A questão da Síndrome de Estocolmo de A Bela e a Fera se torna muito mais chocante quando trazida pra realidade contemporânea né... Pq o lado abusivo fica mais saliente. Se eu fosse mulher e tivesse que viver com o medo constante desse tipo de cara, acho que eu teria tido muito mais dificuldade de gostar desse filme, mas acho que gostar dele, enquanto obra de ficção, não significa necessariamente aprovar a conduta inaceitável do protagonista, dá pra enxergar por outros ângulos, eu penso nesse filme como um retrato do quão doentia é a afetividade humana e acho que ele funciona muito bem dentro dessa proposta, apesar de ter um enredo meio pobre pros padrões do Almodovar.
Acho que o filme funciona melhor dentro da lógica budista do que dentro da lógica de crítica ao capitalismo.Em nenhum dos casos a metáfora parece fechar tão bem, mas é bem interessante.
Ótimo filme. Essa década foi a década que restaurou o terror psicólogo; A Bruxa, Corra, Um Lugar Silêncioso, Midsommar... O Homem Invisível faz jus a essa lista. Impressionante como o filme constrói a tensão sem precisar apelar pra jump scare ou coisas do tipo, ao invés disso o filme vai construindo o seu suspense através da relação entre a câmera e o cenário e de uma interpretação maravilhosa da Elizabeth Moss. Alguns podem dizer que a carga ideológica do filme é feminista, eu acho válido que o cinema mostre a posição da mulher oprimida, assim como é válido quando o cinema mostra o oposto em filmes como Garota Exemplar e Kramer vs Kramer.
Oq salvou, até certo ponto, foi o elenco (Daisy Ridley mandou bem demais, quem deixou um pouco a desejar foi o Adam Driver), fotografia, efeitos especiais, graça a esses aspectos esse filme não chega a ser uma trasheira... Mas que roteirinho ruim, cheio de incoerências(tipo o poder da Rey que é enorme ou inexistente, de acordo com a conveniência narrativa), facilitações narrativas, clichês(teve uma hora que só faltou aparecer a Deusa Athena pra Rey e dizer: "não desista Seiya"), bem ruinzinho mesmo... Mas mesmo com o roteiro fraco, eu continuei sentindo um certo engajamento com a protagonista. É o pior filme dos 9 filmes oficiais, de longe.
1-O tema é absolutamente relevante, mas isso não é mérito do documentário em si, o mérito do documentário foi conseguir captar tantas imagens chocantes. 2- É um documentário triste e pesado, apesar disso ele não tenta acrescentar mais carga dramática a fatos que já são dramáticos por si mesmo. 3- Narrativamente o filme é bem ruim; confuso, um monte de cenas mal organizadas, cronologia bagunçada, apesar da relevância das imagens consegue ser tedioso, não situa o telespectador no contexto sírio, omite fatos... Temos aqui uma pedra bruta com muito potencial, mas que foi entregue ao público sem o trabalho da lapidação Nota 5.5
O tradicional filme dos loosers se redimindo na última festa da High School, basicamente o Superbad feminino, é bem menos engraçado, mas é mais original e um pouco mais artístico, no final os dois são referências dentro do gênero. Nota 8.0
Quase uma mistura de Robocop com Venom, mas com um desenvolvimento inesperado, a parte dramática deixa a desejar, mas tem um bom enredo de sci-fi e é visualmente interessante, valeu a pena Nota 8.0
A ideia é boa, funciona bem, o filme tem um ritmo bom, é gostoso de assistir...Mas a direção de atores foi sofrível, o uso de facilitações narrativas não foi pequeno... Vale a pena mesmo assim Nota 6.5
Uma mistura de Capitão Fantástico com A Liberdade é Azul, digo, o filme fala sobre isolamento e natureza, mas não é romântico, a fobia social não é mascarada, é menos engajante do que Capitão Fantástico e Na Natureza Selvagem mas é mais verossímil. Belas atuações dos dois protagonistas. Nota 8.0
No primeiro ato o filme parecia muito promissor, bela direção, a atmosfera intimista do filme funciona bem, mas conforme o filme foi caminhando pro seu desfecho eu fui me decepcionando, o enredo é bem frustrante... Espero que da próxima vez o James Gray se associe a um bom roteirista, pq ele é um diretor talentoso, mas não foi dessa vez que ele conseguiu entregar um grande filme Nota 6.5
1- O filme passa muito tempo na mesma dinâmica, toda aquela falação e correria foi ficando cansativa com o tempo, mas eu achei que o filme tem um estilo original, diferente dos filmes que eu vi antes, não que esse estilo tenha me agradado. 2-Adam Sandler foi bem, mas eu não achei tudo isso não, acho que ele funciona muito bem em algumas cenas, mas em outras não, a parte dele chorando ficou péssima. 3-Não consegui sentir nenhuma empatia com o personagem principal, um babaca, não que isso seja um defeito pro filme, mas acho que o estilo frenético atrapalhou a parte dramática. Nota 7.0
Temos o Brasil dividido entre duas narrativas inconsistentes, a primeira culpabiliza o PT de forma exagerada, a segunda tenta vender o partido como vítima. Não se pode esperar que um documentário seja neutro, mas um grande documentário não é aquele que me passa a mão na cabeça e me diz “ vc esteve certo esse tempo todo”, mas aquele que traz novas informações, capazes de desafiar as narrativas dominantes. Democracia em Vertigem tem grandes méritos, técnicos e artísticos, e traz sim muitas verdades, mas erra ao se aproximar demais da segunda narrativa, ao ser complacente e maniqueísta. Mas é preciso dizer, se o documentário errou, errou por suas omissões, ele não traz informações falsas(exceto a ideia de que o nome do nosso país se deve ao nome da árvore, mas esse engano é muito comum), ele não chega a forçar tanto a barra. Sei que neutralidade não existe, mas eu esperava mais, com o tempo a areia vai descer e a gente vai conseguir ter uma visão mais objetiva, por enquanto esse documentário é uma das melhores referências que a gente tem em relação golpe/impeachment legítimo, muito melhor do que documentários do Brasil Paralelo, pro brasileiro bem informado ele não agrega quase nada, mas pro estrangeiro ou pra posteridade ele é um registro valioso de uma narrativa bastante influente. Nota 7.0
É o filme mais despretensioso da lista, o Holocausto visto pelos olhos de um garoto alemão, nada tão impressionante, mas o filme atinge bem a sua proposta, o elenco é ótimo, o roteiro é bom, a única coisa que me incomodou foi o ator que fez o Hitler, fora isso o filme funcionou muito bem Nota 8.5
O enredo é morno até os últimos 20 minutos, nos quais ele fica muito bonito, mesmo nas partes mornas ele foi muito encenado, ótimas atuações das duas personagens centrais. Nota 7.5
Enredo meia-boca que se tornou um grande filme por causa do feito extraordinário da direção, parece a experiência de uma gameplay transportada pra tela. Torço pra que vença melhor direção e perca melhor filme. Nota 8.75
Difícil dar uma nota presse filme, ele é tão bom e tão ruim. Parece um filme do Tarantino, só que lisérgico e muito mais caricato, com roteiro mais tosco, porém, a caricatura é proposital, ela faz parte de um experimentalismo e de uma homenagem ao cinema dos anos 70/80 e a estilização das cenas é incrível, tudo foi muito bem feito para gerar uma estilização memorável, desde a fotografia saturada até as interpretações quase teatrais... É um show de imagens. Numa época em que o cinema de arte fica restrito a safe zone naturalista esse filme vai na direção contrária, ele é inventivo, estranho, ousado e funciona razoavelmente bem, apesar disso. Teria sido um novo clássico se tivesse caprichado um pouco mais, porém Mandy acabou ficando no meio da rua entre a obra-prima e a trasheira. Fica a expectativa pelos próximos filmes do Panos Cosmatos. Nota 8.0
Demorei pra terminar pq eu não sou um grande admirador desse estilo de filme, mas o estilo seco casa bem com a proposta de retratar uma sociedade afetivamente atrofiada, a obra não é tão empolgante, mas é sofisticada e consegue um feito difícil que é dar plausibilidade pras relações opressivas entre os moradores. Nota 9.0
Ata-me!
3.7 550A questão da Síndrome de Estocolmo de A Bela e a Fera se torna muito mais chocante quando trazida pra realidade contemporânea né... Pq o lado abusivo fica mais saliente. Se eu fosse mulher e tivesse que viver com o medo constante desse tipo de cara, acho que eu teria tido muito mais dificuldade de gostar desse filme, mas acho que gostar dele, enquanto obra de ficção, não significa necessariamente aprovar a conduta inaceitável do protagonista, dá pra enxergar por outros ângulos, eu penso nesse filme como um retrato do quão doentia é a afetividade humana e acho que ele funciona muito bem dentro dessa proposta, apesar de ter um enredo meio pobre pros padrões do Almodovar.
Não Matarás
4.0 7Filme menor do Lubitsch, sem grandes pretensões, singelo, um pouco piegas, mas é curto(70 minutos), funciona bem e é uma crítica forte a guerra.
Ninja A Maquina Assassina
2.9 28Esse é ruim hein...
Primavera, Verão, Outono, Inverno e... Primavera
4.3 377Os dois primeiros atos são muito belos, depois o filme dá uma caidinha, mas é bom.
O Poço
3.7 2,1K Assista AgoraAcho que o filme funciona melhor dentro da lógica budista do que dentro da lógica de crítica ao capitalismo.Em nenhum dos casos a metáfora parece fechar tão bem, mas é bem interessante.
O Homem Invisível
3.8 2,0K Assista AgoraÓtimo filme.
Essa década foi a década que restaurou o terror psicólogo; A Bruxa, Corra, Um Lugar Silêncioso, Midsommar... O Homem Invisível faz jus a essa lista. Impressionante como o filme constrói a tensão sem precisar apelar pra jump scare ou coisas do tipo, ao invés disso o filme vai construindo o seu suspense através da relação entre a câmera e o cenário e de uma interpretação maravilhosa da Elizabeth Moss. Alguns podem dizer que a carga ideológica do filme é feminista, eu acho válido que o cinema mostre a posição da mulher oprimida, assim como é válido quando o cinema mostra o oposto em filmes como Garota Exemplar e Kramer vs Kramer.
Uma Noite Alucinante 2
3.8 711 Assista AgoraDecepção, não consegui manter a suspensão da descrença, mas nem de longe...
Rápida e Mortal
3.1 179 Assista AgoraO Era Uma Vez no Oeste da segundona, muito bacana, belo trabalho de direção do Sam Raimi.
Star Wars, Episódio IX: A Ascensão Skywalker
3.2 1,3K Assista AgoraOq salvou, até certo ponto, foi o elenco (Daisy Ridley mandou bem demais, quem deixou um pouco a desejar foi o Adam Driver), fotografia, efeitos especiais, graça a esses aspectos esse filme não chega a ser uma trasheira... Mas que roteirinho ruim, cheio de incoerências(tipo o poder da Rey que é enorme ou inexistente, de acordo com a conveniência narrativa), facilitações narrativas, clichês(teve uma hora que só faltou aparecer a Deusa Athena pra Rey e dizer: "não desista Seiya"), bem ruinzinho mesmo... Mas mesmo com o roteiro fraco, eu continuei sentindo um certo engajamento com a protagonista. É o pior filme dos 9 filmes oficiais, de longe.
Para Sama
4.4 1101-O tema é absolutamente relevante, mas isso não é mérito do documentário em si, o mérito do documentário foi conseguir captar tantas imagens chocantes.
2- É um documentário triste e pesado, apesar disso ele não tenta acrescentar mais carga dramática a fatos que já são dramáticos por si mesmo.
3- Narrativamente o filme é bem ruim; confuso, um monte de cenas mal organizadas, cronologia bagunçada, apesar da relevância das imagens consegue ser tedioso, não situa o telespectador no contexto sírio, omite fatos... Temos aqui uma pedra bruta com muito potencial, mas que foi entregue ao público sem o trabalho da lapidação Nota 5.5
Fora de Série
3.9 493 Assista AgoraO tradicional filme dos loosers se redimindo na última festa da High School, basicamente o Superbad feminino, é bem menos engraçado, mas é mais original e um pouco mais artístico, no final os dois são referências dentro do gênero. Nota 8.0
Upgrade: Atualização
3.7 687 Assista AgoraQuase uma mistura de Robocop com Venom, mas com um desenvolvimento inesperado, a parte dramática deixa a desejar, mas tem um bom enredo de sci-fi e é visualmente interessante, valeu a pena Nota 8.0
De Volta Para o Futuro 2
4.2 886 Assista AgoraA ideia é boa, funciona bem, o filme tem um ritmo bom, é gostoso de assistir...Mas a direção de atores foi sofrível, o uso de facilitações narrativas não foi pequeno... Vale a pena mesmo assim Nota 6.5
Assunto de Família
4.2 400 Assista AgoraO filme mais chato que eu vi esse ano, até agora pelo menos, não consegui terminar, a narrativa passou longe de me ganhar.
Um Lindo Dia Na Vizinhança
3.5 273 Assista AgoraUm filme de natal, só que sem o natal, bem previsível e um pouco ingênuo, mas muito fofo e muito bem interpretado. Nota 7.5
Sem Rastros
3.5 191 Assista AgoraUma mistura de Capitão Fantástico com A Liberdade é Azul, digo, o filme fala sobre isolamento e natureza, mas não é romântico, a fobia social não é mascarada, é menos engajante do que Capitão Fantástico e Na Natureza Selvagem mas é mais verossímil. Belas atuações dos dois protagonistas. Nota 8.0
Ad Astra: Rumo às Estrelas
3.3 850 Assista AgoraNo primeiro ato o filme parecia muito promissor, bela direção, a atmosfera intimista do filme funciona bem, mas conforme o filme foi caminhando pro seu desfecho eu fui me decepcionando, o enredo é bem frustrante... Espero que da próxima vez o James Gray se associe a um bom roteirista, pq ele é um diretor talentoso, mas não foi dessa vez que ele conseguiu entregar um grande filme Nota 6.5
Joias Brutas
3.7 1,1K Assista Agora1- O filme passa muito tempo na mesma dinâmica, toda aquela falação e correria foi ficando cansativa com o tempo, mas eu achei que o filme tem um estilo original, diferente dos filmes que eu vi antes, não que esse estilo tenha me agradado.
2-Adam Sandler foi bem, mas eu não achei tudo isso não, acho que ele funciona muito bem em algumas cenas, mas em outras não, a parte dele chorando ficou péssima.
3-Não consegui sentir nenhuma empatia com o personagem principal, um babaca, não que isso seja um defeito pro filme, mas acho que o estilo frenético atrapalhou a parte dramática. Nota 7.0
Democracia em Vertigem
4.1 1,3KTemos o Brasil dividido entre duas narrativas inconsistentes, a primeira culpabiliza o PT de forma exagerada, a segunda tenta vender o partido como vítima. Não se pode esperar que um documentário seja neutro, mas um grande documentário não é aquele que me passa a mão na cabeça e me diz “ vc esteve certo esse tempo todo”, mas aquele que traz novas informações, capazes de desafiar as narrativas dominantes.
Democracia em Vertigem tem grandes méritos, técnicos e artísticos, e traz sim muitas verdades, mas erra ao se aproximar demais da segunda narrativa, ao ser complacente e maniqueísta. Mas é preciso dizer, se o documentário errou, errou por suas omissões, ele não traz informações falsas(exceto a ideia de que o nome do nosso país se deve ao nome da árvore, mas esse engano é muito comum), ele não chega a forçar tanto a barra. Sei que neutralidade não existe, mas eu esperava mais, com o tempo a areia vai descer e a gente vai conseguir ter uma visão mais objetiva, por enquanto esse documentário é uma das melhores referências que a gente tem em relação golpe/impeachment legítimo, muito melhor do que documentários do Brasil Paralelo, pro brasileiro bem informado ele não agrega quase nada, mas pro estrangeiro ou pra posteridade ele é um registro valioso de uma narrativa bastante influente. Nota 7.0
Jojo Rabbit
4.2 1,6K Assista AgoraÉ o filme mais despretensioso da lista, o Holocausto visto pelos olhos de um garoto alemão, nada tão impressionante, mas o filme atinge bem a sua proposta, o elenco é ótimo, o roteiro é bom, a única coisa que me incomodou foi o ator que fez o Hitler, fora isso o filme funcionou muito bem Nota 8.5
A Despedida
4.0 298O enredo é morno até os últimos 20 minutos, nos quais ele fica muito bonito, mesmo nas partes mornas ele foi muito encenado, ótimas atuações das duas personagens centrais. Nota 7.5
1917
4.2 1,8K Assista AgoraEnredo meia-boca que se tornou um grande filme por causa do feito extraordinário da direção, parece a experiência de uma gameplay transportada pra tela. Torço pra que vença melhor direção e perca melhor filme. Nota 8.75
Mandy: Sede de Vingança
3.3 537 Assista AgoraDifícil dar uma nota presse filme, ele é tão bom e tão ruim. Parece um filme do Tarantino, só que lisérgico e muito mais caricato, com roteiro mais tosco, porém, a caricatura é proposital, ela faz parte de um experimentalismo e de uma homenagem ao cinema dos anos 70/80 e a estilização das cenas é incrível, tudo foi muito bem feito para gerar uma estilização memorável, desde a fotografia saturada até as interpretações quase teatrais... É um show de imagens. Numa época em que o cinema de arte fica restrito a safe zone naturalista esse filme vai na direção contrária, ele é inventivo, estranho, ousado e funciona razoavelmente bem, apesar disso. Teria sido um novo clássico se tivesse caprichado um pouco mais, porém Mandy acabou ficando no meio da rua entre a obra-prima e a trasheira. Fica a expectativa pelos próximos filmes do Panos Cosmatos. Nota 8.0
A Fita Branca
4.0 756 Assista AgoraDemorei pra terminar pq eu não sou um grande admirador desse estilo de filme, mas o estilo seco casa bem com a proposta de retratar uma sociedade afetivamente atrofiada, a obra não é tão empolgante, mas é sofisticada e consegue um feito difícil que é dar plausibilidade pras relações opressivas entre os moradores. Nota 9.0