Tudo bem que o Art era "imorrível" e já fazia algumas coisas impossíveis, mas meteram um sobrenatural no filme que foi totalmente desnecessário. Por mais que a breguice tenha sido intencional, não funcionou comigo...
Estranho, o tom das cenas é desconexo. Assisti o filme todo reclamando! Achei positivo que ele não usou o estereótipo do autista gênio, MAS... o autismo é usado para justificar qualquer atitude sem sentido tomada pelo protagonista. Muito conveniente para os roteiristas... Outro ponto positivo é a atuação da Ana de Armas, MAS...
as situações do filme são desconfortáveis o suficiente para gerar desconfiança em suas atitudes e sua personagem teria que ser uma ótima atriz para justificar algumas cenas, o que não faz muito sentido
Ler comentários em filmes de terror é sempre muito enriquecedor, sempre tem pontos de vista completamente diferentes! 😅 Certamente é o gênero mais pessoal do cinema... e não acho que tenha nada de errado nisso.
Quanto ao filme, a aflição passada pela protagonista por estar numa situação "sem saída" é a melhor parte dele e (para mim) era o suficiente para sustentá-lo. Acredito que essa sensação é reforçada através do "realismo" das situações vividas pela personagem, contribuindo para imersão do espectador. Então, seguindo esse meu ponto de vista, o filme começa a desandar no último quarto...
A partir da cena da terapeuta encapetada, quando o filme começa a explorar o sobrenatural de uma forma mais fantasiosa.
Outro ponto MUITO relevante: Nenhuma expressão facial irá superar o sorriso da Mia Goth em Pearl, os personagens sorrindo nesse filme ficaram até simpáticos! 🤣
Não interpretei o filme como transfóbico, muito pelo contrário, se trata de uma criança traumatizada por ser forçada a adotar uma identidade de gênero diferente da sua própria. É o equivalente de uma pessoa trans que cresceu obrigada a se identificar pelo seu sexo biológico. (Se eu falei alguma bobagem, podem me corrigir) Claro que esse tipo de trauma não cria necessariamente assassinos, mas o filme se preocupa em apresentar uma certa justiça nas mortes para justificá-las.
E no início do filme eu fiquei confuso em relação ao gênero da Tia Martha, isso me fez desconfiar do plot twist e estragou um pouco a surpresa. Mas gostei da bizarra cena final.
A resistência da protagonista em entender o que havia acontecido é totalmente descabida e se arrasta por tempo demais no filme, esse comportamento deixa evidente o "plot twist" da identidade do detetive pelo contraste das atitudes dos dois diante da situação fantástica vivida por ela. A única coisa que prende a atenção no filme é a expectativa de sua resolução, pois entende-se desde o início que uma mãe sempre irá escolher a realidade onde a sua filha existe.
Acho que algumas pessoas estão interpretando um pouco errado esse filme. (ou eu estou) 😅 Apesar dele brincar bastante com algumas atitudes que foram tomadas durante a pandemia e acabaram se mostrando pouco eficazes ou até inúteis...
A crítica é direcionada ao fato dos assassinos serem parte do próprio problema que eles criticam.
A motivação dos assassinos não é nenhuma novidade, ela é sugerida ao longo de todo o filme. O plot twist real da história é o fato dos assassinos estarem do mesmo lado da protagonista, pois são egoístas e foram incapazes de "tomar a responsabilidade" e assim perceber que a culpa sempre foi do próprio filho deles por ter ido a festa!
Além da crítica, gosto que esse slasher faz questão de pontuar as suas fugas aos clichês (não todos, claro) do gênero. Os personagens têm atitudes críveis (a maioria), o antagonista não é de aço e...
As vítimas "batem" até o final quando surge a oportunidade! (Cena da protagonista matando o primeiro assassino) E não derrubam o antagonista, dão dois tapas e saem correndo esperando a próxima oportunidade de ser morta! Haha
Gostei da perspectiva do "A Ride in the Park" e o "Safe Haven" foi o melhor pra mim, apesar de ter umas coisas totalmente desnecessárias (cena final e possuído-aranha).
Aviso: na parte dos alienígenas, O CACHORRO MORRE NO FINAL! Menos uma estrela por isso.
de colocar uma cena impactante e inesperada no início sempre funciona comigo
ajuda demais a entrar no clima.
Eu lembrei inicialmente do cult e superestimado (sim, não gosto) "Abismo do Medo", só que ao invés de usar cavernas apertadas para gerar claustrofobia, esse filme conseguiu brilhantemente emular essa sensação numa floresta "aberta". A vastidão do ambiente e a incapacidade de ver o horizonte são angustiantes! Outro ponto que me fez lembrar do cult, mas de forma oposta, é a construção de uma subtrama para o protagonista. Enquanto que no primeiro filme ela não acrescenta absolutamente nada na trama principal, nesse ela é muito bem explorada e impacta diretamente na trama principal e nos demais personagens. Achei que o filme deu uma caída no final e não gostei muito da conclusão...
Achei a conclusão piegas e aquela cena dele gritando para o bicho bem brega! Finais pessimistas/realistas me agradam mais. Para mim, a moral do filme deveria ser a conclusão óbvia de que provavelmente o protagonista teria sido mais uma vítima caso tentasse ajudar o amigo.
Nesse caso, dois finais possíveis seriam: 1. Ele se ajoelha para o bicho e vai embora. 2. Ele tenta bancar o herói e é morto pela criatura.
Edit: acabei esquecendo de uma das cenas mais bizarras do filme...
A médica legista mostrando o corpo no necrotério e falando que a falecida estava IMPOSSÍVEL de ser reconhecida! Sendo que CLARAMENTE dava para fazer o reconhecimento, o rosto da mulher só estava sujo! 🤣
Mas apesar das atuações duvidosas e algumas situações forçadas, o filme fica divertido no final. Valeu a pena ter continuado.
O conceito (totalmente fictício né) usado para justificar as alucinações que ocorrem durante a paralisia do sono. A ideia de que existem seres vivendo nessa "dimensão" que nosso cérebro não consegue captar por conta da percepção do tempo foi interessante, poderia ser melhor trabalhada num filme. Mas só isso foi legal, a maneira que eles utilizam esse conceito e todo resto da história é descartável.
Não entendi o propósito do motivo da vingança ser tão estúpido.
Dae-su não invadiu a privacidade do antagonista bisbilhotando a janela de sua casa num momento íntimo com uma namoradinha, por exemplo. Woo-jin não só estava em uma relação incestuosa com sua irmã, como também se arriscou fazendo isso DENTRO DO COLÉGIO! E não é como se eles não tivessem oportunidade para isso, ELES MORAVAM JUNTOS! Dae-su nem se quer fez juízo de valor do que viu, ou pelo menos não teria como o antagonista saber, pois ele logo se transferiu.
Essa leviandade enfraquece demais o filme na minha opinião. Woo-jin é apenas uma pessoa horrível, que planeja e executa por mais de 15 anos uma vingança apenas para satisfazer o seu sadismo, sem notar em nenhum momento ao longo de todos esses anos como o seu senso de justiça é distorcido e não faz sentido.
Esse filme deveria acabar igual ao meme do pastor que lia errado uma passagem da Bíblia para justificar ter relações com as esposas dos fiéis e foi desmentido ao vivo por um repórter! Woo-jin se daria conta que nada que ele planejou fez sentido e pediria desculpas envergonhado! 🤣
Funcionou bastante pra mim! Apesar dos elementos do terror estarem presentes, certamente não é o foco. Mesmo assim, o filme foi bem competente em me deixar tenso a maior parte do tempo. Os personagens também são um pouco exagerados, mas basta pensar na premissa do filme para perceber que não é para esperar seriedade neles. E apesar do tom cômico, ele também funciona como uma crítica social.
- Muitos não gostaram, mas o contraste da lentidão/passividade do personagem do Kaluuya em relação a sua irmã frenética/chata gerou um desconforto que agregou na construção de tensão das cenas.
- Como que as pessoas não gostaram do design do monstrão? Achei incrível.
Pelo o que eu pude entender nos comentários... para compreender 100% esse filme é necessário conhecer a história coreana e o contexto geopolítico da sua relação com o Japão. Também é preciso ser um profundo conhecedor de sua cultura, principalmente do seu folclore e símbolos. Juntando essa bagagem teórica oriental com conceitos simples do cristianismo comumente vistos em nossa cultura, fica FÁCIL entender o filme por completo. (E se vc for burrão, ainda existem cenas cortadas para te ajudar) 🤣
1) Não há como desvincular as ações do ritual do curandeiro das consequências sofridas pelo japonês. 2) Também não tem como entender o que a guardiã quis dizer ao falar que o protagonista acusou e puniu uma pessoa inocente.
Esses dois pontos possuem desdobramentos importantes da narrativa, mas estou com preguiça de elaborar. Caso alguém queira discordar, me xingar ou explicar algo que eu não tenha entendido, fique a vontade! 😅
E é verdade que não é justo julgar um filme por uma falha minha. Mas também é verdade que esse filme poderia ter a trama mais complexa e inteligente do mundo, ainda sim seria impossível (pra mim) gostar de um terror protagonizado pelo Didi e os trapalhões! 😅
Piscina Infinita
3.0 364 Assista AgoraO que parecia ser o questionamento principal do filme, no final, foi apenas uma cereja no bolo.
Somos todos descartáveis, mas alguns são mais que outros...
Aterrorizante 2
2.9 424 Assista AgoraO gore é muito bem feito, mas só isso...
Tudo bem que o Art era "imorrível" e já fazia algumas coisas impossíveis, mas meteram um sobrenatural no filme que foi totalmente desnecessário. Por mais que a breguice tenha sido intencional, não funcionou comigo...
O Recepcionista
2.6 232Estranho, o tom das cenas é desconexo. Assisti o filme todo reclamando!
Achei positivo que ele não usou o estereótipo do autista gênio, MAS... o autismo é usado para justificar qualquer atitude sem sentido tomada pelo protagonista. Muito conveniente para os roteiristas...
Outro ponto positivo é a atuação da Ana de Armas, MAS...
as situações do filme são desconfortáveis o suficiente para gerar desconfiança em suas atitudes e sua personagem teria que ser uma ótima atriz para justificar algumas cenas, o que não faz muito sentido
Duna: Parte 1
3.8 1,6K Assista AgoraTeria sido melhor assistir no cinema..
Sorria
3.1 850 Assista AgoraLer comentários em filmes de terror é sempre muito enriquecedor, sempre tem pontos de vista completamente diferentes! 😅
Certamente é o gênero mais pessoal do cinema... e não acho que tenha nada de errado nisso.
Quanto ao filme, a aflição passada pela protagonista por estar numa situação "sem saída" é a melhor parte dele e (para mim) era o suficiente para sustentá-lo. Acredito que essa sensação é reforçada através do "realismo" das situações vividas pela personagem, contribuindo para imersão do espectador.
Então, seguindo esse meu ponto de vista, o filme começa a desandar no último quarto...
A partir da cena da terapeuta encapetada, quando o filme começa a explorar o sobrenatural de uma forma mais fantasiosa.
Outro ponto MUITO relevante:
Nenhuma expressão facial irá superar o sorriso da Mia Goth em Pearl, os personagens sorrindo nesse filme ficaram até simpáticos! 🤣
Você Não Estará Só
3.6 126 Assista AgoraSe esse filme fosse dirigido pelo diretor de Hagazussa (2017) teria sido uma obra prima...
No geral, a jornada da protagonista foi muito interessante, mas não me senti imerso com a ambientação do filme e fiquei entediado em alguns momentos.
Acampamento Sinistro
3.3 388A atuação é tão ruim que o filme fica divertido! haha
E sobre a sua temática "polêmica":
Não interpretei o filme como transfóbico, muito pelo contrário, se trata de uma criança traumatizada por ser forçada a adotar uma identidade de gênero diferente da sua própria. É o equivalente de uma pessoa trans que cresceu obrigada a se identificar pelo seu sexo biológico. (Se eu falei alguma bobagem, podem me corrigir)
Claro que esse tipo de trauma não cria necessariamente assassinos, mas o filme se preocupa em apresentar uma certa justiça nas mortes para justificá-las.
E no início do filme eu fiquei confuso em relação ao gênero da Tia Martha, isso me fez desconfiar do plot twist e estragou um pouco a surpresa. Mas gostei da bizarra cena final.
Durante a Tormenta
4.0 901 Assista AgoraPremissa legal, mas algumas coisas me incomodaram.
A resistência da protagonista em entender o que havia acontecido é totalmente descabida e se arrasta por tempo demais no filme, esse comportamento deixa evidente o "plot twist" da identidade do detetive pelo contraste das atitudes dos dois diante da situação fantástica vivida por ela. A única coisa que prende a atenção no filme é a expectativa de sua resolução, pois entende-se desde o início que uma mãe sempre irá escolher a realidade onde a sua filha existe.
Avatar: O Caminho da Água
3.9 1,3K Assista AgoraO roteiro é fraquinho mesmo, mas...
Eu veria facilmente 6 horas dessa belezura de filme! 😅
Morte Morte Morte
3.1 643 Assista AgoraÉ uma boa sátira, mas acho que poderiam ter equilibrado melhor a quantidade de diálogos com as cenas de tensão. Não me diverti tanto quanto poderia...
Mais jovens morrendo teria ajudado! 😂
À Prova de Morte
3.9 2,0K Assista AgoraA sequência final desse filme é satisfatória demais. Como sempre, Tarantino nos fazendo comemorar a violência...
O Segredo de Marrowbone
3.7 436 Assista AgoraDe alguma forma estranha a Anya Taylor-Joy tem o poder de...
Atrair pessoas fragmentadas 😅
Isolamento Mortal
3.3 195 Assista AgoraAcho que algumas pessoas estão interpretando um pouco errado esse filme. (ou eu estou) 😅
Apesar dele brincar bastante com algumas atitudes que foram tomadas durante a pandemia e acabaram se mostrando pouco eficazes ou até inúteis...
A crítica é direcionada ao fato dos assassinos serem parte do próprio problema que eles criticam.
A motivação dos assassinos não é nenhuma novidade, ela é sugerida ao longo de todo o filme.
O plot twist real da história é o fato dos assassinos estarem do mesmo lado da protagonista, pois são egoístas e foram incapazes de "tomar a responsabilidade" e assim perceber que a culpa sempre foi do próprio filho deles por ter ido a festa!
Além da crítica, gosto que esse slasher faz questão de pontuar as suas fugas aos clichês (não todos, claro) do gênero. Os personagens têm atitudes críveis (a maioria), o antagonista não é de aço e...
As vítimas "batem" até o final quando surge a oportunidade! (Cena da protagonista matando o primeiro assassino)
E não derrubam o antagonista, dão dois tapas e saem correndo esperando a próxima oportunidade de ser morta! Haha
Contos Macabros
3.5 23Merecia demais um remake com um terror atualizado! (e atores de verdade) 😅
Aliás, o garotinho do segundo conto é disparado o melhor ator desse filme!
Alguém mais viu uma ideia inicial do "Corra" no último conto?
V/H/S/2
3.1 443Gostei da perspectiva do "A Ride in the Park" e o "Safe Haven" foi o melhor pra mim, apesar de ter umas coisas totalmente desnecessárias (cena final e possuído-aranha).
Aviso: na parte dos alienígenas, O CACHORRO MORRE NO FINAL!
Menos uma estrela por isso.
O Ritual
3.2 476 Assista AgoraSurpreendentemente bom!
Essa fórmula que o filme usa
de colocar uma cena impactante e inesperada no início sempre funciona comigo
Eu lembrei inicialmente do cult e superestimado (sim, não gosto) "Abismo do Medo", só que ao invés de usar cavernas apertadas para gerar claustrofobia, esse filme conseguiu brilhantemente emular essa sensação numa floresta "aberta". A vastidão do ambiente e a incapacidade de ver o horizonte são angustiantes!
Outro ponto que me fez lembrar do cult, mas de forma oposta, é a construção de uma subtrama para o protagonista. Enquanto que no primeiro filme ela não acrescenta absolutamente nada na trama principal, nesse ela é muito bem explorada e impacta diretamente na trama principal e nos demais personagens.
Achei que o filme deu uma caída no final e não gostei muito da conclusão...
Achei a conclusão piegas e aquela cena dele gritando para o bicho bem brega!
Finais pessimistas/realistas me agradam mais. Para mim, a moral do filme deveria ser a conclusão óbvia de que provavelmente o protagonista teria sido mais uma vítima caso tentasse ajudar o amigo.
Nesse caso, dois finais possíveis seriam:
1. Ele se ajoelha para o bicho e vai embora.
2. Ele tenta bancar o herói e é morto pela criatura.
Mas ainda sim é um ótimo filme!
O Quarto Secreto
3.7 364Eu quase abandonei o filme no momento...
..que apareceu o "fantasma" da Belén no espelho.
Edit: acabei esquecendo de uma das cenas mais bizarras do filme...
A médica legista mostrando o corpo no necrotério e falando que a falecida estava IMPOSSÍVEL de ser reconhecida! Sendo que CLARAMENTE dava para fazer o reconhecimento, o rosto da mulher só estava sujo! 🤣
Mas apesar das atuações duvidosas e algumas situações forçadas, o filme fica divertido no final.
Valeu a pena ter continuado.
Fitas Macabras
1.9 30 Assista AgoraTerrível... a única coisa legal foi:
O conceito (totalmente fictício né) usado para justificar as alucinações que ocorrem durante a paralisia do sono. A ideia de que existem seres vivendo nessa "dimensão" que nosso cérebro não consegue captar por conta da percepção do tempo foi interessante, poderia ser melhor trabalhada num filme. Mas só isso foi legal, a maneira que eles utilizam esse conceito e todo resto da história é descartável.
V/H/S
3.0 749 Assista AgoraDeu pra passar o tempo...
A primeira fita é a que funciona melhor como terror e última foi a mais divertida pra mim.
Fresh
3.5 525 Assista AgoraEu não costumo assistir comédias românticas e os primeiros 34 min de filme me lembraram o motivo disso! 😂
(na verdade eu não assisto pra não chorar) 🤫
Mas apesar do início chato e uns clichês pontuais, gostei bastante do restante do filme!
Oldboy
4.3 2,3K Assista AgoraÉ um bom filme e uma bela de uma vingança, mas...
Não entendi o propósito do motivo da vingança ser tão estúpido.
Dae-su não invadiu a privacidade do antagonista bisbilhotando a janela de sua casa num momento íntimo com uma namoradinha, por exemplo. Woo-jin não só estava em uma relação incestuosa com sua irmã, como também se arriscou fazendo isso DENTRO DO COLÉGIO! E não é como se eles não tivessem oportunidade para isso, ELES MORAVAM JUNTOS!
Dae-su nem se quer fez juízo de valor do que viu, ou pelo menos não teria como o antagonista saber, pois ele logo se transferiu.
Essa leviandade enfraquece demais o filme na minha opinião. Woo-jin é apenas uma pessoa horrível, que planeja e executa por mais de 15 anos uma vingança apenas para satisfazer o seu sadismo, sem notar em nenhum momento ao longo de todos esses anos como o seu senso de justiça é distorcido e não faz sentido.
Esse filme deveria acabar igual ao meme do pastor que lia errado uma passagem da Bíblia para justificar ter relações com as esposas dos fiéis e foi desmentido ao vivo por um repórter! Woo-jin se daria conta que nada que ele planejou fez sentido e pediria desculpas envergonhado! 🤣
O Mochileiro Kai: Herói ou Assassino?
2.8 44 Assista AgoraA história é interessante mas o documentário é raso.
Não! Não Olhe!
3.5 1,3K Assista AgoraFuncionou bastante pra mim!
Apesar dos elementos do terror estarem presentes, certamente não é o foco. Mesmo assim, o filme foi bem competente em me deixar tenso a maior parte do tempo.
Os personagens também são um pouco exagerados, mas basta pensar na premissa do filme para perceber que não é para esperar seriedade neles. E apesar do tom cômico, ele também funciona como uma crítica social.
Outros pontos:
- Muitos não gostaram, mas o contraste da lentidão/passividade do personagem do Kaluuya em relação a sua irmã frenética/chata gerou um desconforto que agregou na construção de tensão das cenas.
- Como que as pessoas não gostaram do design do monstrão? Achei incrível.
O Lamento
3.9 433 Assista AgoraPelo o que eu pude entender nos comentários... para compreender 100% esse filme é necessário conhecer a história coreana e o contexto geopolítico da sua relação com o Japão. Também é preciso ser um profundo conhecedor de sua cultura, principalmente do seu folclore e símbolos. Juntando essa bagagem teórica oriental com conceitos simples do cristianismo comumente vistos em nossa cultura, fica FÁCIL entender o filme por completo. (E se vc for burrão, ainda existem cenas cortadas para te ajudar) 🤣
Como eu não me enquadro nesse grupo...
1) Não há como desvincular as ações do ritual do curandeiro das consequências sofridas pelo japonês.
2) Também não tem como entender o que a guardiã quis dizer ao falar que o protagonista acusou e puniu uma pessoa inocente.
Esses dois pontos possuem desdobramentos importantes da narrativa, mas estou com preguiça de elaborar. Caso alguém queira discordar, me xingar ou explicar algo que eu não tenha entendido, fique a vontade! 😅
E é verdade que não é justo julgar um filme por uma falha minha. Mas também é verdade que esse filme poderia ter a trama mais complexa e inteligente do mundo, ainda sim seria impossível (pra mim) gostar de um terror protagonizado pelo Didi e os trapalhões! 😅