Esse filme é um autêntico "filme de contrabando" como diria Luc Moullet. Parece ser mais um filme sensacionalista com final moralista, mas é um dos filmes mais libertários já feitos no Brasil.
Que filme maravilhoso! Atuações tocantes (sobretudo do trio feminino) com uma encenação eficiente. As sequências finais são de tirar o fôlego de tanta beleza e tristeza.
Confesso que não sou um grande admirador da obra do Sokurov, mas esse filme e "A Voz Solitária do Homem" são duas obras esplendidas do diretor para mim. Se "A voz..." foi o filme do cineasta russo que mais me emocionou e me perturbou (com os diversos contatos do protagonista com a morte), "Dias de Eclipse" foi o filme que me despertou para a maestria de seu realizador. Uma capacidade de produzir imagens-sonoras e personagens que não deve nem mesmo a Tarkovsky. Apesar de ter me sentido um pouco cansado durante a projeção, ainda assim não me fez desgostar em nada dessa obra de grande beleza e ousadia. Na tela grande esse filme deve ser uma experiência única com seu mix de referencias auditivas associadas a cenas ficcionais e documentais num Turcomenistão sórdido. Grande filme.
obs: vi num documentário que Tarkovsky queria filmar "Stalker" nesse mesmo país, mas por conta de um terremoto as locações mudaram totalmente.
De cara com tantos comentários negativos sobre esse filme. Terminei a sessão extasiado com a mise en scène fantástica dessa obra maestra de Hitchcock. Reafirmo a minha convicção que os grandes cineastas demonstram ser grandes naqueles filmes considerados subestimados. Precisa ser revisto urgentemente!
Depois de assistir "Bloqueio", "Maidan" e "O Evento", o nome do diretor passou a ser um obrigatório quando se trata de cinema contemporâneo para mim. A força das imagens históricas e das imagens urgentes permite que o espectador deslumbre dos acontecimentos ao mesmo tempo de perto e de longe. Toda a reflexão das imagens fica por conta de quem o assiste. E não dá para sair de um filme como esse e não querer falar do que sentiu e o que pensou durante a sessão. Aqui fica claro que tão importante que registrar os fatos é saber fazer uso deles.
O melhor filme sobre DITADURAS sul americanas feito nos últimos anos. Grande sacada do diretor em optar pelo vídeo e sua resolução televisiva. Filmaço!
Um dos mais belos filmes do Realismo Socialista, como também uma dos mais sensíveis e esperançosos de seu tempo. Literalmente me encantei com a atriz Yelena Kuzmina em mais uma de suas atuações humanísticas. Uma obra-prima que infelizmente não é conhecida pelo grande público. Apaixonante e humano.
Um dos maiores dramas políticos brasileiros. Ousado e polêmico. Me perguntei como esse filme não foi censurado na época! O diálogo, que vai muito além do período histórico dos inconfidentes, permanece contínuo em toda a história nacional. Excelente!
Esse é uma daquelas comédias românticas que não perde em absolutamente nada paras as obras de um Woody Allen por exemplo. Georgi Daneliya tem que ser descoberto aqui no ocidente. Muito bom!
Como me impressiona a capacidade e o talento de certos realizadores soviéticos ao pensarem sua sociedade nas suas relações humanas com seus problemas, mas também com suas belezas. Esse é mais um desses filmes que em seus temas, ainda que a URSS não exista mais, permanece universal e atual. Destaque pra belissima trilha-sonora. Grande filme!
Um faroeste estiloso e super bem encenado. Diálogos incriveis combinados com a fotografia estilizada em cenas que parecem terem nascido clássicas. O que é todo aquele inicio? De tirar o folêgo! O tempo parece só ter feito bem a esse filme.
Um triângulo amoroso que pode parecer simples, mas que nos atinge de forma única. Eterna cena do colar! Dessa forma Boris Barnet demonstra ser um dos grandes realizadores do cinema soviético. Belíssimo!
Giselle
2.9 50Esse filme é um autêntico "filme de contrabando" como diria Luc Moullet. Parece ser mais um filme sensacionalista com final moralista, mas é um dos filmes mais libertários já feitos no Brasil.
O Arco
3.7 3Que filme maravilhoso! Atuações tocantes (sobretudo do trio feminino) com uma encenação eficiente. As sequências finais são de tirar o fôlego de tanta beleza e tristeza.
O Animal Cordial
3.4 618 Assista AgoraQue frescor é assistir esse filme tendo em mente a última safra do cinema brasileiro.
Quadrilha Maldita
3.9 16 Assista AgoraMise-en-scène absurda desse filme.
Bye Bye Africa
4.0 2Um dos filmes essenciais do cinema africano. Um filme diaspórico e cheio de reflexões sobre a relação de poder entre quem filma e quem é filmado.
Os Dias de Eclipse
4.0 4Confesso que não sou um grande admirador da obra do Sokurov, mas esse filme e "A Voz Solitária do Homem" são duas obras esplendidas do diretor para mim. Se "A voz..." foi o filme do cineasta russo que mais me emocionou e me perturbou (com os diversos contatos do protagonista com a morte), "Dias de Eclipse" foi o filme que me despertou para a maestria de seu realizador. Uma capacidade de produzir imagens-sonoras e personagens que não deve nem mesmo a Tarkovsky. Apesar de ter me sentido um pouco cansado durante a projeção, ainda assim não me fez desgostar em nada dessa obra de grande beleza e ousadia. Na tela grande esse filme deve ser uma experiência única com seu mix de referencias auditivas associadas a cenas ficcionais e documentais num Turcomenistão sórdido. Grande filme.
obs: vi num documentário que Tarkovsky queria filmar "Stalker" nesse mesmo país, mas por conta de um terremoto as locações mudaram totalmente.
Sob o Signo de Capricórnio
3.3 63 Assista AgoraDe cara com tantos comentários negativos sobre esse filme. Terminei a sessão extasiado com a mise en scène fantástica dessa obra maestra de Hitchcock. Reafirmo a minha convicção que os grandes cineastas demonstram ser grandes naqueles filmes considerados subestimados. Precisa ser revisto urgentemente!
Afonya
3.1 1Georgi Daneliya se reafirma aqui como um dos grandes cineastas populares soviéticos ao lado de Eldar Ryazanov e Leonid Gaidai. Filme belíssimo.
O Evento
3.3 3Depois de assistir "Bloqueio", "Maidan" e "O Evento", o nome do diretor passou a ser um obrigatório quando se trata de cinema contemporâneo para mim. A força das imagens históricas e das imagens urgentes permite que o espectador deslumbre dos acontecimentos ao mesmo tempo de perto e de longe. Toda a reflexão das imagens fica por conta de quem o assiste. E não dá para sair de um filme como esse e não querer falar do que sentiu e o que pensou durante a sessão. Aqui fica claro que tão importante que registrar os fatos é saber fazer uso deles.
Atirou para Matar
3.4 2Quem for de Maceió poderá assistir ao curta nesta quinta (28/05) no Sesc Centro:
http://www.sescalagoas.com.br/imprensa/noticias/index.asp?vCod=1209&idioma=pt
Sangue Incontrolável
4.0 1Regina Linnanheimo divando muito nesse filme!
Don Silencioso
4.0 4Definitivamente uma obra-prima do cinema soviético pós-stalinista!
Não
4.2 472 Assista AgoraO melhor filme sobre DITADURAS sul americanas feito nos últimos anos. Grande sacada do diretor em optar pelo vídeo e sua resolução televisiva. Filmaço!
Sonho
3.7 1Um dos mais belos filmes do Realismo Socialista, como também uma dos mais sensíveis e esperançosos de seu tempo. Literalmente me encantei com a atriz Yelena Kuzmina em mais uma de suas atuações humanísticas. Uma obra-prima que infelizmente não é conhecida pelo grande público. Apaixonante e humano.
Os Inconfidentes
3.7 27Um dos maiores dramas políticos brasileiros. Ousado e polêmico. Me perguntei como esse filme não foi censurado na época! O diálogo, que vai muito além do período histórico dos inconfidentes, permanece contínuo em toda a história nacional. Excelente!
Céu Amarelo
3.9 27 Assista AgoraDireção precisa de Wellman e atuações impécaveis do elenco. Como disse o comentário abaixo: "Uma cena inacreditável após a outra". Filmaço!
Maratona de Outono
3.6 3Esse é uma daquelas comédias românticas que não perde em absolutamente nada paras as obras de um Woody Allen por exemplo. Georgi Daneliya tem que ser descoberto aqui no ocidente. Muito bom!
Moscou Não Acredita em Lágrimas
3.8 27 Assista AgoraComo me impressiona a capacidade e o talento de certos realizadores soviéticos ao pensarem sua sociedade nas suas relações humanas com seus problemas, mas também com suas belezas. Esse é mais um desses filmes que em seus temas, ainda que a URSS não exista mais, permanece universal e atual. Destaque pra belissima trilha-sonora. Grande filme!
Duelo ao Sol
3.6 35 Assista AgoraUm faroeste de tom épico e expecionalmente romantico, ou seja, tudo aquilo que esperamos e que não esperamos de um faroeste.
Johnny Guitar
4.1 98 Assista AgoraUm faroeste estiloso e super bem encenado. Diálogos incriveis combinados com a fotografia estilizada em cenas que parecem terem nascido clássicas. O que é todo aquele inicio? De tirar o folêgo! O tempo parece só ter feito bem a esse filme.
A Tristeza e a Piedade
3.8 15O mais ousado e profundo documentário sobre a Segunda Guerra Mundial. Obrigatório.
O Porto
3.6 104 Assista AgoraUm belo filme! Faz bem assisti-lo.
Vento e Areia
4.4 34Não tem como não ouvir e sentir o vento ao ver esse filme.
À Beira do Mar Azul
3.5 5Um triângulo amoroso que pode parecer simples, mas que nos atinge de forma única. Eterna cena do colar! Dessa forma Boris Barnet demonstra ser um dos grandes realizadores do cinema soviético. Belíssimo!