depois de uma mensagem em entrevista do próprio Coutinho refletir sobre a ineficiência de entrevistar jovens, somos apresentados a vários personagens estudantes de ensino médio de escolas públicas cariocas, em sua maioria negros e pobres.
eles choram e se revelam em frente às câmeras e eu acredito neles. o filme, não parece dar tanta credibilidade assim. os planos duram mais do que o necessário, esperando a risada do público, em sua maioria branco e burguês, que ri do raciocínio desses jovens desamparados pelo estado e fruto de um processo histórico cruel. é fácil rir na poltrona confortável do cinema do itaú, né? mas o filme permite, o filme quer isso.
suas histórias difíceis e emocionantes são contrapostas, ao final, com uma criança, branquinha branquinha, seis anos. sorridente, dona de três cavalos, com uma faxineira e uma babá (como as mães dos outros depoentes) surge como um alívio. o filme, a plateia e o coutinho se aliviam. eles - no filme! - aplaudem a criança, que faz reverência e sai pela porta. ainda há esperança. "deviamos mesmo ter feito com crianças." diz coutinho.
se devia haver ironia, o filme é ineficiente. não vejo nada, além da reprodução desse discurso tosco. e as notícias que li sobre o filme apenas tratam o final como um BELO ENCONTRO ANTOLÓGICO entre Coutinho, um velho, e uma criança. que lindo... jura mesmo?
Meu grande problema com "O artista" é quanto ao seu propósito e discurso.
O filme, pb e mudo, conta uma história dos anos 30, com uma linguagem quase anos 30 (apesar do ritmo um pouco mais acelerado) e uma moral anos 30. Não há qualquer tentativa do diretor de trazer o filme ou sua história pro contemporâneo. Até mesmo a subjugação da mulher, insistindo numa moral machista permanece.
George triste por estar numa posição inferior a de Peppy Miller durante grande parte do filme, tornando o amor entre os dois impossível. As coisas só ficam normalizadas quando ele, superando o entrave do cinema falado, iguala-se a mulher. A cena em que Peppy adquire certa independêcia e, na falta de seu motorista, pega o carro ela mesma, vemos uma mulher que é ridicularizada quando tenta adquirir uma função masculina, até que ela bate em um poste.
Com todas essas escolhas, o filme me soa nostálgico e nada propositivo. Ser feito em uma época onde o cinema 3D e grandes inovações são exploradas pelo cinema caracteriza uma negação do cinema atual, mostrando que não precisamos de muito para contarmos uma história e emocionarmos. Entretanto, uma leitura ultrapassada, que foge de uma aproximação contemporânea, me soa como retrocesso e pura nostalgia.
Acho o filme fraco. Uma personagem bem inconsistente, dentro de um roteiro que não vai além da ótima premissa. A direção de arte é maravilhosa, mas nada que não era possível de observar com o trailer.
Gosto muito da maneira como ele utiliza possíveis imprevistos típicos do registro documental e os costura ao resto. Só acho que a montagem se fixa numa forma e a repete incansáveis vezes, com muitas sequências musicais. Já o desenvolvimento da trama, a simplicidade das cenas e dos acontecimentos me encantaram.
É muito muito muito fraco. É um diálogo pior que o outro, um enquadramento pior que o outro. A fotografia é péssima, assim como a arte, figurino e roteiro. E eu fui muito querendo gostar...
Aos Teus Olhos
3.4 288 Assista Agoraum filme irresponsável e anacrônico. colabora com pensamentos do pior tipo, reforça esteriótipos e se isola em uma falsa isenção.
Love
3.5 883 Assista Agoraa cena com a travesti é ultrajante. heteronormativo até dizer chega.
Últimas Conversas
4.2 108depois de uma mensagem em entrevista do próprio Coutinho refletir sobre a ineficiência de entrevistar jovens, somos apresentados a vários personagens estudantes de ensino médio de escolas públicas cariocas, em sua maioria negros e pobres.
eles choram e se revelam em frente às câmeras e eu acredito neles. o filme, não parece dar tanta credibilidade assim.
os planos duram mais do que o necessário, esperando a risada do público, em sua maioria branco e burguês, que ri do raciocínio desses jovens desamparados pelo estado e fruto de um processo histórico cruel. é fácil rir na poltrona confortável do cinema do itaú, né? mas o filme permite, o filme quer isso.
suas histórias difíceis e emocionantes são contrapostas, ao final, com uma criança, branquinha branquinha, seis anos. sorridente, dona de três cavalos, com uma faxineira e uma babá (como as mães dos outros depoentes) surge como um alívio. o filme, a plateia e o coutinho se aliviam. eles - no filme! - aplaudem a criança, que faz reverência e sai pela porta. ainda há esperança. "deviamos mesmo ter feito com crianças." diz coutinho.
se devia haver ironia, o filme é ineficiente. não vejo nada, além da reprodução desse discurso tosco. e as notícias que li sobre o filme apenas tratam o final como um BELO ENCONTRO ANTOLÓGICO entre Coutinho, um velho, e uma criança. que lindo... jura mesmo?
quanto desgosto. será que é isso mesmo?
Código Desconhecido
3.7 79 Assista Agoraincomunicabilidade e multiplot levados prum outro nível.
Sex Drive: Rumo ao Sexo
2.9 560 Assista AgoraA heteronormatividade em forma de filme.
Nem sei como consegui ver isso inteiro. Obrigado TV aberta e falta de sono.
Repugnante.
O Artista
4.2 2,1K Assista AgoraMeu grande problema com "O artista" é quanto ao seu propósito e discurso.
O filme, pb e mudo, conta uma história dos anos 30, com uma linguagem quase anos 30 (apesar do ritmo um pouco mais acelerado) e uma moral anos 30. Não há qualquer tentativa do diretor de trazer o filme ou sua história pro contemporâneo.
Até mesmo a subjugação da mulher, insistindo numa moral machista permanece.
George triste por estar numa posição inferior a de Peppy Miller durante grande parte do filme, tornando o amor entre os dois impossível. As coisas só ficam normalizadas quando ele, superando o entrave do cinema falado, iguala-se a mulher. A cena em que Peppy adquire certa independêcia e, na falta de seu motorista, pega o carro ela mesma, vemos uma mulher que é ridicularizada quando tenta adquirir uma função masculina, até que ela bate em um poste.
Com todas essas escolhas, o filme me soa nostálgico e nada propositivo. Ser feito em uma época onde o cinema 3D e grandes inovações são exploradas pelo cinema caracteriza uma negação do cinema atual, mostrando que não precisamos de muito para contarmos uma história e emocionarmos. Entretanto, uma leitura ultrapassada, que foge de uma aproximação contemporânea, me soa como retrocesso e pura nostalgia.
Últimos Dias
2.9 348 Assista AgoraHá um esvaziamento da narrativa, que insiste em quebrar qualquer esquema de causa e consequência.
O espectador torna-se tão descolado do filme, quanto Blake parece tentar descolar-se do mundo.
Ponto Final: Match Point
3.9 1,4K Assista AgoraO filme é pra ser levado a sério?
Beleza Adormecida
2.4 1,2K Assista AgoraAcho o filme fraco. Uma personagem bem inconsistente, dentro de um roteiro que não vai além da ótima premissa.
A direção de arte é maravilhosa, mas nada que não era possível de observar com o trailer.
O Futuro
3.5 155 Assista AgoraConfirmaram na Mostra Internacional de São Paulo! Ae
Além da Estrada
3.5 88 Assista AgoraGosto muito da maneira como ele utiliza possíveis imprevistos típicos do registro documental e os costura ao resto. Só acho que a montagem se fixa numa forma e a repete incansáveis vezes, com muitas sequências musicais.
Já o desenvolvimento da trama, a simplicidade das cenas e dos acontecimentos me encantaram.
Melancolia
3.8 3,1K Assista AgoraLars tava fazendo falta. Não vejo a hora!
Crash: No Limite
3.9 1,2KMuito brega.
o que é a Sandra Bullock caindo em câmera lenta?
Abel
3.7 3Nada memorável.
Dente Canino
3.8 1,2K Assista AgoraIncrível.
The Exploding Girl
3.1 20 Assista AgoraNhé :/
Lavoura Arcaica
4.2 381 Assista AgoraAs atuações estão incríveis. O roteiro é muito bom, mas tudo é muito longo, uma hora cansa. Mesmo assim, o final me conquistou.
Ladrões de Bicicleta
4.4 534 Assista AgoraOs personagens já me conquistaram nos 10 minutos iniciais. Realmente uma obra prima do neo-realismo italiano.
Antes Que o Mundo Acabe
3.5 355 Assista AgoraÉ muito muito muito fraco. É um diálogo pior que o outro, um enquadramento pior que o outro. A fotografia é péssima, assim como a arte, figurino e roteiro. E eu fui muito querendo gostar...
Os Esquecidos
4.3 109Fortíssimo. Buñuel não tava de brincadeira.
O Castelo Animado
4.5 1,3K Assista AgoraTem tanta coisa confusa, as coisas mudam tão rapidamente, que parece que faltam pedaços no filme... Mas o desenho é bem bonito.
Almas à Venda
3.4 240Falta ritmo, falta roteiro, falta direção. Falta um pouco de cada coisa, pra dizer a verdade.
Anticristo
3.5 2,2K Assista AgoraFantástico, pra variar.
Pecados Íntimos
3.8 569 Assista AgoraÉ quase um viva ao conformismo. Não gostei disso não.