o filme começa no minuto 82, quando estão saindo do trem. há infinidade de videos mostrando as luzes, em particular os filmados na noruega, e impressiona como as pessoas simplesmente ignoram seu Criador. tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. porque, vamos combinar... aliás esse contraste Deus-homem está no restante anterior do filmer, jogatina, brigas, todo tipo de conversa mole para tipo "justificar" o protagonista no final, só que o protagonista é Outro. que redime o filme no final (ok, é um final criativo, admito). as luzes são a mais bela das mais belas maravilhas naturais do mundo. celebradas nas cavernas pré-históricas, na mitologia viking, nas peças de shakespeare. galileu chamou-as de "aurora", como a deusa romana do amanhecer. hoje também são chamadas de "luzes do norte" o brilho etéreo desse inacreditável fogo celestial ilumina o ártico e não há quem possa ficar indiferente diante delas. os equinócios de setembro e março são os horários de pico para sua atividade (entre 20 de setembro e 20 de março ). pode-se dizer que se originam no fogo turbulento da estrela G2, há mais de 100 milhões de quilometros da terra. somos banhados pela radiação dessa vizinhança imensurável e imenuravelmente quente, nossas moléculas não se sentem lá muito à vontade com essa coisa ionizante, então, bem, a terra e o homem já deveriam estar destruidos por semelhante tempestade. mas não. antes provoca indescritível beleza, pq estamos protegidos. sim, protegidos. então vc pode endurecido dizer que a vida na terra prosperou por acaso. ou pode, diante da vida na terra, dizer que a terra foi especialmente projetada para a vida aí prosperar. esse é o meu time
o mais importante para mim está faltando". hj ouvi uma pregação que diz tudo, e que aliás tambem se baseou a princípio num filme. falava sobre a importância que se dá hoje ao amor romântico, o que em si já é um erro por não considerar o amor como uma aliança, mas uma relação em que as partes precisam sempre se satisfazer ou a parte insatisfeita cai fora. mas mesmo em casos (raros) em que esse amor se baseia realmente num tipo de aliança, que releva a satisfação e contionua amando mesmo se ou não for tão amado, ou a outra parte a decepcionar em alguma coisa, ou enfim, se acontecer que a vida os afaste, então a lembrança do outro fará esse papel de engano, caso a parte que ficar (admitindo por exemplo que o outro precisou ir para longe ou morreu) seguir dizendo para si mesmo "oh meu Deus, jamais poderei ser feliz pois perdi o amor da minha vida". primeiro porque a felicidade não deveria depender de outra pessoa e muito menos portanto da lembrança de outra pessoa. segundo porque essa felicidade é o próprio engano. todas as bem-aventurancas do sermão da montanha falando de paradoxos tipo "felizes são os tristes" e é a pura verdade, porque os tristes são felizes não porque tem uma circuinstancia cômoda, confortável, o que em geral implica em desejos satisfeitros e conforto; mas felizes são os que são felizes sem ter a menor base circunstancial para ser, tipo um apóstolo na prisão esperando o dia de ser decapitado e escrevendo cartas para confortar os irmãos e cantando hinos em louvor a Deus. entaõ qual o problema com o romance. a prin cipuio nenhum. o romance, o sexo, o pacto de fidelidade, o prazer nesse relacionamento etc, são um dom divino. o problema passa a ser quando essa relação gira em torno de si mesma, como é o caso na maioria dos filmes e neste em particular. logo de cara a voz em off diz "perdi tudo, perdi ela". e olha que estamos falando de "amantes do circulo polar", amantes num lugar onde é praticamente impossível evitar o assunto da grandiosidade de algo maior, muito maior, que o amor romântico, porque a natureza nesse lugar está gritando a eternidade, a sabedoria, o amor de Deus. é a região dos ursos plares, das focas, das baleias. das luzes do norte, da noite polar e do sol da meia-noite. mas alguém perdeu tudoi porque perdeu "ela". essa é a nossa geração, que só pensa nisso e justamente por só pensar nisso deturpou o sentido d"isso" no fim, ele refletido no olho dela talvez fosse um recurso bacana se a expressão dele fosse menos dãr...
um relacionamento pessoal com DEUS dá a dimensão do que é teatro e o que não é. como em todo o resto, como em cada detalhe de nossas vidas, todas as coisas contribuem para o bem daqueles que O amam. o testemunho que jim caviezel deu após as filmagens tem sua importância nesse contexto mas como qualquer outro testemunho seu alcance é restrito, nada no filme funciona se algo não estiver funcionando dentro de você, é no final das contas é o que importa, o que está acontecendo (ou não) dentro de você. se não aceitar a cruz não só serei indigno do Senhor mas serei esmagado pelo seu peso. violento? na verdade suave. a maior violência aconteceu no gethsemane onde não há uma demanda física. queremos a páscoa sem a sexta-feira? a ressurreição sem o sofrimento? quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei e mostram a obra da lei escrita em seus corações testificando juntamente a sua consciência e os seus pensamentos acusando-os, ou defendendo-os. Deus pode fazer o filme fiel, porque de fato é o que mais se aproxima da fidelidade aos evangelhos, embora sem dúvida no momento em que o homem põe a mão em alguma coisa, aí passa a existir a vaidade, aí as coisas passam a sofrer dos males do pecado. estamos prontos para morrer? essa é a única pergunta que tem real importância. estamos prontos para carregar a cruz? há os crentes, os incrtédulos e, há os que não ligam para religião. lembremos que são três escolhas, porque também quem não liga para gastronomia tem de se alimentar ou vai morrer. Cristo morreu por nossos pecados, segundo as escrituras, foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as escrituras, foi avisto por cefas e depois pelos doze. depois foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos. coloque uma obra-prima da literatura ou do cinema em um presidio e volte um tempo depois. coloque os evangelho ou quem sabe este filme em celulares e volte depois. essa é a diferença que importa
a melhor coisa de não precisar provar nada a ninguém é sem dúvida não precisar provar nada a ninguém, e que passe a caravana. e aqui há decerto algo mais importante do que gostar ou não de um filme
não dá para questionar o sucesso do projeto. embora eu seja contrário a tudo que o filme representa - a justificação do mal, a vitimização, o mimimi, casos artificalmente fabricados para doutrinar, a procura de responsáveis pelo que somos etc - ainda assim me vi torcendo pela figura, até porque quem pode dizer que nunca caminhou por essa larga estrada dos estereótipos? sim, a escolha da atriz, do anão, etc obedecem a essa mesma lógica. os trejeitos da dança, as frases no diário, a magreza, o próprio distúrbio, tudo visa milimetricamente um determinado efeito. o que falta? uma atuação extraordinária para legitimar o personagem? hay. antonio gramsci estaria orgulhoso. dá pra dizer que o o conceito de "vitima da sociedade" foi atualizado com sucesso
"relacionamento inocente, despretencioso e maduro"? sério? 'despretencioso'? o pior é que, olhando o mundo como anda, faz muito sentido. mas no fundo é bem triste essa realidade da juventude (e estamos falando de quantos anos atrás). quem vive não sabe o que é lícito viver; quem olha acredita que tudo bem, sigam o coração. mas o coração é enganoso...
impossível ver as pessoas aplaudindo o grande irmão sem assombro. depois, quando ele entra no verde da floresta, é grande o alivio. por outro lado, a camare lenta quando ela se despe o fim da picada... bacana notar tb nesta cena a diferença entre o alcance do cinema e da literatura. no romance, por mais que a imaginação possa ser colorida, é tudo preto e branco, não tem jeito, são apenas palavras num papel. mas aqui ele e ela estão vivos, a floresta é viva, e o "quero vc" audível. pela mesma razão, a realidade que vivemos em 2021 se torna mais assustadora em sua semlhança com livro e filme. ou não há ninguém temendo estar sendo vigiado? ou não há perda de liberdade que as pessoas entendem que é para o bem? não há ninguém com medo do ministério da verdade? não há risco de perda de emprego por conta de política? ninguém tem hj a inteção de melhorar a história, particularmente uma determinada história a que orwell estava ligado? ou não há um grande irmão nos monitorando? ou não há uma tela que nao pode ser desligada - e tudo o que disso advem? reescrever notícias é de algumas forma atual? há alguma coisa semelhante a um ministério do amor em nossos dias? haverá alguém em 2021 que esteja acaso perdendo a capacidade de pensar por si mesmo? pq realmente swe tornou um ato de grande rebeldia dizer que dois mais dois é igual a quatro
o primeiro The Lodger: foi A Story of the London Fog (1927, mudo), dirigido por Hitchcock, depois em 1932 The Phantom Fiend (segundo o algoritmo do google, que remete a esse título na busca The Lodger 1932). Foi refilmado de novo em 53 como Man in the Attic, estrelado por Jack Palance e finalmente em 2009 (David Ondaatje) esse de 44 está.disponivel no youtube. salvo erro, havia uma guerra
um paradoxo resume: os diálogos, forçadíssimos para servir de veículo para as ideias (do diretor, imagino) terminam por parecer naturais -- graças, imagino, à capacidade de compreensão dos dois atores acerca de seus personagens. Seus olhares convencem mesmo quando o que estamos ouvindo soa meio falso. veja-se por exemplo, o discurso da mulher sobre os homens: a estar certa, é ela o homem aqui... mas não dá pra levar muito longe essa reflexão porque o espírito dos dois é o mesmo, todo manipulador. ficam belas imagens da vida fátua (sim, como o fogo) de bons momentos de sedução a partir de toques sutis sobre a mesa interrompidos para o aplauso, mãos dadas que se afastam e voltam a se dar, bocas que se aproximam e se afastam etc. a reflexão é ligeira como o próprio encontro. a semelhanca com before sunrise mostra que, mesmo entre os muito diferentes, a permissividade a todos iguala, essa falta completa de desejo de resistir a qualquer tipo de desejo, falta de compromisso com o compromisso, autocomplacência: todo mundo preocupado em julgar os outros sem qualquer capacidade de examinar-se a si mesmo
na maravilhosa cena em que a mulher (Larisa Alexandrovna Gordeychik, a namorada em Trólebus Pervyy) olha o mar junto ao barco, é Vladimir Troshin quem canta And on Mars there will be apple blossoms. Жить и верить - это замечательно. Перед нами - небывалые пути: Утверждают космонавты и мечтатели, Что на Марсе будут яблони цвести.
belíssimo filme. mas esperamos um lugar muito melhor
tudo depende de equilibrio para subsistir. é o caso da própria vida. se as ações do homem interferem na saúde no planeta e o desistabilizam (como aliás no caso que agora vivemos) se o pecado entrou no mundo e trouxe a morte onde só havia vida, pq seria diferente com um mísero sistema financeiro mal protegido por regulamentações que dependem da honestidade do homem? o mesmo princípio que leva a prosperidade ao mundo, se violado, levará a miséria na mesma proporção
uma adaptação para o cinema da m[axima de hemmingway: parece que as cenas de winter sleep são criadas de acordo com uma cena verdadeira qualquer da vida cotidiana, assistida eventualmente pelo diretor, um paralelo do cinema para a "frase verdadeira" que na literatura do escritor rompia seus bloqueios criativos. assim, é o que são: a visita de Aydin ; o "problema com a luz da cozinha"; a chegada dos homens na estação após o difícil caminho do jipe na neve; a cena do café da manhã (e que café da manhã) (coisa lindinha de ver o modo como melisa sözen fala e mastiga); a cena do cavalo (Jesus Cristo, de cortar o coração); a conversa das mulheres - "some things only happen there" - certas coisas só acontecem ali, no lugar a partir da frase verdadeira, numa beleza que só é bela por isso, porque acontece a partir de algo que aconteceu (ou poderia ter acontecido num dimensão tal que tem o mesmo tamanho da própria vida, de coisas que realmente aconteceram); notras palavras, a arte da ficção não é alguma coisa que se opõe à verdade, isso é a mentira, e a arte não é isso, mas outra dimensão, em algum sentido talvez mais verdadeira do que a própria verdade
falar de uma pessoa especifica e conseguir retratar a humanidade e uma qualidade similar à de quem, falando de seu vilarejo, consegue analisar o mundo. o brilho de um caco de vidro descreve o luar. é o mundo que tchekov habita. a importância de nossos nadas cotidianos não aparece senão com a mudança súbita do destino que só perceremos em retrospecto. "anton tchékhov 1890" para fazer justiça a tchecov presaria de bem mais seriedade dos envolvidos
entre 739 e 681 a.C, o profeta Isaias (capitulos 44:28 e 45:1) liga um homem chamado ciro à futura restauração de Israel e do templo. ciro o grande se tornou rei da Pérsia em 539 a.C. portanto entre 150 a 200 anos depois. "‘eis q ungi ciro como é meu pastor, e ele realizará o que me agrada; ele dirá acerca de Jerusalém: "Seja reconstruída", e do templo: "Sejam lançados os seus alicerces". sobre isso, o jeremias predissera:" toda esta terra virá a ser um deserto e as nações servirão ao rei de babilônia setenta anos" (Jeremias 25:11). cumprido o prazo, conquistou a Babilônia e autorizou os judeus a regressarem à sua terra, dando fim ao cativeiro. esdras descreve: "No primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia (para que se cumprisse a palavra do SENHOR, pela boca de Jeremias), despertou o SENHOR o espírito de Ciro, rei da Pérsia, o qual fez passar pregão por todo o seu reino, como também por escrito, dizendo: O Senhor Deus dos céus me deu todos os reinos da terra, e me encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalém, que está em Judá (Esdras 1:1,2). Além da bíblia, essas passagens foram mencionadas pelos historiadores flávio josefo e heródoto e constam das Crônica de Nabonido, do Cilindro de Ciro (hoje no Museu Britânico) e em Ctesias de Cnido. também o mencionam as profecias de Daniel e o livro de ester parece segerir que assuero (ou Xerxes I) era filho de Dario I,e neto de Ciro. este filme (Slaves of Babylon) logo na primeira cena mostra desejo de ser fiel à biblia e à história (infelizmente ficou na vontade...) Linda Christian (na verdade Blanca rosa welter) foi mirian em "The V.I.P.s" e bianca milan em "devil´s hand". alguém desce uma escada ou se prepara para receber um beijo mais graciosamente do que ela? julia newmar (na verdade Julia Chalene Newmeyer) (a dançarina assassina) foi a mulher-gato da série Batman dos anos 60 (santa memória! =) (a melhor dessas frases de robin foi "Holy Priceless Collection of Etruscan Snoods)
se não conseguem mesmo implantar a falsa utopia, por absoluta falta de virtude, então transformemos em um inferno, dizem, a vida de quem acredita na virtude
Borealis
3.5 1o filme começa no minuto 82, quando estão saindo do trem. há infinidade de videos mostrando as luzes, em particular os filmados na noruega, e impressiona como as pessoas simplesmente ignoram seu Criador. tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. porque, vamos combinar... aliás esse contraste Deus-homem está no restante anterior do filmer, jogatina, brigas, todo tipo de conversa mole para tipo "justificar" o protagonista no final, só que o protagonista é Outro. que redime o filme no final (ok, é um final criativo, admito). as luzes são a mais bela das mais belas maravilhas naturais do mundo. celebradas nas cavernas pré-históricas, na mitologia viking, nas peças de shakespeare. galileu chamou-as de "aurora", como a deusa romana do amanhecer. hoje também são chamadas de "luzes do norte" o brilho etéreo desse inacreditável fogo celestial ilumina o ártico e não há quem possa ficar indiferente diante delas. os equinócios de setembro e março são os horários de pico para sua atividade (entre 20 de setembro e 20 de março ). pode-se dizer que se originam no fogo turbulento da estrela G2, há mais de 100 milhões de quilometros da terra. somos banhados pela radiação dessa vizinhança imensurável e imenuravelmente quente, nossas moléculas não se sentem lá muito à vontade com essa coisa ionizante, então, bem, a terra e o homem já deveriam estar destruidos por semelhante tempestade. mas não. antes provoca indescritível beleza, pq estamos protegidos. sim, protegidos. então vc pode endurecido dizer que a vida na terra prosperou por acaso. ou pode, diante da vida na terra, dizer que a terra foi especialmente projetada para a vida aí prosperar. esse é o meu time
Os Amantes do Círculo Polar
4.2 154o mais importante para mim está faltando". hj ouvi uma pregação que diz tudo, e que aliás tambem se baseou a princípio num filme. falava sobre a importância que se dá hoje ao amor romântico, o que em si já é um erro por não considerar o amor como uma aliança, mas uma relação em que as partes precisam sempre se satisfazer ou a parte insatisfeita cai fora. mas mesmo em casos (raros) em que esse amor se baseia realmente num tipo de aliança, que releva a satisfação e contionua amando mesmo se ou não for tão amado, ou a outra parte a decepcionar em alguma coisa, ou enfim, se acontecer que a vida os afaste, então a lembrança do outro fará esse papel de engano, caso a parte que ficar (admitindo por exemplo que o outro precisou ir para longe ou morreu) seguir dizendo para si mesmo "oh meu Deus, jamais poderei ser feliz pois perdi o amor da minha vida". primeiro porque a felicidade não deveria depender de outra pessoa e muito menos portanto da lembrança de outra pessoa. segundo porque essa felicidade é o próprio engano. todas as bem-aventurancas do sermão da montanha falando de paradoxos tipo "felizes são os tristes" e é a pura verdade, porque os tristes são felizes não porque tem uma circuinstancia cômoda, confortável, o que em geral implica em desejos satisfeitros e conforto; mas felizes são os que são felizes sem ter a menor base circunstancial para ser, tipo um apóstolo na prisão esperando o dia de ser decapitado e escrevendo cartas para confortar os irmãos e cantando hinos em louvor a Deus. entaõ qual o problema com o romance. a prin cipuio nenhum. o romance, o sexo, o pacto de fidelidade, o prazer nesse relacionamento etc, são um dom divino. o problema passa a ser quando essa relação gira em torno de si mesma, como é o caso na maioria dos filmes e neste em particular. logo de cara a voz em off diz "perdi tudo, perdi ela". e olha que estamos falando de "amantes do circulo polar", amantes num lugar onde é praticamente impossível evitar o assunto da grandiosidade de algo maior, muito maior, que o amor romântico, porque a natureza nesse lugar está gritando a eternidade, a sabedoria, o amor de Deus. é a região dos ursos plares, das focas, das baleias. das luzes do norte, da noite polar e do sol da meia-noite. mas alguém perdeu tudoi porque perdeu "ela". essa é a nossa geração, que só pensa nisso e justamente por só pensar nisso deturpou o sentido d"isso" no fim, ele refletido no olho dela talvez fosse um recurso bacana se a expressão dele fosse menos dãr...
A Paixão de Cristo
3.7 1,2K Assista Agoraum relacionamento pessoal com DEUS dá a dimensão do que é teatro e o que não é. como em todo o resto, como em cada detalhe de nossas vidas, todas as coisas contribuem para o bem daqueles que O amam. o testemunho que jim caviezel deu após as filmagens tem sua importância nesse contexto mas como qualquer outro testemunho seu alcance é restrito, nada no filme funciona se algo não estiver funcionando dentro de você, é no final das contas é o que importa, o que está acontecendo (ou não) dentro de você. se não aceitar a cruz não só serei indigno do Senhor mas serei esmagado pelo seu peso. violento? na verdade suave. a maior violência aconteceu no gethsemane onde não há uma demanda física. queremos a páscoa sem a sexta-feira? a ressurreição sem o sofrimento? quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei e mostram a obra da lei escrita em seus corações testificando juntamente a sua consciência e os seus pensamentos acusando-os, ou defendendo-os. Deus pode fazer o filme fiel, porque de fato é o que mais se aproxima da fidelidade aos evangelhos, embora sem dúvida no momento em que o homem põe a mão em alguma coisa, aí passa a existir a vaidade, aí as coisas passam a sofrer dos males do pecado. estamos prontos para morrer? essa é a única pergunta que tem real importância. estamos prontos para carregar a cruz? há os crentes, os incrtédulos e, há os que não ligam para religião. lembremos que são três escolhas, porque também quem não liga para gastronomia tem de se alimentar ou vai morrer. Cristo morreu por nossos pecados, segundo as escrituras, foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as escrituras, foi avisto por cefas e depois pelos doze. depois foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos. coloque uma obra-prima da literatura ou do cinema em um presidio e volte um tempo depois. coloque os evangelho ou quem sabe este filme em celulares e volte depois. essa é a diferença que importa
Minha Querida Dama
3.4 63 Assista Agoraa mãe da médica viveu 122 anos. que benção ou que castigo
15h17: Trem Para Paris
2.6 139 Assista Agoraa melhor coisa de não precisar provar nada a ninguém é sem dúvida não precisar provar nada a ninguém, e que passe a caravana. e aqui há decerto algo mais importante do que gostar ou não de um filme
Coringa
4.4 4,1K Assista Agoranão dá para questionar o sucesso do projeto. embora eu seja contrário a tudo que o filme representa - a justificação do mal, a vitimização, o mimimi, casos artificalmente fabricados para doutrinar, a procura de responsáveis pelo que somos etc - ainda assim me vi torcendo pela figura, até porque quem pode dizer que nunca caminhou por essa larga estrada dos estereótipos? sim, a escolha da atriz, do anão, etc obedecem a essa mesma lógica. os trejeitos da dança, as frases no diário, a magreza, o próprio distúrbio, tudo visa milimetricamente um determinado efeito. o que falta? uma atuação extraordinária para legitimar o personagem? hay. antonio gramsci estaria orgulhoso. dá pra dizer que o o conceito de "vitima da sociedade" foi atualizado com sucesso
Adeus, Primeiro Amor
3.3 192"relacionamento inocente, despretencioso e maduro"? sério? 'despretencioso'? o pior é que, olhando o mundo como anda, faz muito sentido. mas no fundo é bem triste essa realidade da juventude (e estamos falando de quantos anos atrás). quem vive não sabe o que é lícito viver; quem olha acredita que tudo bem, sigam o coração. mas o coração é enganoso...
Paris Pode Esperar
3.2 110 Assista Agoraacorde cinéfilo! a vida é mais que cinema e um filme é mais que o nome do diretor
1984
3.7 547 Assista Agoraobs estamos quase lá
impossível ver as pessoas aplaudindo o grande irmão sem assombro. depois, quando ele entra no verde da floresta, é grande o alivio. por outro lado, a camare lenta quando ela se despe o fim da picada... bacana notar tb nesta cena a diferença entre o alcance do cinema e da literatura. no romance, por mais que a imaginação possa ser colorida, é tudo preto e branco, não tem jeito, são apenas palavras num papel. mas aqui ele e ela estão vivos, a floresta é viva, e o "quero vc" audível. pela mesma razão, a realidade que vivemos em 2021 se torna mais assustadora em sua semlhança com livro e filme. ou não há ninguém temendo estar sendo vigiado? ou não há perda de liberdade que as pessoas entendem que é para o bem? não há ninguém com medo do ministério da verdade? não há risco de perda de emprego por conta de política? ninguém tem hj a inteção de melhorar a história, particularmente uma determinada história a que orwell estava ligado? ou não há um grande irmão nos monitorando? ou não há uma tela que nao pode ser desligada - e tudo o que disso advem? reescrever notícias é de algumas forma atual? há alguma coisa semelhante a um ministério do amor em nossos dias?
haverá alguém em 2021 que esteja acaso perdendo a capacidade de pensar por si mesmo? pq realmente swe tornou um ato de grande rebeldia dizer que dois mais dois é igual a quatro
O Pensionista
3.9 80 Assista Agorao primeiro The Lodger: foi A Story of the London Fog (1927, mudo), dirigido por Hitchcock, depois em 1932 The Phantom Fiend (segundo o algoritmo do google, que remete a esse título na busca The Lodger 1932). Foi refilmado de novo em 53 como Man in the Attic, estrelado por Jack Palance e finalmente em 2009 (David Ondaatje) esse de 44 está.disponivel no youtube. salvo erro, havia uma guerra
Alma em Suplício
4.2 140 Assista Agorajames cain adaptado por faulkner Joan Crawford dirigida por Michael Curtiz (casablanca) -- não é pouca coisa...
Breve Travessia
3.8 7um paradoxo resume: os diálogos, forçadíssimos para servir de veículo para as ideias (do diretor, imagino) terminam por parecer naturais -- graças, imagino, à capacidade de compreensão dos dois atores acerca de seus personagens. Seus olhares convencem mesmo quando o que estamos ouvindo soa meio falso. veja-se por exemplo, o discurso da mulher sobre os homens: a estar certa, é ela o homem aqui... mas não dá pra levar muito longe essa reflexão porque o espírito dos dois é o mesmo, todo manipulador. ficam belas imagens da vida fátua (sim, como o fogo) de bons momentos de sedução a partir de toques sutis sobre a mesa interrompidos para o aplauso, mãos dadas que se afastam e voltam a se dar, bocas que se aproximam e se afastam etc. a reflexão é ligeira como o próprio encontro. a semelhanca com before sunrise mostra que, mesmo entre os muito diferentes, a permissividade a todos iguala, essa falta completa de desejo de resistir a qualquer tipo de desejo, falta de compromisso com o compromisso, autocomplacência: todo mundo preocupado em julgar os outros sem qualquer capacidade de examinar-se a si mesmo
Ao encontro de um sonho
2.5 1na maravilhosa cena em que a mulher (Larisa Alexandrovna Gordeychik, a namorada em Trólebus Pervyy) olha o mar junto ao barco, é Vladimir Troshin quem canta And on Mars there will be apple blossoms.
Жить и верить - это замечательно. Перед нами - небывалые пути: Утверждают космонавты и мечтатели, Что на Марсе будут яблони цвести.
belíssimo filme. mas esperamos um lugar muito melhor
Partículas Elementares
3.5 38Martina Gedeck é a mulher de A vida dos outros. Franka Potente, de Corra Lola, A princesa e o gerreiro e Identidade Bourne. esse é o comentário.
Trabalho Interno
4.1 205 Assista Agoratudo depende de equilibrio para subsistir. é o caso da própria vida. se as ações do homem interferem na saúde no planeta e o desistabilizam (como aliás no caso que agora vivemos) se o pecado entrou no mundo e trouxe a morte onde só havia vida, pq seria diferente com um mísero sistema financeiro mal protegido por regulamentações que dependem da honestidade do homem? o mesmo princípio que leva a prosperidade ao mundo, se violado, levará a miséria na mesma proporção
Sono de Inverno
4.0 133 Assista Agorauma adaptação para o cinema da m[axima de hemmingway: parece que as cenas de winter sleep são criadas de acordo com uma cena verdadeira qualquer da vida cotidiana, assistida eventualmente pelo diretor, um paralelo do cinema para a "frase verdadeira" que na literatura do escritor rompia seus bloqueios criativos. assim, é o que são: a visita de Aydin ; o "problema com a luz da cozinha"; a chegada dos homens na estação após o difícil caminho do jipe na neve; a cena do café da manhã (e que café da manhã) (coisa lindinha de ver o modo como melisa sözen fala e mastiga); a cena do cavalo (Jesus Cristo, de cortar o coração); a conversa das mulheres - "some things only happen there" - certas coisas só acontecem ali, no lugar a partir da frase verdadeira, numa beleza que só é bela por isso, porque acontece a partir de algo que aconteceu (ou poderia ter acontecido num dimensão tal que tem o mesmo tamanho da própria vida, de coisas que realmente aconteceram); notras palavras, a arte da ficção não é alguma coisa que se opõe à verdade, isso é a mentira, e a arte não é isso, mas outra dimensão, em algum sentido talvez mais verdadeira do que a própria verdade
Anton Tchékhov 1890
3.2 1falar de uma pessoa especifica e conseguir retratar a humanidade e uma qualidade similar à de quem, falando de seu vilarejo, consegue analisar o mundo. o brilho de um caco de vidro descreve o luar. é o mundo que tchekov habita. a importância de nossos nadas cotidianos não aparece senão com a mudança súbita do destino que só perceremos em retrospecto. "anton tchékhov 1890" para fazer justiça a tchecov presaria de bem mais seriedade dos envolvidos
Escravos da Babilônia
3.3 5entre 739 e 681 a.C, o profeta Isaias (capitulos 44:28 e 45:1) liga um homem chamado ciro à futura restauração de Israel e do templo. ciro o grande se tornou rei da Pérsia em 539 a.C. portanto entre 150 a 200 anos depois. "‘eis q ungi ciro como é meu pastor, e ele realizará o que me agrada; ele dirá acerca de Jerusalém: "Seja reconstruída", e do templo: "Sejam lançados os seus alicerces". sobre isso, o jeremias predissera:" toda esta terra virá a ser um deserto e as nações servirão ao rei de babilônia setenta anos" (Jeremias 25:11). cumprido o prazo, conquistou a Babilônia e autorizou os judeus a regressarem à sua terra, dando fim ao cativeiro. esdras descreve: "No primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia (para que se cumprisse a palavra do SENHOR, pela boca de Jeremias), despertou o SENHOR o espírito de Ciro, rei da Pérsia, o qual fez passar pregão por todo o seu reino, como também por escrito, dizendo: O Senhor Deus dos céus me deu todos os reinos da terra, e me encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalém, que está em Judá (Esdras 1:1,2). Além da bíblia, essas passagens foram mencionadas pelos historiadores flávio josefo e heródoto e constam das Crônica de Nabonido, do Cilindro de Ciro (hoje no Museu Britânico) e em Ctesias de Cnido. também o mencionam as profecias de Daniel e o livro de ester parece segerir que assuero (ou Xerxes I) era filho de Dario I,e neto de Ciro. este filme (Slaves of Babylon) logo na primeira cena mostra desejo de ser fiel à biblia e à história (infelizmente ficou na vontade...) Linda Christian (na verdade Blanca rosa welter) foi mirian em "The V.I.P.s" e bianca milan em "devil´s hand". alguém desce uma escada ou se prepara para receber um beijo mais graciosamente do que ela? julia newmar (na verdade Julia Chalene Newmeyer) (a dançarina assassina) foi a mulher-gato da série Batman dos anos 60 (santa memória! =) (a melhor dessas frases de robin foi "Holy Priceless Collection of Etruscan Snoods)
Quartier Latin - Maio de 68/ Noites Longas e Manhãs …
3.9 4se não conseguem mesmo implantar a falsa utopia, por absoluta falta de virtude, então transformemos em um inferno, dizem, a vida de quem acredita na virtude
Pronto-Socorro
2.9 11patético é assistir um filme até o fim (caso se assista mesmo) pra ter o prazer (sic - opa!...) de dar meia estrela
Babysitter : A Noite do Delírio
3.0 6RIP Quinones
Paris no Verão
3.9 3<3 Natalie e Marianne cantando e dançando na escada: perfeição!!!
Força Sinistra
3.4 155 Assista Agora"because you re one of us"... é o que todas nas entrelinhas dizem, não acredite: vc não é
Perdidos no Rio Mississipi
1a experiência para se tornar perfeita precisa da leitura simultanea da novela de faulkner (está no mesmo livro chamado "palmeiras selvagens")