem não assistiu na primeira exibição.
Paraíso Tropical
3.5 140 Assista AgoraAcho a novela muito boa, todos os núcleos e quase todos os personagens. Eu só não gosto da Paula. Eu gosto da Bebel e do Olavo, mas pra mim a personagem que sustenta a trama é a Taís. Pra mim, a novela se perde após o assassinato dela, entrando em coma e só ressuscita no último capítulo, que eu acho bom, explicando a morte dela,
mas acho ruim o assassino ser o Olavo, porque é um personagem muito óbvio pra ser assassino misterioso
Eterna Magia
2.7 33Não é uma novela ruim, mas achei a novela mais fraca da Elizabeth Jhin. A novela retratava descendentes de bruxas irlandesas do século XVII que tiveram que fugir da Irlanda para não serem queimadas pela Inquisição. Esse povo que teve que fugir da Irlanda acabou se refugiando em Minas Gerais no Brasil, fundando uma colônia irlandesa no estado, a cidade de Serranias. A história era bastante interessante, mas como deu baixa audiência, teve que passar por alterações. A ideia inicial da Jhin era fazer a Nina mocinha e a Eva vilã na primeira e inverter na segunda, fazendo a Eva ser mocinha e a Nina vilã. Algo que ela só pode realizar 8 anos depois com as personagens Emília e Vitória em "Além do Tempo". Pra mim, a força dessa novela estava justamente na primeira fase. Acho uma novela fraca não por ter começado fraca, mas pra mim o maior problema dela foram as alterações que sei serem necessárias em obras abertas, como as novelas, quando dão baixa audiência, mas no caso dessa as alterações tiraram toda a essência dela. "Espelho da Vida", última novela da Jhin, apesar de ter dado baixa audiência, manteve a essência dela do começo ao fim. Então, acabou sendo melhor desenvolvida que "Eterna Magia"
Faustão na Band
3.9 4A julgar pelo primeiro programa, achei melhor que o Domingão do Faustão. Só achei estranho porque tinham anunciado que nas segundas seria a Pizzaria do Faustão e acabou não tendo o quadro, mas acredito que não teve por ser estreia
Família Record
2.7 2Eu acho boa a troca de presentes, mas acho as brincadeiras sem graça. Única que eu achei legal foi a da música
Juntos a Magia Acontece 2
3.1 1Eu achei o primeiro filme melhor
Gênesis
4.2 11Meu Ranking de Fases:
1- A Incrível História de José do Egito: Achei a melhor fase disparada, com personagens e núcleos bastante interessantes, com ótimos ganchos e com representatividade negra.
Gostei bastante do plot do Apepi, mas achei que ele poderia ter sido um personagem que estava na história desde o começo. Acho que teria sido mais interessante.
2- Jardim do Éden: Achei perfeita também, mas coloquei em segundo porque a novela poderia ter explorado mais a Batalha Celestial
3- Arca de Noé: 0 defeitos. Só está em terceiro porque eu gostei mais das outras duas fases.
4- Torre de Babel: Não gostei da novela ter retirado os musicais nessa fase e acho que daria para ter explorado mais os registros históricos
5- Ur dos Caldeus: Fase perfeita, com personagens e núcleos bastante interessantes, com ótimos ganchos também; mas achei que pecou por continuar sem exibir musicais
6- Jacó: Diferente de muitos, eu gostei da novela ter colocado a Raquel como vilã. Gosto bastante da novela "A Favorita" e isso me lembrou bastante a novela. Acho que o texto bíblico permite essa interpretação também. Ainda não assisti as minisséries "Lia" e "José do Egito", mas o tanto de comparações entre a novela e a minissérie, me deu vontade de assistir. Gostei também de terem mudado porque acho que se fosse pra fazer igual, terminava a história logo em "Abraão" mesmo e reprisava a minissérie "José do Egito" depois de "Gênesis". Acho Lia e Raquel "A Favorita" da Record
7- Jornada de Abraão: Não achei uma fase ruim, gostei de todas. Acho a de Abraão a menos boa porque pra mim só o núcleo principal foi interessante nessa fase. Achei os plots paralelos super desinteressantes
Achei totalmente desnecessário cenas extras no PlayPlus, mas mesmo assim acho que a produção merece 5 estrelas
Gênesis
4.2 11Musicais e Sequências Musicais da Novela “Gênesis”:
1- Lúcifer canta no Céu e na Terra (Capítulo 1)
2- Renah canta (Capítulo 2)
3- Meninas cantam uma nova versão de “Girls Just Wanna Have Fun” (Capítulo 3)
4- Adão canta “Jardim da Inocência” de Paulo César Baruk (Capítulo 3)
5- Lúcifer canta (Capítulo 5)
6- Família de Noé canta “Lamento de Noé”- Banda Universos (Capítulo 7)
7- Família de Noé canta “Nova Terra”- Banda Universos (Capítulo 8)
8- Sarai canta “Sementes ao Vento”- Banda Universos (Capítulo 50)
9- Sarai canta "Punhado de Areia"- Banda Universos (Capítulo 63)
10- Sarai canta “Canção de Ninar”- Banda Universos (Capítulo 73)
11- Toca música “Eva” da Banda Universos após o nascimento de Ismael (Capítulo 85)
12- Sara canta agradecendo à Deus por está grávida (Capítulo 93)
13- “As Tecelãs”- Banda Universos (Capítulo 102)
14- Jacó e Lia cantam “Meu Sonho”- Banda Universos (Capítulo 123)
15- Jacó canta no Capítulo Especial “Sonho de Jacó” (Capítulo 126)
16- Toca a música “Tudo Vai Mudar”, da Banda Universos, enquanto José e Abumani estão sendo levados no deserto (Capítulo 169)
17- Mãe de Azenate canta na festa de Neferíades (Capítulo 177)
18- Toca a música “Forte Sou”, da Banda Universos, numa cena em que José está na prisão (Capítulo 187)
19- Toca a música “Amor Maior”, da Banda Universos, na cena em que José encontra Azenate (Capítulo 199)
20- Toca a música “Amor Maior”, da Banda Universos, na cena em que José faz uma surpresa para Azenate e nas cenas da primeira noite dos dois (Capítulo 200)
21- Judá canta “A Busca” da Banda Universos (Capítulo 211)
22- Toca uma música quando Israel se desfaz da túnica de José (Capítulo 211)
23- José canta “Forte Sou” da Banda Universos (Capítulo 220)
Os Mutantes: Promessas de Amor
3.1 13Essa temporada não é ruim. O problema foi que a Record lançou como se fosse uma novela nova, que não tinha nada ver com "Caminhos do Coração" e "Os Mutantes", mas na verdade era uma continuação. Não deu outra, a audiência acabou caindo e tiveram que colocar o nome "Mutantes" no título de novo. Outro problema foi o Tiago Santiago ter criado a história da Sofia e do Amadeus pra eles serem protagonistas. O romance da Maria e do Marcelo era bom porque eles lutavam contra os vilões. A Maria não ficava apenas esperando o Marcelo salvá-la. Já a Sofia é uma mocinha passiva, que fica sempre esperando pelo Amadeus. A história da Sofia e do Amadeus além disso era irritante e aleatória. Não tinha ligação nenhuma com os mutantes e ficava deslocada dentro da trama. Acho que essa história da Sofia e do Amadeus podia até ter sido trabalhada na primeira e na segunda temporada com a Érica e o Guiga. Nessa temporada, os que deviam ter sido alçados a protagonistas eram a Nati e o Valente, que já estavam em "Os Mutantes- Caminhos do Coração". Eles eram um casal do tipo "Maria e Marcelo", se amavam e sempre enfrentando os vilões. Não é a toa que os dois acabam roubando o protagonismo de assalto
The Masked Singer Brasil (1ª Temporada)
3.5 16O programa devia ser ao vivo para evitar vazamentos. Os candidatos deveriam ser eliminados a medida que os jurados acertassem quem está atrás das fantasias. Os fantasiados que enganassem os jurados e o público melhor chegariam até a final. Assim, o formato ficaria melhor
Topíssima
3.3 7Achei a novela boa, mas a melhor parte da novela é quando a Jandira e a Lara estão vivas. Depois da morte da Lara, a novela fica cansativa. Essas duas personagens carregaram a trama nas costas.
Ardelize como assassina da Lara foi bem melhor do que o final alternativo com a Angélica