Preliminarmente, justifico que a ausência de nota se dá por conta da natureza desse documentário — a MAIORIA deles não carrega pretensão artística, logo não tenho conhecimento suficiente para julgar a forma de um objeto cujo fim é meramente documental. Assim posto, destaco que minha admiração por Maranhão 66 não se dá pelo intento original de Glauber, pois esse vídeo foi feito como propaganda para o seu amigo Sarney. Mas o tempo transformou a tecnologia, a dinâmica urbanística, este documentário e seu significado, mas não o discurso político. É o de sempre. Genérico. Topos de todos os políticos. Dessa forma, a partir das mudanças, o documentário-propaganda, tornou-se crítica, e, então, digno de alguma estima. Se separarmos o áudio grandiloquente de Sarney e considerarmos o que veio antes e o que viria após aquele discurso — politicagem e chinfrim —, o documentário soa quase cômico. Mas as imagens são fortes, e logo a jocosidade se transforma em tristeza. A riqueza que nos falta foi esculpida no tempo pela 35mm de Glauber Rocha. E ainda que tenha se tornado em algo diferente do original, o documentário bem retrata a retórica e a sofomania dos políticos, a miséria do Maranhão e a força do maranhense.
Maranhão 66
4.2 58Preliminarmente, justifico que a ausência de nota se dá por conta da natureza desse documentário — a MAIORIA deles não carrega pretensão artística, logo não tenho conhecimento suficiente para julgar a forma de um objeto cujo fim é meramente documental.
Assim posto, destaco que minha admiração por Maranhão 66 não se dá pelo intento original de Glauber, pois esse vídeo foi feito como propaganda para o seu amigo Sarney. Mas o tempo transformou a tecnologia, a dinâmica urbanística, este documentário e seu significado, mas não o discurso político. É o de sempre. Genérico. Topos de todos os políticos. Dessa forma, a partir das mudanças, o documentário-propaganda, tornou-se crítica, e, então, digno de alguma estima.
Se separarmos o áudio grandiloquente de Sarney e considerarmos o que veio antes e o que viria após aquele discurso — politicagem e chinfrim —, o documentário soa quase cômico. Mas as imagens são fortes, e logo a jocosidade se transforma em tristeza. A riqueza que nos falta foi esculpida no tempo pela 35mm de Glauber Rocha. E ainda que tenha se tornado em algo diferente do original, o documentário bem retrata a retórica e a sofomania dos políticos, a miséria do Maranhão e a força do maranhense.
The Staggering Girl
2.9 22 Assista AgoraDefinitivamente não.
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