Embora cheio de exageros, o filme é bem real em pontos como a violência social, as dificuldades individuais ignorada pelo alheio o Neonazismo etc. O anti-herói, que vive o drama das pessoas comuns, em que no dia-a-dia tem que enfrentar engarrafamentos, aborrecimentos e "burrocracias" - como costumo dizer- surta, e cria uma obsessão... o "Going Home". Essa obsessão o desprende da realidade tornando-o uma pessoa violenta e sem aptidão para viver na sociedade, onde quem cruza e tenta interferir o seu "Going Home" pode ser mortalmente ferido. O filme traz à tona o quanto problemático se tornou viver nessa sociedade com sua máquina [de ditadura] da felicidade que funciona apenas alegoricamente para alguns. Muitas pessoas se identificam o o principal personagem do filme, mas não podem deixar se enganar, como já dito antes, ele é um anti-herói que foge as regras da sociedade, por mais bobas que sejam (como a do horário do lanche..., ou ao ataque ao idoso no campo de golfe, que remete ao caso de ser um propriedade privada... ao preço da coca que ele julga injusto...), e as regras (quando honestamente justas) são para o bom convívio da sociedade.
Melancolia é um daqueles filmes em que as cenas demoram para se perder na sua memória, não é para menos, são cenas fortes cheieas de significados filosóficos que nos remete à profundas meditações.
Se no começo do filme Justine se apresenta como sendo o personagem mais combalido e problemático, é revertido do meio para o final do filme, mostrando-se a mais forte. A mais forte por colocar-se diante da "Melancholia" de forma direta e real, sem fugas ou distrações ditadas pela sociedade(como o casamento dramático da mesma). Todos fogem ao problema, -cada qual a sua maneira exceto Justine- o primeiro fora o pai que de forma sútil negou um apelo de sua filha, até o cientista que se fazia de forte perante a -inevitavelmente repito mais uma vez- Melancholia, fugiu ao problema da forma mais covarde.
É o fim de tudo irremediavelmente o nada!? Não há escapatória!? É o que há de mais forte no filme talvez, mas nem por isso precisamos deixar de acreditar em algo que nos deixe vivos e esperançosos, a fuga para a família, a bebida, a música (como a maravilhosa composição de Beethoven referenciado no final do filme), os pequenos momentos que nos deixam felizes, sem o teatro da hipocrisia ditada pelo social -ou até mesmo com um pouco de hipocrisia. O fim, é apocalíptico, belo e individual!
Indicado por um amigo que alertou-me, "precisa ter estômago para assisti-lo", bem apesar de ser sim um filme pesado e desconfortante, a parte do estômago "forte" fica de alerta para quem tem estômago "fraco", não foi bem o meu caso. O titulo que tem a palavra réquiem (do latim), significa aqui repouso eterno.
Embora subjetivamente pensem que se trata de um final tranquilo não se enganem.
"A ideia não é mostrar a degradação que a droga provoca, a ideia é abandonares-te a ver o filme como se o resto do mundo não existisse e sentires na tua própria pele". A trilha sonora e as imagens alternando com as cenas, são freneticamente poetizadas e com maestria, inovadoras e impressionantes. É um filme nu e cru, que aborda o tema como nunca foi abordado antes no cinema. Na obra foi escancarado, cuspido, vomitado, a velha e parece que infelizmente esquecida [cinicamente] nos tempos de hoje: Todos os vícios trazem a ruína, inclusive as drogas, lícitas ou ilícitas, seus efeitos estão na televisão hipnotizante, está nas fraquezas e neuroses do ser humano, está no médico que nem olha para a paciente, está do seu lado, basta querer ver.
Um filme que apesar de ter seu drama, em boa parte do mesmo encontramos muita humor simples, sem que se perca a seriedade do filme. Já vi muitos outros filme que envolve personagens com deficiência mental, mas esse com certeza foi o mais tocante e comovente, você "chora", ri, "chora" e volta a ri. A trilha sonora - sou suspeito para falar - é estupenda, a atuação de Pean, Dakota e Michelle são excelências que dispensam comentários, mas também os secundários foram incrivelmente bem construídos e aproveitados. O filme deve ser assistido, o tema pode até não ser tão original assim, mas com certeza foi muito bem abordado.
"Se quer saber nunca é tarde demais (ou no meu caso, cedo demais) pra ser quem você quiser ser. Não há limite de tempo, comece quando você quiser. Você pode mudar, ou ficar como está. Não há regras pra esse tipo de coisa. Podemos encarar a vida de forma positiva ou negativa. Espero que encare de forma positiva. Espero que veja coisas que surpreendam você. Espero que sinta coisas que nunca sentiu antes. Espero que conheça pessoas com pontos de vista diferentes. Espero que tenha uma vida da qual se orgulhe. E se você descobrir que não tem, espero que tenha forças pra conseguir começar novamente." O curioso caso de Benjamin Button Isso resume definitivamente o quão grandioso é o filme
A trama cheia de personagens é - não chega a ser tão confuso - complexo e difícil de lembrar, assim como o desenrolar do filme é complexo e completo. UM drogado mais cabeça que muitos filósofos, russos "imortais" mafiosos com classe se mistura com os de 2ª... Apesar de tudo é um filme para rir - falando sério agora - com um humor smples, sútil "a cara dos britânicos, algo totalmente diferente do humor americano, mas nem por isso pior, arriscaria dizer que melhor, como dito antes sútil, refinado, sagaz.
Foi demasiadamente fácil rir com os personagens de Jesus Quintana, Walter o neurótico, Donny inexpressivo e claro o icônico "Dude" com situações bizarras, diálogos improváveis e apenas aparentemente despretencioso, uma comédia refinada e rebuscada. Um filme sublime.
É fácil notar que as piadas, são das mais simples e ingênuo até as com duplo sentido, chegando a serem libidinosas. Tudo isso somado as atuações, musicas, um pouco de trama e o esteriótipo de Marilyn como loira burra diverti "um bocado"
É uma especie de "Cidade de Deus" com panorama a classe média de uma sociedade, fundada com modelos arcaicos, onde mesmo após anos persistem e perpetuam a mediocridade prisioneira nos piores aspectos da história a que se remete a crônica, o coronelismo e o fator racial. Mesmo com o fator "urbanização" o hedonismo assombra a sociedade, é um filme de fantasmas e fenômenos, onde o som (que está no titulo) se torna imprescindível para a obra em seu quase total.
Trilogia de super-herói, quase nunca se pode esperar muito do terceiro (e nesse o fato se repere).Falhas no roteiro não diminuiu a qualidade do filme, que foi salvo pelo carismático Robert Downey.
Em muitas partes o filme ficou cansativo, e fora desnecessário, mas o começo diria ser o supra-sumo do mesmo, um casamento fantástico que esconde a real aparência daquela gente, que representa uma sociedade ruída, do ponto de vista moral e econômico, onde mais uma vez prevalece inescrupulosamente sem limites "O Ter é mais importante que Ser"
Pode até ser fiel ao livro (como o é) mas, o roteiro não se condensa e a obra fílmica é superficial de mais quando comparada ao livro d Machado (que quem, leu sabe o quanto o livro é instigante). O filme tem boa intenção no entanto, faltou a inovação.
Tão bom quanto os três primeiros filmes que o antecederam, melhor em alguns aspectos, principalmente os efeitos visuais, não tão bom em outros, mas com certeza brilhante como a obra de R.R. Tolkien, onde demora para engrenar, as vezes sendo até mesmo - arriscaria dizer - prolixo.
A primeira parte do filme dirigido por Ang Lee, tem quase um tom de pregação com lição de moral ou algo que o valha da religião oriental. Se esse era o objetivo principal do diretor, falhou por tem se tornado enfadonho e chato. Porém a obra engrenou, e veio a segunda e melhor parte do filme, onde Pi perde sua família em um naufrágio, e fica a deriva do Oceano Pacífico abordo com um tigre (Richard Parker). A metáfora - não sei se é essa de fato ou se existe outras e não percebi que escreverei a seguir - não é a de o homem se adaptar a natureza apenas, mas a relação de coexistência, onde Pi, principalmente Pi, necessita de Richard por causa de seu medo quanto a solidão naquele imenso "vazio". As imagens(fotografias) foram uma das melhores no mundo cinematográfico em 2012, excepcionalmente por parte do tigre que foi todo feito em CG, a criação da ilha no meio do Oceano entre muitas outros espetáculos que se apresentaram durante o longa. Em fim, embora o tom de pregação tenha diminuído a obra, e a segunda parte salvo a mesma, o desfecho apesar de parecer profundamente sentimental, fora na verdade mais uma engenhosidade do diretor, no minimo interessante e divertido, bem como é o filme.
Filme que pode ser mais complexo do imaginamos, com varias interpretações esquisitas e talvez até exóticas. Já tinha lido em algum lugar sobre a metáfora da cabine e a masturbação, contudo não sei bem a explicação para isso.
Embora o filme não tenha seguido - em muitas partes até mesmo criado - os fatos e feitos históricos de Wallace, o filme não deixou duvidas de q W.W. fora um grande heroi, não, não somente heroi mas tambem um grande homem que nos deixa muitas e grandiosas lições como, dentre as principais e mais fortes, não desistir de seu ideais como o próprio no filme o fez, inclusive morrendo pelo mesmo.
Surpreendente, genial, simples e arrebatador, mais uma grande obra do mestre de suspense Alfred Hitchcock, que mesmo com um espaço limitado não sufocou o talento do maestro.
Um Dia de Fúria
3.9 895 Assista AgoraEmbora cheio de exageros, o filme é bem real em pontos como a violência social, as dificuldades individuais ignorada pelo alheio o Neonazismo etc.
O anti-herói, que vive o drama das pessoas comuns, em que no dia-a-dia tem que enfrentar engarrafamentos, aborrecimentos e "burrocracias" - como costumo dizer- surta, e cria uma obsessão... o "Going Home".
Essa obsessão o desprende da realidade tornando-o uma pessoa violenta e sem aptidão para viver na sociedade, onde quem cruza e tenta interferir o seu "Going Home" pode ser mortalmente ferido.
O filme traz à tona o quanto problemático se tornou viver nessa sociedade com sua máquina [de ditadura] da felicidade que funciona apenas alegoricamente para alguns.
Muitas pessoas se identificam o o principal personagem do filme, mas não podem deixar se enganar, como já dito antes, ele é um anti-herói que foge as regras da sociedade, por mais bobas que sejam (como a do horário do lanche..., ou ao ataque ao idoso no campo de golfe, que remete ao caso de ser um propriedade privada... ao preço da coca que ele julga injusto...), e as regras (quando honestamente justas) são para o bom convívio da sociedade.
Melancolia
3.8 3,1K Assista AgoraMelancolia é um daqueles filmes em que as cenas demoram para se perder na sua memória, não é para menos, são cenas fortes cheieas de significados filosóficos que nos remete à profundas meditações.
Se no começo do filme Justine se apresenta como sendo o personagem mais combalido e problemático, é revertido do meio para o final do filme, mostrando-se a mais forte. A mais forte por colocar-se diante da "Melancholia" de forma direta e real, sem fugas ou distrações ditadas pela sociedade(como o casamento dramático da mesma).
Todos fogem ao problema, -cada qual a sua maneira exceto Justine- o primeiro fora o pai que de forma sútil negou um apelo de sua filha, até o cientista que se fazia de forte perante a -inevitavelmente repito mais uma vez- Melancholia, fugiu ao problema da forma mais covarde.
É o fim de tudo irremediavelmente o nada!? Não há escapatória!? É o que há de mais forte no filme talvez, mas nem por isso precisamos deixar de acreditar em algo que nos deixe vivos e esperançosos, a fuga para a família, a bebida, a música (como a maravilhosa composição de Beethoven referenciado no final do filme), os pequenos momentos que nos deixam felizes, sem o teatro da hipocrisia ditada pelo social -ou até mesmo com um pouco de hipocrisia.
O fim, é apocalíptico, belo e individual!
Réquiem para um Sonho
4.3 4,4K Assista AgoraIndicado por um amigo que alertou-me, "precisa ter estômago para assisti-lo", bem apesar de ser sim um filme pesado e desconfortante, a parte do estômago "forte" fica de alerta para quem tem estômago "fraco", não foi bem o meu caso.
O titulo que tem a palavra réquiem (do latim), significa aqui repouso eterno.
Embora subjetivamente pensem que se trata de um final tranquilo não se enganem.
"A ideia não é mostrar a degradação que a droga provoca, a ideia é abandonares-te a ver o filme como se o resto do mundo não existisse e sentires na tua própria pele".
A trilha sonora e as imagens alternando com as cenas, são freneticamente poetizadas e com maestria, inovadoras e impressionantes.
É um filme nu e cru, que aborda o tema como nunca foi abordado antes no cinema. Na obra foi escancarado, cuspido, vomitado, a velha e parece que infelizmente esquecida [cinicamente] nos tempos de hoje: Todos os vícios trazem a ruína, inclusive as drogas, lícitas ou ilícitas, seus efeitos estão na televisão hipnotizante, está nas fraquezas e neuroses do ser humano, está no médico que nem olha para a paciente, está do seu lado, basta querer ver.
Uma Lição de Amor
4.3 1,6KUm filme que apesar de ter seu drama, em boa parte do mesmo encontramos muita humor simples, sem que se perca a seriedade do filme.
Já vi muitos outros filme que envolve personagens com deficiência mental, mas esse com certeza foi o mais tocante e comovente, você "chora", ri, "chora" e volta a ri.
A trilha sonora - sou suspeito para falar - é estupenda, a atuação de Pean, Dakota e Michelle são excelências que dispensam comentários, mas também os secundários foram incrivelmente bem construídos e aproveitados.
O filme deve ser assistido, o tema pode até não ser tão original assim, mas com certeza foi muito bem abordado.
O Curioso Caso de Benjamin Button
4.1 3,3K Assista Agora"Se quer saber nunca é tarde demais (ou no meu caso, cedo demais) pra ser quem você quiser ser. Não há limite de tempo, comece quando você quiser. Você pode mudar, ou ficar como está. Não há regras pra esse tipo de coisa. Podemos encarar a vida de forma positiva ou negativa. Espero que encare de forma positiva. Espero que veja coisas que surpreendam você. Espero que sinta coisas que nunca sentiu antes. Espero que conheça pessoas com pontos de vista diferentes. Espero que tenha uma vida da qual se orgulhe. E se você descobrir que não tem, espero que tenha forças pra conseguir começar novamente."
O curioso caso de Benjamin Button
Isso resume definitivamente o quão grandioso é o filme
Segredos de Sangue
3.5 1,2K Assista AgoraApesar do ritmo lento, o filme foi convicto, e o arquitetamento do enrendo evolutivo conseguiu driblar alguns erros.
RocknRolla: A Grande Roubada
3.5 368 Assista AgoraA trama cheia de personagens é - não chega a ser tão confuso - complexo e difícil de lembrar, assim como o desenrolar do filme é complexo e completo.
UM drogado mais cabeça que muitos filósofos, russos "imortais" mafiosos com classe se mistura com os de 2ª...
Apesar de tudo é um filme para rir - falando sério agora - com um humor smples, sútil "a cara dos britânicos, algo totalmente diferente do humor americano, mas nem por isso pior, arriscaria dizer que melhor, como dito antes sútil, refinado, sagaz.
O Grande Lebowski
3.9 1,1K Assista AgoraFoi demasiadamente fácil rir com os personagens de Jesus Quintana, Walter o neurótico, Donny inexpressivo e claro o icônico "Dude" com situações bizarras, diálogos improváveis e apenas aparentemente despretencioso, uma comédia refinada e rebuscada. Um filme sublime.
Os Homens Preferem as Loiras
3.9 364 Assista AgoraÉ fácil notar que as piadas, são das mais simples e ingênuo até as com duplo sentido, chegando a serem libidinosas. Tudo isso somado as atuações, musicas, um pouco de trama e o esteriótipo de Marilyn como loira burra diverti "um bocado"
O Som ao Redor
3.8 1,1K Assista AgoraÉ uma especie de "Cidade de Deus" com panorama a classe média de uma sociedade, fundada com modelos arcaicos, onde mesmo após anos persistem e perpetuam a mediocridade prisioneira nos piores aspectos da história a que se remete a crônica, o coronelismo e o fator racial.
Mesmo com o fator "urbanização" o hedonismo assombra a sociedade, é um filme de fantasmas e fenômenos, onde o som (que está no titulo) se torna imprescindível para a obra em seu quase total.
Os Oito Odiados
4.1 2,4K Assista AgoraTrilogia da "desconexão"
Wolverine: Imortal
3.2 2,2K Assista AgoraSó recordo do X-Men Origens: Wolverine, praticamente um fracasso
Homem de Ferro 3
3.5 3,4K Assista AgoraTrilogia de super-herói, quase nunca se pode esperar muito do terceiro (e nesse o fato se repere).Falhas no roteiro não diminuiu a qualidade do filme, que foi salvo pelo carismático Robert Downey.
Reality - A Grande Ilusão
3.6 44 Assista AgoraEm muitas partes o filme ficou cansativo, e fora desnecessário, mas o começo diria ser o supra-sumo do mesmo, um casamento fantástico que esconde a real aparência daquela gente, que representa uma sociedade ruída, do ponto de vista moral e econômico, onde mais uma vez prevalece inescrupulosamente sem limites "O Ter é mais importante que Ser"
A Cura
4.1 794 Assista AgoraClássico típico da sessão da tarde!
Memórias Póstumas
3.5 309 Assista AgoraPode até ser fiel ao livro (como o é) mas, o roteiro não se condensa e a obra fílmica é superficial de mais quando comparada ao livro d Machado (que quem, leu sabe o quanto o livro é instigante).
O filme tem boa intenção no entanto, faltou a inovação.
O Hobbit: Uma Jornada Inesperada
4.1 4,7K Assista AgoraTão bom quanto os três primeiros filmes que o antecederam, melhor em alguns aspectos, principalmente os efeitos visuais, não tão bom em outros, mas com certeza brilhante como a obra de R.R. Tolkien, onde demora para engrenar, as vezes sendo até mesmo - arriscaria dizer - prolixo.
Fale com Ela
4.2 1,0K Assista AgoraO filme é uma constante metamorfose, dos personagens e ambientes principalmente, da comédia ao drama passando ainda pelo suspense.
O Gato do Rabino
4.0 93Gostei da forma simples da animação, e da apresentação das críticas, que aparece também na simplicidade, de forma sutil, mas não menos complexa!
As Aventuras de Pi
3.9 4,4KA primeira parte do filme dirigido por Ang Lee, tem quase um tom de pregação com lição de moral ou algo que o valha da religião oriental. Se esse era o objetivo principal do diretor, falhou por tem se tornado enfadonho e chato.
Porém a obra engrenou, e veio a segunda e melhor parte do filme, onde Pi perde sua família em um naufrágio, e fica a deriva do Oceano Pacífico abordo com um tigre (Richard Parker). A metáfora - não sei se é essa de fato ou se existe outras e não percebi que escreverei a seguir - não é a de o homem se adaptar a natureza apenas, mas a relação de coexistência, onde Pi, principalmente Pi, necessita de Richard por causa de seu medo quanto a solidão naquele imenso "vazio".
As imagens(fotografias) foram uma das melhores no mundo cinematográfico em 2012, excepcionalmente por parte do tigre que foi todo feito em CG, a criação da ilha no meio do Oceano entre muitas outros espetáculos que se apresentaram durante o longa.
Em fim, embora o tom de pregação tenha diminuído a obra, e a segunda parte salvo a mesma, o desfecho apesar de parecer profundamente sentimental, fora na verdade mais uma engenhosidade do diretor, no minimo interessante e divertido, bem como é o filme.
E Aí... Comeu?
2.6 1,6KPerdi meu tempo e meu dinheiro.
Os Pássaros
3.9 1,1KFilme que pode ser mais complexo do imaginamos, com varias interpretações esquisitas e talvez até exóticas.
Já tinha lido em algum lugar sobre a metáfora da cabine e a masturbação, contudo não sei bem a explicação para isso.
Coração Valente
4.1 1,3K Assista AgoraEmbora o filme não tenha seguido - em muitas partes até mesmo criado - os fatos e feitos históricos de Wallace, o filme não deixou duvidas de q W.W. fora um grande heroi, não, não somente heroi mas tambem um grande homem que nos deixa muitas e grandiosas lições como, dentre as principais e mais fortes, não desistir de seu ideais como o próprio no filme o fez, inclusive morrendo pelo mesmo.
Festim Diabólico
4.3 885 Assista AgoraSurpreendente, genial, simples e arrebatador, mais uma grande obra do mestre de suspense Alfred Hitchcock, que mesmo com um espaço limitado não sufocou o talento do maestro.