O filme se passa nos anos 30, na Coréia, durante a ocupação japonesa, onde a jovem Sook-Hee, é contratada para ser a criada de Hideko, uma grande herdeira japonesa que vive com seu tio opressor Kouzuki. Mas Sook-Hee guarda um segredo, ela foi recrutada por um golpista para enganar Hideko, visando roubar toda sua fortuna. Esse filme, diferente da violência explícita de “Oldboy” e “Lady Vingança” (filmes do mesmo diretor), contém uma contínua tortura psicológica, mostrada na forma como as mulheres são tratadas, como um meio para se adquirir prazer e dinheiro. Kouzuki, tio de Hideko, é com certeza um dos personagens mais psicóticos do cinema, suas perversões são uma mistura de Hannibal Lecter com Marquês de Sade. Esse também é o filme mais erótico do diretor, com cenas arrebatadoras, provavelmente ele quis diferenciar os abusos que apareciam em cenas grotescas em seus outros filmes com uma cena entre personagens livres e apaixonados. É difícil falar do filme sem revelar algo importante da trama, mas recomendo a todos que assistam, pois Chan-wook Park é um mestre em desenrolar uma história sempre guardando algo para o final.
Christian Wolff trabalha em um pequeno escritório de contabilidade em uma pequena cidade e também trabalha como contador para as mais perigosas organizações criminosas do mundo. Com o departamento de tesouro dos EUA tentando descobrir sua identidade, ele começa a trabalhar para uma empresa de robótica, tentando achar a origem de uma discrepância nas contas da empresa, mas pessoas começam a morrer conforme ele se aproxima da verdade. O herói gênio da matemática, com um variação de autismo e que demonstra habilidade ao lidar com diversas armas pode fazer você acreditar que esse é um filme de ação diferente de outros. Não se engane. O filme tem todos os elementos de filmes de ação antigos, o herói inacessível emocionalmente, a donzela em perigo, investigações que se resolvem como mágica, e uma reviravolta final previsível e digna de novela mexicana. A melhor parte do filme são as cenas da infância do personagem, onde conhecemos mais sobre a personalidade do pai do que a dele, mas elas são tantas que as pessoas que assistirem ao filme somente pela ação (leia-se tiros e mortes) vão se sentir irritadas.
James encontra um vídeo que acredita mostrar sua irmã desaparecida Heather, então ele parte com seus amigos para a floresta que alguns acreditam ser assombrada pela Bruxa de Blair. O primeiro filme "A Bruxa de Blair", lançado em 1999, é um experimento de o quanto você pode assustar alguém sem mostrar nada especificamente assustador, ele popularizou o terror “found footage” e conseguia criar uma atmosfera opressora e sombria. Uma sequência só será realmente boa se conseguir revolucionar o que foi feito no primeiro filme, algo que “A Bruxa de Blair: O Livro das Sombras” falhou miseravelmente em fazer (Eu prefiro fingir que esse filme nem existe!). Esse terceiro filme não fica atrás, com uma conexão rasa com o primeiro filme, ele não tenta nada de novo, o filme tem sim muitos sustos, mas é extremamente fácil assustar alguém com gritos inesperados a todo volume. Personagens enfadonhos e diálogos forçados, diferente do primeiro, onde os diálogos foram improvisados. Os filmes são um produto de sua época, por isso é difícil explicar o impacto do primeiro filme, e o fenômeno que se tornou, mas com certeza a Bruxa de Blair devia ter sido deixada em paz no século 20.
Caden Cotard é um diretor de teatro e está criando uma nova peça, uma réplica de sua vida e de Nova York. Enquanto a peça cresce além de todas as expectativas, sua vida desmorona e a realidade se torna cada vez mais questionável. O roteirista e diretor deste filme é Charlie Kaufman, que escreveu os roteiros dos filmes “Quero ser John Malkovich”, “Adaptação” e “Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças”. Se você nunca viu algum dos filmes anteriores, não recomendo que comece por esse. Um dos filmes mais densos e depressivos que já vi na minha vida, tudo o que é mostrado na tela pode ser interpretado de inúmeras maneiras. Quando o diretor começa a transformar sua vida em peça teatral, ele revive cada momento doloroso e fica difícil imaginar o que aconteceu de verdade, se tudo aquilo não é fruto da versão distorcida dele dos fatos, ou mesmo se não passa de pura ficção. O que você deve dar importância quando não consegue distinguir ficção de realidade? O diretor parece estar em busca de uma sensação, um sentimento que ele pretende passar com sua peça, que se torna seu único objetivo e obsessão.
O filme conta a história de Simon, que trabalha em uma agência do governo. Ele tem sua vida virada de cabeça para baixo com a chegada de James, que tem sua exata aparência física, mas de personalidade oposta, confiante, carismático e sedutor. Apesar do filme ser bem lento e ter diálogos desconexos, ele cria uma atmosfera única, é impossível situar os personagens em algum lugar ou época, eles podem viver em algum futuro distante ou simplesmente estarem trancafiados em algum complexo para tratamento psiquiátrico. O filme deixa tudo nas mãos do espectador, não confirma o que é verdade e o que não é. Você pode achar que James é uma personalidade de Simon, que representa o desejo dele de ser popular, pode achar que Simon é simplesmente maluco e imagina a maior parte das coisas que acontece no filme e pode, assim como eu, achar que James, o popular, é a maneira como Simon reage em público, sempre usando uma máscara para ser popular, e tudo de ruim que acontece com Simon são seus medos, o que ele acha que aconteceria caso pare de fingir. Ele é baseado no romance escrito por Fiódor Dostoievski que aborda a privação de direitos na sociedade enquanto indivíduos obtém ascensão usurpando tudo ao seu redor, e como o esforço para adentrar a vida em sociedade pode acabar isolando o indivíduo. Assim como o romance o filme é um prato cheio para análises psicológicas, psiquiátricas e filosóficas, mas também é muito longo e confuso.
até o seu chocante fim em 2003, quando foi morto por um urso em seu acampamento junto com sua namorada.
Herzog como sempre mostra variados pontos de vista, seja dos nativos que condenam a aproximação de Timothy com os ursos, de um guarda florestal que diz que ele teve o que mereceu, ou dos amigos mais próximos, talvez os únicos com o conhecimento suficiente para emitir algum julgamento sobre o caso. O filme mostra como Timothy fugia da vida em sociedade, buscando refúgio na natureza, julgando ingenuamente ser compreendido pelas imensas e impiedosas feras cujo impulso maior é a fome. Herzog trata tudo com muita sensibilidade e usando imagens inspiradoras obtidas por Treadwell, mostra como a natureza é fascinante e terrível ao mesmo tempo.
Essa ópera rock conta a história de Winslow Leach, um compositor nerd e introvertido que é enganado pelo produtor musical Swan, que rouba suas músicas para a inauguração de seu palácio do rock, o Paraíso. Depois de inúmeros infortúnios, incluindo um acidente que desfigura seu rosto, ele busca vingança contra Swan. O filme mistura “O Fantasma da Ópera” com “Fausto” com rock dos anos 70 e todos os já conhecidos excessos da indústria musical, que explora seus artistas. O filme começa bem dando destaque a Winslow, que é muito engraçado e ingênuo, mas conforme o filme passa, a personalidade dele vai desaparecendo, você espera ele ressurgir desfigurado e impiedoso, mas ele ressurge como uma sombra de si mesmo, somente para ser ainda mais explorado por Swan. A personagem Phoenix é uma aspirante a cantora por quem ambos se interessam romanticamente, seu personagem é meramente decorativo, cantando e sendo manipulada por Swan. Talvez quando esse filme foi lançado, em 1974, ele soasse irreverente por sua crítica e humor negro, mas hoje em dia ele não impressiona muito. E o principal defeito do filme é falar sobre música e ter as músicas mais chatas que já vi em um filme.
Filme importantíssimo para tratar de um assunto vital que não deve ser evitado! Um dos melhores que assisti esse ano! https://www.youtube.com/watch?v=gTlQ16n5iSM
Frank (2014) - Direção de Lenny Abrahamson. O filme acompanha Jon, um aspirante a músico que se vê envolvido em mais do que ele pode lidar quando se torna o tecladista de uma excêntrica banda liderada pelo enigmático Frank, que nunca tira sua cabeça falsa. O filme fica o tempo todo em uma linha entre comédia e drama, o que funciona muito bem, o elenco é ótimo, com Domhall Gleeson que faz o papel de Jon, que convence como uma pessoa introvertida tentando pertencer a algo, Maggie Gyllenhaal, ótima como a amarga e rude Clara, mas o melhor é Michael Fassbender, que consegue se expressar sutilmente mesmo sem mostrar seu rosto,
quando a cabeça falsa é removida no filme, é como se o personagem perdesse toda sua personalidade, algo incrível.
Mais do que divertir e emocionar, Frank faz você refletir sobre a importância que você dá a opinião alheia, seja em sua carreira ou na vida pessoal. A máscara, sempre usada para esconder sua identidade, ironicamente é usada por Frank como instrumento artístico com o qual ele expressa quem realmente é.
Invasão Zumbi (Busanhaeng - 2016) - Direção de Sang-ho Yeon Sok-Woo, um investidor viciado em trabalho, leva sua filha Soo-ahn de Seul para Busan a bordo do trem KTX, mas o trem é dominado por um ataque zumbi, que leva os passageiros a lutar desesperadamente por suas vidas. O filme está muito longe de ser original, a busca de um pai por redenção enquanto o apocalipse acontece já foi usado inúmeras vezes no cinema (Sinais, Guerra dos Mundos, etc). Mas o filme é criativo ao usar o espaço confinado do trem para criar a sensação de isolamento e inevitável terror (uma hora você tem que sair da segurança do vagão isolado). E os zumbis estão bem assustadores, sem o uso de maquiagens mirabolantes ou os efeitos que transformaram os zumbis em uma massa de CGI em "Guerra Mundial Z". Os personagens são estereótipos e as atuações são bem exageradas (pelo menos se você não estiver acostumado com cinema coreano). Stephen King elogiou o filme, provavelmente por causa do personagem Yong-Suk, talvez até mais detestável do que os próprios zumbis, que parece com alguns personagens do próprio King. Mas, original ou não, esse é um filme despretensioso, que cumpre bem seu objetivo, assustar e acelerar o ritmo cardíaco do espectador.
A Piscina (A Bigger Splash - 2015) - Direção de Luca Guadagnino Esse filme é um remake de "La Piscine" (1969), dirigido por Jacques Deray. Ele conta a história de Marianne Lane, uma estrela do rock que está dando um tempo em sua carreira pois perdeu a voz, e se refugiou na remota e charmosa ilha de Pantelleria, na Itália, com seu marido, o cineasta Paul De Smedt. Tudo corre bem até a chegada de um antigo amigo de Marienne, Harry Hawkes e sua jovem filha Penelope Lannier. Eles acabam com a paz do casal, criando um clima de tensão, ciúmes e insinuações que colocam em perigo a vida dos dois. Esse filme é totalmente focado nos personagens e seus relacionamentos, Marienne é uma mulher poderosa mas que não consegue controlar seu relacionamento com Harry, com quem já teve um namoro destrutivo. Harry é um produtor musical que personifica o hedonismo egoísta de um homem sem um relacionamento sincero, seja com Marienne ou com sua filha Penelope, cuja existência ele descobriu recentemente. Penelope é um retrato de uma adolescente passiva-agressiva, sempre agindo como se nada importasse. Quem nunca tentou passar toda sua frustração interior para as outras pessoas sem usar palavras? Paul é um cineasta reservado e apaixonado por Marienne, ao contrário de Harry ele se importa com o bem estar dela. No filme, ele é provocado por Harry constantemente e é possível ver seu autocontrole lentamente e esgotando. O filme também é pontuado por notícias dos refugiados da guerra que chegam à Europa e são presos, e não, isso não é uma tentativa de tornar o filme uma declaração política, está mais para uma crítica ao comportamento humano, sobre como é fácil ignorar qualquer coisa quando você está mergulhado em seus próprios problemas, mesmo que você os tenha criado. A trilha sonora também é fantástica, e alterna entre Tom Jobim, que combina perfeitamente com o clima do filme, e Rolling Stones, com versões cantadas pelo elenco e a versão incrível de "Emotional Rescue", interpretada por St Vincent.
Amnésia (Memento - 2000) - Direção de Christopher Nolan. Leonard tem um problema, ele não consegue criar novas memórias, isso aconteceu depois que dois homens invadiram sua casa, onde sua mulher foi estuprada e morta. Ele busca vingança, tentando encontrar um dos invasores que escapou e lhe causou a perda de memória. O filme é todo contado em cenas fora de ordem cronológica, isso somado a incerteza causada pela perda de memória do personagem abre inúmeros buracos na trama que os fãs do filme usam para desenvolver suas teorias. Quando o filme foi lançado em DVD, era possível ativar uma opção em que ele era exibido com as cenas em ordem cronológica. O grande destaque do filme está nessa ordem em que os fatos são mostrados, que até renderam ao filme duas indicações ao Oscar, de melhor roteiro e de melhor edição. Pessoalmente eu não gostei da história e a maneira que ela foi contada, fazendo você só descobrir as coisas no final eu achei bem irritante. Mas não diga isso perto de um fã, que provavelmente vai te chamar de burro que não entendeu a genialidade de Chrstopher Nolan. A intenção é claramente que você assista ao filme novamente, prestando mais atenção aos detalhes, mas por que montar um quebra cabeça que forma uma figura que você não gosta? Eu com certeza não o farei. Se for para assistir um filme de Nolan, prefiro ver "Interestelar" ou "A Origem", esses sim geniais.
Snowden: Herói ou Traidor (Snowden - 2016) - Direção de Oliver Stone. O filme conta a história real de Edward Snowden, ex administrador de sistemas da CIA, que trouxe à público as técnicas de vigilância usadas pela Agência de Segurança Nacional dos EUA. Essas técnicas incluíam um conjunto de programas que permitiam ao governo americano vigiar praticamente todos e tudo no mundo, governos estrangeiros (incluindo o Brasil) e qualquer pessoa que considerassem suspeita. Essa vigilância eletrônica praticamente não tinha restrições, eles tinham acesso ao seus e-mails, mensagens no facebook, sms, mensagens de vídeo e ainda conseguiam acessar as câmeras de seus dispositivos conectados sem autorização. Oliver Stone, sempre buscando fazer filmes que contenham alguma crítica política ou social, é o diretor perfeito para esse filme. Ele não se limita a mostrar os fatos revelados por Snowden, mistura também sua vida profissional, mostrando como ele chegou a seu cargo na CIA, e sua vida pessoal, abordando os efeitos que a pressão do trabalho e desconforto com a ética duvidosa do governo causaram em seu relacionamento com Lindsay Mills, sua namorada. Destaque também para Joseph Gordon-Levitt e Shailene Woodley, ambos bem convincentes e que contribuem para essa abordagem mais profunda de seus personagens. São mostradas também cenas reais de entrevistas sobre o assunto, sempre mostrando a posição defensiva do governo, que tentava convencer o povo americano que estavam sendo vigiados para sua própria segurança. Aproveitando-se do medo do terrorismo que o governo fez questão de alimentar por anos depois do 11 de Setembro. Uma das falhas do filme é abordar superficialmente as consequências depois das revelações para Snowden, que foi acusado de traição e até hoje vive em asilo político. Se você assistir a esse filme e ainda se fizer esse questionamento do (ridículo :P) título brasileiro, isso só mostrará como o patriotismo cego, americano ou não, é prejudicial à sociedade.
Irmã (Little Sister - 2016) - Direção de Zach Clark. O filme conta a história da jovem freira Colleen, que retorna à sua casa depois de anos sem contato com a família, quando seu irmão volta da guerra do Iraque. O filme tem personagens muito interessantes, como a própria Colleen,no passado uma adolescente gótica e agora uma freira, seu irmão Jacob, que sofreu queimaduras no rosto e não sai em público, sua mãe perturbada que lida com todos os seus problemas com grandes quantidades de maconha e até sua amiga Emily que vai a extremos para defender duas ideologias. Com todos esses personagens o que poderia dar errado? Eles são simplesmente o que a sinopse revela, não vemos os conflitos que levaram Colleen a querer se tornar freira, nem as situações extremas que levam sua mãe a usar drogas como válvula de escape. O único relacionamento que é um pouco mais explorado é o de Jacob com sua noiva Tricia, onde ambos tem dificuldades de retomar o relacionamento de onde pararam depois do retorno dele do Iraque. Tudo fica tão subentendido que até a história da amiga Emily, que foi considerada terrorista por libertar galinhas em um protesto vegetariano se torna mais interessante que a história principal. O filme tinha muito potencial, mas não alcançou seu objetivo.
Este documentário mostra a jornada de uma mulher de 34 anos chamada Lotje, que tem um derrame cerebral e ao acordar se vê em um mundo completamente estranho, onde a realidade é distorcida e seus sentidos não são confiáveis. Acompanhamos seus esforços em busca de recuperar a habilidade de ler e escrever, as tentativas médicas de curá-la e a luta dela para aceitar sua nova condição como algo que pode não ter volta. O documentário tem a produção executiva do cineasta David Lynch, para quem Lotje mandava vídeos explicando que, com suas percepções da realidade alteradas, ela se sentia em seus filmes. O documentário é muito confuso, o que é compreensível, pois ele surgiu da tentativa de Lotje de documentar toda sua vida pós derrame, com todas as suas dificuldades de se comunicar e interagir. Essa confusão o torna difícil de se assistir, mas provavelmente essa é a intenção do filme. Deixar você tão confuso quanto Lotje.
Anticristo
3.5 2,2K Assista AgoraFiz um vídeo sobre o filme no meu canal do Youtube!
Com spoilers.
https://www.youtube.com/watch?v=FbXpReSwpYs
A Criada
4.4 1,3K Assista AgoraO filme se passa nos anos 30, na Coréia, durante a ocupação japonesa, onde a jovem Sook-Hee, é contratada para ser a criada de Hideko, uma grande herdeira japonesa que vive com seu tio opressor Kouzuki. Mas Sook-Hee guarda um segredo, ela foi recrutada por um golpista para enganar Hideko, visando roubar toda sua fortuna.
Esse filme, diferente da violência explícita de “Oldboy” e “Lady Vingança” (filmes do mesmo diretor), contém uma contínua tortura psicológica, mostrada na forma como as mulheres são tratadas, como um meio para se adquirir prazer e dinheiro. Kouzuki, tio de Hideko, é com certeza um dos personagens mais psicóticos do cinema, suas perversões são uma mistura de Hannibal Lecter com Marquês de Sade.
Esse também é o filme mais erótico do diretor, com cenas arrebatadoras, provavelmente ele quis diferenciar os abusos que apareciam em cenas grotescas em seus outros filmes com uma cena entre personagens livres e apaixonados.
É difícil falar do filme sem revelar algo importante da trama, mas recomendo a todos que assistam, pois Chan-wook Park é um mestre em desenrolar uma história sempre guardando algo para o final.
O Contador
3.7 647 Assista AgoraChristian Wolff trabalha em um pequeno escritório de contabilidade em uma pequena cidade e também trabalha como contador para as mais perigosas organizações criminosas do mundo. Com o departamento de tesouro dos EUA tentando descobrir sua identidade, ele começa a trabalhar para uma empresa de robótica, tentando achar a origem de uma discrepância nas contas da empresa, mas pessoas começam a morrer conforme ele se aproxima da verdade.
O herói gênio da matemática, com um variação de autismo e que demonstra habilidade ao lidar com diversas armas pode fazer você acreditar que esse é um filme de ação diferente de outros. Não se engane.
O filme tem todos os elementos de filmes de ação antigos, o herói inacessível emocionalmente, a donzela em perigo, investigações que se resolvem como mágica, e uma reviravolta final previsível e digna de novela mexicana.
A melhor parte do filme são as cenas da infância do personagem, onde conhecemos mais sobre a personalidade do pai do que a dele, mas elas são tantas que as pessoas que assistirem ao filme somente pela ação (leia-se tiros e mortes) vão se sentir irritadas.
Bruxa de Blair
2.4 1,0K Assista AgoraJames encontra um vídeo que acredita mostrar sua irmã desaparecida Heather, então ele parte com seus amigos para a floresta que alguns acreditam ser assombrada pela Bruxa de Blair.
O primeiro filme "A Bruxa de Blair", lançado em 1999, é um experimento de o quanto você pode assustar alguém sem mostrar nada especificamente assustador, ele popularizou o terror “found footage” e conseguia criar uma atmosfera opressora e sombria.
Uma sequência só será realmente boa se conseguir revolucionar o que foi feito no primeiro filme, algo que “A Bruxa de Blair: O Livro das Sombras” falhou miseravelmente em fazer (Eu prefiro fingir que esse filme nem existe!).
Esse terceiro filme não fica atrás, com uma conexão rasa com o primeiro filme, ele não tenta nada de novo, o filme tem sim muitos sustos, mas é extremamente fácil assustar alguém com gritos inesperados a todo volume. Personagens enfadonhos e diálogos forçados, diferente do primeiro, onde os diálogos foram improvisados.
Os filmes são um produto de sua época, por isso é difícil explicar o impacto do primeiro filme, e o fenômeno que se tornou, mas com certeza a Bruxa de Blair devia ter sido deixada em paz no século 20.
Sinédoque, Nova York
4.0 477Caden Cotard é um diretor de teatro e está criando uma nova peça, uma réplica de sua vida e de Nova York. Enquanto a peça cresce além de todas as expectativas, sua vida desmorona e a realidade se torna cada vez mais questionável.
O roteirista e diretor deste filme é Charlie Kaufman, que escreveu os roteiros dos filmes “Quero ser John Malkovich”, “Adaptação” e “Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças”. Se você nunca viu algum dos filmes anteriores, não recomendo que comece por esse. Um dos filmes mais densos e depressivos que já vi na minha vida, tudo o que é mostrado na tela pode ser interpretado de inúmeras maneiras.
Quando o diretor começa a transformar sua vida em peça teatral, ele revive cada momento doloroso e fica difícil imaginar o que aconteceu de verdade, se tudo aquilo não é fruto da versão distorcida dele dos fatos, ou mesmo se não passa de pura ficção.
O que você deve dar importância quando não consegue distinguir ficção de realidade? O diretor parece estar em busca de uma sensação, um sentimento que ele pretende passar com sua peça, que se torna seu único objetivo e obsessão.
O Duplo
3.5 518 Assista AgoraO filme conta a história de Simon, que trabalha em uma agência do governo. Ele tem sua vida virada de cabeça para baixo com a chegada de James, que tem sua exata aparência física, mas de personalidade oposta, confiante, carismático e sedutor.
Apesar do filme ser bem lento e ter diálogos desconexos, ele cria uma atmosfera única, é impossível situar os personagens em algum lugar ou época, eles podem viver em algum futuro distante ou simplesmente estarem trancafiados em algum complexo para tratamento psiquiátrico.
O filme deixa tudo nas mãos do espectador, não confirma o que é verdade e o que não é. Você pode achar que James é uma personalidade de Simon, que representa o desejo dele de ser popular, pode achar que Simon é simplesmente maluco e imagina a maior parte das coisas que acontece no filme e pode, assim como eu, achar que James, o popular, é a maneira como Simon reage em público, sempre usando uma máscara para ser popular, e tudo de ruim que acontece com Simon são seus medos, o que ele acha que aconteceria caso pare de fingir.
Ele é baseado no romance escrito por Fiódor Dostoievski que aborda a privação de direitos na sociedade enquanto indivíduos obtém ascensão usurpando tudo ao seu redor, e como o esforço para adentrar a vida em sociedade pode acabar isolando o indivíduo. Assim como o romance o filme é um prato cheio para análises psicológicas, psiquiátricas e filosóficas, mas também é muito longo e confuso.
O Homem-Urso
4.0 143 Assista AgoraO filme conta a história de Timothy Treadwell, um ativista que viveu treze verões entre os ursos pardos no Alaska,
até o seu chocante fim em 2003, quando foi morto por um urso em seu acampamento junto com sua namorada.
Herzog como sempre mostra variados pontos de vista, seja dos nativos que condenam a aproximação de Timothy com os ursos, de um guarda florestal que diz que ele teve o que mereceu, ou dos amigos mais próximos, talvez os únicos com o conhecimento suficiente para emitir algum julgamento sobre o caso.
O filme mostra como Timothy fugia da vida em sociedade, buscando refúgio na natureza, julgando ingenuamente ser compreendido pelas imensas e impiedosas feras cujo impulso maior é a fome.
Herzog trata tudo com muita sensibilidade e usando imagens inspiradoras obtidas por Treadwell, mostra como a natureza é fascinante e terrível ao mesmo tempo.
O Fantasma do Paraíso
3.8 104Essa ópera rock conta a história de Winslow Leach, um compositor nerd e introvertido que é enganado pelo produtor musical Swan, que rouba suas músicas para a inauguração de seu palácio do rock, o Paraíso. Depois de inúmeros infortúnios, incluindo um acidente que desfigura seu rosto, ele busca vingança contra Swan.
O filme mistura “O Fantasma da Ópera” com “Fausto” com rock dos anos 70 e todos os já conhecidos excessos da indústria musical, que explora seus artistas.
O filme começa bem dando destaque a Winslow, que é muito engraçado e ingênuo, mas conforme o filme passa, a personalidade dele vai desaparecendo, você espera ele ressurgir desfigurado e impiedoso, mas ele ressurge como uma sombra de si mesmo, somente para ser ainda mais explorado por Swan.
A personagem Phoenix é uma aspirante a cantora por quem ambos se interessam romanticamente, seu personagem é meramente decorativo, cantando e sendo manipulada por Swan.
Talvez quando esse filme foi lançado, em 1974, ele soasse irreverente por sua crítica e humor negro, mas hoje em dia ele não impressiona muito. E o principal defeito do filme é falar sobre música e ter as músicas mais chatas que já vi em um filme.
Spotlight - Segredos Revelados
4.1 1,7K Assista AgoraFilme importantíssimo para tratar de um assunto vital que não deve ser evitado!
Um dos melhores que assisti esse ano!
https://www.youtube.com/watch?v=gTlQ16n5iSM
O Lagosta
3.8 1,5K Assista AgoraMELHOR filme que assisti em 2016!
Fiz um vídeo no meu canal do Youtube com os melhores!
https://www.youtube.com/watch?v=gTlQ16n5iSM
O Quarto de Jack
4.4 3,3K Assista AgoraUm dos melhores que assisti em 2016!
www.youtube.com/watch?v=gTlQ16n5iSM
Batman vs Superman - A Origem da Justiça
3.4 4,9K Assista AgoraUm dos melhores filmes de heróis!
https://www.youtube.com/watch?v=gTlQ16n5iSM
Frank
3.7 599 Assista AgoraFrank (2014) - Direção de Lenny Abrahamson.
O filme acompanha Jon, um aspirante a músico que se vê envolvido em mais do que ele pode lidar quando se torna o tecladista de uma excêntrica banda liderada pelo enigmático Frank, que nunca tira sua cabeça falsa.
O filme fica o tempo todo em uma linha entre comédia e drama, o que funciona muito bem, o elenco é ótimo, com Domhall Gleeson que faz o papel de Jon, que convence como uma pessoa introvertida tentando pertencer a algo, Maggie Gyllenhaal, ótima como a amarga e rude Clara, mas o melhor é Michael Fassbender, que consegue se expressar sutilmente mesmo sem mostrar seu rosto,
quando a cabeça falsa é removida no filme, é como se o personagem perdesse toda sua personalidade, algo incrível.
Mais do que divertir e emocionar, Frank faz você refletir sobre a importância que você dá a opinião alheia, seja em sua carreira ou na vida pessoal.
A máscara, sempre usada para esconder sua identidade, ironicamente é usada por Frank como instrumento artístico com o qual ele expressa quem realmente é.
A Garota Dinamarquesa
4.0 2,2K Assista AgoraFiz um vídeo sobre esse filme no meu canal do Youtube, com spoilers!
https://www.youtube.com/watch?v=GmcsSoHq8hY
Que Horas Ela Volta?
4.3 3,0K Assista AgoraFiz um vídeo sobre esse filme incrível para o meu canal no Youtube!
https://www.youtube.com/watch?v=B7cyPsAx0RM
Invasão Zumbi
4.0 2,1K Assista AgoraInvasão Zumbi (Busanhaeng - 2016) - Direção de Sang-ho Yeon
Sok-Woo, um investidor viciado em trabalho, leva sua filha Soo-ahn de Seul para Busan a bordo do trem KTX, mas o trem é dominado por um ataque zumbi, que leva os passageiros a lutar desesperadamente por suas vidas.
O filme está muito longe de ser original, a busca de um pai por redenção enquanto o apocalipse acontece já foi usado inúmeras vezes no cinema (Sinais, Guerra dos Mundos, etc). Mas o filme é criativo ao usar o espaço confinado do trem para criar a sensação de isolamento e inevitável terror (uma hora você tem que sair da segurança do vagão isolado). E os zumbis estão bem assustadores, sem o uso de maquiagens mirabolantes ou os efeitos que transformaram os zumbis em uma massa de CGI em "Guerra Mundial Z".
Os personagens são estereótipos e as atuações são bem exageradas (pelo menos se você não estiver acostumado com cinema coreano). Stephen King elogiou o filme, provavelmente por causa do personagem Yong-Suk, talvez até mais detestável do que os próprios zumbis, que parece com alguns personagens do próprio King.
Mas, original ou não, esse é um filme despretensioso, que cumpre bem seu objetivo, assustar e acelerar o ritmo cardíaco do espectador.
Um Mergulho No Passado
3.3 79A Piscina (A Bigger Splash - 2015) - Direção de Luca Guadagnino
Esse filme é um remake de "La Piscine" (1969), dirigido por Jacques Deray. Ele conta a história de Marianne Lane, uma estrela do rock que está dando um tempo em sua carreira pois perdeu a voz, e se refugiou na remota e charmosa ilha de Pantelleria, na Itália, com seu marido, o cineasta Paul De Smedt.
Tudo corre bem até a chegada de um antigo amigo de Marienne, Harry Hawkes e sua jovem filha Penelope Lannier. Eles acabam com a paz do casal, criando um clima de tensão, ciúmes e insinuações que colocam em perigo a vida dos dois.
Esse filme é totalmente focado nos personagens e seus relacionamentos, Marienne é uma mulher poderosa mas que não consegue controlar seu relacionamento com Harry, com quem já teve um namoro destrutivo.
Harry é um produtor musical que personifica o hedonismo egoísta de um homem sem um relacionamento sincero, seja com Marienne ou com sua filha Penelope, cuja existência ele descobriu recentemente.
Penelope é um retrato de uma adolescente passiva-agressiva, sempre agindo como se nada importasse. Quem nunca tentou passar toda sua frustração interior para as outras pessoas sem usar palavras?
Paul é um cineasta reservado e apaixonado por Marienne, ao contrário de Harry ele se importa com o bem estar dela. No filme, ele é provocado por Harry constantemente e é possível ver seu autocontrole lentamente e esgotando.
O filme também é pontuado por notícias dos refugiados da guerra que chegam à Europa e são presos, e não, isso não é uma tentativa de tornar o filme uma declaração política, está mais para uma crítica ao comportamento humano, sobre como é fácil ignorar qualquer coisa quando você está mergulhado em seus próprios problemas, mesmo que você os tenha criado.
A trilha sonora também é fantástica, e alterna entre Tom Jobim, que combina perfeitamente com o clima do filme, e Rolling Stones, com versões cantadas pelo elenco e a versão incrível de "Emotional Rescue", interpretada por St Vincent.
Amnésia
4.2 2,2K Assista AgoraAmnésia (Memento - 2000) - Direção de Christopher Nolan.
Leonard tem um problema, ele não consegue criar novas memórias, isso aconteceu depois que dois homens invadiram sua casa, onde sua mulher foi estuprada e morta.
Ele busca vingança, tentando encontrar um dos invasores que escapou e lhe causou a perda de memória.
O filme é todo contado em cenas fora de ordem cronológica, isso somado a incerteza causada pela perda de memória do personagem abre inúmeros buracos na trama que os fãs do filme usam para desenvolver suas teorias.
Quando o filme foi lançado em DVD, era possível ativar uma opção em que ele era exibido com as cenas em ordem cronológica.
O grande destaque do filme está nessa ordem em que os fatos são mostrados, que até renderam ao filme duas indicações ao Oscar, de melhor roteiro e de melhor edição.
Pessoalmente eu não gostei da história e a maneira que ela foi contada, fazendo você só descobrir as coisas no final eu achei bem irritante. Mas não diga isso perto de um fã, que provavelmente vai te chamar de burro que não entendeu a genialidade de Chrstopher Nolan.
A intenção é claramente que você assista ao filme novamente, prestando mais atenção aos detalhes, mas por que montar um quebra cabeça que forma uma figura que você não gosta? Eu com certeza não o farei. Se for para assistir um filme de Nolan, prefiro ver "Interestelar" ou "A Origem", esses sim geniais.
Snowden: Herói ou Traidor
3.8 412 Assista AgoraSnowden: Herói ou Traidor (Snowden - 2016) - Direção de Oliver Stone.
O filme conta a história real de Edward Snowden, ex administrador de sistemas da CIA, que trouxe à público as técnicas de vigilância usadas pela Agência de Segurança Nacional dos EUA.
Essas técnicas incluíam um conjunto de programas que permitiam ao governo americano vigiar praticamente todos e tudo no mundo, governos estrangeiros (incluindo o Brasil) e qualquer pessoa que considerassem suspeita. Essa vigilância eletrônica praticamente não tinha restrições, eles tinham acesso ao seus e-mails, mensagens no facebook, sms, mensagens de vídeo e ainda conseguiam acessar as câmeras de seus dispositivos conectados sem autorização.
Oliver Stone, sempre buscando fazer filmes que contenham alguma crítica política ou social, é o diretor perfeito para esse filme.
Ele não se limita a mostrar os fatos revelados por Snowden, mistura também sua vida profissional, mostrando como ele chegou a seu cargo na CIA, e sua vida pessoal, abordando os efeitos que a pressão do trabalho e desconforto com a ética duvidosa do governo causaram em seu relacionamento com Lindsay Mills, sua namorada. Destaque também para Joseph Gordon-Levitt e Shailene Woodley, ambos bem convincentes e que contribuem para essa abordagem mais profunda de seus personagens.
São mostradas também cenas reais de entrevistas sobre o assunto, sempre mostrando a posição defensiva do governo, que tentava convencer o povo americano que estavam sendo vigiados para sua própria segurança. Aproveitando-se do medo do terrorismo que o governo fez questão de alimentar por anos depois do 11 de Setembro.
Uma das falhas do filme é abordar superficialmente as consequências depois das revelações para Snowden, que foi acusado de traição e até hoje vive em asilo político.
Se você assistir a esse filme e ainda se fizer esse questionamento do (ridículo :P) título brasileiro, isso só mostrará como o patriotismo cego, americano ou não, é prejudicial à sociedade.
A Montanha Sagrada
4.3 468 Assista AgoraFiz um vídeo sobre este filme que é um dos meus favoritos para o meu canal do Youtube.
https://www.youtube.com/watch?v=o-fgdsbmqfE
Irmã
3.3 50Irmã (Little Sister - 2016) - Direção de Zach Clark.
O filme conta a história da jovem freira Colleen, que retorna à sua casa depois de anos sem contato com a família, quando seu irmão volta da guerra do Iraque.
O filme tem personagens muito interessantes, como a própria Colleen,no passado uma adolescente gótica e agora uma freira, seu irmão Jacob, que sofreu queimaduras no rosto e não sai em público, sua mãe perturbada que lida com todos os seus problemas com grandes quantidades de maconha e até sua amiga Emily que vai a extremos para defender duas ideologias.
Com todos esses personagens o que poderia dar errado? Eles são simplesmente o que a sinopse revela, não vemos os conflitos que levaram Colleen a querer se tornar freira, nem as situações extremas que levam sua mãe a usar drogas como válvula de escape. O único relacionamento que é um pouco mais explorado é o de Jacob com sua noiva Tricia, onde ambos tem dificuldades de retomar o relacionamento de onde pararam depois do retorno dele do Iraque.
Tudo fica tão subentendido que até a história da amiga Emily, que foi considerada terrorista por libertar galinhas em um protesto vegetariano se torna mais interessante que a história principal.
O filme tinha muito potencial, mas não alcançou seu objetivo.
As Vantagens de Ser Invisível
4.2 6,9K Assista AgoraFilme incrível! Fiz um vídeo sobre esse filme para o meu canal no Youtube!
https://www.youtube.com/watch?v=kB0yT7ymtVM
Doutor Estranho
4.0 2,2K Assista AgoraFiz um vídeo sobre esse filme no meu canal do Youtube:
https://www.youtube.com/watch?v=1uH-YGIUkig
My Beautiful Broken Brain
3.9 40 Assista AgoraEste documentário mostra a jornada de uma mulher de 34 anos chamada Lotje, que tem um derrame cerebral e ao acordar se vê em um mundo completamente estranho, onde a realidade é distorcida e seus sentidos não são confiáveis.
Acompanhamos seus esforços em busca de recuperar a habilidade de ler e escrever, as tentativas médicas de curá-la e a luta dela para aceitar sua nova condição como algo que pode não ter volta.
O documentário tem a produção executiva do cineasta David Lynch, para quem Lotje mandava vídeos explicando que, com suas percepções da realidade alteradas, ela se sentia em seus filmes.
O documentário é muito confuso, o que é compreensível, pois ele surgiu da tentativa de Lotje de documentar toda sua vida pós derrame, com todas as suas dificuldades de se comunicar e interagir.
Essa confusão o torna difícil de se assistir, mas provavelmente essa é a intenção do filme. Deixar você tão confuso quanto Lotje.