Genial! Um inconsciente raivoso, sexual, violento, escondido em um cesto... bela metáfora para representar os lados primitivos do homem. Sem falar no argumento do filme, que além de genial na audácia de suas explicações, traz um gore de qualidade! Verdadeira perola Trash oitentista, digna de ser revista por gerações.
Trash Sci-Fi mais interessante do que qualquer filme de horror feito na atualidade com a intenção de seriedade, sem de fato apresentar nenhuma novidade. Aqui a criatividade é sem fim! E nada é levado a sério (pelo ao menos não existe tamanha picaretagem gratuíta). É um clássico? É um grande filme? É uma produção ousada? O tempo vai revelando o que pode ser cultuado...
Perfeito! Filme marcante de roteiro singular, com uma atuação impecável de Sônia Braga. Tudo isso além das ótimas referências aos filmes de drama dos anos 30/40. Demorei muito a assisti-lo, sabia de seu potencial... se tornou um dos meus filmes favoritos, sem sombra de dúvidas!
Uma bela condensação de horror, humor, feminismo ácido, arte e contra-cultura. A ambientação é permeada por um visual realmente vislumbrante, onde o retrô predomina criando um charme sem igual. O tema "Bruxaria" também vem muito a calhar e contribuí bastante para a critica, bem como para a celebração do sagrado feminino como forma de desfalocentralizar o patriarcado. Obra potente do cinema independente!
Primeiramente Ingrid Bergman. Segundamente Ingrid Bergman. Em terceiro a fotografia incrível!!! Filme mais que adequado para representar o cinema Italiano da década de 50. Melodrama não tão "melo" e uma atmosfera conturbada, que leva o espectador para uma tensão interessante criada pelos receios e culpas da personagem. Rossellini ainda é pouco familiar para mim, mas tudo que vi do diretor até hoje me agradou bastante.
É realmemte interessante a atmosfera que foi criada para este filme. Gotam city se transforma naquela cidade futurista com nuances de obscuridade característica das histórias dos quadrinhos. Os personagens (talvez os mais ambíguos já retratados) se dividem em dois lados, demonstrando contrastes e intenções pouco claras. Até mesmo Batman aqui é representado de uma forma fria, mais parecido com um anti-herói do que necessariamente o herói típico que só faz o bem pelo bem. Tim Burton consegue sintetizar uma obscuridade na obra, sem perder o caricato como fórmula para suavizar o clima crú e a história dramática dos "vilões". É bastante diferente das novas versões, que possuem uma cara mais seria e trazem um Batman mais empoderado (sério, o Batman dessa versão dos anos 80 é bem mais confuso e conflituoso). Michelle Pfeiffer é muito emblemática como mulher gato, difícil de esquecer! Todas as caracterizações da personagem são fortes o suficiente pra me fazer relembra-la depois de mais de 10 anos, quando assisti o filme pelas primeiras vezes. DeVito também entrega um personagem forte, psicologicamente debilitado e com toda a caracterizacao absurda que só Tim Burton poderia criar em seus universos pessimistas. Hoje reassisto o filme com saudosismo e com um sentimento de reafirmação dele como um clássico Cult, tanto pela plasticidade/produção, quanto pelas atuacoes icônicas e as referências aos filmes Noir.
Toxicamente crítico e maravilhoso, quase que uma total licença para ser Trash sem medo de ser clássico. Para admiradores dos Filmes B, este pode ser visto e revisto com toda a emoção que estes filmes podem nos proporcionar. O visual anos 80 é nostálgico e caricato, semelhante a forma como hoje em dia as pessoas olham para as tendências dos anos "dourados". É um filme de horror, mais também é uma puta comédia e porque não, um drama em todas as suas nuances. Dificil mesmo é passar ileso por este filme, nem que seja para achar absurdo algumas sequências... Pra mim foi genial e certeiro, atemporal apesar das fortes características "oitentistas" do filme
Se existe um exemplar definitivo- quase um manual -, do que deve ser um film Noir, de certo este é "Fuga do passado". Tão idealisticamente pensado dentro do estilo "escurão" que chega a ser uma ousadia não tê-lo na coleção. A trama intricada e repleta de intrigas das mais mirabolantes, ganha o espectador pela não necessidade de definir o caráter dos personagens, causando uma tremenda flutuação que somada a fotografia sombria nos deixa literalmente "confusos" com estas personalidades noarescas. Para aqueles que buscam a melhor forma dos filmes policiais da década de 40, definitivamente este é o essencial dos essenciais.
Assistindo o filme pela segunda vez depois de quase três anos me surpreendi com um desinteresse muito grande tanto pela trama, quanto com as atuações dos protagonistas. É bastante evidente pra mim como um apreciador dos filmes Noir, que Hitchcock apesar de ser um gênio no suspense, não consegue trazer algo interessante dentro deste gênero ou então pelo ao menos não soube usar bem os elementos noarescos para compor o filme. Tenho também um certo problema com Ingrid Bergman fazendo vilãs ou personagens que fogem dos seus papéis mais comuns, que normalmente são "mocinhas" ou personagens que sofrem drasticamente por um motivo "x". Em Notorious sinto que faltou mais ambiguidade na personagem, que se mostrou muito mais insegura do que a personalidade de uma femme fatale de fato. Por fim fica dificil até entender porque o filme não tem sequer a marca Hitchcock, uma vez que nem mesmo o suspense esta presente nele. Talvez as pessoas endeusem demais este filme por motivos históricos, talvez pela direção (que é mantida em sua forma requintada)... mas no geral o filme fica muito atrás de obras primas do diretor como Um corpo que cai, Festim diabólico, Psicose e Disque M para matar.
O Mistério do Cesto
3.5 146Genial!
Um inconsciente raivoso, sexual, violento, escondido em um cesto... bela metáfora para representar os lados primitivos do homem. Sem falar no argumento do filme, que além de genial na audácia de suas explicações, traz um gore de qualidade!
Verdadeira perola Trash oitentista, digna de ser revista por gerações.
Noite dos Arrepios
3.5 198 Assista AgoraTrash Sci-Fi mais interessante do que qualquer filme de horror feito na atualidade com a intenção de seriedade, sem de fato apresentar nenhuma novidade. Aqui a criatividade é sem fim! E nada é levado a sério (pelo ao menos não existe tamanha picaretagem gratuíta). É um clássico? É um grande filme? É uma produção ousada? O tempo vai revelando o que pode ser cultuado...
Thelma & Louise
4.2 967 Assista AgoraPotente. Afrontoso. Marcante e deliciosamente subversivo!
A Navalha na Carne
3.9 34Cru e cruel
O Beijo da Mulher-Aranha
3.9 256 Assista AgoraPerfeito!
Filme marcante de roteiro singular, com uma atuação impecável de Sônia Braga. Tudo isso além das ótimas referências aos filmes de drama dos anos 30/40. Demorei muito a assisti-lo, sabia de seu potencial... se tornou um dos meus filmes favoritos, sem sombra de dúvidas!
Twin Peaks: Os Últimos Dias de Laura Palmer
3.9 273 Assista AgoraEu amo incondicionalmente <3
A Bruxa do Amor
3.6 206 Assista AgoraUma bela condensação de horror, humor, feminismo ácido, arte e contra-cultura.
A ambientação é permeada por um visual realmente vislumbrante, onde o retrô predomina criando um charme sem igual. O tema "Bruxaria" também vem muito a calhar e contribuí bastante para a critica, bem como para a celebração do sagrado feminino como forma de desfalocentralizar o patriarcado.
Obra potente do cinema independente!
O Medo
3.7 10 Assista AgoraPrimeiramente Ingrid Bergman. Segundamente Ingrid Bergman. Em terceiro a fotografia incrível!!!
Filme mais que adequado para representar o cinema Italiano da década de 50. Melodrama não tão "melo" e uma atmosfera conturbada, que leva o espectador para uma tensão interessante criada pelos receios e culpas da personagem.
Rossellini ainda é pouco familiar para mim, mas tudo que vi do diretor até hoje me agradou bastante.
Batman: O Retorno
3.4 852 Assista AgoraÉ realmemte interessante a atmosfera que foi criada para este filme. Gotam city se transforma naquela cidade futurista com nuances de obscuridade característica das histórias dos quadrinhos. Os personagens (talvez os mais ambíguos já retratados) se dividem em dois lados, demonstrando contrastes e intenções pouco claras. Até mesmo Batman aqui é representado de uma forma fria, mais parecido com um anti-herói do que necessariamente o herói típico que só faz o bem pelo bem.
Tim Burton consegue sintetizar uma obscuridade na obra, sem perder o caricato como fórmula para suavizar o clima crú e a história dramática dos "vilões". É bastante diferente das novas versões, que possuem uma cara mais seria e trazem um Batman mais empoderado (sério, o Batman dessa versão dos anos 80 é bem mais confuso e conflituoso).
Michelle Pfeiffer é muito emblemática como mulher gato, difícil de esquecer! Todas as caracterizações da personagem são fortes o suficiente pra me fazer relembra-la depois de mais de 10 anos, quando assisti o filme pelas primeiras vezes. DeVito também entrega um personagem forte, psicologicamente debilitado e com toda a caracterizacao absurda que só Tim Burton poderia criar em seus universos pessimistas.
Hoje reassisto o filme com saudosismo e com um sentimento de reafirmação dele como um clássico Cult, tanto pela plasticidade/produção, quanto pelas atuacoes icônicas e as referências aos filmes Noir.
O Vingador Tóxico
3.7 215Toxicamente crítico e maravilhoso, quase que uma total licença para ser Trash sem medo de ser clássico. Para admiradores dos Filmes B, este pode ser visto e revisto com toda a emoção que estes filmes podem nos proporcionar. O visual anos 80 é nostálgico e caricato, semelhante a forma como hoje em dia as pessoas olham para as tendências dos anos "dourados".
É um filme de horror, mais também é uma puta comédia e porque não, um drama em todas as suas nuances. Dificil mesmo é passar ileso por este filme, nem que seja para achar absurdo algumas sequências...
Pra mim foi genial e certeiro, atemporal apesar das fortes características "oitentistas" do filme
Fuga do Passado
4.0 86 Assista AgoraSe existe um exemplar definitivo- quase um manual -, do que deve ser um film Noir, de certo este é "Fuga do passado". Tão idealisticamente pensado dentro do estilo "escurão" que chega a ser uma ousadia não tê-lo na coleção. A trama intricada e repleta de intrigas das mais mirabolantes, ganha o espectador pela não necessidade de definir o caráter dos personagens, causando uma tremenda flutuação que somada a fotografia sombria nos deixa literalmente "confusos" com estas personalidades noarescas.
Para aqueles que buscam a melhor forma dos filmes policiais da década de 40, definitivamente este é o essencial dos essenciais.
Interlúdio
4.0 269 Assista AgoraAssistindo o filme pela segunda vez depois de quase três anos me surpreendi com um desinteresse muito grande tanto pela trama, quanto com as atuações dos protagonistas. É bastante evidente pra mim como um apreciador dos filmes Noir, que Hitchcock apesar de ser um gênio no suspense, não consegue trazer algo interessante dentro deste gênero ou então pelo ao menos não soube usar bem os elementos noarescos para compor o filme.
Tenho também um certo problema com Ingrid Bergman fazendo vilãs ou personagens que fogem dos seus papéis mais comuns, que normalmente são "mocinhas" ou personagens que sofrem drasticamente por um motivo "x". Em Notorious sinto que faltou mais ambiguidade na personagem, que se mostrou muito mais insegura do que a personalidade de uma femme fatale de fato.
Por fim fica dificil até entender porque o filme não tem sequer a marca Hitchcock, uma vez que nem mesmo o suspense esta presente nele. Talvez as pessoas endeusem demais este filme por motivos históricos, talvez pela direção (que é mantida em sua forma requintada)... mas no geral o filme fica muito atrás de obras primas do diretor como Um corpo que cai, Festim diabólico, Psicose e Disque M para matar.