Destaque pros diálogos minunciosamente perfeitos, pra birrenta Bette Davis, e pro belo velho Vicente Price, e pra Lillian Gish com os mesmos olhos de antigamente, e pra velhinha esperta, e...
O roteiro aparenta realmente não ter sido devidamente preparado, as músicas são jogadas geralmente em situações forçosamente construídas, mas a Maria Bethânia é uma atriz estilosa e convincente e as canções são um primor, um dos álbuns que mais gosto Chico.
A geração que o Scorsese destaca aqui na maior parte do tempo é uma geração de diretores comumente descritos como subordinados a produtores e estúdios, não que não haja verdades nessa afirmação, porém o que o Scorsese se preocupa é mostrar os muitos êxitos desses realizadores que lhe serviram de inspiração e referência em um contexto de criação em Hollywood bem diferente do seu. Aula de cinema, de abstração, de paixão, de ser humano...
Talvez seja o mais característico dos filmes expressionistas desde "O Gabinete do Dr. Caligari", principalmente cenograficamente, aliás o filme cenograficamente é perfeito. Mas também me desinteressou o excesso pantomímico das atuações, até mesmo do excelente Jannins, e a condução da história, principalmente quando Fausto é desfocalizado, apesar da história da Margarida ser denunciadora para com a moral cristã da época, moral esta que é mostrada muito mais afastada do "bem" do que o defeituoso Fausto e a "pecadora" Margarida.
Um dos filmes mais sérios que já vi abordando prestígio e desprestígio social aliado a condição de classe, metafórico ao extremo, só sofre o revés do final e o título original é muito mais coerente. Até o epílogo são cinco estrelas, depois é piada!
A pintura das sombras é o que mais impressiona, extremamente funcional e surpreendente ainda hoje a estética expressionista, menos meia estrela somente pelo final recuado.
Me sinto quase cúmplice de cada canção desta, passei minha adolescência defendendo cada uma, seria difícil querer que a trama acompanhasse o quão forte são essas canções, "Pedaço de Mim" não convence na história, de resto é quase lindo!
A poesia do filme vem mais pelas expressões do homem amarelo e da Gilsh e do clima captado pela bonita fotografia do que mesmo pela história, simples, bonito, bobo, redentor...
O mais interessante é perceber que as teses do neoliberalismo no final da década de 80 eram muito mais escancaradas, esbravejando que há espaço pra todos na estrutura capitalista, que os desempregados são preguiçosos, que as empresas não deve ter responsabilidade sobre o trabalhador, hoje eles pensam a mesma coisa mas são mais hipócritas.
O filme tem lá seus defeitos, mas é muito atraente, a pesquisa sobre palhaços foi bem realizada e executada no filme. Mas com essa direção de fotografia, começar o filme como "Um Filme de Selton Mello" é brincadeira, pelo menos metade do filme é do diretor de fotografia.
Além do péssimo texto narrado do filme, nada na personagem faz lembrar a sem graça Bruna Surfistinha que aparece na mídia, o filme é normal, a Debora Secco é normal, mas a relação personagem-persona chega a ser hilária, perceba a Bruna Surfistinha falando 5 min e verá q a figura é muito mais desinteressante do que o filme nos faz acreditar.
O Cantor de Jazz
3.4 70 Assista AgoraMerece ser conhecido para além de ter sido o primeiro filme falado, diz muito sobre a cultura judaica nos EUA.
Baleias de Agosto
4.1 82 Assista AgoraDestaque pros diálogos minunciosamente perfeitos, pra birrenta Bette Davis, e pro belo velho Vicente Price, e pra Lillian Gish com os mesmos olhos de antigamente, e pra velhinha esperta, e...
Quando o Carnaval Chegar
3.4 41O roteiro aparenta realmente não ter sido devidamente preparado, as músicas são jogadas geralmente em situações forçosamente construídas, mas a Maria Bethânia é uma atriz estilosa e convincente e as canções são um primor, um dos álbuns que mais gosto Chico.
Uma Viagem Pessoal pelo Cinema Americano
4.6 64A geração que o Scorsese destaca aqui na maior parte do tempo é uma geração de diretores comumente descritos como subordinados a produtores e estúdios, não que não haja verdades nessa afirmação, porém o que o Scorsese se preocupa é mostrar os muitos êxitos desses realizadores que lhe serviram de inspiração e referência em um contexto de criação em Hollywood bem diferente do seu. Aula de cinema, de abstração, de paixão, de ser humano...
Fausto
4.3 129Talvez seja o mais característico dos filmes expressionistas desde "O Gabinete do Dr. Caligari", principalmente cenograficamente, aliás o filme cenograficamente é perfeito. Mas também me desinteressou o excesso pantomímico das atuações, até mesmo do excelente Jannins, e a condução da história, principalmente quando Fausto é desfocalizado, apesar da história da Margarida ser denunciadora para com a moral cristã da época, moral esta que é mostrada muito mais afastada do "bem" do que o defeituoso Fausto e a "pecadora" Margarida.
A Última Gargalhada
4.2 103 Assista AgoraUm dos filmes mais sérios que já vi abordando prestígio e desprestígio social aliado a condição de classe, metafórico ao extremo, só sofre o revés do final e o título original é muito mais coerente. Até o epílogo são cinco estrelas, depois é piada!
O Ciclista
3.9 14Da segunda vez agora continuei achando o filme inteligente mas o achei mais "vendido".
O Gabinete do Dr. Caligari
4.3 524 Assista AgoraA pintura das sombras é o que mais impressiona, extremamente funcional e surpreendente ainda hoje a estética expressionista, menos meia estrela somente pelo final recuado.
Close Up
4.3 117Eu também queria me passar pelo Makhmalbaf depois que vi "O Ciclista".
O Ciclista
3.9 14Makhmalbaf é gênio mesmo, é irônico e crítico de uma forma que só se pode ver nesse país.
Ópera do Malandro
3.6 51Me sinto quase cúmplice de cada canção desta, passei minha adolescência defendendo cada uma, seria difícil querer que a trama acompanhasse o quão forte são essas canções, "Pedaço de Mim" não convence na história, de resto é quase lindo!
A Vaca
4.0 19Amor, mentira coletiva e loucura, não tinha mesmo como dá errado, ainda mais no Irã.
O Tesouro de Arne
4.0 1ou como diz o filme: a história de "uma jovem que amou um malfeitor".
Lírio Partido
4.0 97 Assista AgoraA poesia do filme vem mais pelas expressões do homem amarelo e da Gilsh e do clima captado pela bonita fotografia do que mesmo pela história, simples, bonito, bobo, redentor...
Vida e Nada Mais ou E a Vida Continua
4.2 23Título certeiro, realismo pulsante, cinema maduro.
Investigação Sobre um Cidadão Acima de Qualquer Suspeita
4.2 45A sequÊncia das digitais é tecnicamente, comicamente e politicamente de altíssimo nível!
Roger e Eu
3.8 34 Assista AgoraO mais interessante é perceber que as teses do neoliberalismo no final da década de 80 eram muito mais escancaradas, esbravejando que há espaço pra todos na estrutura capitalista, que os desempregados são preguiçosos, que as empresas não deve ter responsabilidade sobre o trabalhador, hoje eles pensam a mesma coisa mas são mais hipócritas.
A Hora do Show
4.0 33Eu acabei achando os personagens um tanto confusos, talvez pela linguagem demasiadamente televisiva local, mas no nível critico funciona, e muito!
O Palhaço
3.6 2,2K Assista AgoraO filme tem lá seus defeitos, mas é muito atraente, a pesquisa sobre palhaços foi bem realizada e executada no filme. Mas com essa direção de fotografia, começar o filme como "Um Filme de Selton Mello" é brincadeira, pelo menos metade do filme é do diretor de fotografia.
Bruna Surfistinha
2.9 3,0K Assista AgoraAlém do péssimo texto narrado do filme, nada na personagem faz lembrar a sem graça Bruna Surfistinha que aparece na mídia, o filme é normal, a Debora Secco é normal, mas a relação personagem-persona chega a ser hilária, perceba a Bruna Surfistinha falando 5 min e verá q a figura é muito mais desinteressante do que o filme nos faz acreditar.
Intervenção Divina
3.5 12Louco, Louco, rs
O Porco Espinho
4.3 366"Sobrevivencial", é isto!
Leolo
4.1 53"Porque a noite eu sonho, antes que me reste o dia..."
Mediterrâneo
3.7 45Cortar beringela em uma ilha grega é um dos melhores finais inventados no cinema!
Belo Filme!