O filme tem um ritmo um pouco lento. Hirszman acerta mais uma vez. Um dos melhores filmes nacionais. Me lembrou o também ótimo "Sangue Negro" (2007) de Paul Thomas Anderson.
O monólogo final resume o filme: "Penso em Madalena com insistência. Se fosse possível recomeçarmos... Para quê enganar-me? Se fosse possível recomeçarmos,aconteceria exatamente o que aconteceu. Não consigo modificar-me. É o que mais me aflige. Madalena entrou aqui cheia de bons sentimentos...e bons propósitos. Os sentimentos e os propósitos esbarraram... com a minha brutalidade e o meu egoísmo. Creio que nem sempre fui egoísta e brutal. A profissão é que me deu qualidades tão ruins" ... "A desconfiança é também conseqüência da profissão. Foi este modo de vida que me inutilizou" ... "Se aparecesse alguém ... Estão todos dormindo. Se ao menos a criança chorasse... Nem sequer tenho amizade ao meu filho. Que miséria" ... "E eu vou ficar aqui,às escuras... até não sei que hora. Até que morto de fadiga, encoste a cabeça à mesa... e descanse uns minutos".
Filme com ótima produção e um roteiro inteligente que inova ao colocar Hitler como o amigo imaginário de Jojo - no livro isso inexiste. Sensível e debochado (ah, os absurdos do nazismo de daqueles que ainda hoje pensam como tal). Em 02/ABR, com Leo e Sandra
Nessa Alemanha devastada - ano zero, o início de um novo país -, o sentimento que perpassa à maioria dos personagens é a desesperança, a vontade de morrer, desistir (o irmão e o pai de Edmund, por exemplo, falam abertamento). O garoto, além de tentar garantir alguma coisa pra família comer, é colocado a frente de dilemas morais. Eis um trecho do diálogo com seu professor, quando Edmund o procura para ele ajudá-lo a conseguir comida para seu pai:
"Eu não tenho idéia, meu garoto. Você tem que aceitar as coisas como elas são. Ele é velho e fraco. Você já tentou de tudo. Você não pode lutar contra o destino". "- E se ele morrer?" "Então, ele morre. Nós todos temos que morrer, mais cedo ou mais tarde. Vocês não podem morrer de fome apenas para mantê-lo vivo."
Achei na média as atuações fracas. Se destaca a boa atuação do garoto Edmund Moeschke. (Em 23.04, com Sandra)
Drama fantástico sobre autoconhecimento, sem se ater a explicações desnecessárias, e cujas lacunas levam o espectador a preenchê-las como lhe convier. Tudo na produção é muito bem realizado. O que teria motivado a protagonista a mudar suas atitudes repentinamente? (Em ABR 2020).
Mais um bom filme de terror francês. O dilema e a resistência da protagonista em aceitar seu "destino" é interessante. O relacionamento com a irmã é esquisito. (em 19.04.20)
Vou deixar o próprio Coringa resumir e explicar o filme:
"Eu não tenho mais nada a perder. Nada mais pode me machucar".
"Por que todo mundo se abala por causa deles? Se fosse eu morrendo na calçada, passariam por cima. Passo todo dia por vocês, e não me notam... Você já viu como é lá fora, Murray? Alguma vez você sai de verdade do estúdio? Todas as pessoas só berram e gritam umas com as outras. Ninguém mais é civilizado. Ninguém pensa como é estar no lugar da outra pessoa. Acha que homens como Thomas Wayne se perguntam como é ser alguém como eu? Ser alguém senão eles mesmos? Não se perguntam. Eles acham que vamos ficar quietinhos e aguentar tudo como bons meninos! Sem reagir, sem perder o controle!"
"O que recebe quando cruza um solitário doente mental com uma sociedade que o abandona e o trata que nem lixo? Vou te dizer! Você recebe o que merece!"
"Só espero que minha morte faça mais sentido do que minha vida."
Não precisa dizer mais nada. Perfeito. (Em 14.04.20, com Sandra e Felipe).
Repleto de referências bíblicas, a obra de Paul T Anderson procura contar uma história sobre famílias e suas mazelas - mágoas, decepções, traições, segredos, etc - através das diversas ligações, coincidências e reviravoltas do destino que unem a vida de diversas pessoas, dentre eles um apresentador misógino vulgar, uma criança-prodígio solitária e uma jovem bêbada viciada em drogas. Levanta questões como o significado da vida, a natureza do mal e o complicado relacionamento entre humanos. Em MAR 2020, com Sandra.
Filme, que apesar de curto, parece q o roteiro anda em círculos. E mesmo sem acreditarem na protagonista, o marido deduz q o ataque só pode ter partido da esposa... Em 18.04.20
Filme com visual e cenas de ação impressionantes! E, apesar de se chama "Mad Max", o filme é quase todo de Furiosa. A motivação da personagem de Charlize Theron é muito mais importante do que as proezas que Max faz. Ela pretende "salvar" cinco moças que viveram uma vida inteira de privação e abusos levando-as para uma mítica cidade cujas mulheres estão no comando. Filme de ação (e sobre empodeiramento feminino) de primeira! Em 04.04.20, com Sandra.
Com ótima atuação do elenco e filmado com a câmera na mão, sem pressa e sem o uso de músicas, o filme parece um documentário. O minimalismo e a identificação com o personagem (quem nunca conheceu um senhor "Lazarescu"?) nos coloca ao lado do protagonista. A indiferença pelo outro e a banalização da condição humana e do seu sofrimento são grandes questões levantadas. Com um ritmo de "tempo real", o filme pode cansar um pouco. (Em 24.04, com Sandra)
Filme com ótima ambientação, direção de arte, fotografia, que nos faz acreditar se tratar de um filme dos anos 1980. Fantástico. No entanto, o filme tem problemas que acabam decepcionando. O roteiro num é lá aquelas coisas (precisamos lembrar que nos ano 1980 os roteiros tbm não eram não!) e no terceiro ato tudo acontece muito rápido e é tudo muito explícito. Não gostei nem um pouco do final. (Em FEV 2020)
Filme de premissa simples mas que consegue levantar muita discussão, como em todo bom filme "realista" dos diretores. No caso retratado pelos irmãos Dardenne, não há uma verdade absoluta - a própria Sandra reconhece o quão é delicada sua posição em pedir que seus colegas abram mão do dinheiro e de seus possíveis desdobramentos. Não à toa seu pedido pode causar briga entre pai e filho ou até mesmo separação de casal. Até que ponto seus colegas estão sendo egoístas? Além disso, há o problema da depressão, que ainda assombra a protagonista... tempos difíceis. No entanto, o filme
[/spoiler] é otimista tanto com relação aos colegas de trabalho - afinal a metade deles abriram mão do bônus - qto ao destino de Sandra, que saiu da situação muito mais confiante em si é esperançosa. [spoiler]
Filme com boas cenas de ação, bom trabalho gráfico e que exige uma boa dose de suspensão de descrença. Vale como sessão "pipoca" escapista. (Em 2019, com Sandra)
Found Footage interessante, que é prejudicado pelo andamento um pouco lento e pelos personagens dos pais, especialmente do pai. Com atitudes infantis e irritantes, quer ser aquele tipo de "paizão" descolado. Com o tempo dá pra entender melhor o personagem e relevar algumas coisas. A mãe, como especialista da área psiquiatra, demora uma vida pra perceber que as coisas não estão normais. Mas o quarteto de atores convence. Algumas situações de filmagens não convence (momentos que não teriam um porquê de serem gravados, a não ser para poder contar a história - cenas do tipo "porque alguém filmaria isso"?) e a discussão FÉ x CIÊNCIA poderia ser explorada, mas o filme ganha pontos ao não dar respostas. E com um final impactante. (Em 01.04.20)
Talvez meu Lars Von Trier preferido... Como em toda Trilogia da Depressão, o diretor consegue mostrar visualmente toda a impotência humana sobre a doença, todo sofrimento, toda angústia, toda vontade de sumir. Sempre contando com ótimo elenco e ideias originais, Trier consegue passar sua ideia de caos interior, pessimismo, melancolia. Só resta a torcida: "venha Melancolia venha". Em JAN 2020.
Morto não Fala começa com um início promissor, uma história original. A ideia do protagonista conversar com seus cadáveres é muito interessante e rende as melhores ideias do filme. Achei que o filme se concentraria nisso, desenvolvendo-se através dessa premissa. No entanto, o filme prefere seguir um estilo "a la Hollywood", com uma história de fantasmas um pouco batida - ainda que a ideia da esposa-fantasma chantagear Stênio é bacana.
O que incomodou foi mesmo o fato de usar alguns recursos já saturados nesse tipo de história (para mim, quanto mais insinuar ao invés de mostrar, melhor). De qualquer forma, é um filme de gênero que não deve em nada a outros bons filmes realizados mundo afora. Boa direção, bom elenco, bom texto, boa produção. (Em MAR 2020)
Vírus é um filme que, ao contrário do que sugere o título em português, se propõe a mostrar o modo e o quanto quatro jovens estão dispostos a fazer para continuarem vivos após um vírus se alastrar por toda parte e matar quase todos à sua volta. Assim, os diretores não estão preocupados em explicar coisas como "quando surgiu", "por que surgiu" ou "como surgiu o vírus" - informações que são irrelevantes para a história - mas querem discutir O QUE AS PESSOAS SÃO CAPAZES DE FAZER PARA SALVAR SUA PRÓPRIA VIDA.
Ao se darem conta de que nada os impede de agirem seguindo seus próprios princípios (ou seria instintos?), estão dispostos a roupas, matar, saquear, etc. Nesse sentido, a ideia central discutida aqui é a ética da sobrevivência em momentos extremos. (Em 29.03.20, com Sandra)
M. Night Shyamalan tem voltado a dirigir filmes interessantes e bem desenvolvidos. Mas, ao contrário dos finais com plot twist memoráveis que se tornaram marca registrada, especialmente no começo de carreira, neste o tom sobrenatural incomodou bastante e acabou de certa forma me decepcionando. Em FEV 2020.
São Bernardo
4.1 66O filme tem um ritmo um pouco lento. Hirszman acerta mais uma vez. Um dos melhores filmes nacionais. Me lembrou o também ótimo "Sangue Negro" (2007) de Paul Thomas Anderson.
O monólogo final resume o filme:
"Penso em Madalena com insistência. Se fosse possível recomeçarmos... Para quê enganar-me? Se fosse possível recomeçarmos,aconteceria exatamente o que aconteceu. Não consigo modificar-me. É o que mais me aflige. Madalena entrou aqui cheia de bons sentimentos...e bons propósitos. Os sentimentos e os propósitos esbarraram... com a minha brutalidade e o meu egoísmo. Creio que nem sempre fui egoísta e brutal. A profissão é que me deu qualidades tão ruins" ... "A desconfiança é também conseqüência da profissão. Foi este modo de vida que me inutilizou" ... "Se aparecesse alguém ... Estão todos dormindo. Se ao menos a criança chorasse... Nem sequer tenho amizade ao meu filho. Que miséria" ... "E eu vou ficar aqui,às escuras... até não sei que hora. Até que morto de fadiga, encoste a cabeça à mesa... e descanse uns minutos".
(em 01.05.20, com Sandra)
Jojo Rabbit
4.2 1,6K Assista AgoraFilme com ótima produção e um roteiro inteligente que inova ao colocar Hitler como o amigo imaginário de Jojo - no livro isso inexiste. Sensível e debochado (ah, os absurdos do nazismo de daqueles que ainda hoje pensam como tal). Em 02/ABR, com Leo e Sandra
Alemanha, Ano Zero
4.3 92Nessa Alemanha devastada - ano zero, o início de um novo país -, o sentimento que perpassa à maioria dos personagens é a desesperança, a vontade de morrer, desistir (o irmão e o pai de Edmund, por exemplo, falam abertamento). O garoto, além de tentar garantir alguma coisa pra família comer, é colocado a frente de dilemas morais. Eis um trecho do diálogo com seu professor, quando Edmund o procura para ele ajudá-lo a conseguir comida para seu pai:
"Eu não tenho idéia, meu garoto. Você tem que aceitar as coisas como elas são. Ele é velho e fraco. Você já tentou de tudo. Você não pode lutar contra o destino".
"- E se ele morrer?"
"Então, ele morre. Nós todos temos que morrer, mais cedo ou mais tarde. Vocês não podem morrer de fome apenas para mantê-lo vivo."
Achei na média as atuações fracas. Se destaca a boa atuação do garoto Edmund Moeschke. (Em 23.04, com Sandra)
Sob a Pele
3.2 1,4K Assista AgoraDrama fantástico sobre autoconhecimento, sem se ater a explicações desnecessárias, e cujas lacunas levam o espectador a preenchê-las como lhe convier. Tudo na produção é muito bem realizado. O que teria motivado a protagonista a mudar suas atitudes repentinamente? (Em ABR 2020).
Grave
3.4 1,1KMais um bom filme de terror francês. O dilema e a resistência da protagonista em aceitar seu "destino" é interessante. O relacionamento com a irmã é esquisito. (em 19.04.20)
Coringa
4.4 4,1K Assista AgoraVou deixar o próprio Coringa resumir e explicar o filme:
"Eu não tenho mais nada a perder. Nada mais pode me machucar".
"Por que todo mundo se abala por causa deles? Se fosse eu morrendo na calçada, passariam por cima. Passo todo dia por vocês, e não me notam... Você já viu como é lá fora, Murray? Alguma vez você sai de verdade do estúdio? Todas as pessoas só berram
e gritam umas com as outras. Ninguém mais é civilizado. Ninguém pensa como é estar no lugar da outra pessoa. Acha que homens como Thomas Wayne se perguntam como é ser alguém como eu? Ser alguém senão eles mesmos? Não se perguntam. Eles acham que vamos ficar quietinhos e aguentar tudo como bons meninos! Sem reagir, sem perder o controle!"
"O que recebe quando cruza um solitário doente mental com uma sociedade que o abandona e o trata que nem lixo? Vou te dizer! Você recebe o que merece!"
"Só espero que minha morte faça mais sentido do que minha vida."
Não precisa dizer mais nada. Perfeito. (Em 14.04.20, com Sandra e Felipe).
Amargo Pesadelo
3.9 199 Assista AgoraBoas cenas nas corredeiras. Parece que no meio há uma quebra no ritmo do filme. Mas é interessante. JAN 2020.
Contatos Imediatos do Terceiro Grau
3.7 579 Assista AgoraBom filme de ficção do Spielberg. Em ABR 2020, com Sandra.
Quanto Mais Quente Melhor
4.3 853 Assista AgoraLegal. Em FEV 2020 com Sandra.
Magnólia
4.1 1,3K Assista AgoraRepleto de referências bíblicas, a obra de Paul T Anderson procura contar uma história sobre famílias e suas mazelas - mágoas, decepções, traições, segredos, etc - através das diversas ligações, coincidências e reviravoltas do destino que unem a vida de diversas pessoas, dentre eles um apresentador misógino vulgar, uma criança-prodígio solitária e uma jovem bêbada viciada em drogas. Levanta questões como o significado da vida, a natureza do mal e o complicado relacionamento entre humanos. Em MAR 2020, com Sandra.
Sangue de Pantera
3.7 101Filme, que apesar de curto, parece q o roteiro anda em círculos. E mesmo sem acreditarem na protagonista, o marido deduz q o ataque só pode ter partido da esposa... Em 18.04.20
Ela
4.2 5,8K Assista AgoraEm FEV 2020, com Sandra.
Mad Max: Estrada da Fúria
4.2 4,7K Assista AgoraFilme com visual e cenas de ação impressionantes! E, apesar de se chama "Mad Max", o filme é quase todo de Furiosa. A motivação da personagem de Charlize Theron é muito mais importante do que as proezas que Max faz. Ela pretende "salvar" cinco moças que viveram uma vida inteira de privação e abusos levando-as para uma mítica cidade cujas mulheres estão no comando. Filme de ação (e sobre empodeiramento feminino) de primeira! Em 04.04.20, com Sandra.
A Morte do Sr. Lazarescu
4.0 33Com ótima atuação do elenco e filmado com a câmera na mão, sem pressa e sem o uso de músicas, o filme parece um documentário. O minimalismo e a identificação com o personagem (quem nunca conheceu um senhor "Lazarescu"?) nos coloca ao lado do protagonista. A indiferença pelo outro e a banalização da condição humana e do seu sofrimento são grandes questões levantadas. Com um ritmo de "tempo real", o filme pode cansar um pouco. (Em 24.04, com Sandra)
A Casa do Demônio
3.1 193Filme com ótima ambientação, direção de arte, fotografia, que nos faz acreditar se tratar de um filme dos anos 1980. Fantástico. No entanto, o filme tem problemas que acabam decepcionando. O roteiro num é lá aquelas coisas (precisamos lembrar que nos ano 1980 os roteiros tbm não eram não!) e no terceiro ato tudo acontece muito rápido e é tudo muito explícito. Não gostei nem um pouco do final. (Em FEV 2020)
Dois Dias, Uma Noite
3.9 543Filme de premissa simples mas que consegue levantar muita discussão, como em todo bom filme "realista" dos diretores. No caso retratado pelos irmãos Dardenne, não há uma verdade absoluta - a própria Sandra reconhece o quão é delicada sua posição em pedir que seus colegas abram mão do dinheiro e de seus possíveis desdobramentos. Não à toa seu pedido pode causar briga entre pai e filho ou até mesmo separação de casal. Até que ponto seus colegas estão sendo egoístas? Além disso, há o problema da depressão, que ainda assombra a protagonista... tempos difíceis. No entanto, o filme
[/spoiler] é otimista tanto com relação aos colegas de trabalho - afinal a metade deles abriram mão do bônus - qto ao destino de Sandra, que saiu da situação muito mais confiante em si é esperançosa. [spoiler]
Godzilla II: Rei dos Monstros
3.2 651 Assista AgoraFilme com boas cenas de ação, bom trabalho gráfico e que exige uma boa dose de suspensão de descrença. Vale como sessão "pipoca" escapista. (Em 2019, com Sandra)
Histórias Cruzadas
4.4 3,8K Assista AgoraDivertido, realista, necessário. Em JAN 2020, com Sandra.
Frida
4.1 1,2K Assista AgoraFilme tecnicamente muito bom. Frida é personagem obrigatório. (Em MAR 2020, com Sandra).
Filme Caseiro
2.7 49Found Footage interessante, que é prejudicado pelo andamento um pouco lento e pelos personagens dos pais, especialmente do pai. Com atitudes infantis e irritantes, quer ser aquele tipo de "paizão" descolado. Com o tempo dá pra entender melhor o personagem e relevar algumas coisas. A mãe, como especialista da área psiquiatra, demora uma vida pra perceber que as coisas não estão normais. Mas o quarteto de atores convence. Algumas situações de filmagens não convence (momentos que não teriam um porquê de serem gravados, a não ser para poder contar a história - cenas do tipo "porque alguém filmaria isso"?) e a discussão FÉ x CIÊNCIA poderia ser explorada, mas o filme ganha pontos ao não dar respostas. E com um final impactante. (Em 01.04.20)
Melancolia
3.8 3,1K Assista AgoraTalvez meu Lars Von Trier preferido... Como em toda Trilogia da Depressão, o diretor consegue mostrar visualmente toda a impotência humana sobre a doença, todo sofrimento, toda angústia, toda vontade de sumir. Sempre contando com ótimo elenco e ideias originais, Trier consegue passar sua ideia de caos interior, pessimismo, melancolia. Só resta a torcida: "venha Melancolia venha". Em JAN 2020.
Morto Não Fala
3.4 386 Assista AgoraMorto não Fala começa com um início promissor, uma história original. A ideia do protagonista conversar com seus cadáveres é muito interessante e rende as melhores ideias do filme. Achei que o filme se concentraria nisso, desenvolvendo-se através dessa premissa. No entanto, o filme prefere seguir um estilo "a la Hollywood", com uma história de fantasmas um pouco batida - ainda que a ideia da esposa-fantasma chantagear Stênio é bacana.
O que incomodou foi mesmo o fato de usar alguns recursos já saturados nesse tipo de história (para mim, quanto mais insinuar ao invés de mostrar, melhor). De qualquer forma, é um filme de gênero que não deve em nada a outros bons filmes realizados mundo afora. Boa direção, bom elenco, bom texto, boa produção. (Em MAR 2020)
Vírus
2.6 693Vírus é um filme que, ao contrário do que sugere o título em português, se propõe a mostrar o modo e o quanto quatro jovens estão dispostos a fazer para continuarem vivos após um vírus se alastrar por toda parte e matar quase todos à sua volta. Assim, os diretores não estão preocupados em explicar coisas como "quando surgiu", "por que surgiu" ou "como surgiu o vírus" - informações que são irrelevantes para a história - mas querem discutir O QUE AS PESSOAS SÃO CAPAZES DE FAZER PARA SALVAR SUA PRÓPRIA VIDA.
Ao se darem conta de que nada os impede de agirem seguindo seus próprios princípios (ou seria instintos?), estão dispostos a roupas, matar, saquear, etc. Nesse sentido, a ideia central discutida aqui é a ética da sobrevivência em momentos extremos. (Em 29.03.20, com Sandra)
Fragmentado
3.9 3,0K Assista AgoraM. Night Shyamalan tem voltado a dirigir filmes interessantes e bem desenvolvidos. Mas, ao contrário dos finais com plot twist memoráveis que se tornaram marca registrada, especialmente no começo de carreira, neste o tom sobrenatural incomodou bastante e acabou de certa forma me decepcionando. Em FEV 2020.